sábado, 30 de maio de 2015

Dra. Fernanda e Tomba ampliam sua base política.‏


Uma grande novidade agitou a classe política na última sexta feira(29), e deve estar sendo o burburinho da cidade neste final de semana.
O Deputado Tomba e a Prefeita Fernanda receberam um reforço político para a base governista em Santa Cruz. Trata-se da adesão do Vereador Junior dos Bodes, que afirmou acreditar no projeto político do grupo.
Em conversa com o blog, Junior confirmou que sempre teve afinidade com Tomba e que conversou com ele e com a Prefeita Fernanda e decidiu passar a integrar a base do governo pois tem constatado que o município se desenvolveu com a atuação dos líderes em prol da cidade. Junior também disse estar convencido de que sua decisão é o melhor caminho para contribuir ainda mais com Santa Cruz.
Na foto, Dra. Fernanda, Ex-vereador Thiago Fonseca, Vereador Junior dos Bodes e o Deputado Tomba.

"Falta de compromisso" Servidores protestam contra Governo Robinson


Durante a manifestação ocorrida na Cidade Alta de sindicalistas e trabalhadores, das iniciativas pública e privada, contra o ajuste fiscal do Governo Federal, na tarde de ontem(29), os servidores públicos estaduais também protestaram contra o governo Robinson Faria pela não garantia de acordos trabalhistas firmados na gestão anterior. Os professores e técnicos administrativos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) já estão em greve desde a segunda-feira (25). Já os servidores da saúde aprovaram, ontem, indicativo de paralisação para o próximo dia 11.

O vice-coordenador do Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde), Manoel Egídio Júnior, explicou que “se não sair alguma resposta positiva do governo” na reunião desta quarta-feira (3) com o secretário estadual do Planejamento, Gustavo Nogueira e com a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, a deflagração da greve está mantida. Os servidores da Uern reivindicam a aplicação do reajuste de 57%, escalonado em quatro parcelas anuais de abril deste ano até 2018, que foi acordado no governo anterior e não está sendo cumprido.

Ontem, o governo estadual emitiu nota a respeito da greve dos servidores da Uern, em que o governador Robinson Faria  informa que após os levantamentos do impacto financeiro, está impossibilitado de conceder o reajuste em mface dos limites legais da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O governador fez apelo para que os servidores retornem ao trabalho.

O presidente do Sindicato dos Agentes da Polícia Civil (Sinpol), Paulo César de Macedo, confirmou que está mantida a paralisação de advertência de 48 horas dos servidores do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), nos dias 2 e 3 de junho, para cobrar do governo o envio do Estatuto dos funcionários do  órgão para votação na Assembléia Legislativa do  RN.  Paulo de Macedo informou que os escrivães e agentes de Polícia Civil não aprovaram nenhum indicativo de greve, pois aguardam a publicação das promoções que deviam ter saído em  março. Caso isso não ocorra agora, já em 22 de junho está prevista assembleia para definir estratégias de pressão junto ao governo.

Aedes: um mosquito e três doenças


Chikungunya e o zika vírus entraram no território brasileiro, entre 2014 e este ano, mas ainda hoje é de difícil definição até mesmo  depois de um atendimento médico. Para as autoridades de saúde pública, o importante é saber que essas duas novas doenças circulantes no Brasil são “primas” da dengue porque têm o mesmo transmissor: o Aedes aegypti. A zika já infectou, no mínimo, 18 pessoas no Rio Grande do Norte, quadro confirmado por exames.  Mesmo com milhares de casos suspeitos de chikungunya no Estado, até agora nenhum deles foi comprovado em laboratório. Nesse caso, especialistas cogitam a possibilidade de um manejo incorreto das amostras de sangue que seguiram para laboratórios de referência fora do Estado, já que a realidade nos pronto-atendimentos é diferente.  

Não é raro encontrar  relatos de pessoas que ficaram,   em média, por uma semana com os sintomas característicos de chikungunya: dores e inchaços nas articulações. Esses dois sintomas associados à febre e moleza no corpo já geram as suspeitas da doença originária da Tanzânia. 

A dona de casa Gisoneide Gomes de Lima,  48 anos,   que semana passada abriu as portas de sua casa para nossa equipe de reportagem, também apresentou esses sintomas. “Já tive dengue duas vezes, mas faz umas semanas que eu tive uma doença que inchou minhas juntas e eu não podia nem fechar os dedos de tanta dor”, descreveu a moradora. 

Segundo ela, o médico que a atendeu não deu o diagnóstico com precisão, mas fez a recomendação para tratamento dos sintomas. “Passou um remédio e mandou tomar bastante água e suco”, contou. Não custa lembrar que o tratamento de zika, chikungunya e dengue é idêntico: uso de paracetamol e intensa hidratação. 

Prefeitura intensifica ações na Zona Rural de Santa Cruz no apoio ao Homem do Campo


As ações na Zona Rural de Santa Cruz realizadas pela Prefeitura Municipal estão sendo intensificadas com o objetivo de melhorar as estruturas de barreiros, cacimbas e barragens e, dessa forma, amenizar os efeitos da seca que atinge a região.

De acordo com o Secretário de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros (Dudu), do início abril até meados de maio já foram construídos ou recuperados mais de 40 barreiros.

Diversas ações importantes de convivência com a estiagem estão sendo realizadas pela Prefeitura em parceria com órgãos como o Exercito Brasileiro, através da “Operação Pipa”, para dotar a Zona Rural de melhores condições hídricas.


ABC vence a segunda fora de casa


O futebol certamente ficou longe daquilo que o treinador Gilmar Dal Pozzo pretende ver a equipe jogar, mas demonstrando muita determinação na marcação ao adversário, o ABC bateu o Santa Cruz por 1 a 0, no estádio do Arruda, mesmo tendo Ronaldo Mendes expulso na metade do segundo tempo. Com a segunda vitória como visitante, o alvinegro se recupera do tropeço diante da Luverdense, quando atuou como mandante, e na próxima terça-feira volta a campo para enfrentar o Bragantino, no Frasqueirão. Kayke marcou o único gol da partida, no dia em que a diretoria confirmou o acerto com atacante Edno.

Vindo de uma goleada por 4 a 1, sofrida em Minas diante do América Mineiro, o Santa Cruz foi para a campo disposto a dar uma resposta positiva aos seus torcedores, que comparecerem em número reduzido ao estádio do Arruda devido o dia chuvoso no Recife. Sem se preocupar muito com o adversário, a equipe fez pressão sobre o time potiguar e aos sete minutos, como resultado de uma boa descida pela esquerda, o atacante Bruno Mineiro apareceu na frente de Saulo, que  foi obrigado a sair da meta para impedir que os donos da casa abrissem o placar, realizando sua primeira boa defesa.

Prefeitura de Santa Cruz participa de oficina em Brasília/DF sobre processo unificado dos novos Conselheiros Tutelares


A Prefeitura de Santa Cruz esteve representada na 2ª Oficina sobre o Processo de Escola Unificada de Conselheiros Tutelares. O evento aconteceu nos últimos dias 28 e 29 de maio (quinta e sexta-feira) em Brasília/DF e tratou das diretrizes para o primeiro processo de escolha unificado para a escolha dos novos Conselheiros Tutelares, que em Santa Cruz já teve edital publicado e inscrições iniciadas para os interessados em se candidatar.

De Santa Cruz, estiveram presentes a Secretária Municipal de Assistência Social, Suelem Bulhões, e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA), Adelma Barbosa.

Processo Unificado

A Lei 12.696 de 2012 modifica o processo de escolha de conselheiros tutelares, que deverá ocorrer na mesma data em todo o País. Além disso, o tempo de mandato, que até então era de três anos, passa para quatro.

Com o intuito de regulamentar esse novo processo de escolha unificado, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) publicou a resolução número 152 (9 de agosto de 2012). De acordo com a resolução, a duração de quatro anos do mandato vigorará apenas para os conselheiros selecionados por meio do processo unificado, que deverá ocorrer em de outubro de 2015, com posse em 10 de janeiro de 2016.

Conselheiros empossados em 2011 e 2012 terão seus mandatos prorrogados até a posse dos selecionados no primeiro processo de escolha unificado. Já os empossados em 2013 terão mandato extraordinário também até a posse de 2016.

Prefeitura de Santa Cruz lança edital e inscrições já estão abertas

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), lançou o edital do processo de seleção dos candidatos interessados a fazer parte do Conselho Tutelar. O período de inscrição vai do dia 25 de maio a 22 de junho e os interessados, que precisam ter idade a partir dos 21 anos, devem se dirigir a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, no Centro Administrativo, situada a Rua Antônio Henrique de Medeiros, das 08h às 12h e 14h às 17 horas.

O processo irá escolher os cinco membros  do Conselho Tutelar para o mandato de quatro anos. A eleição acontece no dia 04 de outubro.

Clique no link e veja o edital completo

Preso do pavilhão 4 de Alcaçuz está desaparecido em túnel


Durante a contagem dos 229 apenados do Pavilhão 4 da Penintenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, a direção da unidade prisional confirmou que, até agora, está desaparecido um presidiário. Por intermédio da assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc), o diretor Eider Brito, negou a informação inicial de que sete presos tinham escapado de Alcaçuz por um novo túnel descoberto na manhã deste sábado (30). 

A direção de Alcaçuz informou que o preso desaparecido chama-se Anderson Carlos Inácio do Nascimento (30) o "Negão", natural de Arez, na região Agreste do Rio Grande do Norte.


Anderson Inácio do Nascimento foi preso em 2012 e cumpria pena por assalto e porte ilegal de armas. Até às 16h30 de hoje, a direção do presídio mantinha uma escaveira para localizar se o preso havia desaparecido no túnel. Ainda não se sabe se essa é uma escavação antiga ou recente, feita pelos próprios presos para empreenderem fuga.


Cinco ônibus são assaltados durante a noite em Natal

Mais cinco coletivos foram alvo de assaltos na noite desta sexta-feira (29). De acordo com dados das Delegacias de Plantão das zonas Norte e Sul, os delitos foram registrados entre 18h e 23h nos bairros de Igapó, Vale Dourado, Candelária. Apenas um menor foi apreendido até o momento.

De acordo com a DP Zona Sul, o ônibus da linha 36 (Brasília Teimosa) foi abordado na avenida Capitão Mor Gouveia, por volta das 20h30. Um menor, armado com faca peixeira, entrou no ônibus se passando por passageiro. Após anunciar o assalto, o menor recolheu o dinheiro do caica e os celulares das vítimas.

Entretanto, o menor de 16 anos foi localizado por um agente da Delegacia de Homicídios (Dehom) pouco tempo depois, na avenida Jerônimo Câmara, ainda com os pertences dos passageiros. O menor também foi alvo de linchamento pelos moradores. Ele foi encaminhado para o Ciad. 

O outro assalto aconteceu às 22h30, no ônibus da linha 33 (Planalto), mas ninguém foi localizado pela polícia.

Zona NorteO primeiro assalto da região Norte da capital aconteceu às 18h. Um ônibus da empresa Reunidas foi abordado por dois homens armados na avenida Tomaz Landin, após a ponte de Igapó. A segunda abordagem, registrada às 21h30, foi à linha 05 (Vale Dourado), próximo à avenida Boa Sorte. De acordo com a DP Zona Norte, dois homens armados abordaram o motorista, levando R$ 312,55 do caixa e os pertences das vítimas.

Também às 21h30, um ônibus da linha 60 (Pajuraça/Mirassol) foi abordado por dois homens, armados com faca e revólver. Eles subiram no coletivo na avenida João Medeiros Filho, na altura do Norte Shopping, e anunciaram o assalto.

Prefeitura continua com trabalho de recuperação asfáltica no Centro de Santa Cruz


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria de Transportes e Obras Públicas, continua realizando as ações de recuperação asfáltica de ruas da cidade. O trabalho foi iniciado desde o início do mês e já contemplou várias ruas.

Na manhã desta sexta-feira (29) os serviços se concentraram no Centro da cidade, com o trabalho sendo finalizado na Rua Doutor Pedro Medeiros.

De acordo com a Secretaria de Transportes e Obras Públicas de Santa Cruz, o trabalho de manutenção e recuperação do asfalto do município passa por todas as ruas do Centro da cidade e deve ser concluído nos próximos dias, melhorando a trafegabilidade por parte dos veículos que transitam nas vias de Santa Cruz.


Ex-governadora Rosalba Ciarlini diz que voltará a trabalhar como médica em Mossoró

Ao final do Seminário Sobre a Transposição do Rio São Francisco, nessa sexta-feira, em Mossoró, a ex-governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, confirma que volta a atuar como médica, em Mossoró, onde teria atuado durante 39 anos como pediatra em postos de saúde no bairro Abolição e Alto de São Manoel. Ela estaria saindo de uma licença prêmio. “Estou retornando as minhas atividades normais, cumprindo com a minha obrigação” .

Finais da Copa Bené de Futsal ocorrem no próximo sábado (30), confira os confrontos


Depois de dois meses de disputas, ginásio lotado e jogos de excelente nível técnico, chegará ao final, no próximo sábado (30), a terceira edição da Copa Bené de Futsal. Promovida pela Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a competição é considerada a maior da modalidade na região.

52 equipes participaram da competição este ano e as que fizeram as melhoras campanhas decidirão o titulo na categorias Mirim, Infantil, Juvenil, Adulto e Masters.

Confira a sequência das partidas que serão realizadas todas no Ginásio Municipal Deputado Marcílio Furtado, a partir das 16 horas:

Categoria Mirim
Paulo Afonso x Atlético

Categoria Infantil
União Trairi x Miguel Lula

Categoria Juvenil
Mulecada x Lazio

Categoria Adulto
Super Renascer x TelexFla

Categoria Masters
ASFUSO  x Vasco