quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Paulinho afirma que atitude de Betinho Rosado foi “mesquinha”

O vereador Paulinho Freire considerou “mesquinha” a atitude do deputado Betinho Rosado de tomar o PP do atual presidente, vereador Rafael Motta, segundo ele, “prejudicando a relação dos deputados, principalmente Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa, com o governo. A atitude de Betinho Rosado foi mesquinha, inclusive, correndo o risco dele próprio prejudicar-se com a perda do mandato”.

Paulinho Freire, que é o atual presidente do Diretório Municipal do PP em Natal, fez sérias críticas também à direção nacional do PP, afirmando: “a direção nacional não respeita ninguém e está transformando o PP como num partido de negócios”. Próximo integrante do PROS – Partido Republicano da Ordem Social, Paulinho Freire entende que o novo partido tem tudo para se consolidar no cenário político estadual como uma sigla forte eleitoralmente e competitiva comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta.


QUEM MAIS PERDE
No entendimento do vereador Paulinho Freire, quem mais perde com a atitude do deputado Betinho Rosado de tomar o PP do vereador Rafael Motta é o próprio partido, que segundo o vereador, poderá sofrer um processo de isolamento. “A direção do PP tem demonstrado muita instabilidade e pode ficar isolado na próxima eleição”, avalia, para em seguida exemplificar: “inicialmente o PP era presidido por Nélio Dias, depois esteve comandado pelo prefeito Benes Leocádio, posteriormente foi dirigido por Sérgio Andrade e atualmente é presidido pelo vereador Rafael Motta. No meu entendimento o futuro do PP chama-se isolamento”, ressalta Paulinho Freire.


BASE FORTE
“O PROS é um partido que nasce com uma boa base, já que contará inicialmente com 5 ou 7 deputados estaduais, com mais de 20 prefeitos e vários vereadores e deveremos eleger  1 deputado federal nas eleições do próximo ano”, prevê o vereador. Paulinho Freire conclui dizendo que a filiação dos vereadores do PP ao PROS será formalizada essa semana para posteriormente acontecer uma grande festa cívica, possivelmente com a presença de lideranças nacionais e filiados do novo partido.

Posteriormente, deverá haver a instalação das Comissões Provisórias em diversos municípios do Rio Grande do Norte e filiações de novos integrantes que não disputarão mandato nas eleições de 2014.

Vereadores mobilizam manifestantes para aprovar passe livre ainda hoje

O projeto que estabelece passe livre para estudantes (e não mais para desempregados) em Natal está perto de se tornar realidade. Isso é: se o vereador Júlio Protásio, do PSB, não conseguir desempenhar o poder de articulação dele e barrar a votação da medida em regime urgência, prevista para acontecer ainda na sessão de hoje, na Câmara Municipal de Natal, diante da manifestação agendada pelo Movimento Passe Livre.

Na noite desta segunda-feira, um grupo de cerca de 200 manifestantes já voltaram a interditar a BR-101, em frente ao shopping Via Direta, e prometido para hoje mais uma grande mobilização em frente à Câmara para cobrar a aprovação da medida.  Por sinal, ainda pela manhã, alguns estudantes já começavam a se concentrar na frente da Casa Legislativa municipal, antecipando o protesto que deverá ser realizado à tarde.

Apesar dos protestos, articulados também pelos vereadores “de esquerda” Amanda Gurgel (PSTU), Marcos Antônio (PSOL) e Sandro Pimentel (PSOL) para “facilitar” a aprovação do passe livre, a aprovação da medida não está garantida. Afinal, terá que ser votada em regime de urgência, uma vez que o vereador Júlio Protásio, mesmo conhecendo o projeto e, até, já tendo feito emenda a ele, pediu vistas na Comissão de Finanças e adiou a aprovação por, pelo menos, uma semana.

Segundo a vereadora Amanda Gurgel, o grupo dos parlamentares de “esquerda”, propositor da medida, já tem os 10 votos necessários para aprovar o regime de urgência e levá-la à votação (serão necessários 20 votos favoráveis para aprová-lo). Contudo, a Prefeitura até quer que o passe livre, mas não agora, porque isso significaria gastos municipais nisso. Quer a aprovação no futuro, quando forem viabilizados os investimentos federais na gratuidade.

Dessa forma, é bem provável que Júlio Protásio trabalhe, hoje, para adiar a votação em regime de urgência, minando os parlamentares que já anunciaram apoio a Amanda Gurgel, Sandro Pimentel e Marcos do PSOL.

Ricardo Motta vai levar deputados para oposição e isolar Governo na Assembleia

Antônio Jácome, do PMN; Getúlio Rêgo, José Adécio e, talvez, Leonardo Nogueira, do DEM. É a esses quatro deputados estaduais que deverá ficar reduzida a bancada do Governo na Assembleia Legislativa, com a ida de, pelo menos, sete parlamentares para o novo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), que terá perfil oposicionista no Rio Grande do Norte e será liderado pelo presidente da Casa Legislativa, Ricardo Motta.

A ação do presidente da Assembleia, que esteve ao lado da governadora Rosalba Ciarlini durante boa parte do Governo do DEM, é uma resposta a ação do deputado federal Betinho Rosado, cunhado da gestora estadual. Na semana passada, Betinho tomou a presidência do PP do vereador Rafael Motta, filho de Ricardo, e acabou com a articulação da família para tornar o Partido Progressista uma das maiores siglas do RN.

Acabou com o objetivo de reforçar o PP, mas não com a intenção de formar uma das maiores siglas do RN. Depois de cogitar ir para o PS, Ricardo Motta deverá mesmo é se mudar para o PROS, levando consigo Raimundo Fernandes, que também já havia conseguido a desfiliação do PMN na semana passada e está livre para mudar de partido.

Contudo, isso não deverá ser o suficiente nos planos de Ricardo Motta. Nomes como os dos deputados Vivaldo Costa (PR), Gilson Moura (PV), Gustavo Carvalho (PSB) e Ezequiel Ferreira (PTB) estão na lista, mesmo eles não tendo conseguido a desfiliação na Justiça Eleitoral ainda. Por se tratar de um novo partido, podem migrar sem correr risco de sofrer a perda do mandato por infidelidade partidária.

Ricardo Motta ainda estaria utilizando o mesmo “argumento” para levar outros políticos para o PROS, que será presidido nacionalmente pelo governador do Ceará, Cid Gomes. Prefeitos (como o de Assu, Ivan Júnior, do PP), vice-prefeitos e vereadores, incluindo na lista o presidente da Câmara Municipal de Natal, Albert Dickson.

OPOSIÇÃO
Apesar de provocar mudanças em todo o panorama político do RN, a reação do presidente Ricardo Motta vai resultar em uma alteração, principalmente, na Assembleia Legislativa, reduzindo a bancada governista a, apenas, quatro parlamentares (das 24 cadeiras que a Casa tem): Getúlio Rêgo, José Adécio e Leonardo Nogueira, os três do DEM, e Antônio Jácome, do PMN.

Isso porque essa nova sigla de Ricardo Motta deverá ter um perfil oposicionista no RN, se somando ao bloco de oposição já composto por PMDB (Hermano Morais, Nélter Queiroz, Gustavo Fernandes e Walter Alves), PSB (Márcia Maia, Tomba Farias e Larissa Rosado) e mais Fernando Mineiro (PT), Agnelo Alves (PDT), Fábio Dantas (PC do B), Gesane Marinho e José Dias (PSD). Kelps Lima, também sem partido, deverá ir para o Solidariedade.

Um cenário nada positivo para o último ano do Governo Rosalba Ciarlini, quando a gestão estadual dependerá do apoio da Assembleia para votar medidas importantes como, por exemplo, o orçamento de 2014 e, principalmente, o pedido de impeachment, que se basearia na falta de investimentos mínimos da gestão estadual na Educação.

PREOCUPAÇÃO
Com a reação nada favorável de Ricardo Motta, o Governo do Estado já começou a se preocupar com a perda de apoio parlamentar. Tanto que o secretário-chefe do Gabinete Civil (e marido de Rosalba), Carlos Augusto Rosado, do DEM, já teria até tentado interferir na ação do irmão, Betinho Rosado, e pedido para que ele não assumisse o PP e sim, apenas, se filiasse ao partido.

Nem essa tentativa de articulação, no entanto, teria agradado Ricardo Motta, que seguiu firme no intuito de se filiar ao PROS e não mais ao PP. Até as fichas de filiação da nova sigla já teriam chegado ao Estado para serem preenchidas pelos parlamentares – eles têm até sábado para ingressar no partido que disputarão as eleições em 2014.

Essa recusa diante da tentativa de articulação de Carlos Augusto teria sido consequência, principalmente, da forma como Betinho tratou o caso, sem nem ao menos ter comunicado os envolvidos no PP antes de tomar qualquer decisão política.

Fontes relatam que Betinho Rosado se reuniu com o presidente da Assembleia na semana passada para, apenas, comunicar que estava assumindo o PP e, desconsiderando todas as notícias relacionadas à ida de Ricardo Motta para o partido, apenas perguntou: “E você, vai para qual sigla mesmo?”. Ricardo não respondeu.

Depois, para não parecer uma atitude autoritária, Betinho Rosado se mostrou mais atencioso e disse que administraria o partido junto com o vereador Rafael Motta. Porém, isso não seria possível devido aos interesses conflitantes dos dois: Betinho quer garantir a sigla na base aliada da governadora, enquanto Rafael Motta e os demais deputados que se filiariam a ele, querem a liberdade para poder escolher qualquer outro projeto político.

É importante lembrar, também, que a ida de Betinho Rosado para o PP, ainda mais na condição de presidente, não foi em nenhum momento tratada pelo diretório estadual do partido. Betinho Rosado conseguiu a mudança por meio de uma articulação nacional, baseada no perfil conservador da sigla, que prefere continuar governista mesmo que, no caso do Rio Grande do Norte, isso represente muito mais uma preocupação política do que um benefício – dado o alto grau de desaprovação popular.

Sem clima no DEM, Leonardo Nogueira também pode ir para partido de oposição a governadora

A base aliada de Rosalba Ciarlini, que já está encolhida, pode ficar ainda menor até o final da semana. Isso porque um dos parlamentares convidados para ingressar na nova sigla do presidente Ricardo Motta foi, justamente, o deputado estadual Leonardo Nogueira. O parlamentar do DEM, há um bom tempo, já manifesta a insatisfação dele com o partido, o que teria se agravado com a ida da mulher, a ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, para o PMDB, sigla de oposição ao Governo Rosalba.

Se confirmando, isso representaria o esvaziamento quase que total da base aliada, restando a ela apenas Getúlio Rêgo, que é o líder governista na Casa, e José Adécio. E lembrar que no começo do ano, a base aliada de Rosalba Ciarlini era composta por 13 parlamentares, somando-se aos democratas e a Antônio Jácome, os outros dois do PMN (Ricardo Motta e Raimundo Fernandes), os quatro do PMDB e os três do PR.

De qualquer forma, a insatisfação de Leonardo Nogueira já não é recente com o DEM. O deputado faz várias críticas ao Governo Rosalba Ciarlini durante o ano, que se somaram a mudança de partido de Fafá Rosado para evidenciar uma suposta falta de clima dele dentro do Democratas.

Afinal, para quem não lembra, Fafá deixou o partido após dois mandatos como prefeita de Mossoró, mas sem fazer parte dos planos do Governo do Estado ou sem perspectivas de apoio e condição de reeleição para cargos eletivos no próximo ano (o partido já tem três deputados estaduais e um federal e deverá trabalhar para a reeleição deles).

É importante ressaltar, no entanto, que apesar das especulações relacionadas a mudança de partido de Leonardo Nogueira, o parlamentar, em contato com a jornalista Thaisa Galvão, teria descartado a possibilidade de mudança de partido neste momento. Ele seguiria no DEM e tentaria a reeleição para a Assembleia Legislativa pelo partido.

América perde no Nazarenão

A injeção de adrenalina que o time do América havia recebido com o empate diante do Palmeiras, no Pacaembu, perdeu o efeito ontem no Nazarenão, quando a equipe natalense foi batida pelo Bragantino por 2 a 0 e complicou o seu plano de abrir um pouco mais de distância da zona de rebaixamento. Ao contrário disso, ele viu seus adversários mergulhados na zona de degola, encostarem de forma definitiva, o que daqui por diante não irá mais permitir espaços para erros. Os gols do jogo foram marcados por Lincom, ambos na primeira etapa. O América volta a campo sexta-feira, quando vai enfrentar o Sport na Ilha do Retiro pela 27ª rodada.

O treinador Pintado surpreendeu na escalação do América para encarar o Bragantino e não demorou a ser surpreendido pelo time paulista, que jogando um futebol que lembra muito aquele praticado na Inglaterra, abriu o placar logo aos 2 minutos de partida, se aproveitando de um erro de recomposição dos americanos na defesa. A jogada do gol começou num lance perdido por Tiago Adan no ataque alvirrubro, em que o centroavante pediu falta, que o juiz não marcou. Léo Jaime recebeu o passe, desceu em velocidade, percebeu o deslocamento de Lincom e cruzou na medida para o camisa nove desviar de cabeça e fazer 1 a 0.

Após o gol o time natalense continuou vacilante e por pouco o zagueiro Raphael Almeida - que teve tempo de matar a bola no peito dentro da área, se ajeitar e chutar- não ampliou. Edson Rocha cortou para escanteio. Para não dizer que não assustou, o América teve excelente oportunidade com Vinícius Pacheco, aos 36, que após receber belo passe de Tiago Adan, chutou e viu o goleiro Leandro tirar com o pé. Esse foi o lance mais agudo dos potiguares e Pintado reconheceu o erro de escalação aos 29 minutos, quando trocou Daniel por Vinícius Pacheco.

A tarefa defensiva do Bragantino foi facilitada pela insistência americana e jogar as bolas altas na área. Os três defensores paulista mais o goleiros, todos próximos de 1m90cm de altura levaram vantagem na maioria dos lances. Quando tudo parecia caminhar para o intervalo da forma como estava, Magno Cruz acelerou outra puxada de contra-ataque e deu um belo passe para Lincom, que novamente não perdoou e mandou a bola para o fundo da rede (2 a 0), dificultando ainda mais a situação do alvirrubro para o segundo tempo.

Com pressa de diminuir a diferença, o América confundia velocidade com pressa e continuava pecando num ponto que seu comandante já havia reclamado no empate diante do Palmeiras: o erro no último passe.

ABC conquista primeiro triunfo longe do Frasqueirão



Demorou 14 partidas, mas, o ABC, finalmente, conquistou sua primeira vitória como visitante na série B do Brasileiro. Foi na noite dessa terça-feira, diante do Atlético/GO, por 1x0, no estádio Serra Dourada. O gol do jogo foi marcado por Júnior Timbó, no segundo tempo da partida. Com o resultado, a equipe potiguar chegou aos 26 pontos e deixou a última colocação da tabela, posição que ocupava desde a quarta rodada da competição. Essa foi a terceira vitória seguida abecedista dentro da disputa. O próximo compromisso é contra o Palmeiras, sábado, no Frasqueirão.

 O primeiro tempo de jogo foi de poucas oportunidades gols. O ABC chegou com perigo por duas vezes. A primeira com Rodrigo Silva, em um chute forte, rasteiro, de fora da área, que Márcio fez boa defesa e depois com Júnior Timbó. O goleiro do Atlético/GO saiu errado do gol e a bola acabou sobrando livre para a camisa 7 abecedista, que dominou na área, se livrou do marcador e chutou forte. Mas, Márcio conseguiu se recuperar e faz uma grande defesa.

Os donos da casa pouco assustaram o gol defendido por Wilson Júnior. As principais jogadas eram criadas pelas laterais e cruzamentos na área. A defesa do ABC, bem colocada dentro de campo, conseguiu suportar os ataques atleticanos e afastava o perigo da sua área.

Na volta do intervalo, logo aos quatro minutos, o ABC marcou seu gol. Giovanni Augusto deu grande passe para Rodrigo Silva, pela direita, a defesa do Atlético/GO parou pedindo impedimento, o lance prosseguiu, o atacante alvinegro avançou, invadiu a área e tocou para o meia da área, onde Júnior Timbó estava livre para tocar, abrir o placar e marcar seu primeiro gol com a camisa alvinegra.

Depois de sofrer o gol, o técnico do Atlético/GO, PC Gusmão, colocou os atacantes Anselmo e Diego Lira para tentar empatar. O time cresceu, melhorou, pressionou o ABC, mas não conseguiu concluir com perigo. Na única chance, Anselmo desviou de cabeça e Wilson Júnior fez grande defesa.

Durante quase todo o segundo tempo, o jogo ficou resumido a pressão do Atlético/GO e o ABC se defendendo até o apito final do árbitro, selando a primeira vitória abecedista fora de casa na competição.