terça-feira, 22 de julho de 2014

Wilma defende 10% do orçamento para saúde


A candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB) defende que a União destine 10% das receitas correntes brutas para a Saúde Pública. Ela destacou que apresentará um projeto para que esse percentual fique assegurado no orçamento.

Ao conceder entrevista para o programa Jornal Verdade, transmitido pela Rede TV, Wilma de Faria também afirmou que é preciso uma reforma tributária que melhore as condições financeiras e orçamentárias dos municípios. Sobre o Passe Livre, Wilma defende que a União também assuma uma desoneração que viabilize o projeto.

Henrique recebe enfermeiros e explica tramitação do projeto das 30 horas


O deputado federal Henrique Alves, candidato do PMDB ao Governo do Estado, recebeu representantes de entidades que compõem o Fórum Estadual de Enfermagem para informar a tramitação do projeto de lei 2295/00 que estabelece jornada de 30 horas semanais para os profissionais da categoria.

Henrique explicou que o projeto ainda não foi votado porque a pauta foi obstruída por outras matérias que tramitam na Casa. A expectativa é que a emenda substitutiva do projeto 2295/00 seja votada na Câmara dos Deputados na primeira quinzena de agosto. Em seguida, vai para o Senado.

“A reunião foi muito satisfatória. O deputado Henrique está sendo muito transparente e interessado em nos receber. Entendemos os motivos por que o projeto não foi votado e vamos continuar lutando”, afirmou a presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Alzirene Nunes de Carvalho.

Além do Coren, participaram representantes dos sindicatos de enfermeiros do RN (Sindern), dos profissionais em enfermagem (Sipern) dos trabalhadores da Saúde (Sindsaúde). A categoria conta com cerca de 26 mil enfermeiros inscritos no Coren.

Neymar qualifica time como regular


Apesar de reconhecer a atuação abaixo, Neymar defendeu os treinamentos e também negou que o choro dos atletas brasileiros em momentos cruciais tenha prejudicado a equipe. "O cara que fala do choro é leigo, não sabe o que é estar ali dentro. Era um sonho de criança, cada jogador sonhou com aquilo desde pequenininho."

Fratura
Apontado como principal jogador da Seleção, o atacante se despediu da Copa do Mundo nas quartas de final, quando sofreu uma fratura na vértebra, ao levar uma joelhada do colombiano Zúñiga. "Não vou concordar com o que ele fez, mas aceito numa boa as desculpas. O movimento que fez não foi de futebol", comentou.  Sem ter entrado em campo, o atacante viu a Seleção perder por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal, e por 3 a 0 para a Holanda, na disputa pelo terceiro lugar. Com isso, o jogador reconheceu a superioridade adversária. "Ultrapassado, não. Mas acho que (o futebol brasileiro) está atrás de Alemanha e Espanha. Tem de ser homem suficiente para assumir isso", declarou. No entanto, o atleta negou que Felipão tenha cometido algum erro na formação do grupo. "Não digo que errou, que tenha ido mal na escalação. Eu escalaria os mesmos 23 que foram para a Copa", comentou o atacante, que disse ainda não entender de tática.

Sobre as categorias de base Neymar disparou críticas e disse que ele próprio por pouco não se torna vítimas dessa má formação de elencos no futebol brasileiro. "Quando se está na base, se aprende os fundamentos. Mas se aprende de maneira errada. Eu aprendi em casa, conversando com meu pai", disse.

Robinson Faria lança site de campanha


Está no ar o site do candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD), da Coligação Liderados pelo Povo. O canal de comunicação foi lançado nesta terça-feira (22), no endereço www.robinson55.com, com muita interatividade para valorizar e facilitar a navegação do eleitor ao conhecer cada vez mais o candidato e sua agenda, com conteúdos em tempo real.

Com projeto da empresa Maxmeio, foram inseridos vídeos pelo site, buscando um equilíbrio entre qualidade e peso. Com isso até mesmo os usuários com baixa qualidade de internet poderão acessar sem nenhuma dificuldade. Ele foi projetado para ficar bem adequado em todas as resoluções e dispositivos. Com isso, serão atingidos 100% dos usuários.

Produtores de orgânicos apostam em programas governamentais no RN


As mudanças de caráter econômico e social provocadas pela inserção da agroecologia na agricultura familiar não são mais novidades para agricultores que trabalham na Feira Agroecológica de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Além da comercialização semanal dos produtos orgânicos, os produtores buscam novas alternativas para elevar a produção e a renda. Projetos governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) está entre as metas a serem conquistadas pelos integrantes da Associação dos Produtores da Feira Agroecológica de Mossoró (Aprofam) para os próximos meses.

Assim como já acontece com alguns agricultores familiares individualmente, a meta é passar a fornecer produtos os produtos orgânicos por meio da associação. De acordo com a presidente da Aprofam, Luana Clementino, a ideia é garantir novos meios de comercialização e romper barreiras para outros projetos.

“Estamos finalizando a documentação para que possamos ser inseridos no PAA. As dificuldades para a agricultura familiar ainda existem, mas buscamos meios para driblar e conquistar mais espaço. A participação no PAA vai melhorar ainda mais nossa situação”, declara.

Greve dos agentes temporários atrasa pesquisas do IBGE no RN

A pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua (PNAD-Contínua) no Rio Grande do Norte, previsto para ser divulgado junto ao estudo nacional, no próximo dia 28 de agosto, está com seu trabalho de colheita de dados prejudicado. A informação foi confirmada pela presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Wasmália Bivar, nesta terça-feira (22). Os procedimentos das pesquisas financeiras e de áreas pecuárias também estão atrasados. 

O motivo para o serviço prejudicado é a greve dos agentes temporários, que se arrasta desde o último dia 26 de maio, em diversos estados do país. Ao todo, o IBGE/RN conta com um quadro de funcionários para o cargo de 86 pessoas. A diretoria do instituto no RN confirmou a não-renovação de contrato de 35 agentes de pesquisa, espalhados entre Natal e Parnamirim, no mês de junho, durante o período da paralisação. 

Cada agente de pesquisa pode ter seu tempo de serviço estendido por até três anos, renováveis a cada 3 meses. A prorrogação do vínculo é baseada em três critérios: assiduidade, produção individual e qualidade do trabalho. A presidente do IBGE assegurou que as dispensas foram baseadas nas regras existentes nos contratos, e não em decorrência da greve. 

“Os contratos venceram, e constatou-se que os agentes não compareciam há mais de 10 dias na instituição. Na normativa de contratação, está estabelecido três critérios, que não foram cumpridos”, garantiu Wasmália Bivar. 

Prefeito de Assú declara apoio a Henique Alves para o governo


O prefeito de Assú, Ivan Junior(PROS) declarou  nesta segunda-feira(21) seu apoio a candidatura de Henrique Alves(PMDB) ao governo do estado.O anuncio ocorreu na noite desta segunda-feira , em uma reunião onde estavam presentes o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta (PROS), que é candidato à reeleição, o vereador de Natal, Rafael Motta (PROS), que concorrerá a uma vaga de deputado federal, além de vereadores e lideranças de ligadas ao prefeito de Assu.

O apoio foi decidido após consulta às lideranças do prefeito, que escolheram por aclamação a candidatura de Henrique como a mais viável. Segundo Ivan Júnior, a adesão é fruto da consciência de que Henrique Alves é a melhor opção para mudar a realidade do Rio Grande do Norte, cuja situação atualmente é desanimadora.

Em Assu, Henrique agora conta com apoio do prefeito Ivan Junior e o grupo formado pelo deputado George Soares e o ex-prefeito Ronaldo Soares.

Representantes da Junta de Serviço Militar agradecem apoio da Prefeitura de Santa Cruz


Na tarde da última terça-feira (15) aconteceu uma Visita de Orientação Técnica (VOT) à Junta de Serviço Militar (JSM) de Santa Cruz. Esteve no município o Delegado da 11ª Delegacia de Serviço Militar, Tenente Climério Santana da Silva, e o Chefe da 24ª Circunscrição de Serviço Militar, o Sr. Coronel Elias Leocácio da Silva Junior.

Na ocasião, acompanhados de Francisco das Chagas Pontes (responsável pela JSM local), se reuniram, na sede do Poder Executivo Municipal com a Prefeita Fernanda Costa. O momento serviu para agradecer o importante apoio que a atual gestão vem dando para o bom funcionamento da JSM. No encontro, que também contou com a presença da Chefe do Gabinete Civil, Marcela Ravena, a Prefeita Fernanda Costa afirmou que continuará apoiando no que for possível para que a JSM, executora das serviços militares no município, possa continuar atendendo de forma satisfatória à população, garantindo a todos cidadania.

Entre as principais atribuições da Junta de Serviço Militar estão: emissão do documento do certificado de reservista para jovens do sexo masculino que completam ou já tem 18 anos, emissão de atestados de desobrigação militar, emissão de certificados para notoriamente incapaz, entre outras.

Em Santa Cruz, a Junta de Serviço Militar funciona na Central do Cidadão.

Robinson Faria: “O povo do RN irá derrotar o poderio econômico de Henrique Alves”


O candidato do PSD a governador, Robinson Faria, disse hoje que o povo irá derrotar o poderio econômico do candidato adversário, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB). “Essa eleição será a grande quebra de paradigmas de políticas velhas, políticas coronelistas, políticas familiares, onde líderes no passado tiveram momentos de vitória, momentos de admiração. Hoje todos eles sucumbiram diante do candidato poderoso, que se acha poderoso, o chefe do acordão. Em síntese, a população irá derrotar o poderio econômico do candidato do acordão, a sua supremacia financeira irá sucumbir diante do sentimento de liberdade das pessoas”.
Instado a falar se o poderio financeiro da campanha adversária, que estimou gastos da ordem de R$ 40 milhões junto ao Tribunal Regional Eleitoral, assusta, Robinson disse que de forma nenhuma. “Se eu não tiver um palanque em uma cidade eu vou chegar lá, vou procurar um banco de uma praça, uma escada de uma igreja e vou dar o meu recado à população. Nunca me intimidou”, afirmou. “Nem antes, quando eu era pré-candidato, que eu fui subestimado, tampouco agora já como candidato, querer sufocar e querer cercear a nossa caminhada. Eu acho que isso não é bom para a nossa democracia, querer chegar ao município e ter o domínio total de toda a classe política. E a população, como é que fica? Vai apenas obedecer? Vai apenas ouvir os seus líderes ou vai querer que tenhamos nessa eleição um debate democrático com a oportunidade de cada um falar da sua proposta?”, indagou.

Após cirurgia, Ariano Suassuna está em coma e respira com ajuda de aparelhos

O estado de saúde do escritor Ariano Suassuna é grave, mas estável, segundo boletim do Real Hospital Português, do Recife, onde Suassuna está internado. O escritor está em coma e respira com a ajuda de aparelhos.

Ele passou mal em casa, na noite de ontem (21), e foi levado ao hospital por volta das 20h, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Às 23h, terminou a cirurgia de emergência para a colocação de dois drenos, com o objetivo de controlar a pressão intracraniana provocada pelo AVC. Desde então, o escritor está internado na UTI Neurológica, sem previsão de alta.

Wilma defende projetos para ampliar a geração de empregos


A candidata ao Senado pelo PSB, Wilma de Faria, alertou para a piora dos indicadores de emprego no país e no Rio Grande do Norte. Ela defendeu a adoção de medidas e projetos que incentivem o desenvolvimento e estimulem a geração de empregos. 

A avaliação foi durante entrevista, concedida no tarde desta segunda-feira, ao programa Boa Tarde Cidadão, transmitido pela Band Natal. Durante a entrevista, Wilma de Faria reafirmou que apresentará a proposta para que o Projeto do Passe Livre nos transportes públicos seja implementado em todo o país.

A candidata ao Senado pelo PSB afirmou que o Rio Grande do Norte enfrenta sérios problemas em outras áreas, como saúde, segurança e educação. Ela disse que tem defendido e vai apresentar propostas para que a população tenha melhores serviços nestes setores. Wilma de Faria defendeu também mudanças no pacto federativo para que a União amplie os investimentos em áreas essenciais. Ela afirmou que é necessária uma mobilização para a União colaborar mais na saúde e a segurança. A ex-governadora ressaltou que uma das ênfases dos seus projetos é a educação e o ensino profissionalizante.

A ex-governadora do PSB destacou ainda que a coligação formada pelo PMDB, PSB e os demais partidos que integram essa aliança é uma união para reconstruir o Estado. Ela lembrou que Rio Grande do Norte passa por uma grave crise no que diz respeito aos serviços públicos. Wilma de Faria lembrou ainda que a coligação adversária tem, entre seus integrantes, o deputado Betinho Rosado, do PP, que faz parte da base aliada do atual governo estadual.

Com bolo, população 'celebra' 1 ano de interdição de delegacia em Natal


Moradores do bairro das Quintas, na zona Oeste de Natal, organizaram uma 'festa de aniversário' para marcar um ano de interdição da 7ª Delegacia de Polícia que funcionava no bairro. A 7ª DP foi interditada pela Vigilância Sanitária no dia 23 de julho do ano passado. À época, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) alegou que o prédio apresentava condições insalubres de trabalho com "paredes mofadas e cheiro insuportável".

Com bolo, refrigerante e balões, os moradores pediam o início da reforma do prédio que sequer começou. O G1 tentou contato com a diretoria administrativa da Delegacia Geral da Polícia Civil do RN,  responsável pelas estruturas das DPs, mas os telefonemas não foram atendidos.
Com a interdição da delegacia do bairro das Quintas, o atendimento da 7ª DP foi transferido para a 14ª DP, localizada no bairro de Felipe Camarão. "O problema é que Felipe Camarão é longe. A comunidade deixa de registrar as ocorrências, poucos moradores vão pra lá por causa da distância", disse Vanderson Gomes, de 30 anos, integrante do Fórum de Moradores e Amigos das Quintas.

HUOL e Januário Cicco recebem R$ 3,6 milhões para modernização


O Ministério da Saúde liberou R$ 54 milhões para hospitais universitários de todo país modernizarem suas instalações. O recurso faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) e beneficiará 25 unidades em 16 estados. Com a verba, os Hospitais poderão melhorar suas instalações com obras, compra de equipamentos ou ainda custear procedimentos hospitalares. No Rio Grande do Norte, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) serão contemplados com R$ 3.669.990,75, sendo R$ 1.783.044,33 para o HUOL e R$ 1.886.946,42 para a MEJC.

O Rehuf é uma parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação e tem o objetivo de aperfeiçoar a gestão administrativa, financeira e hospitalar no campo da assistência e do ensino, melhorando a integração serviço-saúde. Os valores são definidos junto com as instituições e levam em conta os indicadores e metas de desempenho de cada local. Atualmente, 45 hospitais e a outras duas unidades de saúde ligadas às universidades fazem parte do Programa. Essas instituições estão localizadas em 32 cidades do país, sendo 22 capitais.


Blitz apreende 50 motocicletas e notifica 80 condutores em Natal


Uma blitz da Polícia Militar e do Departamento Estadual de Trânsito apreendeu 50 motocicletas e notificou 80 condutores durante a tarde e noite desta terça-feira (22) na Zona Norte de Natal. A barreira policial foi montada na descida da Ponte Newton Navarro, na praia da Redinha, no litoral Norte da capital.

O tenente Styvenson Valentim, do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), explica que as apreensões e notificações foram feitas por diversos motivos. "Tivemos documentos atrasados, pessoas dirigindo sem habilitação e mudanças nas característica dos veículos. Uma série de irregularidades", afirma o tenente.

De acordo com o tenente Styvenson, todas as motocicletas foram levadas para a sede do Detran, no bairro Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal

Kelps Lima cumpre agenda em Parazinho


O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), participou no último sábado(19) de reunião no municipio de Parazinho,  organizada pelo diretório local do Solidariedade que é presidido no municipio pelo vereador Marcone Paulino.  

O deputado Kelps Lima abordou a área de segurança pública e a situação caótica que passa o estado do RN e principalmente a Polícia Militar. 'Todas as cidades do estado estão passando por isso, umas mais outras menos, porém com uma boa articulação podemos buscar melhorias para cidades junto aos órgãos responsáveis, o RN tem sim um efetivo policial, porém, está mal distribuído pelo estado". Frisou Kelps.

Após encontro em  Parazinho, Kelps Lima seguiu para Pedra Grande onde se reuniu com o prefeito Marcão e algumas lideranças locais.

“Gordinho Ostentação” volta em novo vídeo com maços de R$ 100 e no melhor hotel da cidade

Conhecido como “Enilionário”, o jovem Eni Augusto de Carvalho Lima que andava ausente das redes sociais após ter criado grande polêmica com vídeos rasgando dinheiro em festas e ter ser alvo de perseguição policial pelas ruas da cidade, voltou a dar o ar da graça.
Desta vez, o “Gordinho Ostentação” aparece em um vídeo balançando maços de notas de R$ 100,00, mostrando garrafas de bebidas caras e se gabando de estar hospedado no melhor hotel da cidade de Currais Novos, aonde tinha ido curtir a vaquejada.

Selo Unicef: Prefeitura de Santa Cruz realiza na próxima quinta (24) 1º Fórum Comunitário


Entre as ações que objetivam a conquista do Selo Unicef, a Prefeitura de Santa Cruz, através da Comissão Intersetorial Pró-Selo, realiza na próxima quinta-feira (24), o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef.

O evento, que será realizado no auditório do SENAI, está previsto para ser iniciado às 8h e tratará de questão que estão relacionadas aos direitos de crianças e adolescentes do município, com a apresentação situacional e exposição de propostas.

Programação

7h:30 – Recepção dos participantes
8h – Abertura oficial (composição da mesa com autoridades e apresentação cultural com alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
8h40 – Apresentação da Comissão Intersetorial Pró-Selo
8h50 – Apresentação do diagnostico situacional de crianças e adolescentes do município
9h30 – Formação de grupos de trabalho pela redução das desigualdades
10h30 – Apresentação das conclusões dos grupos
11h30 – Circulando idéias: votação de duas propostas principais para o governo municipal
12h – Encerramento com os adolescentes e suas principais impressões
12h20 - Almoço