segunda-feira, 4 de maio de 2015

Chegou nas Lojas Maré Mansa o encarte mais desejado, o panfleto do Dia das Mães.



Tristeza e revolta marcam o sepultamento do universitário Máximo Augusto de Araújo


Centenas de pessoas, entre familiares, amigos e colegas universitários se reuniram na manhã desta segunda-feira, no cemitério de Nova Descoberta, para as últimas homenagens ao estudante caicoense Máximo Augusto Medeiros de Araújo, 23 anos, encontrado morto na manhã de ontem, em uma estrada carroçável no distrito Jacobina, entre os municípios de Macaíba e São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Durante a missa de corpo presente foi cantado o hino de Nossa Senhora de Santana, padroeira de Caicó. Não houve velório.


Após as orações, houve uma grande salva de palmas no fechamento da sepultura. A emoção era visível no semblante de todos, alguns diziam ainda não acreditar na tragédia. Afinal, foi nessa mesma data, há 19 anos, que a irmã do estudante morreu em um acidente de carro. Ela faria aniversário nesse dia.


Segundo a corretora de seguros, Jaqueline Araújo, amiga da família, a sociedade natalense precisa fazer urgentemente um manifesto contra a violência, não só pelo assassinato do estudante, mas pela onda crescente de homicídios que vem ocorrendo na capital. “Tem que haver um clamor de todos para combater essa insegurança. Antes, Natal era considerada uma cidade tranquila, com noites agradáveis e diversão garantida. Hoje, você não pode ir a uma boate e restaurante, pois não sabe se volta para casa”, criticou.


Um dos amigos de Máximo, o caicoense Cristiano Marcondes, também se disse preocupado com a violência no RN. Ele lembra que crimes de latrocínio e homicídio aumentaram em todo o RN. “Por ser capital, a situação aqui é pior, mas Mossoró e Caicó não ficam atrás. É morte todo santo dia, principalmente com jovens. Ninguém sabe aonde isso vai parar”.


O estudante do 4º período de administração de empresas foi visto pela última vez na madrugada da sexta-feira passada, quando saía da boate Vogue, em Candelária. De acordo com as informações da irmã de Máximo à polícia, um homem segurando um capacete teria entrado no veículo do jovem (Palio branco de placas OWC-8357). O segurança achou estranho e perguntou ao estudante se estava tudo bem, tendo uma confirmação positiva em seguida.


No mesmo dia, familiares sentiram falta de Máximo, mas não conseguiam a comunicação com ele pelo celular, pois estava desligado. Após procurá-lo nos hospitais e até no ITEP, resolveram prestar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Plantão da zona Sul. Uma campanha nas redes sociais foi iniciada no intuito de localizar o estudante.


O cadáver foi encontrado por um morador da localidade. O jovem apresentava hematomas nas costas, estava nu e com sinais de estrangulamento. Devido ao adiantado estado de decomposição, a confirmação de que se tratava do universitário só foi possível após exame papiloscópico.

Atualmente, o crime está sendo apurado pela Delegacia de Homicídios de Natal (Dehom) e uma das linhas de investigação poderá ser a de latrocínio (roubo seguido de morte), já que o veículo da vítima não foi achado.




Agências dos Correios de Rio do Fogo e Sítio Novo são assaltadas


Duas agencias de Correios foram alvo de criminosos durante a manhã desta segunda-feira, 04. A Agência da cidade de Sítio Novo e Rio do Fogo, foram os alvos.

Logo em seguida os criminosos fugiram com destino ignorado. Até o presente momento não se sabe a quantia levada pelos assaltantes.

Prefeitura de Santa Cruz disponibiliza vacina contra a Gripe e define estratégia para o Dia D da campanha


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Saúde, já disponibiliza em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) a dose da vacinação contra a Gripe. A campanha de imunização da população teve início nesta segunda-feira (04) e vai até o próximo dia 22 de maio.

Além de oferecer a vacina nas UBS’s, a Prefeitura já preparou toda estratégia para o Dia D da campanha que acontecerá no próximo sábado (09). Neste dia, além das seis unidades básicas, profissionais da Saúde também aplicarão as doses da vacina na unidade móvel da Saúde ao lado da Igreja Matriz, na sede da Emater (Conjunto Cônego Monte), na Escola Estadual João Ferreira de Souza (bairro Paraíso) e na comunidade Bonsucesso. O horário de funcionamento de todos os postos de vacinação no Dia D será das 8 às 17 horas.

Devem ser vacinadas crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose. É importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Em Santa Cruz o público apto a receber a vacina é de 9.110 pessoas. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de vacinar no mínimo 80% de cada grupo prioritário.

A vacina

O Ministério da Saúde destaca que a vacina é segura e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Segundo a pasta, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas, com pneumonias, que buscam atendimento em hospitais e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o governo ressaltou que é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

Gripe: transmissão e sintomas

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, ao tossir ou ao espirrar. A doença também pode ser transmitida pelas mãos e objetos contaminados.

Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

EMPARN registra boas chuvas em todo o RN


No feriado prolongado, desde a manhã de quinta-feira (30) até a manhã de hoje (4), a gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), registrou chuvas em 72 postos pluviométricos espalhados por todas as regiões do Estado. Chuvas de grande média e pequena intensidade. As chuvas mais fortes foram registradas na mesorregião Leste, principalmente em São Gonçalo do Amarante (Base Física da EMPARN), com 70,0 milímetros.
Em Canguaretama foram 60,4mm; Natal, 34,8mm; Nísia Floresta, 33,4mm; Extremoz, 32,3mm; Montanhas, 28,6mm e ainda em cidades como Maxaranguape e Pedra Preta. Choveu forte também na região Oeste, com destaque para os municípios de Messias Targino, com 37,0 milímetros (mm); Mossoró (36,0mm); Olho D’água dos Borges (26,0mm); Rafael Godeiro (25,2mm); Upanema (24,5mm) e, ainda em Luís Gomes, Severiano Melo, Umarizal, Baraúna, Felipe Guerra, Lucrécia, Riacho da Cruz e Ipanguaçu.
As precipitações também atingiram outros municípios das regiões Seridó, Central e Agreste, como Jardim De Angicos (36,0mm); Cerro Corá (35,2mm); Cruzeta (Base Física da EMPARN ), 20,8mm; Pedra Preta (19,0mm) e, ainda em Bodó, São Bento do Norte, Pedro Avelino, Lajes, São João do Sabugi, São José do Seridó e Santana do Seridó.
Foram registradas ainda chuvas Monte Alegre, 27,0mm; Monte das Gameleiras, 24,0mm; Passa e Fica, Vera Cruz, Lagoa de Pedras e Lajes Pintadas. A previsão da meteorologia para a faixa litorânea leste e para o agreste nos próximos dias é de ocorrência de pancadas de chuvas isoladas devido a influência do vento e da umidade

Deputado Tomba Farias e Padre Vicente Neto, prestigiam missa em ação de graça pelo natalício do Presidente da Assembléia Ezequiel Ferreira


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza recebeu homenagem pela data do seu aniversário, ocorrido no domingo (3), numa Missa em Ação de Graças nesta segunda-feira (4). O deputado Galeno Torquato, aniversariante desta segunda-feira (4) também foi homenageado na celebração que aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa.

A cerimônia contou com a presença do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, do senador Garibaldi Filho, do suplente de senador Theodorico Bezerra Neto, deputados Galeno Torquato, Albert Dickson, Carlos Augusto Maia, Cristiane Dantas, George Soares, Getulio Rêgo, Gustavo Fernandes, Hermano Morais, Jacó Jácome, José Adécio, Kelps Lima, Márcia Maia, Nelter Queiroz, Ricardo Motta e Tomba Farias, funcionários, e familiares do presidente da Assembleia. A Chefe da Casa Civil, Tatiana Mendes Cunha representou o governador Robinson Faria, que cumpre agenda administrativa fora do Estado.

E após o término da missa celebrada pelo Padre Adelson Rodrigues, o deputado Ezequiel Ferreira agradeceu a presença de todos. "Quando a gente deseja parabéns, a gente deseja o bem. E o bem é o que nós queremos retribuir, não só aos funcionários efetivos, mas também aos comissionados. E todos juntos com os deputados poder levar ao povo do Rio Grande do Norte, o bem maior", afirmou.






Prefeitura de Santa Cruz encerra nesta terça (05) cadastramento de artesãos locais


A Prefeitura de Santa Cruz informa que o prazo para o cadastramento dos artesãos termina nesta terça-feira (05). O trabalho é realizado pela Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e objetiva identificar todas as pessoas que trabalham com artesanato e não fazem parte de nenhuma associação para que elas possam ser atendidas pelas ações do Poder Público Municipal.

O cadastramento é gratuito e acontece na sede da Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Centro Administrativo), no horário das 08h às 12h e das 14 às 17 horas. O artesão ao comparecer deve apresentar os documentos pessoais: RG, CPF e comprovante de residência.

A atual gestão da Prefeita Fernanda Costa vem desenvolvendo várias ações de fortalecimento do artesanato local, sobretudo, na realização de feiras e na articulação para a participação de artesãos de Santa Cruz em eventos importantes do gênero no Estado.

Polícia investiga se universitário esteve em motel antes de ser encontrado morto

A Polícia Civil, através da Delegacia de Homicídios (Dehom) já tem imagens que podem ajudar na investigação do crime do estudante de Administração, Máximo Augusto Medeiros de Araújo, 23 anos, encontrado morto em um terreno baldio, no distrito de Jacobina, entre São Gonçalo do Amarante e Macaíba.
O vídeo mostra o carro (Palio branco) do universitário trafegando pelas ruas do loteamento San Valle, na zona Sul, próximo a um motel, por volta das 6h30 da última sexta-feira (feriado). Apesar dos ocupantes não serem visualizados, os investigadores já traçam um possível roteiro que a vítima percorreu até o local onde foi achada. A equipe da Dehom é comandada pelo experiente delegado Fábio Rogério.
Máximo havia se divertido na véspera do Dia do Trabalho em uma boate em Ponta Negra. Na madrugada de sexta-feira, resolveu deixar o estabelecimento e ir à boate Vogue, em Candelária, também na zona Sul de Natal. Lá, o jovem teria sido visto pela última vez, por volta das 4h30, saindo com um homem que trazia consigo um capacete na mão.

Diante dessas informações, a polícia agora quer saber se o estudante teria entrado no motel. Para isso, alguns funcionários já estão sendo chamados para prestar esclarecimentos. Até o momento, os pertences da vítima (documentos, celular e carro) não foram encontrados, o que denota roubo seguido de morte (latrocínio).

Ministério da Educação está sem dinheiro para novos contratos do Fies

O Ministério da Educação não tem dinheiro para assinar novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste semestre, disse o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa. Ele informou que o ministério não foi notificado da determinação judicial para reabertura do prazo de inscrições e adiantou que recorrerá da decisão.

Luiz Cláudio explicou que “mesmo que [o prazo para inscrições] seja reaberto, será inútil”, porque foram reservados R$ 2,5 bilhões para o Fies; o limite foi atingido e não será possível financiar novos contratos neste semestre.

O Fies registrou 252.442 novos financiamentos em instituições privadas de ensino superior, segundo balanço do ministério. O prazo para novos contratos foi encerrado no último dia 30 e mais de 500 mil candidatos buscaram o financiamento.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que o número superou a expectativa de 250 mil novos contratos. Os cursos mais procurados foram engenharia, com 46.981 contratos, direito (42.717), enfermagem (16.770) e administração (15.796).