segunda-feira, 16 de maio de 2016

43ª Exposição Agropecuária do Seridó acontece neste fim de semana em Caicó


A cidade de Caicó sedia nos próximos dias 20, 21 e 22 de maio a 43ª Exposição Agropecuária do Seridó, que faz parte do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape). A expectativa é reunir em torno de mil animais, entre caprinos, ovinos e bovinos, em uma programação que inclui julgamento de raças, exposição de animais, leilão, shows culturais e comercialização de artesanato regional.
O evento acontece no Parque de Exposição Walfredo Gurgel e a abertura oficial está marcada para sexta-feira (20), às 19h, com a presença do secretário de Agricultura Guilherme Saldanha. “A exposição de Caicó é de extrema importância para toda a região do Seridó porque movimenta a economia dos municípios do entorno, além de oferecer uma programação diversificada para a população”, frisa o secretário.
Os bancos do Brasil e do Nordeste estarão na exposição oferecendo linhas de crédito especiais para os produtores rurais. De acordo com Saldanha, ampliar o diálogo com as instituições financeiras e desburocratizar o acesso do produtor ao crédito serão alguns de seus principais objetivos à frente da Sape.

Com apoio da Prefeitura, Seleção de Santa Cruz Sub 14 de futebol de campo participa de competição estadual e já está garantida para a segunda fase


A Prefeitura tem apoiado a participação da Seleção de Santa Cruz Sub 14 na “Copa Escolar Garoto Bom de Bola” de futebol de campo. Com seis pontos conquistados até o momento, a equipe santa-cruzense já está classificada para a próxima fase da competição.

Sede de um dos grupos, Santa Cruz tem recebido jogos no Estádio Iberê Ferreira de Souza (Iberezão) e tem dado, através da equipe da Secretaria Municipal de Esportes de Lazer, total apoio logístico para a realização das partidas.

A competição, promovida pela Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, reúne 30 seleções municipais e é disputada em oito regionais, sendo uma delas em Santa Cruz.  São mais de 600 atletas e um dos critérios para a participação dos garotos é a exigência da matrícula na rede de ensino. “Uma competição importante porque tem como principal objetivo incentivar a prática do futebol de campo e também a educação, afinal, os atletas precisam estar matriculados na escola”, ressaltou o Secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson.

Companhia elétrica paranaense inicia a construção de 13 parques eólicos no RN


A Companhia Paranaense de Energia (Copel) lançou no inicio da tarde desta segunda-feira (16) a pedra fundamental de construção do complexo Cutia, com sete parques entre os municípios de Pedra Branca e São Bento do Norte na região do Mato Grande potiguar. A previsão é que já comecem a produzir energia em outubro de 2017.
Na ocasião, entretanto, a empresa lançou um total de 13 parques, contando com o complexo Bento Miguel, na mesma região, que ficará pronto no final de 2018. O investimento é de R$ 1,7 bilhões. Os aerogeradores que serão implantados terão capacidade de produzir juntos 312 Megawats de energia, o que atenderia uma cidade de 2 milhõe de habitantes. Para se ter uma dimensão, Natal, de acordo com o censo demográfico do IBGE de 2010, tem menos de 1 milhão de habitantes. Até 2019 a empresa estima que terá investido R$ 3 bilhões na produção de energia limpa no Rio Grande do Norte.
Os novos parques terão 149 torres de 120 metros de altura, as maiores do gênero no mundo. 86 aerogeradores vão integrar os sete parques do Complexo Cutia e os outros 63 equipamentos vão ser implantados nos seis parques do Complexo Bento Miguel.
A Copel iniciou em 2015 a operação de parques eólicos próprios no estado, e já chegou a 331,6 Megawatts de potência instalada em 15 parques nos complexos de São Bento e Brisa Potiguar. A meta é alcançar 663,6 Megawatts de capacidade eólica em cinco complexos até 2019.

Robinson anuncia construção de 1,2 mil vagas no sistema prisional

O governador Robinson Faria destacou, durante entrevista à 95 FM nesta segunda-feira (16), a construção de 1,2 mil vagas no sistema prisional potiguar com recursos próprios do Governo do Estado. A medida será viabilizada através da criação de um fundo penitenciário próprio do Rio Grande do Norte.

“Em reuniões internas com vários secretários e órgãos definimos pela utilização de recursos próprios para construir 1,2 mil vagas no sistema prisional. A verba virá através da criação de um fundo para o sistema penitenciário. Esse projeto está sendo tocado em regime de urgência e será encaminhado para a aprovação na Assembleia Legislativa. O fundo poderia ser criado por decreto, mas preferimos criar através de lei”, explicou o chefe do Executivo.

Na entrevista, Robinson também pontuou as ações do Estado a respeito do combate à crise econômica. “Tomamos medidas fundamentais para manter arrecadação. E em 2016, em plena crise, estamos mantendo o crescimento nominal na receita. Nós estamos trabalhando com o foco em manter a economia e vamos gerar emprego. Recebi a ligação do empresário Josué Gomes, filho do vice-presidente José de Alencar, parabenizando nossa gestão por estarmos indo na contramão e apostando em aquecer a economia. Tudo isso aliado à segurança jurídica, com a liberação licença ambiental de forma transparente e com rapidez”, relatou ele.

Prefeitura de Santa Cruz prepara 2º Fórum Pró-Selo Unicef


A Prefeitura de Santa Cruz segue com as ações para a certificação do Selo Unicef. Na última sexta-feira (13), no Centro Administrativo da Prefeitura, a equipe intersetorial, que reúne profissionais de várias secretarias municipais, se reuniu para articular a realização do 2º Fórum que irá tratar de políticas públicas voltadas para a proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

O encontro foi mediado pela articuladora municipal do Selo Unicef, Rita de Cássia, e pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA), Adelma Barbosa, e contou com a  participação dos Secretários de Saúde, Esportes e Lazer, Assistência, Milena Ferreira, Jackson Jaedyson e Suelen Bulhões, respectivamente, além de representantes do CRAS, CREAS , Conselho Tutelar.

O Fórum está agendado para o próximo dia 15 de junho. Será a última etapa do processo de conquista do Selo e terá uma novidade, a “Feira de Ações”.

'Covardia', diz pai de taxista baleado por bandidos na Zona Sul de Natal


"O que eu espero é que ele seja preso, que ele pague  e que ele diga porque ele fez isso com meu filho, porque meu filho não merece não. Foi covardia. Covardemente ele atirou". Foi com a voz embargada que o pai do taxista baleado na Zona Sul de Natal na madrugada deste domingo (15) falou sobre o bandido que atirou no filho. O crime aconteceu na Avenida dos Xavantes, no conjunto Cidade Satélite.

De acordo com uma testemunha que preferiu não se identificar, o taxista havia pego um casal de passageiros em uma boate da Zona Sul. A suspeita é que esse mesmo casal tenha cometido o crime.
"Não levaram nada dele, a gente acredita que não foi um assalto porque senão teriam levado pertences dele ou o carro. O que aparenta é um acerto de contas, mas a gente acha que ele foi confundido com outra pessoa, disse o homem.
O caso está sendo investigado pela 11ª Delegacia de Polícia Civil. Segundo a delegada Danielle Filgueira, a polícia está realizando buscas e está definindo as linhas de investigação. "Nós estamos trabalhando com duas possibilidades. Tanto um crime passional, no caso da tentativa de homicídio, tanto em relação a uma tentativa de latrocínio", disse a delegada.
De acordo com a assessoria de comunicação do hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, o taxista passou por duas cirurgias. Ele está inconsciente, sedado e fica internado por tempo indeterminado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Vereadores afastam prefeita de Galinhos, RN, e dão posse ao vice


A prefeita de Galinhos, Josineide Cunha de Medeiros (PSD), teve o mandato cassado em uma sessão legislativa realizada na manhã desta segunda-feira (16). Josineide é suspeita de cometer irregularidades, entre elas a emissão de 30 cheques sem fundos. Fábio Rodrigues (PRB) toma posse como prefeito da cidade, que fica a 166 quilômetros de Natal, no litoral Norte do Rio Grande do Norte.
A sessão que afastou Josineide Medeiros foi realizada na Câmara Municipal de Galinhos. A cassação se deu após a conclusão dos trabalhos da Comissão Especial de Investigação (CEI) que identificou irregularidades cometidas pela chefe do poder executivo, entre elas a emissão de 30 cheques sem fundos. Antes de ser afastada, a prefeita ainda tentou, sem sucesso, suspender o trabalho da CEI, mas a justiça negou e por duas vezes e determinou que a Câmara Municipal mantivesse o rito dos trabalhos.
Após o afastamento e o envio da notificação a Josineide Cunha, os vereadores deram posse ao vice-prefeito, agora novo prefeito da Galinhos, Fábio Rodrigues. "Cumprirei meu dever com serenidade. Vamos unir a população de Galinhos numa força tarefa para recuperar o tempo perdido. Inicialmente queremos conhecer as finanças do município e dar total transparência à população. Enquanto isso, trabalharemos dobrado para deixar todos os serviços essenciais funcionando de forma satisfatória", destacou o prefeito empossado.

Olha ele: Ex-BBB Láercio é preso acusado de estuprar adolescente

Láercio Moura, ex-participante do BBB 16, foi preso na manhã desta segunda-feira, 16, em sua casa, no bairro do Batel, em Curitiba.
De acordo com as informações prestadas pela assessoria de imprensa da Polícia Civil do Paraná, Laércio foi preso por acusações de estupro e fornecimento de bebidas alcoólicas a adolescentes. O nome das supostas vítimas não foram revelados.
O tatuador, de 53 anos de idade, teve uma passagem conturbada pelo programa. Durante sua participação, travou diversas discussões com a ex-participante Ana Paula, que o chamou de pedófilo por diversas vezes.
Enquanto esteve confinado, histórias de seu passado vieram à tona nas redes sociais. Em uma delas, um perfil relatou um caso em que Laércio teria abusado sexualmente de uma garota de 16 anos de idade, a quem, segundo consta, teria embriagado para conseguir levá-la para a cama.

Detento é morto a facadas dentro de presídio na Grande Natal


Um detento foi assassinado a facadas na manhã desta segunda-feira (16) dentro do Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, na Grande Natal. A unidade é mais conhecida como Pavilhão 5 de Alcaçuz – que é o maior presídio do estado. O detento morto ainda não foi identificado. Este é o 12º preso morto dentro do sistema penitenciário potiguar este ano.

Segundo o agente penitenciário Ivis Ferreira, diretor do presídio, o preso foi assassinado dentro da Ala B da unidade. “Foi durante o banho de sol. Se aproximaram e o esfaquearam. Ainda não sabemos quem é o preso morto e nem quem o matou. A Polícia Civil já foi acionada, assim como o Itep (Instituto Técnico-Científico de Polícia)”, ressaltou.
Dos 12 detentos mortos este ano dentro do sistema prisional em 2016, este foi o segundo caso no Presídio Rogério Coutinho Madruga. Em março, Francisco Canindé Souza da Silva, de 39 anos, também foi morto a facadas. Apelidado de 'Júnior do Morro', ele cumpria pena por tráfico de drogas, homicídio e porte ilegal de arma de fogo. Na ocasião, um detento usou um aparelho de telefone celular, registrou os gritos de celebração e filmou a retirada do corpo. No dia seguinte, agentes penitenciários fizeram uma revista e apreenderam quatro celulares na carceragem onde o detento fez a filmagem. O preso admitiu ter feito o vídeo e foi autuado administrativamente pelo uso do aparelho.

Prefeita Fernanda participa da abertura da Festa de Santa Rita e faz homenagem à saudosa artesã Dona Aparecida


A Prefeita Fernanda Costa participou na noite nesta sexta-feira (13) da abertura dos festejos de Santa Rita de Cássia, padroeira de Santa Cruz. Acompanhada do seu esposo, o Deputado Estadual Tomba Farias, a gestora municipal assistiu na Matriz a celebração da primeira novena da programação religiosa da festa e, em seguida, abriu oficialmente a IV Feira de Artesanato, evento da programação sócio/cultural.

Este ano, por iniciativa da própria Prefeita Fernanda Costa, a Feira de Artesanato faz uma homenagem (in memorian) a Dona Aparecida Carvalho (Aparecida de Seu Dudu), uma das mais dedicadas artesãs do município de Santa Cruz,  que faleceu recentemente. Na solenidade de abertura, que contou com a presença de amigos e familiares da homenageada, muita emoção e pronunciamentos ressaltaram a dedicação de Dona Aparecida à arte da culinária, com seus típicos doces, licores e biscoitos, sempre valorizando o artesanato local.

A IV Feira de Artesanato, organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, expõe o melhor do artesanato local e continua até este domingo (15) na estrutura montada no Pátio da Matriz, das 18h às 22 horas.