quinta-feira, 27 de abril de 2017

Especialista avalia que Lula virou um novo Paulo Maluf


O desempenho do ex-presidente Lula em pesquisas para presidente, na disputa de 2018, reproduz um fenômeno eleitoral de Paulo Maluf, hoje deputado pelo PP-SP. Para o especialista Murilo Hidalgo, do instituto Paraná Pesquisas, “Lula é o novo Maluf”. Se for candidato, são grandes suas chances ser o mais votado no primeiro turno, mas sua rejeição muito alta inviabilizaria a vitória na disputa de segundo turno. A informação é de Cláudio Humberto, colunista do Diário do Poder.
Se for mantido solto e elegível, Lula terá no primeiro turno entre 25% e 30% dos votos para presidente da República, estima Hidalgo.
Como Maluf, Lula tem rejeição muito elevada, superior a 50%, por isso quem disputar o 2º turno contra ele tem maiores chances de vitória.
Maluf teve sucesso político em SP desde 1967. Mas a partir de 1988 o capital político dele se degradou. E só voltou à política como deputado.
Em ‘90, ‘98, ‘00, ‘02 e ‘04 Maluf liderou no 1º turno para governador ou prefeito de São Paulo, mas perdeu no 2º. Em 2008 já não liderou mais.

Prefeitura de Santa Cruz segue com a perfuração de poços na zona rural e “Boa Vista” é mais uma comunidade beneficiada


O programa de perfuração de poços que a Prefeitura de Santa Cruz desenvolve, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, segue beneficiando famílias santa-cruzenses que vivem na zona rural do município.

Nesta quarta-feira (26), a maquina perfuratriz da Prefeitura de Santa Cruz esteve na comunidade “Boa Vista” e, segundo o Secretário de Agricultura, Eduardo Medeiros (Dudu), a vazão alcançada foi de 3 mil litros e com água de boa qualidade.

O poço perfurado na “Boa Vista” fica localizado na propriedade de Xavier Soares, mas é de uso coletivo, ou seja, poderá ser utilizado por toda a comunidade.


TRT determina funcionamento de 40% da frota de ônibus em Natal nesta sexta (28)


O Tribunal Regional do Trabalho determinou que circule 40% da frota de ônibus em Natal durante a paralisação de sexta-feira (28) contra as reformas trabalhista e previdenciária. O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Rio Grande do Norte (Sintro) aderiu ao ato.
A decisão do TRT quer evitar a paralisação integral do sistema. A audiência foi coordenada pelo vice-presidente do TRT-RN, desembargador Bento Herculano Duarte Neto, com a participação do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn), Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio Grande (Setrans) e Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintro).

Mandado do Supremo é cumprido e goleiro Bruno volta à prisão


Dois dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) revogar a liminar que o mantinha em liberdade, o goleiro Bruno Fernandes voltou à prisão na tarde desta quinta-feira, 27. Era perto das 14 horas quando ele se apresentou na Delegacia Regional de Varginha (MG).
Após os tramites no local, ele passaria por exames de praxe no Instituto Médico Legal (IML) e seria mandado para o presídio da cidade. Bruno foi condenado a mais de 22 anos de prisão pela morte de Eliza Samudio, ocorrida em 2010.
O goleiro está voltando para a cadeia após 62 dias em liberdade. Na terça-feira, 25, a 1ª Primeira Turma do STF votou a favor de parecer emitido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedindo a revogação da liminar que libertou o atleta.
Ao se apresentar nesta tarde, ele entrou rapidamente na delegacia e se negou a falar com a imprensa.
O advogado do goleiro, Lúcio Adolfo, já adiantou que vai recorrer em favor do cliente. “A intenção é conseguir sua liberdade o quanto antes”, afirmou. No entanto, o contrato do atleta com o Boa Esporte deverá ser rescindido, como estava previsto caso ele retornasse para a prisão.

Trabalhadores dos Correios entram em greve por tempo indeterminado no RN


Os trabalhadores dos Correios no Rio Grande do Norte aderiram à greve nacional da categoria e cruzaram os braços na noite desta quarta-feira (26). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect/RN), a decisão foi tomada em assembleia realizada nesta quarta.
A greve é contra a privatização, demissões e retiradas de direitos, além do fechamento de mais de 200 agências no país, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). Dos 36 sindicatos ligados aos Correios, 33 aderiram ao movimento em todo o Brasil. Apenas os estados de Sergipe, Amapá e Roraima ainda não informaram o resultado das reuniões.
Com a paralisação, 30% dos trabalhadores devem continuar trabalhando e a entrega de encomendas emergenciais, a exemplo de medicamentos, deve ser mantida.
Em nota, os Correios se posicionaram sobre a greve a níveol nacional. "Uma paralisação dos empregados neste momento delicado pelo qual passa a empresa é um ato de irresponsabilidade, uma vez que a direção está e sempre esteve aberta ao diálogo com as representações dos trabalhadores. No entanto, os Correios irão adotar todas as medidas necessárias para garantir a continuidade de todos os serviços". A estatal enviará mais tarde posição sobre a adesão em todo o país.

Prefeitura abre inscrições para quase 900 apartamentos em Natal


As inscrições para o sorteio de 896 apartamentos populares no próximo dia 13 de maio, em Natal, seguem abertas. As moradias são destinadas para famílias já inscritas na Secretaria de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) e residentes em assentamentos precários da capital.
O sorteio dos apartamentos do Village de Prata, no bairro Planalto, acontece no próximo dia 13 de maio, às 20h. Os sorteados serão conhecidos através dos números da Loteria Federal da Caixa Econômica.
Os interessados em participar do sorteio ainda podem se inscrever no site do Minha Casa, Minha Vida, no link: www.mcmv.natal.rn.gov.br, até 23h59 do dia 12 de maio, ou procurar a Seharpe, até o dia 12, no horário de expediente, para que possam acessar o sítio do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e realizar a inscrição online. O sorteio também leva em consideração a situação de idosos e deficientes físicos.
O Village de Prata é, nesta nova fase de investimentos em habitações populares, o principal projeto em execução na cidade, tendo atendido já cidadãos de assentamentos como Camboim (Bom Pastor), remanescentes das antigas favelas do Fio e Alemão, aqueles que estão em área de risco da CHESF (Bom Pastor), Assentamento 8 de março (Planalto), famílias que estavam ocupando o terreno da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), no Guarapes, pessoas do Maruim, Jacó, famílias que ocupavam uma área na ZPA-4 (Guarapes) e Mãe Luíza. Estas 896 unidades serão entregues junto com as demais que serão sorteadas.
Dessa forma, após o sorteio promovido pela CEF, que aponta cinco números, um programa utiliza a sequência numeral para apontar os números subsequentes e determinar os sorteados de acordo com os números de inscrição obtidos no site. O sorteio é acompanhado pelo Ministério Público e pela Receita Federal.
Será sorteado o dobro do número de vagas para formação de um cadastro de reservas, que somente serão utilizados, obedecendo a ordem de sorteio, caso haja desistência ou impedimentos de ordem legal, após análise pela Seharpe e Caixa Econômica Federal, dos beneficiários sorteados (titulares), não sendo válida a sua utilização para a seleção de quaisquer outros empreendimentos. Em caso de não utilização de sorteados do Cadastro de Reserva, os mesmos retornarão ao banco de dados do Programa Minha Casa Minha Vida, para fins de seleção em um próximo empreendimento.

Comércio nas ruas de Natal funcionarão normalmente nesta sexta-feira


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) informa que o comércio da cidade funcionará normalmente durante toda essa sexta-feira 28, em que as Centrais Sindicais organizam greve geral.
A entidade respeita o posicionamento dos órgãos que optaram por aderir ao movimento, porém entende que o excesso de feriados nesse mês de abril e a instabilidade econômica pela qual passa o Brasil têm comprometido as vendas do setor. Sendo assim, paralisar as atividades prejudicaria ainda mais o desempenho dos lojistas.
Os consumidores podem ficar tranquilos para realizar suas compras no comércio do Centro da Cidade e do Alecrim, que permanecerão com as lojas abertas das 08h às 18h.

Com direito a 5 meses de férias, vereadores de cidade do RN trabalharão apenas 29 dias no ano


Os 11 vereadores do município de Poço Branco, que fica a 60 quilômetros de Natal, só trabalharão 29 dias este ano. De acordo com o regimento interno, aprovado há 25 anos, são 5 meses de férias. É que, a cada dois meses trabalhados, eles têm um mês de descanso. É o que mostra matéria exibida na manhã desta quinta-feira (27) no Bom Dia Brasil e no Jornal Hoje.
As sessões em Poço Branco, uma por semana, duram em média duas horas. Para isso, cada vereador tem salário de R$ 4.500 – o dobro do que ganha um professor da rede municipal que trabalha 30 horas semanais.
No total, os vereadores do município trabalham sete meses por ano e descansam cinco, já que têm quatro meses de férias mais o recesso de dezembro. Ou seja, levando em consideração que a cada semana só há um dia de trabalho, os vereadores acumularão, ao final do ano, 29 dias de serviço em prol da população.
Agora, o vereador Rodrigo Lucas, do PSB, propõe aumentar o número de sessões na Casa. “Como ocorre no Senado Federal e na Câmara Federal. Então o recesso seria somente em janeiro e julho”, explicou.
Como os parlamentares estão de folga, a votação só vai acontecer no dia 2 de maio.
“Eu sou a favor da moralização. Todos os vereadores têm que dar expediente como qualquer pessoa”, comentou o vereador Alan Diego Nascimento (SDD), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Poço Branco.

Estudantes da UFRN denunciam onda de assaltos nas dependências do campus


Uma onda de assaltos nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vem preocupando estudantes e funcionários do local. Os casos registrados nas últimas semanas ocorreram principalmente durante a noite em setores mal iluminados do campus. A denúncia é feita pelos próprios universitários que relatam roubos cometidos por motoqueiros armados.
A reportagem do Portal BO foi até a universidade e conversou com alguns estudantes sobre o assunto. Todos informaram que os crimes acontecem quase que diariamente e são testemunhados por várias pessoas que nada podem fazer. Uma das vítimas, que terá a identidade preservada, relatou que um casal em uma moto surpreendeu ela e uma colega de sala quando os duas caminhavam de um setor para outro. “Só acreditamos que se tratava de um assalto quando vimos a arma, foi uma situação muito revoltante, pois nem aqui dentro temos mais segurança”, disse.
Ações semelhantes acontecem também nos pontos de ônibus em horários de saída dos estudantes que acabam sendo vítimas de verdadeiros arrastões. A segurança interna do campus conta com uma empresa particular, mas segundo os universitários a fiscalização ineficaz. A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da UFRN e foi informada que a universidade não iria se manifestar sobre as denúncias por enquanto.

Quadrilha explode caixa de banco e metralha carro da PM em cidade da Grande Natal


Mais uma cidade potiguar foi alvo da ação de criminosos especializados em explosões e arrombamentos de caixas de banco. O alvo da vez foi o Bradesco de Ielmo Marinho, município da Grande Natal. Aconteceu na madrugada desta quinta-feira (27), pouco depois da meia-noite, quando homens armados detonaram o terminal e levaram com o dinheiro. Antes da fuga, parte da quadrilha ainda atacou a base da Polícia Militar e metralhou um carro da PM. Nenhum policial ficou ferido e ninguém foi preso.
Segundo levantamento feito pela Inter TV Cabugi – considerando ocorrências com explosões e arrombamentos com maçaricos – este é o 28º ataque a caixas eletrônicos registrado este ano no estado.

Adolescente de 16 anos é morta e namorado baleado na Zona Oeste de Natal

Uma adolescente de 16 anos foi morta a tiros na noite desta quarta-feira (26) no bairro de Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste de Natal. De acordo com a Polícia Militar, Adeilza Suelen estava em um carro, acompanhada do namorado, que também foi baleado e socorrido.

Ainda segundo a PM, os dois estavam em um carro quando foram surpreendidos por homens armados que atiraram contra o veículo das vítimas. Adeilza foi baleada, ainda chegou a descer do veículo para tentar fugir, mas morreu em uma calçada. O namorado dela também foi atingido nas costas, mas foi socorrido com vida.
Os criminosos, que estavam de carro, fugiram do local. A polícia fez buscas, mas ninguém foi preso.


Tribunal Regional Eleitoral abre vagas para cadastro de reserva para estagiários


Estudantes de Administração, Direito, Estatística e Informática podem participar de 2 a 4 de maio da seleção do Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) para cadastro de reserva. As inscrições devem ser feitas na Seção de Lotação e Gestão de Desempenho (SLD), sede do Tribunal (Praça André de Albuquerque, 534, Cidade Alta), das 14h às 18h.
O candidato precisa apresentar histórico escolar, coeficiente de rendimento, declaração de vínculo com a Instituição de Ensino, cópia do RG e CPF, além da certidão de quitação eleitoral. Não podem participar da seleção pessoas ligadas diretamente a servidores do TRE e políticos (ver edital), que exerça atividades partidárias ou esteja no último período do curso.
O estágio tem duração de 20 horas semanas e os alunos classificados serão convocados de acordo com o surgimento de vagas. O resultado está previsto para 11 de maio. Mais informações em: https://goo.gl/AiVaHc.

Órgãos públicos estaduais funcionarão normalmente durante greve geral desta sexta


Enquanto diversos segmentos já confirmaram que vão paralisar as atividades durante esta sexta-feira 28, por ocasião da greve geral que ocorrerá em todo o país devido as reformas trabalhista e da Previdência, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte informou que os órgãos públicos estaduais terão funcionamento normal ao longo de todo o dia.
Segundo nota oficial encaminhada à imprensa, as secretarias e demais órgãos funcionarão nos seus respectivos horários de atendimento ao público, caracterizando a existência de expediente normal nas repartições públicas da Administração Direta e Indireta do Rio Grande do Norte.
Por outro lado, o município de Natal ainda não se manifestou sobre o funcionamento de seus órgãos.

Em Brasília, bancada federal discute temas regionais com vereadores potiguares


Nesta quarta-feira (26), a bancada federal do Rio Grande do Norte se reuniu, na Câmara dos Deputados, com os vereadores potiguares que estão participando da XI Marcha dos Vereadores, que ocorre em Brasília, para discutir temas regionais. O encontro foi solicitado pelo deputado federal Felipe Maia (DEM-RN) e pelo presidente da União de Vereadores do Rio Grande do Norte (UVERN), Bruno Melo.
Para Felipe Maia, o encontro foi a oportunidade de ter mais conhecimento sobre as demandas dos municípios. “A reunião foi importante para nós, parlamentares, porque tivemos um contato direto com os representantes dos municípios e conhecemos melhor os principais pleitos de cada localidade. Tivemos discussões proveitosas, dos mais diversos temas que, sem dúvidas, defenderemos no Congresso Nacional”, disse o parlamentar.
O deputado, que também é coordenador da bancada federal do RN, destacou ainda que o principal tema da discussão foi a transposição do Rio São Francisco. “Todos estão preocupados com o andamento das obras do Eixo Norte, que deverá abastecer, com as águas do Velho Chico, o nosso estado. Infelizmente, tivemos uma má notícia essa semana, com a suspensão do contrato de licitação da empresa ganhadora do processo licitatório, devido a uma liminar concedida pelo Tribunal Regional Federal. Mas, no encontro a bancada se comprometeu a lutar junto ao Ministério da Integração, na busca por um entendimento que possa garantir a retomada das obras o mais rápido possível”, afirmou Felipe Maia.
Além da transposição, foi discutida também as necessidades de cada município, como investimentos nas áreas de segurança, saúde, educação, infraestrutura, entre outras.