domingo, 26 de junho de 2016

Flamengo não levou sorte na Arena das Dunas e foi vencido por 2x1 pelo Fluminense


Teve chuva, choro, erro e gol contra. Em um jogo emocionante na Arena das Dunas, em Natal, o Fluminense bateu o Flamengo por 2 a 1 na tarde deste domingo.
O Rubro-Negro foi melhor na etapa inicial, mas perdeu chances e viu o Tricolor igualar as ações no segundo tempo. Willian Arão, contra, abriu o placar para o clube das Laranjeiras, Guerrero empatou e Richarlison aproveitou recuo errado de Rafael Vaz para driblar Alex Muralha e garantir a vitória. Foi o primeiro gol do jovem de 19 anos com a camisa do Flu, que ficou apenas 12 minutos em campo: foi o tempo de decidir o jogo, se machucar e ser substituído.
O resultado tirou o Flamengo do G-4. A derrota jogou a equipe do técnico Zé Ricardo para a sexta posição com 17 pontos. Já os comandados de Levir Culpi subiram para a nona posição com 16 pontos ganhos.

Robinson e Wilma conversam sobre sucessão e situação do RN


O governador do estado, Robinson Faria (PSD), se encontrou com a ex-governadora Wilma de Faria (PTdoB) na noite do sábado (25). Ele foi ao apartamento da vice-prefeita de Natal para uma visita de cortesia em razão de seu tratamento de saúde.
Mas acabaram conversando sobre conjunturas política e econômica, além de eleições municipais que se avizinham. “Falamos sobre minha boa recuperação, mas também sobre a situação difícil que vivemos e a vontade de trabalharmos pelo Rio Grande do Norte”, disse Wilma.

Via o Xerife

Walter Alves: “Pelo que vejo e sinto, Poti Neto será o prefeito de São Gonçalo”


O deputado federal Walter Alves (PMDB) participou, na tarde de hoje (25), da convenção municipal do PMDB em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. O evento foi realizado na Câmara dos Vereadores e reuniu centenas de apoiadores e correligionários do partido.
Durante o evento, o vereador Pastor Edmilson Gomes foi reconduzido à presidência do partido no município. O atual vice-prefeito e pré-candidato a prefeito pela legenda, Poti Neto, participou da convenção.
Em pronunciamento, Walter Alves destacou que o município de São Gonçalo do Amarante não precisa “importar” gestores de outras regiões do Rio Grande do Norte. “São Gonçalo tem gente boa e preparada para governar essa cidade”, disse.
O deputado contou ainda que vai contribuir com o município e está confiante na vitória de Poti Neto nas eleições deste ano. “Pelo que vejo e sinto, Poti Neto será o prefeito de São Gonçalo. Estarei sempre à disposição para ajudar e contribuir com São Gonçalo do Amarante”, afirmou Walter Alves.

Prefeita Fernanda Costa participa do encerramento da festa de São João, padroeiro do bairro Paraíso


A Prefeita Fernanda Costa prestigiou, na tarde/noite desta sexta-feira (24), o encerramento dos festejos alusivos a São João Batista, padroeiro do bairro Paraíso. Ao lado do Deputado Estadual Tomba Farias, a gestora participou da missa solene e, em seguida, da procissão que conduziu a imagem do santo pelas principais ruas da cidade.

Iniciada no último dia 15 de junho, a programação da festa do padroeiro do Paraíso contou com missas, caminhadas e novenas, sempre com intensa participação popular.

O dia de São João Batista (24 de junho) é feriado municipal em Santa Cruz, uma homenagem ao padroeiro do maior bairro da cidade.




Fábrica de cachaça artesanal é encontrada em Alcaçuz


Durante a noite do último sábado, 25, foi desarticulado no Pavilhão 5 da Penitenciária de Alcaçuz uma fábrica de cachaça artesanal, conhecida como Maria Louca.
Ação ocorreu após o sentinela ter observado uma movimentação estranha de seis apenados tidos como de confiança na madrugada. Os agentes penitenciários foram acionados e flagraram o alambique em pleno funcionamento na ala.
Ao todo foram apreendidos cerca de 20 litros da cachaça artesanal.

Metade dos brasileiros com diabetes não sabe que tem a doença

No Dia Nacional de Combate ao Diabetes, especialistas alertam que metade dos cerca de 14 milhões de brasileiros que têm o diabetes não sabe que tem a doença. 
Segundo o endocrinologista João Salles, da Sociedade Brasileira de Diabetes, uma das dificuldades em identificar a doença é que ela não apresenta sintomas no início, como é o caso do tipo dois de diabetes. No estágio avançado, podem aparecer sinais como boca seca, vontade de urinar com frequência e perda de peso espontaneamente. 
“Pessoas com mais de 40 anos, obesas, principalmente com a circunferência abdominal elevada, pessoas com pressão alta, altas taxas de triglicérides e com o HDL, o colesterol bom, baixo, devem ficar mais atentas pois estes são fatores de risco do diabetes tipo dois”, alertou Salles.
Cegueira, insuficiência renal e amputação de membros inferiores são outras consequências.
Consumo de doce
O especialista ressalta que, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas comer doce que propicia o desenvolvimento da enfermidade. “Existe uma lenda de que o consumo de doce leva ao diabetes, quando na verdade a doença está ligada à obesidade. Se come doce ou pastel e engorda, o risco é igual”, frisou.

A tiros de pistola e espingarda, agente penitenciário é executado no RN


Um agente penitenciário foi executado a tiros na noite deste sábado (25) na cidade de São Paulo do Potengi, distante pouco mais de 70 quilômetros de Natal. David Max da Silva Ramos, de 27 anos, estava em um bar com amigos quando foi surpreendido pelos assassinos. Pelo menos quatro pessoas, de dentro de um carro, se aproximaram e abriram fogo. Segundo a Polícia Militar, no local do crime foram encontradas munições de pistola calibre 9 milímetros (de uso restrito do Exército brasileiro), de pistola 380 e de espingarda calibre 12.
Em contato com o G1, o policiamento da cidade informou que o agente tinha audiência marcada com a Justiça na próxima semana para resolver o problema de uma briga com um ex-presidiário. Contudo, ainda não se sabe o real motivo para o crime.
Amigos de David disseram que ele trabalhava em Natal, na Escola Penitenciária. Ele deixa mulher e três filhos. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de São Paulo do Potengi.

Após irregularidades, Prefeitura de Natal anula concurso da Saúde

O Prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), anunciou nesta sexta-feira (24) a anulação do concurso público da saúde realizado no último dia 19. De acordo com o prefeito, a decisão pela anulação foi tomada após as irregularidades constatadas pela comissão do concurso.
“Diante das irregularidades insanáveis confirmadas pela comissão do concurso público da saúde, determinamos a anulação do concurso. Novo certame será realizado em data a ser definida. Nossa determinação é garantir a lisura do concurso. Não compactuamos com o erro”, publicou o prefeito em sua conta no twitter.
O Ministério Público Estadual já havia instaurado um procedimento para apurar denúncias a respeito do concurso realizado no dia 19 para cargos na área da saúde pública de Natal. Além de não ter provas suficientes para os candidatos no dia do concurso, há denúncias de que as provas teriam vazado.
A prefeitura já havia anunciado que as provas para os cargos de Fisioterapia e Médico Mastologista seriam reaplicadas. Com a nova decisão, todo o concurso foi anulado.

Presas do RN são submetidas a torturas, denuncia pastoral carcerária


Superlotação, falta de água para beber, comida estragada, insetos nas celas e agressões físicas. Todas essas situações foram denunciadas pela Pastoral Carcerária Nacional, que visitou cinco unidades prisionais do Rio Grande do Norte onde estão custodiadas presas mulheres. A Pastoral denuncia que as detentas são submetidas a torturas dentro das unidades. Tudo o que foi constatado foi infomado ao poder público estadual por meio de um relatório.

A Pastoral Carcerária Nacional visitou a Ala Feminina do Complexo Penal Dr. João Chaves, em Natal; o Centro de Detenção Provisório Feminino de Parnamirim; a Ala Feminina da Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó; o Centro de Detenção de Currais Novos; e a Ala Feminina do Complexo Penal Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró.
No relatório, consta que "foram observadas, além da superlotação crônica, que em si já pode ser considerada prática de tortura, diversas violações aos direitos das pessoas presas no que diz respeito à precariedade da estrutura das unidades, à ausência de assistência material, à privação de assistência médica, ao desrespeito e agressões relatadas pelas presas por parte de agentes penitenciários e diretores, aos problemas de alimentação e fornecimento de água, à insalubridade das unidades, à escassez de vagas de estudo e trabalho, aos enormes atrasos processuais especialmente na fase acusatória, entre outros".
Ainda de acordo com o relatório, o fornecimento de água potável às presas só é feito mediante pagamento em dinheiro por cada garrafa. "As presas que não tivessem visitas, ou cujos familiares não pudessem arcar com tais custos, não havia opção senão tomar a água quente e suja que saía das torneiras", diz o relatório.
A ausência de banho de sol também foi relatada pela Pastoral Carcerária. "No Centro de Detenção Provisória de Parnamirim, por exemplo, as presas não têm direito a banho de sol, sob a justificativa de que a estrutura física não comporta. A presa mais antiga, sem direito a banho de sol que encontramos no CDP no dia da visita, disse que está lá 1 ano e 9 meses esperando sentença", relata a Pastoral.
Na Penitenciária Estadual do Seridó, dentre tantos problemas constatados, a Pastoral verificou que durante procedimentos de revista nas celas, "as presas eram forçadas a ficar nuas na frente de agentes masculinos, sofrendo diversos constrangimentos".

Plutão já Foi Planeta fica em segundo lugar no SuperStar


A banda natalense Plutão Já foi Planeta ficou em segundo lugar na disputa do programa musical SuperStar, da TV Globo.
A apresentação da Plutão conquistou 48% dos votos do público. A banda tem Natália Noronha no vocal, Gustavo Arruda e Sapulha Campos nas guitarras, Vitória de Santi no baixo e Khalil Oliveira na bateria.
A vencedora do programa foi a banda pernambucana Fulô de Mandacaru, que marcou 70%.

RN é o maior gerador de energia eólica do Brasil, aponta IBGE


O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil. É o que aponta o estudo ‘Logística de Energia 2015 – Redes e fluxos do território’ do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, o estado é responsável por mais de 30% da energia eólica produzida no país. O estudo também revela que o RN também é o maior produtor de petróleo de toda a região nordeste.
Segundo o IBGE, a região nordeste é responsável pela maior parte da produção eólica no país. O RN, com 31,3% é seguido pelo Ceará (23,4%) e o interior da Bahia (16,9%). Ainda de acordo com o estudo divulgado nesta quinta-feira (23), apesar de ter crescido 461% entre 2010 e 2014, a energia eólica representa apenas 2,1% da matriz energética brasileira.
Além de informações do IBGE, o estudo utilizou dados do Ministério de Minas e Energia,
da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Agência Nacional
de Águas (ANA), Operador Nacional do Sistema (ONS), Agência Nacional de Energia
Elétrica (ANEEL), da Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Natural
(ABEGÁS) e das Agências Reguladoras de Energia dos estados de São Paulo e Rio de
Janeiro.
Petróleo
O estudo também apresentou dados sobre a produção nacional de petróleo. O Rio Grande do Norte foi apontado como o maior produtor na região Nordeste e 4º maior produtor do Brasil, com 20.961,95 barris produzidos, o que representa 2,55% do total brasileiro. A produção potiguar de petróleo só fica atrás de Rio de Janeiro (68,44%), Espírito Santo (16,28%) e São Paulo (7,20%).
Além do destaque na produção geral, o Rio Grande do Norte também acumula os postos de 2º maior produtor de óleo combustível do país, atrás apenas da Bahia e possui o maior número de poços produtores de petróleo terrestres do Brasil, com 47,2% da média nacional.

“São João dos Idosos” promovido pela Prefeitura é marcado pela alegria e muita animação


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (22), na quadra do Instituto Cônego Monte, o “São João dos Idosos”.  O evento contou com a participação dos idosos que são cadastrados nos clubes de idosos dos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS) dos bairros centro e paraíso.

Animados pelo “Trio Arapuá”, os idosos dançaram muito forró, com direito a quadrilha improvisada, comidas típicas e muita diversão.

Além dos idosos e funcionários da Assistência Social, a comemoração também contou com as presenças da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Estadual Tomba Farias, dos vereadores Tarcísio Reinaldo e Monik Melo, bem como secretários e colaboradores da gestão municipal.