sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Casos de dengue no RN aumentaram 84% neste ano, diz secretaria

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) anunciou nesta sexta-feira (12) que 3.310 casos de dengue foram notificados no estado até o dia 6 de fevereiro. O número representa um aumento de 84,2% no número de casos se comparado ao mesmo período do ano passado.
Os dados divulgados pela secretaria foram retirados do boletim do Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD). De acordo com o boletim, do total de casos notificados, apenas 264 casos foram confirmados até o momento. Segundo a secretaria, os demais casos estão em processo de investigação.
O boletim também registrou um aumento no número de cidades com alta incidência da doença no estado. De acordo com os dados, 12 municípios potiguares tem mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Em comparação ao último boletim, publicado na semana passada, três cidades entraram na lista. 
Com relação à notificação de Chikungunya, foram notificados 13 casos suspeitos nesse mesmo período analisado e todos estão em investigação. Quanto aos casos de Zika, foram notificados 365 casos e destes cinco foram confirmados. Em 2015 apenas um caso foi notificado.

Bombeiros realizam oito salvamentos aquáticos e vistoriam eventos em 33 cidades


O Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) realizou no período do Carnaval 5.700 atendimentos em todo o RN. Deste total, 5.536 foram realizadas no litoral, 112 foram atividades operacionais diversas e 52 foram relativos as ações do Serviço Técnico de Engenharia.

Neste período, o CBMRN atuou com 46 guarda-vidas distribuídos em 14 postos no litoral potiguar. Oito banhistas que estavam sendo levados por correntes marítimas foram resgatados, sendo dois na Praia do Amor e um na Praia da Barra, em Tibau do Sul, quatro em Búzios, em Nísia Floresta, e um na Praia do Forte, em Natal.

Os dados estatísticos de salvamento aquático apontam uma redução de 73,3% quando comparado com o mesmo período do ano passado, demonstrando a eficiência dos trabalhos de prevenção realizados pela corporação, em conjunto com a Força Nacional, por meio das ações de orientação, advertência, sinalização com bandeiras e distribuição de 6.000 mil panfletos e 1.000 pulseiras de identificação para crianças.

O CBMRN também registrou dois óbitos por afogamento no litoral durante o Carnaval, sendo um no domingo (8), na Praia da Redinha, em Natal, e outro na Praia do Ceará, em Tibau.

O Serviço Técnico de Engenharia (SERTEN) do CBMRN atuou realizando em 41 vistorias, seis denúncias e cinco interdições, em 33 municípios com estruturas de eventos temporários. Os eventos carnavalescos interditados, por apresentarem irregularidades, foram nos municípios de São Miguel do Gostoso, Barra de Maxaranguape (Princesinha Barra Clube), Triunfo Potiguar (Trio elétrico), Macau (Baile Preto e Branco) e Cerro Corá (palco próximo a rede elétrica).

Censo para servidores do interior do Estado começa no próximo dia 15 de fevereiro


O Governo do Rio Grande do Norte inicia, no próximo dia 15, a terceira etapa do Censo Cadastral Previdenciário destinada aos servidores ativos, aposentados e pensionistas do interior do Estado. Ao todo, são 16 municípios-polo onde vão acontecer os atendimentos, das 8 às 17h. O recadastramento é obrigatório e realizado de forma presencial. Quem não atualizar os dados previdenciários, terá pagamento de sua remuneração ou provento bloqueado a partir do mês imediatamente posterior ao final do Censo, que se encerra no dia 11 de março.
O recadastramento é um projeto piloto do Ministério da Previdência Social (MPS), financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No RN, os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) e pelo Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern).
Os 16 municípios onde os servidores poderão realizar o recenseamento são: Açu, Angicos, Apodi, Caicó, Ceará-Mirim, Currais Novos, Goianinha, João Câmara, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Paulo do Potengi e Umarizal. Caso o servidor não resida ou trabalhe em alguma dessas cidades, ele deve realizar o recadastramento no polo mais próximo.
A lista com os locais de atendimento e documentos necessários para o Censo está disponível no site www.melhorparavoce.rn.gov.br. O servidor ativo, aposentado ou pensionista que não levar a documentação completa, inclusive a de seus dependentes caso possua, não poderá realizar o recadastramento.
É importante ressaltar para os servidores que terão que se deslocar de seus municípios de origem para as cidades-polo que atentem para a documentação, a fim de não precisarem retornar outro dia para conseguirem atualizar os dados previdenciários. Isso evita a formação de filas e atrasos no atendimento.

Agentes encontram revólver e 30 munições dentro de presídio no RN


Um revólver e trinta munições foram encontrados na manhã desta sexta-feira (12) em uma lixeira dentro do Presídio Rogério Coutinho Madruga, mais conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz. A unidade fica em Nísia Floresta, na Grande Natal. A informação foi confirmada pelo secretário Cristiano Feitosa, titular da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).

Ainda de acordo com o secretário, uma sindicância será instaurada para apurar como a arma entrou na unidade e como ela foi parar dentro da lixeira. "Vale frisar que o armamento não chegou às mãos dos presos", ressaltou Feitosa.
No dia 17 de janeiro, um policial militar e um agente penitenciário foram baleados durante a fuga de dois presos do Centro de Detenção Provisória do Potengi, na Zona Norte de Natal. Os detentos estavam armados dentro da cela e fugiram levando o revólver do agente.
No dia 14, policiais da Força Nacional já haviam encontrado um revólver, 20 munições e um tablete de maconha na área externa da Penitenciária de Alcaçuz, que é a maior unidade prisional do estado.  O material estava no pé do muro, entre duas guaritas.
Poucos dias antes, na própria Penitenciária de Alaçuz, detentos atiraram contra uma das guaritas da unidade durante uma tentativa de fuga.

Três cidades do Alto Oeste entram em colapso de abastecimento


As cidades de Almino Afonso, Francisco Dantas e Marcelino Vieira, localizadas no Alto Oeste, entraram em colapso de abastecimento. Os açudes que abasteciam a zona urbana destes municípios estão com quantidade de água insuficiente para distribuição. O Rio Grande do Norte possui 19 cidades em colapso de abastecimento, sendo 14 no Alto Oeste e cinco no Seridó. Outras 72 cidades estão em rodízio, ou seja, recebem água em dias alternados. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) faz a cobrança da conta de água apenas do período em que forneceu água. A partir do momento em que deixa de distribuir o produto, a cobrança é suspensa.
CIDADES EM COLAPSO
Acari; Almino Afonso; Antônio Martins; Cerro Corá; Cruzeta; Currais Novos; Francisco Dantas; Frutuoso Gomes; Jardim do Seridó; João Dias; Luiz Gomes; Marcelino Vieira; Martins; Paraná; Pilões; Rafael Fernandes; São Miguel; Serrinha dos Pintos e Tenente Ananias.
CIDADES EM RODÍZIO
Afonso Bezerra; Água Nova; Alto do Rodrigues; Angicos; Assú; Barcelona; Bodó; Caiçara do Rio do Vento; Caicó; Campo Grande; Carnaúba dos Dantas; Carnaubais; Coronel João Pessoa; Dr. Severiano; Encanto; Equador; Espírito Santo; Fernando Pedrosa; Florânia; Guamaré; Ielmo Marinho; Ipanguaçu; Ipueira; Itaú; Janduís; Jardim de Angicos; Jardim de Piranhas; José da Penha; Jucurutu; Lagoa de Velhos; Lagoa Nova; Lajes; Lucrécia; Macau; Messias Targino; Olho d´Água dos Borges; Ouro Branco; Paraú; Parelhas; Passagem; Patu; Pau dos Ferros; Pedra Preta; Pedro Avelino; Pendências; Portalegre; Rafael Godeiro; Riacho da Cruz; Riacho de Santana; Riachuelo; Rodolfo Fernandes; Ruy Barbosa; Santa Maria; Santana do Matos; Santana do Seridó; São Fernando; São Francisco do Oeste; São João do Sabugi; São José do Seridó; São Paulo do Potengi; São Pedro; São Rafael; São Tomé; São Vicente; Severiano Melo; Taboleiro Grande; Tenente Laurentino; Timbaúba dos Batistas; Triunfo Potiguar; Umarizal; Venha Ver e Viçosa.

Polícia técnica do RN confirma sumiço de 2.880 cédulas de identidade

A Direção Geral do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) do Rio Grande do Norte confirmou na  tarde desta sexta-feira (12) o sumiço de 2.880 cédulas de identidade da sede do órgão, em Natal. Acredita-se que as cédulas, todas em branco, tenham sido extraviadas durante o período do carnaval. De acordo com a assessoria de comunicação do Itep, as cédulas foram retiradas de uma sala de acesso restrito aos funcionários.
Ainda de acordo com o Itep, o extravio foi constatado após uma recontagem das cédulas e a realização de uma ouvidoria entre os servidores para identificar "possíveis falhas entre de controle da distribuição".
"O extravio foi alertado por um dos servidores deste setor, que ao iniciar suas atividades após o feriado [de carnaval], percebeu que o lacre da caixa com as cédulas estava rompido", explica a nota.
A Direção do Itep registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil e anunciou que vai instaurar um processo administrativo para apurar se houve negligência ou responsabilidade de algum servidor.
Caminho das cédulas
De acordo com a direção do Itep, as cédulas para confecção de novas identidades são "armazenadas por lotes e em local reservado para este fim específico". Ainda de acordo com as informações do Itep, a distribuição das cédulas entre os setores do órgão é "feita de forma gradual e controlada numericamente".
As cédulas que desapareceram, segundo o Itep, haviam sido enviadas para o setor responsável por encaminhá-las a postos do órgão no interior do estado. Ainda segundo o órgão, não havia sinal de arrombamento na sala, porém o lacre da caixa que guardava as cédulas estava rompido.

Filiação ao Solidariedade não garante candidatura a prefeito de Hermano, diz Kelps


O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) disse que está aguardando a decisão do deputado Hermano Morais (PMDB) sobre a adesão do parlamentar à sigla. Segundo Kelps, a vinda de Hermano seria um “ganho muito grande para o partido”.
“Apresentamos a ele nosso projeto, já tivemos algumas reuniões, e estamos esperando se ele aceita. Fui eu quem o procurou, não o contrário. Temos que respeitar a história que ele tem dentro do PMDB, mas a vinda dele fortalece o partido”, pontuou.
Questionado se Hermano Morais poderia ser o nome do Solidariedade na disputa pela Prefeitura de Natal, Kelps declarou que essa possibilidade não tem sido o principal tema das reuniões entre ele e o colega de Assembleia Legislativa. “Claro que falamos sobre Natal. Mas a Prefeitura de Natal não tem sido o tema principal. Eu e ele precisamos renovar mandatos em 2018. Então em 2016 não há risco para nós”, salientou o parlamentar.

Comerciante é alvo de sequestro relâmpago em Natal; suspeito é morto


Dois homens armados sequestraram um comerciante no início da tarde desta sexta-feira (12) no bairro das Quintas, Zona Oeste de Natal. Durante o sequestro relâmpago houve perseguição e um dos suspeitos foi morto a tiros. O outro suspeito fugiu. De acordo com a Polícia Militar, o comerciante não foi atingido e passa bem.
O crime aconteceu na Rua São Geraldo. De acordo com a Polícia Militar, os dois homens pegaram o comerciante em casa e saíram no carro dele para sacar dinheiro. Durante o percurso um carro começou uma perseguição aos bandidos. Houve troca de tiros e um dos suspeitos morreu no local. O outro bandido conseguiu fugir. O comerciante não ficou ferido.

Canal de BBB potiguar supera marca dos 200 mil inscritos no Youtube


No último dia 23 de janeiro o Agora RN publicou que o canal de Maria Cláudia, a youtuber potiguar que está participando do Big Brother Brasil 16, alcançou os 100 mil inscritos. Menos de um mês depois, oSenta lá, Cláudia! superou a marca dos 200 mil inscritos. Enquanto ninguém sabe quem vai colocar as mãos no prêmio de R$ 1,5 milhões do reality show, Cacau, como gosta de ser chamada, vai acumulando milhares de fãs na internet.
No último vídeo publicado no canal, a assessoria de comunicação chamou atenção para as características da youtuber. O Coisas sobre a Cacau já tem mais de 70 mil visualizações.