segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O deputado estadual, Tomba Farias, embarcou hoje (24) para Brasília, onde participará de ato pela manutenção das vaquejadas


Representando a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Tomba Farias (PSB) embarcou na tarde de hoje com destino a Brasília, onde participará amanhã da grande manifestação em favor das vaquejadas – o "grito do vaqueiro em Brasília" - que reunirá pessoas de vários estados.
No aeroporto internacional Aluisio Alves, junto com Tomba Farias, viajou uma grande comitiva, composta por dirigentes de entidades, como a Associação Norte-Rio-Grandense de Cavalos Quarto de Milha e Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte, além de criadores e praticantes do esporte.

Prefeitura apresenta seu turismo religioso em João Pessoa/RN


Santa Cruz participou da sexta edição do “Festival do Turismo João Pessoa”, através de um estande institucional adquirido pela Prefeitura Municipal. O evento é considerado o maior do gênero do Norte/Nordeste e aconteceu no Centro de Convenções da capital paraibana nesta sexta-feira (21) e sábado (22).

Representada no evento pela Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, a Prefeitura de Santa Cruz continua colocando em prática uma das estratégias traçadas pela gestão da Prefeita Fernanda Costa na área do turismo, que é divulgar o município e seus atrativos turísticos nos principais eventos nacionais do gênero, como o realizado em João Pessoa/RN. No espaço reservado para Santa Cruz houve distribuição de material institucional com informações turísticas sobre município.

O “Festival do Turismo João Pessoa” contou com cerca de 200 estandes, quase 3.200 profissionais do turismo e em torno de 560 expositores. A secretária Marcela Pessoa considerou o evento muito produtivo para Santa Cruz, com todas as expectativas superadas.

Governador anuncia que editais de quatro concursos serão publicados até dezembro


Em entrevista ao programa Meio Dia Cidade, da Rádio Cidade (94,3 FM), o governador Robinson Faria (PSD) divulgou que até dezembro serão publicados os editais de quatro concursos públicos. Serão 896 vagas no total.
Os concursos são para o Itep (45 vagas), Polícia Militar (600 vagas), Polícia Civil (200 vagas) e Corpo de bombeiros (50 vagas).  O objetivo é aumentar o efetivo, principalmente da polícia, para que seja “mais ostensiva e preventiva”. Haverá também um outro concurso próximo ano, mas o governador não deu detalhes.

Rio Grande do Norte se aproxima de 1.600 assassinatos em 2016

Dezesseis pessoas foram mortas neste final de semana no Rio Grande do Norte. O número de crimes é do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) que aponta que as ocorrências fizeram o estado potiguar se aproximar de 1.600 assassinatos neste ano.
O balanço do OBVIO dá conta de que entre a última sexta-feira (21) e esse domingo (23), o RN foi palco para quatro assassinatos no primeiro dia do levantamento, seguido por mais quatro no sábado e oito no terceiro dia mapeado.
A maioria desses casos se concentrou na capital potiguar. Natal registrou mais de 5% dos crimes; seguido por São Gonçalo do Amarante, Apodi, Mossoró, Tangará, Itajá, Jaçanã, Jandaíra, João Câmara, e Monte Alegre.
As mortes fizeram o estado contabilizar 1.595 assassinatos entre 01 de janeiro e 23 de outubro deste ano. A quantidade representa um aumento de 23,45% à mais do que o ano passado, ou seja, 303 vidas perdidas em 2016 em relação a 2015.

Papa diz que Iraque vive "crueldade desenfreada"

O papa Francisco fez um apelo neste domingo (23) em apoio ao Iraque e disse estar "chocado" com a brutalidade do Estado Islâmico (EI) contra civis. "Neste momento dramático, estou ao lado de toda a população do Iraque, principalmente da cidade de Mosul", disse o líder católico durante a tradicional celebração dominical do Ângelus, no Vaticano.
 
"Nossos corações estão chocados com os desenfreados atos de violência que há muito tempo estão sendo cometidos contra cidadãos inocentes, tanto muçulmanos quanto cristãos, ou de outras etnias e religiões", afirmou Francisco. "Fiquei triste com a morte a sangue frio de vários filhos daquela terra amada, entre eles crianças. Esta crueldade nos faz chorar e nos deixa sem palavras".
 
Há uma semana, o Exército do Iraque, com o apoio da coalizão internacional, lançou uma ofensiva militar para libertar a cidade de Mosul do Estado Islâmico, que controla a área desde junho de 2014. Já houve relatos de violência e brutalidade nos confrontos, pois, conforme os militares se aproximam, o grupo terrorista adota mais técnicas brutais contra os civis. O Estado Islâmico executou 284 pessoas na sexta-feira passada e está usando gás tóxico como arma de guerra.
 
As Nações Unidas acreditam que esta ofensiva causará uma nova onda de refugiados e afirma que é possível que o EI use as pessoas como escudos humanos. "Rezo para que o Iraque, duramente atingido, seja forte e tenha esperança de poder seguir adiante rumo a um futuro de segurança, reconciliação e paz. Peço a todos vocês que se unam a mim nesta oração", disse o Papa.

MP apura se servidores recebem acima do teto constitucional na ALRN


O Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil para apurar se há servidores da Assembleia Legislativa do RN recebendo vencimentos acima do teto consitucional. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado e é assinada pela promotora Keiviany Silva de Sena.
De acordo com a publicação, a promotora solicitou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte os contracheques dos meses de julhos, agosto e setembro de 2016 para constatar se existe a irregularidade. A portaria não divulgou o nome dos servidores que estariam recebendo acima do teto.

Parceria entre Prefeitura e SEEL traz finais da Taça RN de Futebol Escolar para Santa Cruz; decisões acontecem neste sábado e domingo no Iberezão


Fim de semana esportivo movimentado na capital do Trairi. Com o apoio da Prefeitura, Santa Cruz sediará neste sábado (22) e domingo (23) as finais da Taça RN de Futebol Escolar, competição promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL) e que reuniu 16 seleções municipais com atletas com até 17 anos de idade.

Neste sábado, a partir das 14h30, se enfrentam pela fase semifinal Santa Cruz x Goianinha, em seguida Pedro Velho x Currais Novos. No domingo pela manhã, a partir das 8h, acontece a disputa pelo terceiro e quarto lugar; à tarde, a partir das 14h30, será realizada a partida que definirá a equipe campeã da competição. Todos os jogos serão disputados no Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza (Ibezerão) com entrada gratuita do torcedor.

O Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, destacou a importância para município de receber as finais dessa competição. “Primeiro temos o intercâmbio esportivo entre os municípios, o principal objetivo da competição. Tem também o lado econômico, já que todas as equipes ficarão hospedadas na cidade, ocupando leitos de hotéis e se alimentando nos restaurantes locais. É um evento que só traz benefícios”, ressaltou.

Seleção de Santa Cruz
A Seleção de Santa Cruz de futebol sub 17 está disputando a competição e enfrentará a representação da cidade de Goianinha neste sábado (22) pela semifinal. A equipe que recebe total apoio da Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, se preparou durante toda a semana para se apresentar bem e conquistar bons resultados.

ABC leva goleada do Guarani e dá adeus a chance do bicampeonato


Em jogo válido pela semifinal da série C do Campeonato Brasileiro, o Guarani venceu o ABC pelo incrível placar de 6 a 0, depois de perder no estádio Frasqueirão de 4 a 0 no último domingo (16).
A partida aconteceu neste domingo (23) no estádio Brinco de Ouro, em Campinas-SP. No primeiro tempo, o alvinegro potiguar sofreu dois gols. O primeiro aos 8 minutos com Edson, de cabeça após cobrança de falta de Leandro Amaro. Aos 25 minutos, Fumagalli marcou o segundo também numa cobrança de falta.
Ainda no primeiro tempo o ABC teve um jogador expulso, o Jones Carioca aos 31 minutos.
Já em situação dificílima, o time potiguar não teve chance no segundo tempo. O Guarani marcou quatro gols: Fumagalli aos 3 e aos 9 minutos, Alex Santana aos 31, e Pipico aos 35 minutos.
Com o placar favorável, o Guarani vai enfrentar o Boa Esporte na decisão da série C do Campeonato Brasileiro.

Ficha Técnica
Local: Estádio Brinco de Ouro, Campinas-SP
Árbitro: Rodrigo Carvalhães de Miranda – RJ
Cartões amarelos: Ferreira, Deivid, Fumagalli (Guarani); Jones, Edson (ABC)
Cartão vermelho: Jones (ABC)
Guarani: Leandro Santos, Lenon, Ferreira, Leandro Amaro e Gilton; Auremir, Evandro (Alex Santana), Pipico, Fumagalli e Deivid; Eliandro. Técnico: Marcelo Chamusca.
ABC: Edson, Filipi Sousa, Léo Fortunato, Cleiton e Alex Ruan; Anderson Pedra, Guedes, Erivelton e Lúcio Flávio (Márcio Passos); Caio Mancha (Echeverria) e Jones. Técnico: Geninho.

Santa Cruz participa nesta sexta e sábado de evento turístico em João Pessoa/PB


A Prefeitura de Santa Cruz estará com um estande na sexta edição do Festival do Turismo João Pessoa/PB. O evento é considerado o maior do gênero do Norte/Nordeste e acontece nesta sexta-feira (21) e sábado (22) no Centro de Convenções da capital paraibana.

A participação de Santa Cruz neste evento faz parte do planejamento da gestão da Prefeita Fernanda Costa que é de estar presente nos principais eventos nacionais de turismo, reforçando a divulgação do município como destino turístico religioso, por meio da distribuição de material gráfico e exposição de vídeos.

Santa Cruz está representada por técnicos da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.