terça-feira, 10 de junho de 2014

Tomba afirma: Gesane foi abandonada pelo partido


A desistência de Gesane Marinho causou repercussão na Assembleia Legislativa, tanto de forma crítica (pelas palavras de José Dias), quanto positivas, na visão do deputado estadual Tomba Farias, do PSB. Segundo ele, atualmente, não é mais possível fazer política sozinho, isolado, por isso, a decisão de Gesane Marinho é totalmente justificável e ela, agora insatisfeita com o PSD, será "muito bem vinda no palanque do PMDB e do PSB".
Quanto às declarações de José Dias, que acusou Gesane de ter negociado essa desistência com adversários. "José Dias fala aquilo que pensa e o que quer. Ele hoje é como se fosse o líder do PSD na Assembleia e defende exclusivamente os interesses do partido, mas a verdade é que ele não tem como provar as coisas que diz, como daquela vez que afirmou que o Governo estava comprando os deputados com as emendas parlamentares, o que não aconteceu", garantiu Tomba ao Jornal de Hoje.
Segundo o deputado do PSB, o histórico de Gesane Marinho na Assembleia mostra que ela jamais seria capaz de fazer algo dessa maneira, até porque sempre foi uma pessoa de partido. "Quem acompanha a Assembleia, sabe que Gesane sempre acompanhou as decisões do PSD, sempre votou com o partido. Acho que foi o partido que a abandonou, não o contrário", acrescentou Tomba.

Pesquisa Ibope: Dilma 38%, Aécio 22% e Eduardo Campos 13%

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira mostra que a presidente Dilma Rousseff oscilou negativamente em relação ao último levantamento. No cenário mais provável, que inclui candidaturas de partidos nanicos, a presidente saiu de 37% das intenções de voto em abril para 40% em maio e voltou a 38% em junho.

O pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, saiu de 14% em abril para 20% em maio e agora alcança 22%. Já o pré-candidato do PSB, Eduardo Campos, soma 13% das intenções de voto ante 11% em maio e 6% em abril.

No mesmo cenário, o pastor Everaldo (PSC) manteve 3% das intenções de voto. José Maria (PSTU), Magno Malta (PR) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada. Outros nanicos somam 1%. Brancos e nulos são 13% e indecisos, 7%. No levantamento de maio, brancos e nulos somavam 14% e indecisos, 10%.

A pesquisa foi contratada pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo e entrevistou 2002 pessoas em 142 municípios do País entre 4 e 7 de junho. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais.

O levantamento foi registrado sob o protocolo BR-00154/2014 no Tribunal Superior Eleitoral.

Perda do mandato no TSE e derrota de Rosalba ameaçam reeleição de Betinho Rosado

A fase do deputado federal Betinho Rosado, do PP, não está nada boa. Além da decisão do Democratas de se coligar ao PMDB e, praticamente, vetar a reeleição de Rosalba Ciarlini, o que contribui para isolar o PP na próxima eleição, Betinho ainda terá, finalmente, julgado a infidelidade partidária praticada por ele no ano passado, ao trocar o DEM pelo PP sem a autorização do líder democrata, José Agripino. E se perder o mandato, o parlamentar pode ver encerrado o sonho de seguir na Câmara Federal em 2015, uma vez que vai esbarrar em veto estabelecido na Justiça Eleitoral.
O julgamento da infidelidade partidária de Betinho Rosado estava previsto para a semana passada, contudo, não foi julgado e, ainda, retirado da pauta da sessão de terça-feira passada. Agora, está novamente pautado para as próximas duas sessões plenárias do Tribunal Superior Eleitoral, nas mãos do relator do processo, o ministro João Otávio de Noronha.
E se for condenado e perder o mandato de deputado federal, Betinho Rosado pode dar adeus as chances de permanecer na Câmara Federal em 2015. Isso porque ele é cunhado da governadora Rosalba Ciarlini (Betinho é irmão de Carlos Augusto Rosado, secretário-chefe do Governo) e, nessa situação, só poderia ser candidato se fosse disputando a reeleição, porque a Justiça Eleitoral veta a candidatura de parentes de chefes do Executivo para cargos eletivos.

Forças Armadas e órgãos responsáveis pela segurança do RN na Copa apresentam efetivo

Em evento realizado na Base Aérea de Natal na manhã desta terça-feira (10), as Forças Armadas realizaram formatura do Apronto Operacional das tropas de Coordenação de Defesa de Área-Natal e apresentaram todo o efetivo que atuará na Defesa e na Segurança no Rio Grande do Norte durante todo o período da Copa do Mundo. Também foram expostos as aeronaves, viaturas e equipamentos que serão utilizados. 
Ao todo, serão 4700 militares: 1500 da Marinha, 2500 do Exército e 700 da Aeronáutica. Além deles, agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, policiais militares e agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) também estarão à disposição durante todo o período do mundial. 

Vereadores de Natal disputam Câmara Federal e Assembleia

Mais de 10 vereadores dos diversos partidos com representatividade na Câmara Municipal de Natal deverão disputar a eleição do próximo mês de outubro, uns com chances reais de vitória, outros apenas para ocupar espaços na mídia atendendo recomendação das suas respectivas legendas, objetivando firmar posição e ajudar nas composições e alianças partidárias. Para a Câmara Federal, o PROS apresenta o nome do vereador Rafael Motta, que deverá ser um dos mais votados do próximo pleito eleitoral. O vereador é integrante da tradicional família Motta, neto do ex-vice-governador, Clóvis Motta e filho do atual presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta.
Para o legislativo estadual, vários vereadores reúnem condições favoráveis de atingir o número de votos suficientes para conseguir se eleger. São eles: Alberto Dickson, também do PROS e atual presidente da Câmara Municipal de Natal, além de evangélico da Assembleia de Deus, tem possibilidades de arregimentar votos em diversas denominações, a exemplo do vereador Jacó Jácome, que também é evangélico e uma das revelações da atual legislatura. Jacó Jácome é filho do deputado Antonio Jácome, que foi o mais votado do último pleito para a Assembleia com quase 55 mil votos e será candidato a deputado federal.

E o vice de Robinson faria?

Mês de junho decisivo para o vice-governador e pré-candidato ao governo do estado, Robinson Faria(PSD). Mas quem será o candidato a vice-governador de Robinson Faria?

Cinco de julho é o último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), os requerimentos de registros de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

Nos bastidores, o vice de Robinson ainda é um "mistério".


Via: Tales Vale

Rosalba, Wilma, Henrique Alves e Fátima disputam “paternidade” do novo aeroporto

´
Após décadas no papel e uma série de incertezas depois da obra iniciada, o novo aeroporto de Natal (que fica em São Gonçalo do Amarante) foi, finalmente, inaugurado na manhã desta segunda-feira. Como 2014 é um ano eleitoral, é obvio que muitos pré-candidatos (ou aqueles que querem estar nessa condição) disputam os louros da obra, que representa para muitos como um “marco” no desenvolvimento potiguar.
Tanto é assim que após a inauguração, as assessorias de comunicação do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB, pré-candidato ao Governo); da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB, pré-candidata ao Senado); da deputada federal Fátima Bezerra (PT, pré-candidata ao Senado); e da governadora Rosalba Ciarlini (DEM, que tenta se lançar candidata ao Governo), fizeram questão de enaltecer o trabalho de seus assessorados na viabilidade do novo aeroporto. Foi uma clara disputa pela “paternidade” da obra.

Henrique Alves recebe apoio de Gesane Marinho e seu grupo político



A pré-candidatura ao governo do deputado federal Henrique Alves (PMDB) recebeu nesta segunda-feira (09) o apoio do grupo formado pela família da deputada estadual Gesane Marinho, que inclui seu pai Jurandir, ex-prefeito de Canguaretama, a atual prefeita Fátima, sua mãe, e o vereador de Natal Bertone Marinho, irmão da parlamentar. A tendência é que o apoio do grupo seja extensivo aos demais pré-candidatos da aliança.

Henrique Alves recepcionou em seu apartamento Gesane e Jurandir Marinho, que preside o PMDB em Canguaretama. Também participaram da reunião o ministro Garibaldi Filho e o prefeito de Serrinha Fabiano de Souza, ambos do PMDB. Gesane reafirmou que a falta de atenção do seu partido, o PSD, inviabilizou seu projeto de reeleição e se sentiu à vontade para conversar com Henrique Alves por perceber a postura agregadora do pré-candidato do PMDB.

“Eu sempre me coloquei à disposição nesse projeto de recuperação do Estado. Mas foi preciso outro partido enxergar a condição que eu tenho para colaborar”, disse a parlamentar. Henrique externou sua gratidão à deputada e exaltou as qualidades da nova aliada. “Uma deputada da qualidade de Gesane Marinho merece o respeito de todos os partidos. O seu apoio honrará o PMDB”, afirmou.