sexta-feira, 4 de agosto de 2017

No RN, bispo diz que homossexualidade é 'dom de Deus' e gera polêmica entre fiéis

Dom Antônio Carlos Cruz Santos, bispo de Caicó, no RN (Foto: Divulgação/ Diocese de Caicó)

Um dos principais líderes da Igreja Católica no Rio Grande do Norte causou polêmica ao afirmar que a homoafetividade é um dom de Deus. "Se não é escolha, se não é doença, na perspetiva da fé só pode ser um dom", afirmou o bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos. O município fica na região Seridó, em pleno sertão potiguar. Veja o vídeo acima.

O comentário do clérico foi feito no último domingo (30), durante a missa de encerramento da Festa de Santana de Caicó - um dos mais tradicionais eventos religiosos do estado. Ao fim do comentário, ele foi aplaudido pelos fiéis presentes à celebração.

O vídeo da transmissão da missa viralizou nas redes sociais e gerou polêmica entre os fiéis.

Na página da Diocese de Caicó no Facebook, pessoas usaram o espaço destinado aos comentários para criticar o religioso. "Dom Antônio Carlos Cruz conseguiu transformar um pecado grave em dom de Deus", diz um dos comentários. "A Santa Sé tomará conhecimento desta heresia, proclamada dentro da Igreja Católica", afirma outro usuário, que chama o bispo de inimigo da igreja.

Jovem é morto a tiros em frente a escola de Macaíba, na Grande Natal

Após assassinado de jovem, aulas foram suspensas em escola de Macaíba (Foto: Ivan Lemos/ InterTV Cabugi)

Um jovem de 18 anos foi assassinado a tiros em frente a uma escola de Macaíba, região metropolitana de Natal, na tarde desta sexta-feira (4). Uma jovem que também estava no local no momento do crime ficou ferida com estilhaços das balas, mas não corre risco de morte.

As informações são da Delegacia de Polícia Civil do município. Dois adolescentes são suspeitos do assassinato e estão sendo procurados pelos agentes. Os investigadores atribuem o crime a uma briga entre facções criminosas rivais.

Segundo a polícia, o crime aconteceu por volta das 16h, em frente à Escola Municipal Vereador Pedro Gomes, no conjunto IPE, centro de Macaíba . Os dois atiradores chegaram ao local e dispararam tiros de pistola calíbre 12 contra a vítima.

Houve pânico na escola, que estava no horário de intervalo do turno vespertino. Após o caso, as aulas da tarde e da noite foram suspensas.

A polícia informou que a moça sofreu apenas ferimentos superificiais, não precisou ser socorrida a uma unidade de saúde, foi para casa e passa bem.

Suspeito é morto e outro ferido em confronto com a PM em Montanhas, RN

Um homem morreu e outro ficou ferido na tarde desta sexta-feira (4) após trocarem tiros com policiais militares na cidade de Montanhas, distante 90 quilômetros de Natal.

Segundo o coronel Genilton Tavares, comandante da PM na região, a dupla havia assaltado uma casa lotérica da cidade. “Na fuga, os criminosos se depararam com os policiais e atiraram contra a guarnição. Houve revide e os assaltantes foram atingidos”, afirmou.

“Os policiais ainda socorreram os baleados, mas um deles não resistiu. O outro foi levado para o hospital, mas não temos informações sobre o estado de saúde dele”, acrescentou o comandante.
Os assaltantes não foram identificados até o momento.

Com os criminosos foram apreendidos o dinheiro e objetos tomados de clientes na lotérica, uma pistola calibre 380 e uma motocicleta roubada.

Petrobras anuncia reajuste de quase 7% no preço do gás de cozinha



A Petrobras anunciou nesta sexta-feira, 4, um reajuste dos preços do gás liquefeito de petróleo para uso residencial, envasado pelas distribuidoras em botijões de até 13 kg (GLP P-13), o gás de cozinha, em 6,9%, em média. O reajuste entra em vigor à zero hora de sábado (5). Segundo a estatal, o reajuste está em linha com a política de preços divulgada em 7 de junho deste ano.

Em nota, a estatal informa que, como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. “Isso dependerá de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores”, diz.

Conforme a estatal, o ajuste anunciado foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. Se for integralmente repassado aos preços ao consumidor, a companhia estima que o preço do botijão de GLP P-13 pode ser reajustado, em média, em 2,2% ou cerca de R$ 1,29 por botijão, isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

Coronel da PM leva 5 tiros e perde o olho, após tentativa de assalto



O coronel da reserva da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e professor aposentado da UFRN e UnP, o dentista Francisco Barros da Câmara, 77 anos, foi atingido com 5 tiros, após tentativa de assalto, na manhã desta sexta-feira, em Parnamirim, na Grande Natal.

Segundo a sobrinha da vítima, Andreia Dias, a ação criminosa ocorreu por volta das 8h, em frente à granja do tio. A intenção dos bandidos era roubar o carro da vítima. Após o anúncio do assalto, o oficial reformado reagiu. Ele descarregou o revólver calibre 38, mas não acertou nenhum tiro. No revide, os bandidos conseguiram feri-lo, que foi socorrido ao hospital Deoclécio Marques e, depois, para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho.

Segundo Andreia, o militar perdeu o olho direito. Ele foi atingido também com tiros na cabeça, no pescoço, mandíbula e próximo ao pescoço. “Apesar disso, meu tio está consciente e seu quadro é estável. Ele está com dificuldades para respirar. Graças a Deus, o disparo não atingiu a medula espinhal. Estamos aguardando apenas o cirurgião buco-maxilo-facial para realizar exames e saber se é preciso fazer a cirurgia de emergência ou ele pode ser transferido para um hospital particular”.

Até o momento, os criminosos não foram identificados pela polícia, que iniciará investigação para apurar o crime.

CPRE prende dois homens e apreende simulacro de arma de fogo na zona Norte



Equipe do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) prendeu, na noite dessa quinta-feira (3), dois homens de posse de um simulacro de arma de fogo e um veículo roubado na zona Norte de Natal.

Os policiais faziam patrulhamento ostensivo na avenida João Medeiros Filho, quando suspeitaram de dois homens em uma motocicleta. Durante a abordagem, os militares encontraram com a dupla um simulacro de arma de fogo e diversos objetos roubados. Além disso, o veículo também tinha sido tomado de assalto minutos antes.

Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Plantão da zona Norte, onde foram reconhecidos por várias vítimas.

Operação prende suspeitos de 22 homicídios e tráfico de drogas no Agreste potiguar

Cães farejadores participaram da operação em São Paulo do Potengi (Foto: Divulgação/PM)

As polícias Civil e Militar realizaram nesta sexta-feira (4) uma operação de combate a homicídios e ao tráfico de entorpecentes em São Paulo do Potengi, no interior do Rio Grande do Norte. A ação denominada de Operação Novos Rumos resultou na prisão de 10 pessoas, além da apreensão de droga e armas

Segundo as investigações, presos são suspeitos de terem cometido pelo menos 22 assassinatos entre 2014 e 2017. De acordo com o policial civil Gustavo Henrique, da Delegacia de São Paulo do Potengi, a investida da polícia partiu da determinação de cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão.

Deputadas cobram ampliação de efetivo policiais no interior do RN



As deputadas Cristiane Dantas (PCdoB) e Márcia Maia (PSDB) estão preocupadas com a situação de insegurança no interior do Rio Grande do Norte. Com os crimes constantes, as parlamentares apresentaram requerimentos pedindo a ampliação do policiamento em cidades do interior e também a disponibilização de motocicletas para o trabalho dos policiais militares.

Segundo a deputada Cristiane Dantas, o município de Itaú está com problemas no patrulhamento e a população tem ficado vulnerável à ação de criminosos. Por isso, ela apresentou requerimento direcionado à secretária de Segurança do Estado Sheila Freitas, e ao comandante da PM, coronel André Azevedo, solicitando o aumento do efetivo policial e aquisição de duas motocicletas e uma viatura para o trabalho dos profissionais.

“A falta de segurança é um dos problemas enfrentados pelos moradores do município de Itaú. Os comerciantes não se sentem mais seguros em manter seus estabelecimentos abertos, pois, constantemente, são vítimas de assaltos. A população não se sente tranquila, seja durante o dia ou à noite”, justificou Cristiane Dantas.

Outro município que também enfrenta problemas de segurança e é alvo de atenção da Assembleia Legislativa é Tenente Laurentino Cruz. Assim como a solicitação para Itaú, a deputada Márcia Maia cobrou a ampliação do efetivo e disponibilização de motocicletas para colaborar com o trabalho dos policiais na cidade.

Alvo da Blecaute, ex-prefeito de Caicó Roberto Germano é proibido de sair de casa



O ex-prefeito do município de Caicó, Roberto Germano, que teve sua casa um dos alvos dos mandados de busca e apreensão cumpridos na manhã desta sexta-feira 04 em decorrência da Operação Blecaute, foi proibido pela Justiça de deixar as dependências da sua residência pelo prazo mínimo de cinco dias.

Muito embora não tenha sido preso como outros seis alvos da operação, Germano está proibido, além de sair de casa, de ter acesso às sedes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, da Secretaria Municipal de Finanças e Tributação e da Controladoria-Geral do Município, bem como de qualquer outra empresa que tenha sido alvo da Blecaute.

Também por força de decisão judicial, Roberto Germano está impedido de manter qualquer relação com outros investigados na operação. Em suma, a investigação é um desdobramento da Operação Cidade Luz, deflagrada em Natal em 24 de junho, e apura o desvio de R$ 1,1 milhão em contrato de iluminação pública da cidade de Caicó quando da gestão do ex-prefeito.

Neymar chega ao PSG e nega busca por protagonismo: “Não é isso que quero”



Após quatro anos de sucesso no Barcelona, Neymar já está em sua nova casa. O atacante foi apresentado oficialmente nesta sexta-feira como jogador do Paris Saint-Germain e concedeu a primeira entrevista coletiva como atleta do clube, ao lado do dono da equipe, xeque Nasser Al-Khelaifi. O evento ocorreu na sala de imprensa do estádio Parc des Princes – onde o brasileiro terá seu primeiro contato com os torcedores neste sábado, antes do duelo entre o PSG e o Amiens, na estreia no Campeonato Francês. Neymar, inclusive, se colocou à disposição para entrar em campo na partida, dizendo que é “fominha”.

A apresentação começou com muitos elogios do presidente, que chamou o astro de “melhor do mundo”. Neymar agradeceu e, na sequência, apontou que a busca pelo protagonismo – razão apontada pela imprensa mundial como a principal para a troca – não foi o que o levou a deixar o Barcelona de Messi e rumar para o Paris Saint-Germain. Incisivo, o astro afirmou que queria um novo desafio para a sua carreira.

“Não influenciou absolutamente em nada (o protagonismo). Meu desejo de vir ao Paris foi por querer um novo desafio, buscar algo diferente. Não é porque eu estava me sentindo incomodado lá, por protagonismo… Isso nunca busquei na minha vida, é totalmente relativo. É diferente falar de protagonismo, não é isso que quero, que eu vim buscar. Vim buscar algo novo, um desafio. Vim buscar os títulos que essa torcida e esse clube merecem. Vim atrás de novos títulos, desafios. Sou movido a isso, querer desafios, algo maior, estar sempre me superando. E por isso estou aqui”, resumiu o novo camisa 10 do PSG.

Motorista é autuado duas vezes e homem foge por cima de canteiro em blitz da Lei Seca em Natal

Blitz da Lei Seca foi realizada na madrugada desta sexta-feira (3), na Zona Sul (Foto: Divulgação/PM)

Um homem foi autuado duas vezes depois de se negar a fazer o teste do bafômetro e outro fugiu por cima do canteiro, pegando o sentido oposto da via, na mesma blitz da Lei Seca, em Natal. As ocorrências foram registradas na madrugada desta sexta-feira (3) na Avenida Engenheiro Roberto Freire, uma das mais movimentadas da Zona Sul da capital.

De acordo com a Polícia Militar, na primeira situação o condutor, depois de ser abordado dizer que não sopraria o etilômetro, precisou chamar um motorista Uber para conduzir seu veículo até em casa. Acontece que, ainda de acordo com a PM, depois de ultrapassar a barreira, o dono do carro tomou de volta o volante.

Os policiais viram a infração e pararam novamente o automóvel. O homem foi autuado mais uma vez, após se negar a fazer o teste de novo. O motorista Uber também foi autuado, por entregar o veículo a pessoa sem condições de dirigir.

A outra ocorrência se deu com um carro não identificado. Segundo o relato dos policiais militares que participaram da blitz, o condutor do veículo, ao avistar a barreira, passou por cima do canteiro central a Avenida Engenheiro Roberto Freire e retornou no sentido contrário, fugindo da fiscalização.

Uma viatura da Lei Seca perseguiu o suspeito na tentativa de alcançar o veículo, mas o indivíduo conseguiu escapar. Na fuga, ele arremessou uma mochila para fora do automóvel e, ao abri-la, a polícia encontrou um revólver calibre 38, com 5 munições intactas, além de frascos de perfumes e outros objetos. A PM acredita que o material é fruto de roubo. Tudo foi apreendido e apresentado na Delegacia de Plantão.

PRF prende foragido da Justiça na Reta Tabajara, no RN

Dupla foi presa na Reta Tabajara (Foto: Divulgação/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal recapturou um foragido do sistema prisional potiguar na noite desta quinta-feira (3) em um trecho da Reta Tabajara, na BR-304, em Macaíba, cidade da Grande Natal. Um outro homem também foi preso. A dupla era suspeita de realizar assaltos na região.

Segundo a PRF, por volta das 21h os dois homens estavam em uma moto em atitude suspeita na Reta Tabajara, trecho conhecido por várias ocorrências de assaltos. Foi feita abordagem e os policiais encontraram uma pistola calibre 380.

Como os suspeitos não possuíam porte legal de arma de fogo, receberam voz de prisão. Foi verificado que o carona, um homem de 40 anos, era fugitivo do Presídio Estadual de Parnamirim (PEP), onde cumpria pena por roubo majorado.

O condutor da moto alegou ser mototaxista clandestino. Para a PRF, há fortes indícios de que a dupla estivesse praticando assaltos. Diante dos fatos, ambos foram encaminhados à Central de Flagrantes de Natal.

Buracos espalhados pela cidade exigem “malabarismos” de taxistas natalenses



As ruas de Natal têm se mostrado um verdadeiro campo minado de buracos para os condutores de veículos que trafegam pela cidade, profissionalmente, ou não. Exemplos disso são os taxistas, com quem a reportagem do Portal Agora RN / Agora Jornal conversou para conhecer suas opiniões acerca do trabalho que a prefeitura vem fazendo, bem como as maiores dificuldades que enfrentam, e os “malabarismos” que precisam fazer – como um deles relata – ao dirigirem por Natal.

José Batista, 60 anos, aguarda a clientela sob as sombras das árvores do ponto de táxi na lateral da Praça das Flores, em Petrópolis. Enquanto espera, ele conta de dentro de seu veículo que tem sido muito cuidadoso para não danificá-lo ao encarar os buracos de Natal. Trafegando há mais de 30 anos na área de Petrópolis, José já conhece o “caminho das pedras”, o que não significa que o cenário não precise mudar.

“Há bastante buracos em Natal, alguns por causa da chuva e porque o asfalto não aguenta. É preciso reciclar a pista para tapar os buracos. Nós, motoristas, fazemos malabarismos nas pistas para nos livrarmos dos buracos. O prefeito tem que agir”, disse José.

Censo Escolar 2017 comprova crescimento da rede municipal de ensino em Santa Cruz; número de matriculados é recorde


A rede municipal de ensino em Santa Cruz vem crescendo em vários aspectos, inclusive, na quantidade de alunos matriculados. É o que revela o Censo Escolar 2017, que aponta um número recorde de matriculas nas instituições de ensino sob a responsabilidade da Prefeitura, através da secretaria municipal de Educação, espalhadas pelas zonas urbana e rural.

Com o prazo encerrado para que todas as escolas do País pudessem informar os dados exigidos pela plataforma “Educacenso”, foi possível constatar que nas escolas da rede municipal da capital do Trairi estão matriculados 3.451 alunos, um número nunca atingido antes.

Os dados do Censo Escolar 2017 foram recebidos com muita comemoração pelos gestores da Educação, afinal, indicam que todo esforço que a gestão da Prefeita Fernanda Costa vem fazendo para reformar as escolas, oferecer uma merenda de qualidade, desenvolvimento de novos projetos, além do continuo planejamento pedagógico, vem dando resultados positivos.

A secretária de Educação de Santa Cruz, Suelen Bulhões, destacou a importância do Censo Escolar e falou dos números apresentados. “Essa é, sem dúvida, uma ferramenta importante e que serve para nortear os nossos planejamentos e nossas ações. Sem falar que os números que foram apresentados, um recorde em termos de matriculas, dão um respaldo importante ao trabalho que a atual gestão municipal vem realizando nas escolas do município, um trabalho de estruturação física, de planejamento pedagógico e de diálogo permanente entre professores, coordenadores e a comunidade escolar em geral, tudo com o objetivo de melhorar cada vez mais o ensino que é oferecido em nossas escolas”, ressaltou.

Segundo a secretaria municipal de Educação, a plataforma “Educacenso” será novamente aberta, no final deste mês de agosto. Desta vez, para a correção das principais inconsistências registradas pelo sistema, buscando minimizar os problemas na identificação dos estudantes.