terça-feira, 1 de setembro de 2015

Bar do 1000 TON apresenta !!!


“Dia do Nutricionista” é marcado em Santa Cruz por ações para a população realizadas pela Prefeitura


O Dia do Nutricionista foi comemorado em Santa Cruz com uma manhã de ações promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. Vários serviços foram oferecidos à população objetivando conscientizar as pessoas para a prática de hábitos saudáveis de alimentação.

Em tendas montadas em frente à Secretaria de Saúde, na Rua Ferreira Chaves, aconteceu exposição e orientação sobre o novo guia alimentar para a população brasileira, orientação sobre alimentos processados ou industrializados (voltado para o consumo de sal, açúcar e gordura), estimulo ao cultivo de hortas domésticas e exposição de plantação de vegetais em garrafas pet, orientação sobre higienização de vegetais e distribuição de hipoclorito de sódio, orientação sobre rotulagem de alimentos.

As ações alusivas ao “Dia do Nutricionista” aconteceram das 8h às 12h e contou com o envolvimento de nutricionistas e estagiárias do setor de vigilância alimentar e nutricional da Secretaria Municipal de Saúde, do NASF e da Vigilância Sanitária.

Açude de Acari deve secar nos próximos dias, diz Caern


A água do açude Gargalheiras, localizado no município de Acari, na região do Seridó potiguar, vai acabar. É o que afirma a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). De acordo com a companhia, a última medição realizada no reservatório apontou para o volume crítico de 0,2% do total e o abastecimento a partir do Gargalheiras deve ser suspenso por esgotamento completo.

Segundo o engenheiro Adelson Santos, da regional da Caern em Caicó, a companhia já começou a trabalhar na perfuração de poços para garantir o abastecimento do município. De acordo com Santos, dois poços já foram perfurados na comunidade rural de Bulhões. Mais dois poços devem ser escavados nos próximos dias.
"Não temos como precisar a data em que o sistema ligado ao Gargalheiras entrará em colapso. Pelo baixo volume, acreditamos que em questão de dias o sistema deixe de ser abastecido em virtude do esgotamento total do manancial", afirmou o engenheiro.
Ainda de acordo com Santos, a água dos poços será conduzida pelas adutoras ligadas ao sistema Gargalheiras em sentido inverso, rumo a estação do manancial e de lá para a cidade. Na cidade, camihões-pipa ficarão responsáveis pela coleta da água e a redistribuição em pontos estratégicos do município.
"É importante ressaltar que a água que vem dos poços não tem o padrão de qualidade garantido pela companhia. A água deve ser utilizada apenas para limpeza e para higiene pessoal, não para o consumo humano", alertou Santos.
O açude Gargalheiras, originalmente batizado como barragem Eurico Gaspar Dutra, é um dos reservatórios de água mais importantes do Rio Grande do Norte, com capacidade de amarzenamento de aproximadamente 44 mil metros cúbicos. O manancial é responsável pelo abastecimento dos municípios de Acari e Currais Novos, ambos localizados no Seridó potiguar.

Preço do botijão do gás de cozinha aumenta 15% a partir desta terça-feira


A Petrobras reajustou em 15% o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial, envasado em botijões de até 13 quilos. O novo preço vale a partir desta terça-feira (1º).
De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigas), o preço atual médio do botijão de gás de 13 quilos é de R$ 46, valor que deverá subir de imediato, pois as empresas deverão repassar o novo valor ao consumidor.

Corredômetro RN: Walfredo Gurgel mantem liderança no descaso com pacientes‏


Pela décima semana seguida, o Walfredo Gurgel lidera o ranking do número de pacientes alocados inapropriadamente nas instalações dos hospitais do Estado. O Corredômetro RN mostra a referência do maior Hospital do Estado em números de pessoas tratadas com descaso pela Governadoria. A ausência de políticas públicas que visem a ampliação e a contratação de novos profissionais, a curto ou longo prazo, nesses hospitais, agrava a situação no dia-a-dia do cidadão que necessita utilizar o serviço público de saúde. Nessa semana, 65 é o número de pacientes em condições indevidas.
O levantamento é feito todas as segundas-feiras pelo Sindsaúde nos quatro principais hospitais do estado: Walfredo Gurgel e Santa Catarina, em Natal; Deoclécio Marques, em Parnamirim; e o Tarcísio Maia, em Mossoró.

Com 80 usinas em operação, RN é o maior produtor de energia eólica do Brasil


O governador Robinson Faria participará da abertura do maior evento de energia eólica da América Latina, o Brazil Windpower (BWP) 2015, nesta terça-feira. A cerimônia, na qual o governador potiguar terá 10 minutos de explanação, acontece no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Também foram convidados o Ministro do Estado de Minas e Energia, Eduardo Braga, e a presidente da República Dilma Rousseff.
O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do país, com 80 usinas em operação produzindo 2.119,2 MW. Há ainda 23 usinas em construção, com previsão de 624,8 MW de geração, e 72 usinas contratadas, que deverão produzir 1.891,7 MW. Isso representa um total de 4.635,7 MW de produção num curto prazo. Robinson Faria é único governador de Estado a participar do primeiro dia de programação do BWP.
“O Rio Grande do Norte está em uma posição privilegiada com relação à energia eólica no Brasil. E poder participar deste evento, falando de nossas potencialidades, é muito importante para o estado”, assinalou o líder do Executivo estadual, destacando ainda a importância da utilização da força do vento como uma matriz limpa de energia, com baixíssima emissão de poluentes, e com forte impacto positivo na geração de emprego e renda.

Com 4,98% de água no Itans, Caicó já é abastecida com volume morto


O açude Itans, na região Seridó do Rio Grande do Norte, atingiu o volume morto e está com 4,98% da capacidade total, de acordo com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Denocs). O reservatório é responsável pelo abastecimento da cidade de Caicó. O volume morto é quando o nível da água fica abaixo do nível das comportas.
A Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) informou que a retirada de água do Itans está sendo feita com o uso de bombas. O Itans tem capacidade para 81.750.000 metros cúbicos de água. O volume morto do Itans, de acordo com dados do Denocs, é 4.800.000 metros cúbicos. Atualmente, o reservatório está com 4.040.000 metros cúbicos.
A cidade de Caicó já está com rodízio no abastecimento de água. Nesta segunda-feira (31), a Caern divulgou o calendário de abastecimento.

Atualização de cadastro gera fila de caminhões-pipa em Nova Descoberta


Cerca de 50 proprietários de caminhões-pipa que prestam serviços ao Exército Brasileiro através da Operação Pipa esperaram o último dia para atualizarem os dados junto à corporação. A fila de veículos, no início da manhã desta terça-feira (1º) ocupava quase toda a extensão da avenida Norton Chaves, em Potilândia. Os caminhões estavam posicionados em frente ao 7º Batalhão de Engenharia e Combate (Becomb) responsável pela atualização cadastral.

Além da conferência documental, todos os caminhões foram vistoriados, incluindo os aparelhos de GPS que registram os percursos percorridos na distribuição da água pelas cidades potiguares cujo abastecimento é garantido ou reforçado pelos caminhões-pipa. O recadastramento, que ocorre trimestralmente, começou quarta-feira passada e foi dividido por região. Os caminhoneiros que se dirigiram ao Becomb em Natal abastecem a Região Metropolitana, Agreste e Seridó do estado.

De acordo com o motorista José Edmilson Gonçalves, que distribui água na região de Santa Cruz, além do cadastramento, os pipeiros passarão por um sorteio que definirá quem permanecerá prestando serviço. Hoje, por cada quilômetro rodado com o tanque cheio d'água, os motoristas ganham R$ 4,50. “O pagamento está em dia. Tudo certo. E nós só participamos se estivermos com toda a documentação em dia. Nossa e do caminhão”, destacou. 

Apoio da Prefeitura possibilita participação de esportistas santa-cruzenses em competições intermunicipal e interestadual


Incentivar a prática do esporte em suas várias modalidades é uma política da gestão Fernanda Costa que resulta em ações permanentes e que contemplam vários seguimentos esportivos no município de Santa Cruz. A atuação do Poder Público Municipal é coordenada através da Secretária Municipal de Esportes e Lazer.

Recentemente, o apoio da Prefeitura, possibilitou a confirmação da participação do karateca santa-cruzense Denis Lima no Campeonato Brasileiro de Karatê, no período de 04 a 07 de setembro, em Salvador/BA. Denis faz parte da Federação de Karatê do Tradicional do Rio Grande do Norte (FKTRN) e será um dos representantes potiguares na competição de nível nacional.

No atletismo, o Secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, se reuniu na semana passada com alguns atletas maratonistas para articular ações que possam beneficiar os que praticam essa modalidade esportiva no município. Na ocasião, a Prefeitura de Santa Cruz anunciou o apoio que possibilitou a ida de 10 atletas, no último domingo (23), ao município de Parelhas/RN para uma competição intermunicipal.

A Prefeitura de Santa Cruz, na gestão da Prefeita Fernanda Costa, classifica as ações do esporte como prioridade, considerando-o como um importante instrumento de inclusão social e de combate aos problemas que atingem a nossa sociedade. A prática do esporte, além de trazer benefícios à saúde, ajuda os jovens a se manterem longe do mundo das drogas e da criminalidade.