segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Deputado Tomba Farias inicia campanha de rua nesta semana em Santa Cruz

agendatomba_21a24.08

O deputado estadual Tomba Farias irá iniciar nesta terça-feira a campanha de rua pelos bairros de Santa Cruz.

Seguindo moldes de anos anteriores, o deputado e suas bases eleitorais irão a todos os bairros da cidade, com comícios realizados de terça a quinta-feira e caminhada as sextas-feiras até o encerramento do período eleitoral.

Nesta primeira semana, o deputado estadual estará na terça-feira no bairro Paraíso, quarta-feira no Maracujá, na quinta-feira no Centro da cidade e, encerramento a semana, caminhada no Conjunto Cônego Monte, saindo da Vila de Todos.

É a campanha eleitoral tomando forma pelo estado, já que são poucos dias até chegar ao máximo de eleitores possível.

Em 2 anos e meio, 458 presos romperam tornozeleiras eletrônicas no RN; sem o dispositivo, 1.800 fugiram do semiaberto

No RN, presos do semiaberto começaram a usar tornozeleiras eletrônicas em fevereiro de 2016 (Foto: Polícia Civil )

Em 2 anos e meio, 458 tornozeleiras eletrônicas foram rompidas no Rio Grande do Norte. Neste mesmo período, mas sem o uso do dispositivo, o número é ainda mais alarmante: 1.800 presos deixaram de obedecer as regras do regime semiaberto e também se tornaram fugitivos da Justiça. Significa que, em 30 meses, pelo menos 2.258 detentos que deveriam estar sob algum tipo de vigilância ou controle do Estado voltaram à condição de procurados.

Os dados acima foram repassados ao G1 pelo juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, titular da Vara de Execuções Penais de Natal, após acesso à Central de Monitoramento Eletrônico da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc).

O exemplo mais recente de preso que rompeu a tornozeleira aconteceu nesta última sexta-feira (17), quando o traficante de drogas Robson Batista Marinho ficou apenas 1 hora e 10 minutos com o dispositivo fixado ao corpo.

O uso de tornozeleiras eletrônicas como alternativa de monitoramento para presos do regime semiaberto no Rio Grande do Norte começou em fevereiro de 2016. Desde então, ainda de acordo com o magistrado, 2.938 apenados receberam o dispositivo. Atualmente, 1.163 presos são monitorados em todo o estado.

“Insisto que o monitoramento eletrônico é um avanço em relação ao sistema anterior. O controle manual e humano de quem se recolhe ao presídio é extremamente vulnerável a fraudes, além de ser bem mais caro manter presídios para semiaberto. Ademais, com a monitoração, você sabe a cada segundo onde cada apenado está”, ressaltou Baltazar.

“Basta analisar os índices. Desde quando as tornozeleiras eletrônicas foram implantadas aqui no estado, há 30 meses, 15% dos presos que usaram o dispositivo romperam a braçadeira. Isso dá uma média de 15 foragidos por mês fugas. Já sem o monitoramento, este universo é bem maior. Em 30 meses, pelo menos 1.800 presos deixaram de cumprir as determinações de Justiça e se tornaram foragidos. Neste caso, a média é de 60 fugitivos por mês”, acrescentou o juiz.

Homens são presos suspeitos de arrombar loja na Zona Norte de Natal

Homens presos suspeitos de arrombar loja na Zona Norte de Natal  (Foto: Divulgação/Polícia Civil )

Oito homens foram presos no início da tarde desta segunda-feira (20) na Zona Norte de Natal. De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha arrombou uma loja de eletrônicos nesta madrugada no bairro Potengi.

Ainda segundo a Polícia Civil, um dos homens foi encontrado no conjunto Vale Dourado, também na Zona Norte. Os outros sete, foram localizados em duas casas no conjunto José Sarney. Durante a ação houve troca de tiros entre os suspeitos e a polícia, mas ninguém ficou ferido.

Nas duas residências foram encontrados diversos aparelhos eletrônicos, como celulares, fones de ouvidos e carregadores, que de acordo com a polícia, foram roubados da loja.

Os suspeitos foram encaminhados a 12º Delegacia de Polícia Civil.

Passado o “Dia D”, crianças não vacinadas têm até o próximo dia 31 de agosto para serem imunizadas contra a Pólio e o Sarampo



Os postos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Saúde, registraram boa movimentação neste sábado (18), “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e Sarampo.

No total, oito locais de vacinação das 8h às 17h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona urbana, Unidade Móvel instalada ao lado da Matriz e a Escola Estadual João Ferreira, no bairro Paraíso. Na comunidade Bonsucesso, o “Dia D” da campanha aconteceu nesta sexta-feira (17).

Pais ou responsáveis por crianças com idade entre 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias têm até o dia 31 de agosto, data final da campanha, para se dirigir ao posto de vacinação mais próximo de sua casa e imuniza-las contra as doenças.

Tubérculo: Prefeito Batata, vereador Lobão e outras 8 pessoas são denunciadas



Três dias após ser deflagrada a Operação Tubérculo, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ofereceu denúncia à Justiça potiguar contra dez investigados nesta sexta-feira (17). Além do prefeito de Caicó Robson Batata, do vereador Raimundo Inácio Filho e do lobista Edvaldo Pessoa de Farias, foram denunciadas mais sete pessoas. O documento é assinado pelo procurador-geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite.

O prefeito de Caicó foi denunciado pelos crimes de corrupção passiva (duas vezes), dispensa indevida de licitação, corrupção ativa (duas vezes) e associação criminosa. Já o vereador Raimundo Inácio Filho, por corrupção ativa (duas vezes), e o lobista Edvaldo Pessoa de Farias por corrupção passiva, tráfico de influência e associação criminosa.

Além dos três, foram denunciados Allan Emannuel Ferreira da Rocha (corrupção ativa, dispensa indevida de licitação e associação criminosa), Felipe Gonçalves de Castro, Maurício Ricardo de Moraes Guerra, Alberto Cardoso Correia do Rêgo Filho (corrupção ativa, lavagem de dinheiro, dispensa indevida de licitação e associação criminosa), João Paulo Melo Alves da Silva (corrupção ativa), Antônio Felipe Pinheiro de Oliveira (lavagem de dinheiro) e Abdon Augusto Maynard Júnior (corrupção passiva, lavagem de dinheiro, dispensa indevida de licitação e associação criminosa). O MPRN ainda tem diligências em andamento, o que pode inclusive resultar em novas ações penais no futuro.

A operação Tubérculo foi deflagrada na terça-feira (14) e cumpriu três mandados de prisão e outros seis mandados de busca e apreensão em Caicó e Natal. Além de presos preventivamente, o prefeito e o vereador Raimundo Inácio Filho foram afastados dos cargos. O lobista cumpre prisão temporária.

A operação Tubérculo é um desdobramento das operações Cidade Luz, deflagrada em julho de 2017 e que desvendou um esquema criminoso instalado na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal através da constituição de cartel entre empresas pernambucanas que prestavam serviços de iluminação pública na cidade; e Blackout, realizada em agosto do mesmo ano e que apurou superfaturamento e pagamento de propina para manutenção do contrato de iluminação pública em Caicó.

Via Potiguar Notícias

Pesquisa Ibope no RN: Fátima, 34%, Carlos Eduardo, 15%; Robinson, 8%



Pesquisa Ibope divulgada na última sexta-feira (17) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para governador do Rio Grande do Norte:

Fátima Bezerra (PT): 34%
Carlos Eduardo (PDT): 15%
Robinson Faria (PSD): 8%
Professor Carlos Alberto (PSOL): 2%
Brenno Queiroga (Solidariedade): 1%
Freitas Júnior (Rede): 0
Heró Bezerra (PRTB): 0
Branco/Nulo: 31%
Não sabe/não respondeu: 9%

A pesquisa foi encomendada pela Inter TV. É o primeiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Sobre a pesquisa

Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
Quem foi ouvido: 812 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais
Quando a pesquisa foi feita: 14 a 16 de agosto
Registro no TRE: RN-05553/2018
Registro no TSE: BR‐03466/2018
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro
0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado

Espontânea

Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte: 

Fátima Bezerra (PT): 20%
Carlos Eduardo (PDT): 9%
Robinson Faria (PSD): 5%
Professor Carlos Albertos (PSOL): 1%
Outros: 2%
Branco/Nulo: 36%
Não sabe/não respondeu: 27%

Rejeição

O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices:

Robinson Faria (PSD): 59%
Carlos Eduardo (PDT): 17%
Fátima Bezerra (PT): 14%
Brenno Queiroga (Solidariedade): 7%
Dário Barbosa (PSTU): 6%
Heró Bezerra (PRTB): 6%
Freitas Junior (Rede): 5%
Professor Carlos Alberto (PSOL): 5%
Poderia votar em todos: 1%
Não sabe: 18%

Fonte: G1 RN

Após 10 dias preso por engano, homem recebe liberdade em Natal

Centro de Detenção Provisória de Candelária, na Zona Sul de Natal (Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi)

Um homem foi solto após ficar 10 dias preso em Natal por um crime que nunca cometeu. O caso aconteceu graças a um erro no mandado de prisão expedido pela Justiça de Serra Talhada, em Pernambuco, e uma série de coincidências. Ele foi solto neste final de semana.

O nome real do procurado era Paulo Sérgio da Silva, porém, no mandado, foi adcionado o sobrenome Gomes, ficando Paulo Sérgio Gomes da Silva - o mesmo nome de um corretor de motos que vive em Natal.

Sem suspeitar de nada, o corretor foi preso em uma abordagem de rotina da Polícia Militar, que consultou seu nome no banco de mandados em aberto. Outra coincidência que corroborou com a prisão foi o nome da mãe dele - igual ao nome da mãe do verdadeiro réu.

Na delegacia, a prisão foi mantida e o corretor foi levado para o Centro de Detenção Provisória de Candelária, na Zona Sul da capital.

"Fui pra delegacia, dormi lá só de cueca. De manhã me levaram para o Itep, só de bermuda, nao me deixaram nem calçar o sapato. Me trouxeram para cá e fiquei 10 dias sofrendo o pão que diabo amassou", relatou o homem.

Dois advogados conseguiram provar na Justiça que o corretor de motos foi preso de forma errada, mas ninguém estava apto a soltá-lo. Nesta sexta-feira (17), porém, após 10 dias de prisão, o juiz da 12ª Vara Criminal de Natal emitiu um alvará de soltura para que fosse cumprido de forma imediata. Emocionada, a família acompanhou a soltura de Paulo Sérgio.

"É muito injusto prender um inocente. Quantas vezes ele não falou que ele era inocente? Fiquei arrasada", disse a irmã do homem, Patrícia Gomes.

Procurado o Tribunal de Justiça do RN informou que atuou para reparar o erro que prendeu o corretor.

Santa Cruz realiza com sucesso o I Fórum Comunitário do Selo Unicef 2017-2020


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da comissão pró-Selo Unicef, realizou, na manhã da última quinta-feira (16), no auditório do Instituto Cônego Monte,  o I Fórum Comunitário para a obtenção da certificação feita Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), edição 2017-2020.

Com uma participação popular expressiva, foram realizadas palestras e outras atividades, além de grupos de trabalho que apresentaram propostas que garantam os direitos a crianças e adolescentes, bem como o fortalecimento de políticas públicas voltadas para essa importante parcela da população. Nesta edição do Selo Unicef  estão previstos dois fóruns, o primeiro serviu para planejar as ações,  o segundo, já na reta final do processo, servirá para apresentar os resultados obtidos.

O Selo Unicef é uma certificação de padrão internacional que reconhece esforços dos municípios que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e adolescência.

Em Santa Cruz, as ações para a obtenção da certificação envolvem profissionais das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Esportes e Lazer.


Comitê da ONU recomenda que Lula tenha todos os direitos políticos



O Comitê de Direitos Humanos da ONU decidiu, nesta sexta-feira, que o Estado brasileiro deve garantir ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o exercício de todos os direitos políticos mesmo que na prisão, incluindo o acesso a membros do seu partido e à imprensa, e que não o impeça de concorrer nas eleições de 2018 até que todos os recursos judiciais pendentes sejam analisados.

Em sua decisão, o comitê alega ter concluído que “os fatos indicam a possibilidade de dano irreparável aos direitos do autor da ação”, e por isso a exigência de que seja garantido a Lula o exercício de seus direitos políticos “até que todos os recursos sobre sua condenação tenham sido completados em procedimentos judiciais imparciais e sua condenação seja definitiva”.

Lula está preso em Curitiba desde o início de abril cumprindo pena de 12 anos e 1 mês por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP) no âmbito da operação Lava Jato, e deve ficar inelegível pela Lei da Ficha Limpa. O ex-presidente nega ter cometido qualquer irregularidade.

A decisão do comitê da ONU, assinada por dois especialistas da comissão de direitos humanos da organização, Sarah Cleveland e Olivier de Frouville, destaca que “nenhuma decisão foi tomada pelo comitê sobre a substância do tema considerado”. A decisão pede ainda que, para evitar danos maiores que não poderão ser reparados posteriormente, medidas sejam tomadas pelo governo brasileiro.

“Essa é uma decisão muito bem-vinda que demonstra como os direitos humanos podem auxiliar no processo democrático. Lula foi condenado por um juiz hostil no que foi, na minha visão, uma acusação espúria. Ele tem sido mantido em um confinamento virtualmente solitário para que não pudesse fazer campanha e possivelmente seria desqualificado para concorrer com base nessa condenação antes que pudesse vê-la revogada em uma decisão final”, disse o advogado Geoffrey Robertson, responsável pelas ações de Lula na ONU e em fóruns internacionais.

A defesa de Lula citou ainda, em nota, que o Brasil incorporou ao ordenamento jurídico pátrio o Protocolo Facultativo que reconhece a jurisdição do Comitê de Direitos Humanos da ONU e a obrigatoriedade de suas decisões.

Fonte: Reuters

Estudante de Direito é presa por passar informações a quadrilha que matou PM no RN, diz delegado

Policial militar Ildonio José foi morto entre Caraúbas e Mossoró, interior do RN (Foto: Reprodução/redes sociais)

Uma estudante de Direito de 21 anos foi presa na manhã deste domingo (19) em Caraúbas, região Oeste potiguar, suspeita de fazer parte da quadrilha que executou a tiros o policial militar Ildônio José da Silva, de 43 anos, na última quinta-feira (16). Segundo a Polícia Civil, a mulher seguia no mesmo ônibus de universitários onde estava o soldado e teria repassado informações para o namorado, que era um dos assaltantes.

O ônibus levava estudantes universitários de Caraúbas para Mossoró, no final da tarde de quinta-feira (16), quando foi interceptado na RN-117, entre Caraúbas e Governador Dix-sept Rosado. Ao perceber ao número de criminosos, o policial escondeu sua arma dentro do veículo, porém os assaltantes invadiram o ônibus, retiraram o soldado de lá e o executaram com tiros na cabeça.

Segundo o delegado Sandro Régis, da Delegacia Regional de Patu, a mulher era uma informante da quadrilha e avisou ao namorado que havia um policial armado dentro do veículo, apontando inclusive características dele. "Tanto que eles entraram no ônibus e foram direto sobre o policial", ressalta o delegado.

A Justiça já havia expedido um mandado de prisão preventiva contra a estudante na sexta-feira (17), porque, em depoimento, um adolescente apreendido apontou a relação dela com o grupo. Testemunhas também teriam afirmado à policia que ela era namorada de um dos presos. Outro fator que chamou a atenção dos investigadores, segundo o delegado, é que ela foi a única passageira que não teve os bens roubados.

Considerada foragida desde a expedição do mandado, a jovem foi encontrada neste domingo (19) na casa de sua avó em Caraúbas. Conforme o delegado, após os procedimentos na delegacia, ela seria encaminhada para a ala feminina da Cadeia Pública Mário Negócio, em Mossoró.

Com a prisão da mulher, chega a seis o número de pessoas detidas pela polícia, sob suspeita de participação no crime. Segundo o delegado Sandro Régis, outros cinco suspeitos ainda são procurados.


Prefeitura de Santa Cruz está construindo quadra de futebol e vôlei de areia no bairro Maracujá


Uma recente promessa feita pela Prefeita Fernanda Costa já começou a ser erguida no Maracujá. A Prefeitura de Santa Cruz iniciou a construção da quadra de futebol e vôlei de areia no bairro e, em pouco tempo, os moradores da localidade ganharão uma nova opção para a prática esportiva.

Ao inaugurar a nova creche do Maracujá, no último dia 03 de julho, a Prefeita Fernanda Costa comentou sobre a necessidade de se construir no bairro um local para que os jovens pudessem praticar seus esportes e que muitos estavam utilizando uma pequena área externa, de areia, da unidade educacional para jogar futebol. Foi nesta ocasião que a gestora municipal anunciou que aproveitaria um terreno da prefeitura, entre os cemitérios Padre Manoel Gadelha e Auta Pinheiro, para construir o equipamento esportivo.

A quadra está sendo construída com recursos próprios da Prefeitura de Santa Cruz e terá 600 m² de extensão. Terá iluminação para atividades noturnas e redes de proteção.

Segundo o secretário de Transportes e Obras Públicas, Francisco Nogueira, a obra está em ritmo acelerado e a previsão é que seja concluída no início do mês de setembro.

Em primeira ação de campanha, mais de 150 carros são adesivados com imagem do deputado Tomba Farias em Santa Cruz

tomba_adesivagem2018-1

Em uma manhã de domingo movimentada em Santa Cruz, o deputado estadual Tomba Farias conseguiu mobilizar grande número de motoristas e motociclistas para adesivar carros e motos com sua imagem.

A ação, que foi a primeira com maior intensidade na campanha eleitoral de 2018, adesivou mais de 150 veículos em Santa Cruz. A adesivação acontece na rua Coronel Ivo Furtado, vizinho a sede do SEBRAE Santa Cruz.

A adesivação dos carros, que é feita com adesivo perfurado no vidro traseiro do carro, se transforma em uma importante forma de divulgação da campanha de Tomba Farias, com uma campanha cada vez mais silenciosa pelas regras eleitorais, que não permite mais carros de som nas ruas, a não ser em mobilizações como comícios e caminhadas.

A desivação dos veículos deve continuar nos próximos dias, com os motoristas interessados procurando o comitê da campanha de Tomba Farias, que funcionará na rua da antiga sede dos Escoteiros, no Centro de Santa Cruz.

tomba_adesivagem2018-2

tomba_adesivagem2018-3


Via Blog do Edipo Natan