segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Preso transferido para Alcaçuz após motim em CDP é encontrado morto


Um detento foi encontrado morto dentro da Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, nesta segunda-feira (25). De acordo com a direção da unidade prisional, o preso é Ronyere Gomes da Silva. Ele estava enforcado na cela de adaptação. Ronyere foi transferido para Alcaçuz no último sábado (24) após um motim no Centro de Detenção Provisória de Pirangi.

Esta é a terceira morte registrada dentro do sistema penitenciário do estado este ano. Na última sexta-feira (22), o preso do regime semiaberto George Paulino da Silva Junior foi asassinado a tiros dentro da Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró, cidade da região Oeste. Ainda não se sabe como a arma entrou na unidade, já que os apenados do semiaberto - diferentemente do que ocorre em outras unidades prisionais - não saem durante o dia, pois trabalham na fazenda da penitenciária.
No dia anterior, o preso Gledson Souza Saraiva foi encontrado morto dentro da Cadeia Pública de Mossoró. Segundo a direção da unidade, o corpo estava dependurado pelo pescoço dentro da cela 5 do pavilhão 2. “Somente o Itep, após perícia, poderá dizer se foi suicídio ou se ele foi assassinado”, ressaltou o agente penitenciário Ednardo Sales, vice-diretor da unidade.
Mortes em presídios
Ano passado, 28 detentos morreram dentro de unidades carcerárias do RN. Deste total, 25 foram assassinados a facadas ou encontrados enforcados, mortos em condições suspeitas. Outros dois morreram soterrados após o desabamento de um túnel na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. E, no início de 2015, um adolescente morreu ao ser baleado em uma unidade para cumprimento de medida socioeducativa durante uma tentativa de resgate no Ceduc de Caicó. Os números são da Coordenadoria de Análises Criminais da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

No RN, Senac oferece 386 vagas para cursos gratuitos em fevereiro

O Senac está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (25) para 386 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó e Assú. As inscrições podem ser feitas de 25 a 28 de janeiro, exclusivamente pelo site do Senac.

Para o mês de fevereiro são oferecidas 13 opções de cursos, nas áreas de Saúde e Beleza, Turismo e Hospitalidade, Gestão e Negócios, Informática e Comunicação. Entre as capacitações disponíveis, estão: Assistente Financeiro, Operador de Computador, Promotor de Vendas, Almoxarife, Manicure e Pedicure, entre outros.

A seleção dos candidatos ocorrerá de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site do Senac, onde também será divulgado o resultado, no dia 29 de janeiro. Os interessados devem possuir renda familiar mensal de até dois salários mínimos federais, por pessoa. Além disso, deverão preencher os requisitos de escolaridade e idade exigidos pelo curso escolhido, conforme apresentado no edital disponível no site.

Calendário
Inscrições: 25 a 28/01/2016
Divulgação dos selecionados: 29/01/2016
Período de matrícula: 01 a 03/02/2016
Início das aulas: a partir de 15/02/2016

No RN, homem encontra R$ 500 mil no quintal de casa e entrega à polícia


Um morador da Zona Norte de Natal encontrou neste domingo (24) R$ 500 mil dentro de um balde escondido no quintal de casa. Quatro revólveres estavam junto ao dinheiro. O homem fez a denúncia na Delegacia de Plantão Zona Norte, que apreendeu a quantia e as armas.

De acordo com a Polícia Civil, o homem encontrou o material e fez uma denúncia na delegacia. A polícia identificou que o dinheiro foi roubado de uma agência da Caixa Econômica Federal, na avenida João Medeiros Filho, no dia 11 de janeiro.
O delegado Ernani Leite encaminhou o dinheiro e armas para a Polícia Federal, que investiga o caso.

Emparn registra fortes chuvas em 108 pontos diferentes do Estado


Choveu forte em grande parte do Rio Grande do Norte da manhã da sexta-feira (22) até a manhã de hoje (25), de acordo com o último boletim pluviométrico da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte. Ao todo, no fim de semana, foram 108 postos pluviométricos com chuva, sendo a maior em Riacho da Cruz, no Oeste, com 114,6 milímetros (mm), seguida de Areia Branca, com 112,0mm e Caraúbas, 92,0mm.
Choveu forte também em cidades como Mossoró, 86,4mm; Tibau 86,2mm; Apodi, 84,7mm; Grossos, 83,1mm; Itajá, 80,0mm e Jucurutu, 78,5mm. Choveu ainda em Severiano Melo, Umarizal, Olho D’agua dos Borges, São Francisco do Oeste, entre outros municípios. Na mesorregião Central choveu em Tenente Laurentino Cruz, 100,0mm; Cruzeta (Base Física da EMPARN), 99,6mm; Florânia, 69,8mm; São José do Seridó, 53,1mm e Jardim do Seridó, 47,2mm. Choveu ainda em Acari, Pedro Avelino, Equador, Caicó( Açude Mundo Novo-EMPARN), Parelhas, Lajes, Lagoa Nova, entre outros.
No Agreste e no Leste choveu em Santa Cruz, 77,6mm; Barcelona, 64,8mm; Passa e Fica, 57,7mm; São Bento do Trairi, 48,5mm; Sitio Novo, 46,0mm; Tangará, Santo Antonio, Natal, Pureza, Senador Georgino Avelino, Ceará-Mirim e São Gonçalo do Amarantre.

Suspeito de estupros em Macaíba, adolescente de 17 anos é apreendido


Um adolescente de 17 anos foi apreendido na manhã desta segunda-feira (25) suspeito de pelo menos cinco estupros na zona rural de Macaíba, município da Grande Natal.
Segundo Normando Feitosa, delegado da cidade, os crimes são recentes. “São casos registrados entre o final do ano passado e agora, começo de janeiro”, ressaltou. Ainda de acordo com o delegado, apesar de o rapaz negar os abusos, as vítimas o reconheceram.
“Todos os crimes aconteceram na comunidade do Papagaio, que fica aqui na zona rural do município. Quatro dos casos envolveram mulheres. Foram três adolescentes e uma jovem de 18 anos. Duas delas, irmãs, foram violentadas na saída de uma festa. Também investigamos o caso de um idoso, que além de sofrer o abuso sexual, ainda teve o corpo queimado com um cigarro”, acrescentou Normando.
Na mesma operação, os agentes também cumpriram um mandado de prisão contra um homem de 24 anos suspeito de tráfico de drogas.
O adolescente apreendido vai ser levado ainda nesta segunda para o Centro de Internação para Adolescentes Infratores de Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal, onde permanecerá à disposição da Justiça.