quinta-feira, 19 de março de 2015

Tiririca sofre condenação por parodiar música de Roberto Carlos


O deputado federal Tiririca (PR-SP) e o diretório regional do PR foram condenados por parodiarem a canção “O Portão”,  de Roberto e Erasmo Carlos. A música foi usada na campanha eleitoral do deputado em 2014 e foi questionada pela gravadora Emi Songs do Brasil Musicais LTDA., detentora dos direitos patrimoniais da composição.

Dia de São José tem poucas chuvas no interior do RN

Se para o sertanejo a chuva no Dia de São José é sinal de um bom inverno, o dia 19 de março deste ano foi desanimador com poucas chuvas no Rio Grande do Norte. De acordo com o chefe de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, praticamente não houve registro de precipitações nos municípios potiguares.

O boletim meteorológico, com o apurado de chuva desta quinta-feira só será divulgado amanhã pela Emparn. A previsão do tempo é que o clima continue sem chuvas nos próximos dias e que só volte a chover no fim da próxima semana.


A última reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil, realizada no fim de fevereiro, apontou um inverno normal ou abaixo da média histórica nos meses de março, abril e maio. O prognóstico anterior, divulgado em janeiro, era de que o inverno no semiárido fosse com chuvas abaixo do normal, piorando a situação de seca.

Mesmo com a melhora nas previsões, não foi possível prever se os reservatórios de água do estado terão um aumento do nível. “Tivemos três anos de seca e não vai ser em um ano que o lençol freático e os reservatórios vão recuperar sua capacidade. A reposição é muito lenta. Vão ser necessários de três a quatro anos de período chuvoso normal”, disse o professor de Meteorologia e Climatologia da Universidade Federal Rural do semiárido, José Spínola Sobrinho após a reunião.

Dia de São José


Pela tradição católica, o dia dedicado a São José, padrasto de Jesus, pode ser um divisor de águas para a confiança dos agricultores. Acredita-se que, se chover, o ano será bom para o plantio e colheita.

Padroeiro de pelo menos seis municípios do Rio Grande do Norte, o ponto alto das comemorações ocorre em Angicos, onde uma extensa programação religiosa reúne fiéis.



Secretário Municipal de Agricultara participa de reunião com agricultores na Zona Rural de Santa Cruz


A Prefeitura de Santa Cruz esteve representada, através do titular da pasta da Agricultura, Eduardo Medeiros (Dudu), no encontro promovido pela Associação do Assentamento Araraú, no último domingo (15). A reunião, que reuniu vários agricultores da região, foi realizada na residência do presidente da associação, Chiquito.

Na ocasião, foram debatidos vários temas relacionados à Zona Rural, ao “homem do campo”. O Secretário Municipal Agricultura, Eduardo Medeiros, classificou como muito importantes encontros iguais ao realizado no Assentamento Araraú. “Momentos como esses são extremamente importantes. É a Prefeitura perto dos agricultores, identificando as prioridades do momento, ouvindo os próprios agricultores”, destacou Eduardo.

Também estiveram presentes à reunião o presidente da Associação da comunidade Pedra Grande e a presidente da Associação do Baixio do Roçado, Márcia Cardoso, além de outros representantes de associações rurais de outras localidades.

Prefeitura de Santa Cruz abre vaga para estágio remunerado destinado à estudantes de curso de informática


A Prefeitura de Santa Cruz está disponibilizando uma vaga para estágio remunerado (bolsista). A oportunidade é para jovens do sexo masculino com idade a partir dos 18 anos e que estejam cursando o 4ª período do curso de informática.

O selecionado receberá uma bolsa auxilio no de R$ 300,00 (trezentos reais) para uma jornada de 20 horas semanais.

O estagio compreende ao período que vai do mês de abril a dezembro de 2015 e prevê como atribuição do selecionado a prestação de assistência e suporte técnico na Coordenação de Informática da Prefeitura de Santa Cruz. Serão necessários conhecimentos em cabeamento e configuração de rede local, com e sem fio.

Inscrições

As inscrições foram iniciadas nesta quarta-feira (18) e se estendem até a próxima segunda-feira (23). Os candidatos que preencherem os requisitos deverão enviar currículo para o email: gabinete@santacruz.rn.gov.br com o titulo: Seleção – Informáica.

Presidente do TJRN anuncia corte de ponto dos servidores grevistas

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), desembargador Claudio Santos, encaminhou um ofício circular aos magistrados da Justiça Estadual solicitando que eles comuniquem ao Departamento de Recursos Humanos sobre os dias não trabalhados pelos servidores do TJRN que estão em greve. O objetivo é que o salário já venha com desconto a partir do próximo salário. Todos os diretores dos foros das comarcas já foram comunicados sobre o corte de ponto. A Presidência também encaminhou a determinação à Diretoria de Recursos Humanos do TJ para que sejam tomadas as providências previstas pela medida.

No Ofício Circular nº 18/2015, o desembargador Claudio Santos, aponta que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o direito de greve aos servidores públicos, com a aplicação, no possível, da Lei nº 7.783/1989, que regulamenta o exercício do direito de greve na iniciativa privada. Contudo, o presidente ressalta que o exercício do direito de greve não é absoluto e que a prestação de serviços jurisdicionais não deve ser interrompida.

“As atividades das categorias representadas pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte são necessariamente vinculadas ao serviço da Justiça, responsável pela entrega de uma prestação jurisdicional célere e eficaz, de modo que a greve anunciada, ao prejudicar o seu funcionamento, atenta contra o direito de todos os cidadãos, com flagrante prejuízo ao interesse público”, destaca Claudio Santos.


Sesc RN oferece cursos gratuitos para Enem e de valorização social


O Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), oferece 435 vagas em cursos gratuitos, com inscrições iniciadas dia 23/03. Os cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebem inscrições até dia 26/03 em Natal e Caicó, e os voltados à geração de renda e valorização social, para Natal, Nova Cruz, Caicó e Mossoró, até dia 27/03. Ambos os editais com todas as informações estão disponíveis no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br.
Desde 2012, o Sesc RN disponibiliza gratuitamente aulas e cursos para os alunos concluintes e que já concluíram o ensino médio, se prepararem para o Enem. Já foram ofertadas 1973 vagas e, em março, são oferecidas 300 vagas, nos turnos matutino e noturno: 100 para Natal, onde as aulas acontecerão no Êxito Colégio e Curso, e 200 para Caicó, onde os alunos contarão com a estrutura do Colégio Cuca. Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza serão as disciplinas abordadas, em conformidade com as matérias exigidas no certame nacional.

Prefeitura de Santa Cruz promove Concurso Municipal de Poesia e homenageia Poeta Antônio de Pádua


Com o objetivo de valorizar a produção local literária e descobrir novos talentos, a Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Cultura, está com inscrições abertas desde 14 de março para o Concurso Municipal de Poesias “Poeta Antônio de Pádua Borges”, uma homenagem a um dos poetas e escritores mais atuantes de Santa Cruz.

As inscrições, que seguem até o próximo dia 14 de maio, poderão feitas na sede da Secretaria de Cultura, no Teatro Municipal Candinha Bezerra, de forma gratuita. O horário indicado é: pela manha das 08h às 12h e à tarde das 13h30 às 17 horas.

De acordo com o edital, o concurso terá duas categorias, uma com destinadas a crianças de de 08 a 13 anos de idade e a outra de 14 anos em diante. O regulamento do certamente também determina que poetas e escritores que já possuem trabalhos publicados não poderão participar. O poema deverá ser inédito, escrito em língua portuguesa e suas variações, qualquer escola literária ou modelos regionais como, por exemplo, o Cordel. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria.

Bancada Evangélica propõe boicote a novela da Globo após beijo gay


A Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional divulgou nesta quinta-feira uma nota de repúdio contra o beijo gay protagonizado pelas atrizes Fernanda Montenegro e Nathália Timberg na novela Babilônia, da TV Globo.
Na nota, assinada pelo deputado João Campos (PSDB-GO), autor do projeto que ficou conhecido como “cura gay” – já arquivado –, os parlamentares convocam os evangélicos a boicotarem a novela e seus anunciantes.
“A Frente Parlamentar Evangélica convoca todos os evangélicos, todos os cristãos, bem como as pessoas que se sentem violentadas por esses constantes estupros morais impostos pela mídia liberal, a não assistirem à novela Babilônia. Da mesma forma, a título de protesto, recomenda que não consumam os produtos dos anunciantes que patrocinam essa telenovela”, diz a nota.
O texto trata a homossexualidade como “modismo” e diz que a novela tem o objetivo de “afrontar”.
“(Babilônia), assim como outras anteriormente exibidas pela Rede Globo, tem a clara intenção de afrontar os cristãos em suas convicções e princípios, querendo trazer, de forma impositiva, para quase toda a sociedade brasileira, o modismo denominado por eles de ‘outra forma de amar’, contrariando nossos costumes, usos e tradições. Essa é a forma encontrada para disseminar a ideologia de gênero, atacando diretamente a família natural e aqueles que eles denominam de ‘conservadores’, pelo simples fato de coadunarem com essas práticas.”
A nota ainda lembra que as atrizes, “ambas com 85 anos de idade”, têm “reconhecido talento e conceito artístico”.

Robinson e Wilma de Faria se encontram pela primeira vez depois da eleição


A abertura primeira Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN e do sexto Fórum de Turismo do RN, hoje (19), marcou o reencontro do governador Robinson Faria (PSD) e da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), depois das eleições de outubro. Eles tiveram uma conversa amistosa após a cerimônia.

Ministro assegura a Tomba e prefeita aquisição de terreno para novas instalações de escola em Santa Cruz


Em companhia do senador Garibaldi Filho (PMDB), do deputado federal Rafael Motta (PROS) e da prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, o deputado estadual Tomba Farias (PSB) retornou hoje de Brasília, após ser recebido pelo ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, que confirmou que o governo federal irá adquirir o terreno para abrigar as novas instalações da Escola Municipal Miguel Lula de Farias, que atualmente atende a cerca de 500 alunos.
O terreno que irá abrigar o novo estabelecimento de ensino é localizado no Bairro do Maracujá, numa área de 8 mil metros quadrados. Com a definição acerca das novas instalações da escola municipal, a prefeitura de Santa Cruz irá doar a área onde atualmente funciona a escola Miguel Lula de Farias, para que a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) seja ampliada e o curso de medicina passe a funcionar a partir do próximo ano, beneficiando a população de toda a região do Trairi.

Engevix vai vender participação no aeroporto do RN


A construtora Engevix, que compõe o consórcio administrador do aeroporto de Natal com o grupo argentino Corporacion América, confirmou ter colocado a participação que detém no aeroporto potiguar à venda, assim como a que possui no aeroporto de Brasília. A informação foi confirmada pelo presidente do conselho de administração do grupo, Cristiano Kok, em entrevista publicada hoje no jornal Folha de São Paulo. Já havia rumores de que a empreiteira estaria disposta a sair do negócio.

O contrato de concessão para operacionalização do aeroporto estabelece que qualquer transferência de controle da concessionária precisa de anuência prévia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O trâmite envolve o recebimento da solicitação, a análise e avaliação do pedido. Um novo leilão, nesse caso, não seria necessário. 

No dia 18 de fevereiro, a Anac afirmou à TRIBUNA DO NORTE que até aquele momento a concessionária não havia oficializado à agência qualquer pedido relacionado à venda do aeroporto.

Na entrevista à Folha, em que fala do envolvimento da empreiteira em um esquema de corrupção na Petrobras – investigado pela operação Lava Jato, Kok diz esperar que a Engevix não quebre, e afirma que a empresa tem R$ 1,5 bilhão em dívidas com bancos e fornecedores. “Vendemos nossa empresa de energia e colocamos à venda nossas participações nos aeroportos de Brasília e Natal, e o estaleiro no Sul. Se tudo der certo, vamos encolher, mas continuar vivos”, disse. 

O aeroporto Governador Aluízio Alves foi o primeiro do país concedido à iniciativa privada. A concessão foi arrematada pelo consórcio Inframérica, por meio de leilão realizado em 2011. O consórcio ficou responsável pela construção parcial, manutenção e exploração do aeroporto, por um período de 28 anos.

No dia 31 de maio de 2014 o empreendimento começou a funcionar, em São Gonçalo do Amarante. Na mesma data, o Augusto Severo, que atendia a demanda do estado, deixou de receber voos comerciais.

Comando Geral da PM nega transferência do tenente Styvenson para o Interior do RN

Depois de ficar um tempo longe dos “holofotes”, o tenente PM Styvenson Valentim, responsável pela Lei Seca no Rio Grande do Norte, voltou a ser assunto esta semana. O motivo foi a informação do colunista mossoroense César Santos, destacando que ele estava sendo transferido para Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste potiguar. Entretanto, a notícia foi negada na manhã desta quinta-feira, pelo Comando Geral da Polícia Militar.
De acordo com o comandante geral da PM do Estado, coronel Ângelo Dantas, em nenhum momento isso foi discutido. “Pela PM não existiu nenhuma mudança. O tenente Styvenson segue cedido ao Detran e no comando da Lei Seca. Da nossa parte não existe nada em relação à transferência dele”.
Além disso, Ângelo também explicou que não existe qualquer restrição ao tempo que o tenente poderá ficar no comando da Lei Seca e cedido para o órgão estadual. Na nota em que aparece o título de “Sem Bafômetro”, o colunista disse que recebeu a “informação que o tenente PM Styvenson Valentim, que ganhou fama por fazer cumprir a Lei Seca em Natal, foi transferido para a cidade de Pau dos Ferros”. O JH tentou contato com Styvenson para saber da situação, mas o telefone permanecia desligado.
Não é a primeira vez que a transferência do tenente Styvenson é especulada. Durante o carnaval deste ano, por exemplo, as redes sociais ficaram lotadas de “informações” que davam conta de que o tenente tinha deixa a Lei Seca e ido para a Polícia Ambiental. Na época, o próprio oficial brincou com a situação. “Desde que eu estou na Lei Seca eu já fui “transferido” para vários lugares. Mas eu continuo no mesmo lugar. Sei que o meu trabalho incomodando muita gente”.
Em uma outra entrevista, Styvenson admitiu que não gosta de trabalhar no trânsito. “Eu comecei no trânsito em 2009 e fui obrigado a ir trabalhar neste setor. Na verdade eu detesto trânsito. Realmente não gosto do serviço. As pessoas não lembram, mas tem um monte de filmagem minha, a partir de 2005, que foi quando fui para rua (começou em 2003 na polícia). Eu aspirante, prendendo traficantes, apreendendo armas, prendendo quadrilha. E não era um, dois ou três não. Era toda semana. O que faço hoje na Lei Seca, eu fazia prendendo vagabundo. Se eu pudesse escolher, eu estava na rua. Mas eu estou cumprindo a missão que me foi dada”.

Após readequação em projeto, obras do Teleférico são reiniciadas pela construtora


Depois de readequações no projeto e da liberação por parte da Caixa Econômica Federal, a empresa vencedora da licitação (A Gaspar) reiniciou na última segunda-feira (16) a construção do Teleférico que transportará pessoas do centro da cidade ao Santuário de Santa Rita. A princípio, os serviços se concentram no local do antigo Centro de Pastoral, ao lado da Matriz de Santa Rita e correspondem à primeira etapa da obra, a implantação da estruturação do Teleférico.

A obra irá consolidar de vez Santa Cruz como um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte e do Brasil. A cidade terá dois dos principais atrativos turísticos: a imagem de Santa Rita (a maior imagem católica do Mundo) e o Teleférico (o primeiro do Nordeste).