sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Decisão do STF sobre vaquejada pode alcançar o Rodeio, prova de laço e outras provas que envolvem animais


A decisão do Supremo Tribunal Federal de considerar a vaquejada inconstitucional abre a porta para o questionamento de outras atividades esportivas e de entretenimento que envolvam animais. O próximo da lista pode ser o Rodeio, mas provas funcionais de torneios como o Freio de Ouro, tradicional no sul do Brasil, podem estar com os dias contados. No limite, até práticas esportivas como o hipismo podem sofrer admoestações judiciais.

O setor ainda não percebeu o tamanho do problema que pode surgir a partir da decisão do STF que criminalizou a vaquejada.

Nos próximos dias, o Procurador-Geral da República ingressará com ação contra lei do Estado de São Paulo que regulamenta os rodeios. A cantora Rita Lee já adiantou que pedirá para participar como amiga da Corte (amicus curiae).






Wilma revela que fez cirurgia durante a campanha e comemora muito a vitória

Em entrevista ao Jornal da Noite, da 95 FM Natal, a vereadora eleita Wilma de Faria fez uma revelação que surpreendeu as apresentadoras Thaisa Galvao e Juliana Celli: a vice-prefeita de Natal fez uma cirurgia em plena campanha e retomou a agenda poucos dias depois, indo até mesmo a caravanas e carreatas, e por essa razão destaca que a vitória na eleição foi mais que especial.
“Fiz uma campanha difícil. Não foi fácil, porque tive um problema de saúde grave e doloroso. Estou ainda em tratamento. Tive até que, no período quando começou a campanha, ir a São Paulo durante oito dias para fazer um procedimento cirúrgico”, disse Vilma, quando foi interrompida pelas jornalistas, que, sem acreditar, questionaram como isso aconteceu.
“Eu tive um problema nas vias biliares, que tinha sido consequência de uma cirurgia que fiz em novembro do ano passado. Eu passei praticamente dois anos com problemas de saúde, que a gente só foi encontrar o diagnóstico depois. Mas, graças a Deus, estou bem”, garantiu.
Wilma explicou que voltou após a cirurgia e teve limitações que a impediram de fazer tudo que os outros candidatos estavam fazendo, e que isso foi difícil principalmente para ela que gosta de estar nas ruas, andando a cidade toda e conversando com a população de todas as camadas sociais, principalmente as mais carentes que são esquecidas pelo poder público.
“Comecei uma campanha com todas essas limitações. Eu cheguei, ali no Km 6, ali pertinho de Felipe Camarão, na primeira vez que fui pras ruas depois de ter voltado de São Paulo, e as pessoas estavam me esperando com tanta emoção. Quando fui pra rua, por incrível que pareça, meu amor pela vida pública, pela minha preocupação em desenvolver ações pelo bem comum é muito forte, então comecei a ficar melhor, a ficar bem. Então de repente eu que só ia pra dar uma palavrinha e tirar foto, comecei a fazer caminhada, etc”, relatou.

Com gol de Erivélton, ABC vence o Botafogo-SP e está de volta à Série B

Uma partida que teve o clima de decisão que se esperava. Um início de jogo pegado, com poucas chances de gol principalmente na primeira etapa, com uma defesa que valeu classificação, expulsões, casa cheia (com 14.974 presentes) e a estrela de um jogador da casa. Erivélton precisou marcar duas vezes para uma valer. A primeira, o árbitro anulou ao final do primeiro tempo alegando impedimento.  Na segunda, não houve jeito: o camisa 7, um dos jogadores mais regulares do Alvinegro do ano, recebeu passe de Gustavo Bastos e tirou do goleiro Neneca com categoria aos 9 minutos do segundo tempo.
 
O tento valeu a classificação à Série B do próximo ano, já que garantiu a vitória do Alvinegro por 1 a 0 diante do Botafogo de Ribeirão Preto: exatamente o placar mínimo que a equipe de Natal precisava. No primeiro jogo, as duas equipes empataram por 0 a 0 no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto-SP.
 
Outro lance que merece destaque foi a defesa do goleiro Edson aos 17 minutos, pouco depois do ABC ter aberto o placar. O atacante Thiago Marques saiu cara a cara com o arqueiro do Alvinegro e tocou com categoria, mas Edson foi buscar numa defesa impressionante. 
 
O jogo também ficou marcado pela violência. Depois de um primeiro tempo com muitas faltas duras, o clima esquentou no apito final quando Edson e Daniel Borges se desentenderam. O embate virou confusão generalizada que rendeu a expulsão do zagueiro Filipe, do Botafogo, e do atacante Nando, do ABC.

Contratações temporárias de fim de ano deverão ter queda em 2016, aponta CDL

As festas de fim de ano estão chegando, período em que o comércio costuma ficar mais movimentado gerando as típicas contratações temporárias. Porém, na atual conjuntura econômica, segundo Augusto Vaz – presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) –, esse cenário tende a não se repetir esse ano.

A crise, reflexo nacional do cenário econômico, deve afetar o movimento das compras no final de ano. Augusto disse que já era algo esperado por lojistas e que a expectativa é que os números devem ser iguais ou menores em relação aos do ano passado.

Isso implica na ausência das contratações características desse período. Vagas como de vendedor, estoquista, embalador e caixa eram as principais e mais procuradas nessa época do ano; a baixa na oferta desses empregos temporários causaria a deficiência do ponto de vista econômico e social, afirma Vaz.

A parte econômica é, obviamente, a geração de dinheiro e renda. Porém, ressalta Augusto, mais importante é a questão social. “Muitas pessoas tinham oportunidade de ter seu primeiro emprego durante essas contratações”, além disso, “cerca de 15% dos contratos eram efetivados em Janeiro”, declarou.

A consequência disso para os consumidores é que, caso ocorra o contrário do previsto, ou seja, as vendas de fim de ano tenham um número elevado, os consumidores poderão se deparar com atendimentos mais lentos, pois as equipes nas lojas estarão com seu número habitual de funcionários.