segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Belezas do Rio Grande do Norte


Garibaldi defende candidatura do PMDB e lança Geraldo Melo e Fernando Bezerra

O Jornal de Hoje destaca que o ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), disse hoje que o PMDB não abrirá mão de ter candidatura própria a governador do Rio Grande do Norte nas eleições de outubro de 2014. Em entrevista ao “Jornal da Cidade” (94 FM), ele se colocou como opção da legenda para disputar o governo novamente.
Garibaldi afirmou que foi feito um acordo em que ele e outras lideranças do PMDB, inclusive o presidente de honra da sigla, ex-senador e ex-governador Geraldo Melo, e o empresário Fernando Bezerra (PMDB), se postam como pré-candidatos do partido, ao lado do líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Walter Alves (PMDB), e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo (PMDB).
Além desses, há possibilidade de o PMDB receber até setembro a filiação de alguém que possa se candidatar pelo partido. Neste caso, os nomes em vista seriam os empresários Flavio Rocha, da Riachuelo, e Marcelo Alecrim, da Ale. Ambos foram convidados por Henrique para se filiar ao PMDB e se candidatar a governador. O prazo para filiação com vistas à disputa eleitoral do ano que vem vai até o final de setembro.

Vereador de São José do Campestre é cassado na tarde de hoje (02)


Na tarde desta segunda feira (02), foi cassado o Vereador José André de Mendonça (Dedé Mendonça), 6 votos a 0, ou seja, todos os desembargadores votaram a favor da cassação do mandato do vereador Dedé Mendonça.

Justiça autoriza Polícia Militar a fazer trabalho da Polícia Civil no RN


Policiais militares de quatro cidades da região Oeste do Rio Grande do Norte foram autorizados pela Justiça a realizar o trabalho da polícia judiciária. Uma portaria publicada na última sexta-feira (30) na Comarca de São Miguel autoriza a PM a lavrar autos de prisão em flagrante e termos circunstanciados de ocorrência (TCOs). A determinação vale até a retomada dos serviços prestados por escrivães, delegados e policiais civis, atualmente paralisados pela greve das categorias no estado. Além de São Miguel, a portaria se estende aos municípios de Coronel João Pessoa, Venha Ver e Doutor Severiano.

Com o atendimento restrito às delegacias de plantão de Natal e Mossoró em razão da greve, os policiais militares afirmam não ter condição de viajar sem comprometer a segurança na cidade. São Miguel fica a 444 quilômetros da capital e 190 quilômetros de Mossoró. O coronel Romualdo Borges Farias, responsável pelo comando da PM em 32 cidades da região, explica que além de desguarnecer os municípios, a corporação também enfrenta dificuldades com a falta de combustível.

A portaria é assinada pelo juiz Felipe Barros, que foi designado para a Comarca de São Miguel. O magistrado explica que usou a consciência para tomar a decisão. "Como juiz e cidadão me vi compelido a tomar essa atitude drástica. O que vem acontecendo é um constrangimento sem tamanho", afirma Barros, em referência às dificuldades que a Polícia Militar das cidades vem encontrando para realizar os flagrantes.
 
Em São Miguel, o pelotão da PM só possui um carro e quatro policiais trabalhando diariamente. "O efetivo é pouco, mas na medida do possível estávamos fazendo o trabalho. Agora quando precisamos fazer o flagrante em Mossoró, deslocamos o carro e pelo menos dois policiais. Além disso, o combustível só possibilita uma viagem de ida e volta", relata o subtenente Manoel Pedro da Silva, comandante do pelotão.

Antes da portaria ser publicada, uma audiência pública foi promovida em São Miguel para discutir a situação, na qual a PM da cidade garantiu ter condições de assumir o encargo da Polícia Civil. Para o subtenente Pedro, a mudança vai amenizar os problemas do deslocamento de carro e policiais. Os autos de flagrante e TCOs serão realizados no prédio do pelotão da cidade. Até o momento nenhum flagrante foi feito nas quatro cidades cobertas pela decisão.

Jiboia com quase 3 metros é achada em terreno da Emparn

Uma jiboia de 2,70 metros foi encontrada no terreno onde funciona a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

O animal foi levado para o Aquário Natal, no litoral Norte da capital potiguar, onde está na área de quarentena.

De acordo com o biólogo Douglas Brandão, do Aquário Natal, a jiboia será enviada para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para ser libertada. “O animal passou pelo setor de veterinária e está tudo bem. Ela já pode ser solta”, explica.

Brandão acrescenta que por se tratar de um animal muito grande, a opção foi mantê-lo preso até a chegada do Ibama. A jiboia é da espécie Boa constrictor e não é peçonhenta.

Governo do RN promete pagar salários atrasados ainda nesta 2ª-feira

O Governo do Rio Grande do Norte enviou nota, na manhã desta segunda-feira (2), onde informa que técnicos da Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças, junto com o Instituto de Previdência Social do estado (Ipern), estão reunidos para identificar a origem do problema que gerou a falta de pagamento de agosto dos servidores aposentados e pensionistas. O governo ainda admitiu que também houve atraso no pagamento dos policiais civis. O repasse deve ser feito ainda nesta segunda.

Policiais civis, aposentados e pensionistas deveriam ter recebido o salário de agosto na última sexta-feira (30). Na manhã desta segunda, contudo, o Ipern informou que não houve o repasse de um valor de R$ 25 milhões referente a um déficit no fundo de previdência do Estado.

"A Assessoria de Comunicação do Governo do Estado informa que os técnicos da Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças junto com o Ipern – Instituto de Previdência do RN – estão reunidos desde o início da manhã para identificar a origem do problema e dar uma solução o mais rápido possível. A expectativa é que o pagamento seja feito ainda hoje", diz a nota.

Serviço de ultilidade pública do blog ( Vende uma casa nova no Maracujá)





Vende-se casa no bairro Maracujá, rua calçada, ótima localização, podendo ser financiada pela caixa, escritura publica. Área/garagem, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, 3 quartos, sendo 1 suite, quintal amplo. Falar com Jorginho Construtor. 99725032

E surge uma questão, ou melhor uma sugestão, a chapa dos sonhos PMDB, PSB e PT em 2014...

E aqui no curso do SICONV promovido pela Fundação Ulisses Guimarães - FUG/RN, quando conversava com alguns militantes partidários, surge a chapa dos sonhos de muitos Potiguares e seria bem assim:

PMDB - indica Walter Alves para Governador;
PSB - indica Marcia Maia pra Vice - Governadora e Wilma Dep. Federal e
PT - indica Fátima para o Senado Federal e Mineiro para Dep. Federal na vaga de Fátima.

Pronto, essa seria a chapa que muitos no RN estão sonhando, agora nos resta dar tempo ao tempo.


Trabalhadores da EMATER e FJA fazem greve de advertênica por cinco dias a partir desta segunda (02)

O desmantelamento do Governo Rosalba Ciarlini levou mais uma vez os trabalhadores da EMATER e da Fundação José Augusto a uma greve de advertência de 5 dias, começando nesta segunda (02).

Há uma pauta de cada um desses dois órgãos entregue desde março deste ano para discussão com o Governo, em que consta vários pontos desde a reposição das perdas salariais do período  até o pagamento do saldo remanescente dos Planos, condições de trabalho, etc.

A reivindicação principal dessas duas categorias é o pagamento do restante dos 70% dos Planos de Carreira, os quais têm decisões judiciais com trânsito em julgado. Já no caso da FUNDAC e IPERN,  as perdas acumuladas já somam mais de 30%, o que requer a negociação imediatamente. Entretanto, como o Governo não dialoga, provavelmente não haverá outro jeito senão também o recurso da greve.

Além de não reajustar os salários de alguns setores do funcionalismo elevando as perdas a níveis aviltantes, proibiu por 90 dias a concessão de férias e de licenças, o que contraria a lei, além de ter, em julho, surrupiado o pagamento do terço das férias concedidas em junho.

Nesta quinta-feira (05) haverá um ato no Centro Administrativo de Natal em busca de negociações junto ao Governo.                                       







Informações: Sinai/RN

Segundo Jackson Félix ( JK do Blog o Paralelo) Hoje tem mandato cassado em São José do Campestre - RN

Segundo o amigo JK, São José do Campestre hoje (02) de Setembro de 2013, terá mais um na sua história com mandato cassado. Depois do ex-prefeito Laércio José de Oliveira, que foi eleito prefeito em 2008 e teve seu mandato cassado, agora três vereadores tem processos tramitando na justiça e hoje talvez saia o resultado do julgamento de um deles e o que se espera deste resultado é a condenação com a perca do mandato. Caso algum vereador seja cassado assumirá a vaga o primeiro suplente o advogado Dr. Fernandes Braga.

Campanha para estimular o consumo de peixes no Brasil começa nesta segunda-feira.

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) promoverá em todo o Brasil, entre os dias 1º e 15 de setembro, a X Semana do Peixe.

O evento tem o objetivo de estimula o consumo de pescado no país, por meio do envolvimento de supermercados, bares e restaurantes, escolas, centros de saúde, empresas e instituições na divulgação de diversas iniciativas em torno do pescado.

Estão sendo programados cursos, palestras, seminários, festivais gastronômicos, degustações, campeonatos, promoções em supermercados, venda a preços populares nos caminhões-feira do peixe e povoamento de alevinos (filhotes de peixe) em açudes e represas com objetivo de ampliar a produção.

Prefeita Fernanda Costa abre oficialmente a Semana de Pátria em Santa Cruz


Na manhã ensolarada deste domingo, 1º de setembro, dezenas de pessoas compareceram à Praça Presidente Vargas (Praça da Matriz) para prestigiar a abertura da Semana da Pátria, promovida pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz.
A solenidade, que contou com a presença da Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, e de vários secretários e colaboradores da administração pública municipal, teve início com a chegada do Fogo Simbólico da Pátria, que foi trazido da cidade de São Bento do Trairi por escoteiros, maratonistas, ciclistas e motociclistas. A chefe do executivo municipal recebeu da escoteira Gisele o Fogo Simbólico em ato que serviu para declarar aberta as comemorações pelos 191 anos de independência do Brasil. Em seguida, ocorreu o hasteamento das bandeiras do município, do RN e do Brasil.
Em sua fala, a Prefeita Fernanda Costa disse que o momento é de reflexão e ressaltou a importância da união de todos para a construção de uma sociedade melhor. "Essa Semana da Pátria deverá ser uma semana para refletirmos. O Brasil vive hoje um momento de inquietação, um momento em que muitas coisas estão sendo questionadas e podemos aproveitar essa semana para refletirmos. Para refletirmos que o município, um estado, uma nação é feito por cada um de nós cidadãos e cada um de nós tem um papel importante na construção e na mudança da nossa sociedade. Não podemos achar que isso depende apenas dos governantes, e falo aqui agora como cidadã e conclamo a todos os santa-cruzenses: vamos nos dar as mãos, porque se construirmos um município melhor vamos estar construindo um estado melhor, uma nação melhor", disse Fernanda Costa.
A solenidade foi encerrada com a Prefeita Fernanda Costa proferindo a seguinte frase: "Declaro aberta a Semana da Pátria no município de Santa Cruz"
A Semana da Pátria será realizada de 1º a 08 de setembro e contará em sua programação com hasteamento e arreamento dos Pavilhões todos os dias, lançamento do livro "A Presença da Mulher na Literatura do RN" e lançamento do Caderno Mosaico, na sexta-feira (06), no Teatro Municipal Candinha Bezerra. No dia 07 acontece o desfile cívico com a participação de várias instituições do município e que homenageará personalidades femininas do RN e no dia 08 o encerramento da programação com a realização do 2º passeio ciclístico cultural.


Via: Blog do Édipo Natan

Assembleia Legislativa presta homenagem aos blogueiros nesta seguda feira (02)

Nesta segunda-feira (02), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte presta homenagem aos blogueiros potiguares pelo seu dia, que a partir de então passa a ser 2 de setembro.
Para celebrar a data, haverá uma sessão solene no Plenário Clovis Motta a partir das 9h30. A homenagem é uma iniciativa dos deputados Ricardo Motta, Kelps Lima e Fabio Dantas.

DIA DO BLOGUEIRO DO RIO GRANDE DO NORTE

Dia 2 de setembro – Segunda-feira
Às 9h30
Assembleia Legislativa
Plenário Clovis Motta

Após chuvas de agosto, previsão é de sol no início de setembro


 O mês de setembro começa o oposto dos últimos dias de agosto, com manhãs ensolaradas e possibilidades de chuva durante a noite. A previsão, de acordo com o portal Climatempo, é de temperaturas entre 29ºC e 21ºC nesta segunda-feira (2).

 Apesar das manhãs de sol, há nuvens de manhã, podendo também chover à tarde. Mas, essa mudança não deve durar muito. A previsão volta a incluir pancadas de chuva durante o dia na quarta-feira (4), com temperatura máxima prevista de 28ºC. Nos demais dias da semana, a previsão é de tardes e noites nubladas e possibilidade de chuvas.

 No fim da semana passada, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou 24,3 milímetros de chuvas entre a quinta (29) e a tarde de sexta-feira (30). De acordo com o órgão, o mês de agosto foi considerado chuvoso em 16 cidades do estado e muito chuvoso em outras nove, todas no litoral potiguar. Em 98 cidades distribuídas nas demais regiões do RN, o clima foi considerado muito seco.

PMs e suspeitos trocam tiros durante assalto a posto na zona Sul de Natal

Uma tentativa de assalto a um posto de combustíveis na avenida Jaguarari, na zona Sul de Natal, terminou em troca de tiros entre policiais militares e suspeitos na manhã desta segunda-feira (2). As informações são da própria Polícia Militar. O carro da polícia foi alvejado, segundo o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da corporação.

Os suspeitos fugiram pelo prolongamento da avenida Prudente de Morais, onde abandonaram o carro, um Ecosport.

Agência dos EUA teria espionado Dilma

Reportagem veiculada neste domingo, 1º, pelo programa Fantástico, da TV Globo, afirma que documentos que fariam parte de uma apresentação interna da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, e estariam classificados como ultrassecretos, mostram a presidente Dilma Rousseff e o que seriam seus principais assessores como alvos de espionagem.

O governo brasileiro vai convocar novamente o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, para falar sobre nova denúncia de suposta espionagem do governo norte-americano.

A reportagem foi feita em coautoria com o jornalista Glenn Greenwald, correspondente do jornal britânico The Guardian que vive no Rio de Janeiro e revelou o esquema de espionagem eletrônica do governo americano, denunciado pelo ex-prestador de serviço da NSA Edward Snowden. Os documentos, diz a matéria, foram entregues por Snowden a Greenwald durante um encontro dos dois em Hong Kong.

De acordo com a reportagem, entre os documentos está uma apresentação chamada "filtragem inteligente de dados: estudo de caso México e Brasil". Nela, aparece o nome da presidente do Brasil e também o do presidente do México, Enrique Peña Nieto, que aparece como então candidato à presidência daquele país, segundo o Fantástico.

O nome de Dilma, de acordo com a reportagem, está, por exemplo, em um desenho que mostraria sua comunicação com assessores. Os nomes destes, no entanto, estão apagados. O documento cita programas que podem rastrear e-mails, acesso a páginas na internet, ligações telefônicas e o IP (código de identificação do computador utilizado), mas não há exemplos de mensagens ou ligações.

Também não há nos papéis nenhuma afirmação de que houve espionagem. Nas páginas do suposto esquema de espionagem, no entanto, aparecem a palavra "sucesso" para se referir à suposta ação e a afirmação de que o processo "pode ser repetido", diz o Fantástico.

Segundo a reportagem, a parte referente ao Brasil traz como objetivo da suposta espionagem "melhorar a compreensão dos métodos de comunicação e dos interlocutores da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e seus principais assessores".

Outros documentos citam ainda que a agência americana se dedica ao acompanhamento de questões comerciais referentes a vários países, entre eles o Brasil, e cita a relação com o País entre os desafios geopolíticos para os Estados Unidos, segundo a reportagem.

De acordo com o Fantástico, Snowden, asilado na Rússia, afirmou que não poderia comentar o conteúdo dos papéis, uma imposição do governo que o abriga hoje.

Convocação. A denúncia foi tema de reunião realizada neste domingo entre Dilma e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ficou decidido que o Itamaraty vai convocar o embaixador dos Estados Unidos para cobrar explicações e que o governo brasileiro irá recorrer à ONU e a outros órgãos internacionais contra ações de espionagem.

Em junho, Snowden revelou aos jornais The Guardian e Washington Post documentos sobre o programa secreto de espionagem norte-americano, que teve como alvo cidadãos de outros países, incluindo o Brasil.