quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

“Mata-burros” são construídos em estradas vicinais de Santa Cruz em parceria entre a Prefeitura e comunidades


A Prefeitura de Santa Cruz iniciou a construção de “mata-burros” em estradas vicinais na zona rural do município. A construção, em alguns casos, atende a pleitos antigos de moradores, em outros, técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura identificaram a necessidade da instalação.  Três comunidades rurais já foram beneficiadas: Malhadas dos Bezerros, Volta e Cacaruaba.

O Secretário de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros, explicou que os mata-burros são construídos através de uma parceria entre a Prefeitura e a própria comunidade, que juntos viabilizam o material necessário para a construção e a mão de obra. “É uma iniciativa inovadora e que vem dando certo. Essa parceria vem tornando viável a construção dos mata-burros nas comunidades rurais do nosso município”, explicou Eduardo Medeiros.

Segundo Eduardo Medeiros, esta ação será de forma gradua levada para outras comunidades do município.

O mata-burro tem como finalidade impedir a fuga de animais de propriedades rurais, sobretudo, para evitar que eles invadam rodovias e causem graves acidentes. Esta ação faz parte dos serviços de manutenção das estradas vicinais do município, que tem como finalidade melhorar a acessibilidade e condições das vias, beneficiando moradores de várias comunidades rurais.



Educação promove encontro para planejar ações para o ano letivo 2017


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação (SEME), promoveu na manhã desta terça-feira (31) um encontro entre gestores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais. Na pauta do encontro, o planejamento das ações para o ano letivo 2017.

O encontro desta terça-feira (31), realizado no auditório da SEME, teve como um dos principais pontos abordados a Jornada Pedagógica 2017, que será realizada durante a última semana do mês de fevereiro. Na ocasião, a equipe da Secretaria de Educação fez alguns direcionamentos pedagógicos e realizou a divisão dos “grupos de trabalho” que irão atuar no planejamento da Jornada.

Início do ano letivo
O retorno às aulas nas escolas municipais está marcado para o dia 02 de março e a Prefeitura de Santa Cruz informa que há vagas em todas as modalidades de ensino que o município oferece, da creche ao ensino fundamental II.

Para que a matricula seja realizada é preciso que os pais, ou responsáveis, se dirijam à escola que deseja matricular o seu filho portando os documentos pessoais do aluno, bem como o cartão de vacina do mesmo, documentos pessoais do responsável e comprovante de residência. As matriculas estão sendo feitas no horário das 8h às 12 horas.

Madrugada violenta na Grande Natal registra 9 homicídios a tiros


Entre a madrugada de terça-feira (31) e a manhã desta quarta-feira (1), o Instituto Técnico- Científico da Polícia de Natal (Itep) divulgou uma lista de nove óbitos, todos por arma de fogo. Cinco corpos já foram identificados, mas quatro ainda aguardam identificação. De acordo com um dos delegados da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que não quer ser identificado, oito das mortes tiveram caracteristica de execução, apenas uma por tentativa de assalto. Ainda segundo ele, número de ocorrências pode ter a ver com a morte do policial dentro de um shopping na capital na última terça-feira (31).
"Para uma terça-feira é um número de ocorrência três vezes maior que o comum. Não dá para afirmar que foi uma retaliação de fato, mas dá pra dizer que a morte do policial repercutiu nessas mortes justamente pela quantidade", disse em entrevista ao G1.
A polícia ouviu relatos de familiares que confirmaram a ligação das vítimas com assaltos e tráfico de drogas. Para o delegado, não dá para afirmar que foram policias em represália à morte de Daniel Oliveira Pessoa porque bandidos costumam aproveitar esse tipo de oportunidade para executar inimigos e colocar a polícia como suspeita.

Com coquetel molotov, bandidos incendeiam prédio da PM no RN


O Pelotão Destacado da Polícia Militar na cidade de Arez, região Leste do Rio Grande do Norte foi atacado por criminosos na madrugada desta quarta-feira (1º). De acordo com o capitão Cláudio Henrique, comandante do policiamento militar no município, o prédio e uma viatura foram incendiados. Dois suspeitos foram presos.

Ainda segundo o capitão, os criminosos jogaram um coquetel molotov no prédio, que foi parcialmente incendiado e uma viatura foi consumida pelas chamas.
De acordo om o coronel Elyause Moreira, comandante do Policiamento do Interior (CPI), os militares de plantão estavam dentro prédio, mas ninguém se feriu.
Pouco tempo depois, dois suspeitos foram presos. De acordo com o coronel Moreira, os homens foram levados para a delegacia de Goianinha, também na região Leste potiguar.

Chuvas fortes no interior causam rompimento parcial de represa no rio Piranhas/Açu


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) esclarece a população do Seridó que já está tomando todas as medidas necessárias para o reparo no barramento da água no rio Piranhas/Açu, na cidade de Jardim de Piranhas.
O barramento, do tipo sacaria, teve uma pequena parte destruída pela forte correnteza, gerada pelas chuvas dos últimos dias. O objetivo da sacaria (que é feita com sacos de areia) é represar a água que chega em Jardim de Piranhas, mas por ser uma estrutura temporária e projetada para uma quantidade menor de águas, não suporta grande volume como o que chegou nesta terça-feira (31).
“O equipamento tem um papel fundamental nos momentos de estiagem, para direcionar o pouco volume de água para a área de captação da Caern, por isso agilizaremos o seu reparo. Caso as chuvas comecem em grande volume, que de fato é o que mais desejamos, o barramento pode ser novamente atingido”, explica Geny Formiga, diretora de empreendimentos da Caern. A água captada em Jardim de Piranhas abastece, além da própria cidade, Caicó, São Fernando e Timbaúba dos Batistas.

Governo do RN divulga nomes dos detentos que fugiram de Alcaçuz durante rebelião


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte divulgou nesta quarta-feira (1º), através da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), os nomes dos 54 detentos que conseguiram escapar da Penitenciária Estadual de Alcaçuz durante os 14 dias em que o presídio ficou sob domínio dos apenados.
A lista inicial fornecida pelo Governo continha 56 nomes, mas como dois já foram recapturados, baixou para 54. Aliado à lista, a Sejuc também divulgou a imagem de cada um dos fugitivos e conta com o apoio da população para encontrá-los e recapturá-los ao sistema penitenciário do RN.
Veja abaixo a lista dos detentos fugitivos:
Adeilson Nunes da Silva
Alan Dantas Marques
Alef Marrone da Silva
Antonio Ezequiel da Silva
Bonfim Tarcísio da Silva
Caio Victor da França Silva
César da Silva Costa
Douglas Winnes Silva de Jesus
Eclesiastes Alves de Carvalho
Edivanildo Souza de Oliveira
Edson Corsino de Oliveira
Estefanio Silva Caetano
Etifanio Sheridan Lucas
Fabio Luiz de Oliveira
Francisco Alex Silva Câmara
Francisco Cleanto da Silva Barbosa
Francisco Danilo Nunes Aquino
Francisco das Chagas Barbosa dos Santos
Francisco Job de Oliveira
Francisco Rodrigues da Silva
Gilberto Lopes de Moura
Gilvan Rocha da Costa
Igor Alves do Nascimento
Iraclan Nascimento Queiroz
Iranilson dos Santos Silva
Izaquiel Ramos da Silva
Jeferson Santos da Silva
Jesus Alisson Cavalcanti Pereira
Joalison Bruno Cabral
Jobson Luiz de Carvalho
José Batista de Souza
José Carlos Firmino sa Silva
José Francisco Xavier Neto
José Ivanildo Pinheiro de Lima
José Lindemberg Dantas Nascimento
Josenaldo Vilela Araújo
Kelvin Nascimento da Silva
Kleber Cordeiro de Morais
Laerte Ambrosio de Oliveira
Natécio de Lima
Pedro Bezerra de Oliveira
Rafael Silva de Souza
Reinaldo da Silva Xavier
Renato Berg Lopes da Silva
Rodrigo Leandro Santos
Ruliklebson Nascimento de Souza
Rumascelli Afonso de Oliveira
Shakespeare Costa de França
Thiago Balbino da Fonseca
Thiago de Souza Vilarinho
Thiago Batista Coelho
Valdemir Gomes de Oliveira
Walter Valério Tenório de Araujo
Willame Albano da Silva

Eunício Oliveira deve ser eleito nesta quarta como presidente do Senado


Num contraponto à tensa disputa ao comando da Câmara, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), deve se eleger nesta quarta-feira, 1.º, presidente da Casa pelos próximos dois anos. Aos 64 anos e senador de primeiro mandato, Eunício vinha costurando nas últimas semanas apoio de partidos da base aliada e da oposição, com a promessa de distribuição de cargos respeitando o tamanho das bancadas.
Empresário com a segunda maior fortuna declarada no Senado, R$ 99 milhões em 2014, o senador é defensor da agenda de reformas do presidente Michel Temer, de quem se diz “amigo” e “parceiro”.
Eunício, que também presidirá o Congresso e será o segundo na linha sucessória da Presidência, disse ao Estado que o Poder Legislativo deve debater com profundidade a reforma da Previdência e eventualmente rever a possibilidade, contida no texto, de que a aposentadoria integral só ocorrerá com 49 anos de contribuição. “Nada que entra aqui tem a obrigação de sair do jeito que chegou”, afirmou. Mas dá sinais de que trabalhará, se necessário, para garantir o calendário do governo de aprovar a reforma nas duas Casas Legislativas ainda no primeiro semestre. “Discussão rápida não quer dizer não discussão, não debate e não modificação (no texto).”

Substituto de Teori Zavascki deverá ser conhecido nesta quarta-feira em sessão no Supremo


O novo relator dos processos da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), que vai substituir o ministro Teori Zavascki – morto em um desastre aéreo no mês passado –, será conhecido nesta quarta-feira, 1.º, depois da realização de um sorteio eletrônico entre os magistrados que integram a Segunda Turma da Corte. O colegiado poderá contar com o ministro Edson Fachin, que na noite desta terça-feira, 31, se colocou à disposição para a transferência da Primeira para a Segunda Turma.
A primeira sessão plenária do STF neste ano, na abertura do ano Judiciário de 2017, será marcada por uma homenagem a Teori. Pela manhã, antes do início da sessão, a presidente da Corte, Cármen Lúcia, deve fazer um encontro informal com os ministros para discutir novamente o assunto. Ao longo dos últimos dias, a ministra conversou com colegas do Supremo para tentar encontrar a melhor fórmula para a definição de quem vai assumir a relatoria dos processos da Lava Jato.

Henrique, José Agripino e Garibaldi estão na lista da delação premiada da Odebrecht


A décadas no poder, eles são alguns dos maiores culpados pelo descompasso que o Brasil se encontra hoje e, acima de tudo, figuram parte dos principais atores culpados da atual calamidade que se encontra o estado do Rio Grande do Norte.

Há muito tempo eles vem ludibriando a esperança que os norte-riograndenses depositam neles a cada eleição e, cada vez eles surpreendem deixando o estado ainda mais pior. 

É hora de tirar do cenário político do RN, esses que só utilizaram a máquina pública para benefícios próprios e de seus familiares, que querem se perpetuar no poder, sugando todas as forças que esse povo potiguar ainda possui, matando este estado, suas cidades e os seus cidadãos, de uma foma devastadora igualmente o poder de destruição que um câncer tem sobre uma pessoa. 

Eles precisam ser eliminados da vida pública e dessa forma parar de asfixiar esse estado que tanto clama por ajuda.