quarta-feira, 20 de abril de 2016

Quatro homens são mortos em troca de tiros com a PM em Caicó, RN


Quatro pessoas foram mortas a tiros na manhã desta quarta-feira (20) em um confronto armado com a Polícia Militar em Caicó, cidade da região Seridó potiguar. De acordo com a própria PM, outros seis homens fugiram do local.

O confronto aconteceu por volta das 8h. A PM recebeu a denúncia de que um grupo estava em atitude suspeita dentro de um sítio na região do bairro Recreio. Dez homens estavam no local e, quando a equipe da polícia chegou, houve troca de tiros.

A PM disse que os quatro homens baleados foram socorridos ao Hospital Regional do Seridó, mas não resistiram. Os outros seis conseguiram fugir. No local do confronto, foram apreendidos uma pistola, dois revólveres e drogas.

Incra/RN discute implantação de parques de energia eólica em assentamentos


A Superintendência Regional do Incra no Rio Grande do Norte (Incra/RN) está discutindo a implantação de parques de energia eólica em áreas da reforma agrária localizadas em regiões de ocorrência de “jazidas de ventos”. De acordo com o mapa de potencial eólico do Rio Grande do Norte – estado considerado o maior produtor de energia eólica do país –, a geração de energia elétrica produzida a partir da força dos ventos, por meio de aerogeradores, beneficiaria aproximadamente 60% dos 289 assentamentos criados pelo Incra no estado, o equivalente a cerca de 170 áreas.

O assunto foi debatido nesta terça-feira (19) no VIII Fórum Nacional Eólico e SolarInvest 2016, na palestra “Assentamentos rurais e atividade eólica: um impasse em vias de resolução”, proferida pelo engenheiro agrônomo José Augusto Silva, da Divisão de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra/RN. A possibilidade de implantação de parques eólicos nas áreas da reforma agrária chamou a atenção de pelo menos quatro empresas que atuam no setor e que procuraram Silva após a palestra com o objetivo de discutir a possibilidade de investimentos no futuro.

Considerados os dois mais importantes eventos regulatórios do setor de energia renovável no Brasil, o VIII Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos e o SolarInvest 2016 reuniram, nesta segunda-feira (18) e terça-feira (19), na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, no Centro Administrativo do Governo do Rio Grande do Norte, em Natal, executivos, investidores, autoridades, pesquisadores, estudantes e a cadeia produtiva de energia eólica e solar para discutir a regulação do setor e garantir competitividade para os projetos.

Com prejuízos provocados pela crise, lojas do Alecrim começam a fechar as portas


Diante da crise econômica que assola o pais desde 2014, alguns comerciantes do Alecrim, zona leste da capital, tiveram que fechar suas portas, já que as vendas baixaram e a receita que entrava não estava dando nem para fechar folha de funcionário e quitar todas as dívidas. Números da Junca Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern) mostram que mais de 500 pediram baixa nos seus registros de funcionamento e esse reflexo é sentido no comércio de rua.

A reportagem do Agora RN esteve no bairro e pode constatar a situação refletida na Avenida Amaro Barreto, nas proximidades da Avenida Alexandrino de Alencar. Vários pontos comerciais no trecho se encontram fechados e com placas de “aluga-se”. Os comerciantes que ainda resistem apontam que foi preciso fazer mudanças na loja para não fechar as portas como redução nos gastos com pessoal, mudanças de prédios para pontos menores e redução dos custos de manutenção.

Para Júnior Alves, vendedor de uma loja de colchões e estofados, a situação da crise afetou diretamente o comércio, tanto que ele teve que adotar a estratégia da mudança de ponto de venda para reduzir os custos. “Estávamos em um local maior. Mas, desde as vendas caíram, em torno de 50%, em relação o ano passado, tivemos que reduzir os custos”, disse.

Outro ponto importante mencionado pelo vendedor, é que a crise está afetando até para os que estão alugando os prédios para as lojas, muitos estão até reduzindo o valor dos alugueis. “A maioria dos donos desses prédio aqui da rua, estão diminuindo os alugueis para que os comerciantes não fecharem as portas e consiga pagar a folha de funcionários e as dívidas”, finalizou.

RN já soma três mortes por H1N1, confirma Sesap

A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) divulgou na manhã desta quarta-feira (20) um boletim atualizado com dados sobre a situação epidemiológica da gripe H1N1 no Rio Grande do Norte. Segundo a Sesap, seis casos da doença já foram confirmados este ano no estado. Destes, três pacientes foram curados e três morreram.
Também de acordo com a Sesap, até o dia 16 de abril (referente à semana epidemiológica nº 15) foram notificados 69 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo que um foi confirmado para a Influenza A H3N2, 47 estão em investigação e 15 foram descartados para Influenza e para vírus respiratórios.
Dentre os 69 casos notificados para SRAG, 17 evoluíram para o óbito.

Rafael Motta também defende afastamento de Cunha da Presidência da Câmara: “Não tem legitimidade”


O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) não tem legitimidade para continuar na Presidência da Câmara dos Deputados. Essa é a opinião que o deputado federal Rafael Motta (PSB) defende e que vai defender no plenário da Casa, junto ao seu partido.

“Todo o processo que está sendo desenrolado no Conselho de Ética e as sucessivas manobras para adiar essa decisão com relação ao seu afastamento ou cassação de seu mandato têm mostrado que não existe legitimidade para Eduardo Cunha estar a frente da presidência da Câmara dos Deputados”, afirmou Rafael Motta.

Eduardo Cunha responde a processo no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados desde dezembro de 2015, por ter ocultado contas bancárias na Suíça. “Esse é um posicionamento que já temos há algum tempo e certamente será o mesmo do PSB e defendemos isso na Casa”, acrescentou o parlamentar.

Além do Conselho de Ética, Cunha responde seis processos no Supremo Tribunal Federal (STF). É acusado, entre outros crimes, de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por supostamente ter sido um dos beneficiários do esquema do Petrolão.

Soldado da PM é morto a tiros em Mossoró, RN

Um policial militar foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira (20) em Mossoró, cidade do Oeste potiguar. De acordo com a PM, o soldado Alriberg Lopes França, de 45 anos, estava em uma motocicleta quando dois criminosos se aproximaram e atiraram nele. Ele levou três tiros na cabeça e um no tórax.
O crime aconteceu por volta das 6h no bairro Santo Antônio. Segundo o sargento Madson Cabral, fiscal de operações do 2º Batalhão da PM, o soldado estava em uma motocicleta e parou em um sinal. Dois homens, também em uma moto, se aproximaram e atiraram.
"Ele foi atingido na cabeça e no peito e morreu no local", disse o sargento Madson. O soldado Alriberg era lotado no 2º Batalhão e tinha 18 anos de carreira na PM.