sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Diretora do Hospital Walfredo Gurgel cobra providências dos municípios

Depois de meses de tranquilidade, pelo menos no corredor do politrauma, já que o corredor de pacientes de clínica médica sempre esteve lotado, o maior hospital de urgência e emergência do Rio Grande do Norte, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel voltou a sofrer com a superlotação de pacientes, inclusive no setor de politrauma. A superlotação está sendo ocasionada pelo fato de o município de Natal não ter renovado o contrato com os Hospitais que realizam o segundo tempo cirúrgico da ortopedia (Policlínica Paulo Gurgel e Hospital Memorial), bem como com os hospitais que realizam procedimentos cardiológicos (Hospital Natal Center, Incor, Hospital do Coração), como cateterismo e angioplastia. Na manhã de hoje, por exemplo, havia 68 pacientes com encaminhamento para cirurgia ortopédica, mas não havia nenhuma perspectiva de transferência.

A diretora geral do Hospital, Fátima Pinheiro, cobra que os municípios, em especial Natal, resolvam as pendências com os hospitais conveniados para que possa haver maior rotatividade dos pacientes internados no Walfredo Gurgel. “Hoje o paciente passa bem mais tempo, ocupando por mais tempo um leito e tudo isso significa mais gasto. É importante que a Secretaria resolva esses problemas e é inadmissível que uma cidade como Natal não tenha um hospital do município. O Hospital Walfredo Gurgel não é problema e sim solução para o Estado inteiro”.


“Nunca ficamos como o ideal, sem ter pacientes no corredor de clínica, mas tínhamos pelo menos um corredor vazio. Mas se as ações não forem contínuas voltaremos ao caos novamente. Não adianta fazer o mutirão da ortopedia e zerar a fila, pois o trauma não para, principalmente de acidente de motos. É necessário mais fiscalização e um trabalho de educação, pois o trauma precisa ser combatido lá fora. O mutirão é importante, pois, além de retirar os pacientes, dá tempo de o município tomar alguma providência de forma definitiva. Espero que alguém tome alguma providência para que o Walfredo não seja penalizado e não retroceda tudo o que avançou ao longo deste ano”, destacou a diretora Fátima Pinheiro.


A diretora do Walfredo Gurgel ressalta que a prática da ambulancoterapia continua sendo realizada. “Continuam agindo de forma sem controle. Além do mais, por mais que se coloque médicos no interior, na baixa complexidade, se não equiparem os postos de saúde para fazerem um exame de sangue, os médicos continuarão encaminhando pacientes para o Hospital Walfredo Gurgel. O PSF precisa funcionar e para isso precisa estar equipado. Isso é responsabilidade dos municípios e o Hospital Walfredo Gurgel continua sofrendo com esse problema que é dos municípios”, afirmou a Fátima Pinheiro.


Há um ano, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel passava por uma grande crise de desabastecimento. Hoje, a realidade é diferente. A situação está estabilizada com abastecimento girando em torno de 85%. No entanto, essa situação pode ficar comprometida com a superlotação. A diretora Fátima Pinheiro conta que o Hospital está abastecido até março do próximo ano, já que nos próximos dias fecha-se o ano fiscal que só é reaberto no mês de março do próximo ano, impossibilitando qualquer compra durante esse período.


“Conseguimos correr contra o tempo para garantir o abastecimento. Colocamos Kanban (ferramenta de gestão) em todos os processos e agilizamos as nossas compras, mas infelizmente com essa superlotação os insumos vão acabar. É necessário que os municípios façam alguma coisa, antes que comecemos a ficar desabastecidos, por um problema que não depende da gestão interna. Temos insumos até março, mas com essa superlotação não podemos prever”, destacou a diretora. Fátima Pinheiro conta que diante da situação de superlotação, os profissionais já voltaram a ficar sobrecarregados e aumentou o número de afastamento por licença médica.

Prefeito assume, anuncia mudanças e Mossoró terá eleições em 90 dias

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD), é o novo prefeito – de novo. No final da manhã de hoje, o parlamentar reassumiu a Prefeitura da cidade, de forma interina, devido a mais uma condenação de Cláudia Regina (DEM) e Wellington Filho (PMDB), desta vez, no Tribunal Regional Eleitora (TRE), ocorrida na tarde desta quinta-feira. E, desta vez, o prefeito interino chegou assumindo mudanças e anunciando projetos, mostrando que, realmente, prevê ficar um bom tempo no cargo.

Essa é a terceira vez que Francisco José Júnior assume a Prefeitura de forma interina. Antes, ele já havia ocupado o cargo em outras duas oportunidades também por decisão da Justiça Eleitoral que, no primeiro grau, havia determinado o afastamento de Cláudia Regina e Wellington Filho. Como o TRE tem o entendimento que só decisões de segundo grau podem ter efeito prático, a Corte devolveu os cargos à dupla de gestores após poucos dias, fazendo o vereador voltar rapidamente ao cargo que ocupava na Câmara.

Agora, no entanto, a perspectiva é de uma vida mais longa na Prefeitura de Mossoró. A decisão que confirmou a cassação de Cláudia Regina e Wellington Filho não tem garantia de suspensão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por isso, diferente do que ocorreu nas outras vezes que a prefeita foi afastada, Francisco José Júnior não assumiu dizendo que “nada ia mudar”. Pelo contrário. Confirmou que pretende fazer alterações, até, no secretariado.

“Vamos fazer algumas poucas mudanças”, declarou Francisco José Júnior, antes de assumir o cargo. Além disso, o prefeito interino também anunciou que ainda hoje vai implantar o projeto “Gabinete Popular”, que pretende nas sextas-feiras atender ao povo de Mossoró para ouvir as reivindicações no Palácio da Resistência.

Criança de 10 anos morre em brincadeira com espingarda

A brincadeira de duas crianças com uma arma de fogo terminou vitimando fatalmente uma delas no município de Barcelona. Dois primos, de 10 e 12 anos, brincavam com uma espingarda dentro de casa quando um tiro foi disparado e atingiu a cabeça do mais novo. O ocorrido comoveu a cidade na tarde dessa quinta-feira (5).

Hemerson Kauã, de 10 anos, era primo da criança, de 12 anos, que segurava a arma no momento do disparo. Policiais acreditam que o tiro foi acidental, já que os dois brincavam e após a arma disparar e matar Hemerson, o outro ficou em estado de choque.

Além de Hemerson, o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) registrou outra morte por arma de fogo e uma por arma branca, sendo uma em Natal e outra no município de Tenente Ananias.


Felipe Christian Alves Bessa, 18 anos, foi morto a tiros na noite de ontem, por volta das 22h. O crime ocorreu na rua Santa Rita de Cássia, no conjunto Brasil Novo, na zona Norte de Natal. Ele teria entrado em luta corporal com dois homens, que acabaram disparando dois tiros de pistola 380 na cabeça do jovem. Moradores das proximidades afirmam que não o conhecem e nem a população nem a polícia tem suspeitas sobre a motivação do crime.

O outro homicídio registrado ontem foi de Veldelucia Pereira Amâncio Sales, de 46 anos. Ela foi morta em casa, na rua Maria Arlinda, no município de Tenente Ananias, vítima de arma branca.

Mãe procura filho desaparecido desde segunda em Mãe Luiza



Uma mãe procura pelo seu filho desaparecido desde a segunda-feira passada (2) no bairro de Mãe Luiza, na zona Leste de Natal. Maria de Lourdes da Silva, 71 anos, disse que seu filho Henrique Eduardo da Silva, de 14 anos, estava na casa da irmã quando saiu de casa e não voltou mais.

 Ana Paula da Silva, também filha de Maria de Lourdes, mora na rua Nova em Mãe Luiza, onde o menino estava passando uns dias, segundo a mãe, que reside no bairro Guarapes. Ontem (5), Maria de Lourdes recebeu ligação da filha dizendo que o irmão estava desaparecido desde segunda.

Henrique Eduardo trabalha no Alecrim, vendendo água e cerveja e teria sido ameaçado e teve material de trabalho quebrado por quatro homens que trabalham próximo à chamada Praça do Relógio, na rua Amaro Barreto. No mês passado, a mãe foi à delegacia para denunciar as ameaças, mas segundo ela os suspeitos intimados não compareceram à delegacia.

A mãe conta ainda que o filho, estudante de uma escola próxima à delegacia do Alecrim, estava sem ir às aulas com medo das ameaças que vinha recebendo.

Agnelo desconhece compromisso de Carlos Eduardo com Wilma ou Robinson para 2014

O deputado estadual Agnelo Alves (PDT) disse na manhã desta sexta-feira desconhecer qualquer compromisso político do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), com candidaturas ao governo do Estado para as eleições de 2014. “Ele não me falou sobre este assunto”, disse o deputado, ressaltando, entretanto, que “qualquer um” poderá ter o apoio do pedetista, desde que seja um nome em que ele realmente confie. “Ele não me falou sobre este assunto. Nunca falou a mim. Mas acho que o compromisso de candidato com ele é ser um bom governador para o RN. Pode ser qualquer um em que ele realmente ele confie. Ou governadora”.

Nesta quinta-feira a ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do PSB, revelou esperar contar com o apoio de Carlos Eduardo em eventual candidatura majoritária dela, especialmente se for ao governo do Estado. Ela disse que está conversando com vários partidos, como PC do B, PDT e PSD, e que espera contar com o apoio do PDT a seu nome, em caso de ser candidata. “Nós vamos conversar com Carlos Eduardo. Pelo menos estou convencida que conto com o apoio dele. Porque foi esse o compromisso que nós assumimos quando vim para apoiá-lo. Estamos todos juntos. Ele faz oposição (estadual) também”, afirmou ela.

Indagado sobre a existência desse compromisso, o ex-prefeito de Parnamirim Agnelo Alves não negou, nem confirmou. Apenas disse que Carlos Eduardo nunca lhe falou a respeito. “Ele não me falou sobre esse assunto. Não sei (se existe esse compromisso). Apenas digo que ele nunca me falou sobre este assunto”, disse o parlamentar estadual.

A declaração de Wilma de Faria causou certo impacto pelo ineditismo e por interessar ao vice-governador Robinson Faria (PSD), que também teria recebido a possibilidade de apoio de Carlos Eduardo, em eventual disputa pelo governo do Estado. Robinson é aliado de primeira hora do prefeito Carlos Eduardo, mas não desponta bem nas pesquisas de opinião até agora. Diferentemente de Wilma, que hoje lidera a corrida sucessória, em empate técnico com o ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB).

Equipe de futsal Prefeitura de Santa Cruz disputará titulo do “Campeonato de Repartições”



A Equipe de futsal formada por servidores da Prefeitura de Santa Cruz disputará a final do “Campeonato de Repartições” promovido pelo IFRN.

O time montado pela Diretoria enfrentará o time que reúne servidores dos Correios e Forum, que se juntaram para participar da competição.

A decisão acontece nesta quinta-feira (05) no Ginásio Marcilio Furtado, a partir das 19h, com entrada franca.









Obs: A imagem em anexo é meramente ilustrativa

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

"Mundo está de luto" Morre Nelson Mandela, líder mundial da luta pela igualdade



Nelson Mandela, símbolo da luta contra o preconceito e líder que guiou a África do Sul de uma ditadura segregacionista para uma democracia multirracial, morreu nesta quinta-feira, aos 95 anos. Figura inspiradora por sua incansável resistência ao regime racista do apartheid, Mandela construiu um dos mais belos capítulos da história do século XX ao se tornar o primeiro presidente eleito democraticamente na África do Sul, depois de passar 27 anos preso por sua oposição à ditadura.

O anúncio foi feito pelo presidente sul-africano Jacob Zuma. Em pronunciamento transmitido pela TV, ele disse que Mandela morreu em paz, em sua casa em Johannesburgo, em decorrência de uma prolongada infecção pulmonar. “Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu um pai. Apesar de sabermos que este dia chegaria, nada pode diminuir nosso sentimento de profunda perda”, disse Zuma, informando que o ex-presidente terá um funeral de Estado. 


A saúde de Mandela vinha se deteriorando nos últimos dois anos, principalmente por causa da infecção pulmonar – resquício de uma tuberculose contraída na prisão. O ex-presidente esteve internado em um hospital de Pretória por quase três meses, entre junho e setembro, respirando com a ajuda de aparelhos.  

No início desta semana semana, a filha mais velha de Mandela, Makaziwe, disse que seu pai estava lutando “em seu leito de morte”. "Cada momento, cada minuto com ele me assombra. Às vezes não acredito que sou filha desse homem que é tão forte, tão lutador", afirmou, em entrevista à TV estatal.

Como a postagem sobre Samuel Palhares tomou uma grande proporção, não podemos cometer a injustiça com o vereador de esclarecer algumas coisas aqui

Bem pessoal, para não cometer  uma injustiça com o vereador presidente Samuel Palhares, vou deixar claro aqui alguns pontos que vocês precisam saber: realmente o vereador foi visto conversando com o deputado Tomba Farias por mais de uma vez em uma mesa num local público de Santa Cruz; houve também a filmagem que fizeram para mim mostrar os dois. Agora o que eu quero deixar claro é que, não se sabe o assunto que estava sendo conversado pelos dois, se era de cunho político ou empresarial, pois os dois além de políticos também são empresários, e quando eu disse que Samuel estava cada vez mais perto do F5, isso foi uma opinião formada por mim, através da minha liberdade de expressão. Pois não é da minha índole cometer injustiça com ninguém aqui no blog nem em lugar nenhum.