terça-feira, 15 de agosto de 2017

Acusado de matar torcedor do CRB, membro de torcida organizada do América-RN é assassinado em Natal

Al Unser Ayslan Silva do Nascimento é acusado de matar torcedor do CRB. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

O homem assassinado na sede de uma torcida organizada do América-RN nesta terça-feira (15), identificado como Al Unser Ayslan Silva do Nascimento, de 24 anos, era suspeito de ter matado um torcedor do CRB, em Maceió, no ano de 2012. A vítima é o alagoano Jônatas Daniel dos Santos, de 24 anos e o homicídio aconteceu durante um confronto entre as torcidas de América-RN e CRB ao final de um jogo pelo Brasileirão Série B. Jônatas foi morto com disparo de arma de fogo.

De acordo com a Polícia Militar, Al Unser Ayslan foi executado nesta terça a tiros dentro do galpão em que fica a sede da torcida organizada da qual fazia parte, no bairro Alecrim, Zona Leste de Natal. 

A polícia ainda não tem informações sobre como aconteceu o crime, registrado no início da tarde.
Na época do crime pelo qual é suspeito, Ayslan foi denunciado pelo Ministério Público de Alagoas por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e que impossibilitou a defesa da vítima, Jônatas dos Santos.

Unser Ayslan chegou a ser condenado a 20 anos de prisão pelo assassinato em fevereiro de 2014, entretanto a defesa dele conseguiu anulação da sentença, alegando ausência da mídia gravada durante a sessão.

Ele estava preso aguardando nova sentença, porém, em março de 2017, foi solto por um habeas corpus julgado pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas, sob determinação de medidas cautelares.


As medidas impostas a Al Unser Ayslan pelo TJAL foram a proibição de acesso ou frequência a estádio e jogos de futebol, recolhimento ao domicílio entre as 22h e as 5h da manhã, bem como durante os dias de domingo, proibição de frequentar quaisquer bares, discotecas, casas noturnas e estabelecimentos semelhantes e o uso de tornozeleira para monitoramento eletrônico.

Governador do RN é alvo de operação da Polícia Federal

Robinson Faria, governador do RN (Foto: Canindé Soares)

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), é alvo de uma operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira (15) que investiga a suspeita de prática dos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça por parte dele e de servidores do governo potiguar.

Em nota, o advogado de Robinson Faria, José Luis Oliveira de Lima, disse que ainda não teve acesso aos autos e negou "prática de qualquer irregularidade durante o mandato de deputado estadual" de Faria.

Segundo apuração da TV Globo, Robinson Faria teria tentado comprar o silêncio de um delator da operação Dama de Espadas, que investigou a contratação de funcionários fantasmas na Assembleia.

Os mandados de busca e apreensão tiveram como alvo a residência do governador, no condomínio Porto Brasil, na praia de Pirangi; no apartamento dele, na praia de Areia Preta; na Governadoria, no Centro Administrativo do Estado; e na Assembleia Legislativa e anexos da própria AL.

Foram presos (mandados de prisão temporária de cinco dias) Magaly Cristina da Silva e Adelson Freitas dos Reis, assistentes de confiança do governador. A primeira foi servidora na Assembleia Legislativa desde 1987, a convite de Robinson quando ele ainda era deputado estadual. Antes, Magaly trabalhava como secretária na empresa da família do governador.

A defesa de Magaly da Silva informou que ela recebeu com surpresa as medidas de busca e apreensão e prisão temporária contra si e que ela prestou os esclarecimentos necessários à investigação e encontra-se à disposição da justiça.

TJ nega pedido e Raniere Barbosa segue afastado da presidência da Câmara Municipal de Natal

Justiça determinou afastamento de Raniere Barbosa da presidência da Câmara Municipal de Natal (Foto: Elpídio Junior)

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) negou na manhã desta terça-feira (15) o pedido da defesa de Raniere Barbosa (PDT) para que ele retome os cargos de vereador e presidente da Câmara Municipal de Natal. Apesar disso, ficou definido que o juiz de primeira instância responsável pelo caso estabeleça um prazo para a conclusão do afastamento.

Raniere é investigado por suspeitas de fraudes na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal. O caso é investigado pelo Ministério Público. O colegiado do TJ considerou que os argumentos para que o vereador continue impedido são válidos e suficientes.

Com a decisão, continua valendo o afastamento determinado pelo juiz da 7ª Vara Criminal, José Armando Pontes, para quem a ação vai voltar agora. Porém os desembargadores mandaram que o prazo de afastamento seja definido para não haver uma 'cassação indireta' do mandato do vereador.

A defesa deverá recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Cidade Luz

A Justiça determinou a prisão de empresários e o afastamento do presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa dentro da operação Cidade Luz, deflagrada na manhã da segunda-feira 24 de julho. Segundo o Ministério Púbico eles são suspeitos de desviarem R$ 22.030.046,06 da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal (Semsur). Raniere foi secretário responsável pela pasta e deixou o cargo em 2014.

Segundo o MP, há indícios de que o montante seja decorrente de superfaturamento e pagamento de propina relativos a contratos firmados entre empresas e a Semsur para a prestação de serviços de manutenção e decoração do parque de iluminação pública da capital potiguar.

Na ocasião, Raniere Barbosa afirmou que recebeu a notícia da investigação com surpresa, uma vez que deixou a gestão da Semsur em 2014. Ele ainda declarou que estava colaborando com as investigações para provar que agiu com 'probidade e lisura' no período em que foi secretário.

Após motim, mais de 100 presos são transferidos de Parnamirim para complexo de Alcaçuz

Penitenciária Estadual de Parnamirim (Foto: Divulgação/Sejuc)

Cento e dezessete presos foram retirados da Penitenciária Estadual de Parnamirim e levados durante a madrugada desta terça-feira (15) para o pavilhão 5 do Complexo Penitenciário de Alcaçuz, como é mais conhecido o Presídio Rogério Coutinho Madruga. As duas penitenciárias ficam na região metropolitana de Natal.

A transferência aconteceu após os detentos da PEP se amotinarem em um dos pátios da unidade. A confusão aconteceu no momento em que agentes penitenciários tentavam fazer o isolamento de um interno considerado chefe de uma facção criminosa.

Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou em nota, o isolamento aconteceu depois que um plano de fuga foi descoberto pelos agentes.

Após a saída dos detentos, agentes penitenciários relataram que os presos que permaneceram na PEP, cerca de uns 400, foram trancafiados. Uma das alas da penitenciária passou recentemente por reformas e as grades, que foram todas arrancadas durante as rebeliões que ocorreram ainda em março de 2015, foram recolocadas nas paredes das celas.

Ainda de acordo com a Sejuc, todos os presos que estão na PEP foram custodiados nas celas recentemente reestruturadas, e a parte esvaziada da unidade vai passar por reformas.

Corpo carbonizado dentro de carro pode ser de motorista de Uber desaparecida no RN

Suetânia Santos do Nascimento desapareceu na sexta-feira (11) em Parnamirim (Foto: Arquivo da família)

A família da motorista de Uber Suetânia Santos do Nascimento, de 29 anos, desaparecida desde a sexta-feira (11), acredita ser dela o corpo carbonizado encontrado dentro de um carro queimado em um canavial na zona rural de Arez, região metropolitana de Natal. "Era ela mesmo", diz a irmã, Ana Paula Nascimento. O veículo foi identificado por meio do número do chassi.


Suetânia foi vista pela última vez no bairro Emaús, em Parnamirim, na Grande Natal, quado saiu para trabalhar. De acordo com a família, a principal suspeita é de que ela tenha sido morta por um homem com quem teria acabado um relacionamento amoroso há cerca de dois meses.
O carro, modelo March, de cor branca, que pertence à mulher, foi encontrado em uma plantação de cana-de-açúcar. De acordo com informações apuradas pela polícia com moradores da região, ele teria sido queimado na região ainda na noite de sexta.

A família diz que a motorista tinha avisado que iria resolver uma pendência com o ex-namorado. "Ela mandou uma mensagem dizendo que se acontecesse alguma coisa, estava com ele", conta a irmã.

Uma amiga também recebeu uma mensagem de texto, onde Suetânia informou que estava passando por uma churrascaria e um posto de combustíveis na estrada. A polícia foi até esses estabelecimentos para checar as imagens das câmeras de segurança.

De acordo com a família, Suetânia já tinha sido ameaçada pelo homem, com quem manteve um relacionamento extraconjugal por cerca de 10 anos. Ele é casado. A irmã não sabe se ela já tinha um novo relacionamento.

Corpo foi encontrado dentro de carro queimado em Arez, na Grande Natal (Foto: Divulgação PM)

Governador do RN nomeia novo comandante para a PM

Coronel Osmar Maciel assume o posto (Foto: Assessoria/Sesed)

O governador Robinson Faria nomeou o coronel José Osmar Maciel de Oliveira como novo comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (15). Osmar Maciel irá substituir o coronel André Azevedo que pediu exoneração do cargo.

O comandante que foi promovido ingressou na Polícia Militar em 1991. Assumiu o posto de aspirante a oficial da corporação em 1994, chegando a Coronel em 2016. "recebi com muita honra o convite do governador. Reconheço as dificuldades pelas quais passa a segurança pública no Rio Grande do Norte e o seu contexto nacional. Somos conscientes do grande desafio, mas com um trabalho em equipe e integrado, vamos enfrentar a criminalidade", declarou o comandante.

O coronel Osmar Maciel substitui o coronel André Azevedo, que vinha respondendo pela função desde dezembro de 2016.

“Municipal” e “Ruralzão”, competições organizadas pela Prefeitura de Santa Cruz, foram iniciadas neste último fim de semana


Quatro partidas abriram no último fim de semana os campeonatos “Municipal” e “Ruralzão”. Ambas as competições de futebol são promovidas pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, e juntas reúnem mais de 500 atletas amadores do município.

No sábado (12) o “Eva Bary”, atual campeão do “Municipal”, venceu por 5 x 0 o “Morro das Aranhas”, na outra partida do dia empate sem gols entre “Ponte Preta” x “Kambito F.C”. No domingo (13) foram realizados jogos pelo “Ruralzão”. Pela manhã, “Bonsucesso” 3 x 0 “São Joaquim”, à tarde, “União Boa Vista” 5 x 1 “Angicos”. Todas as partidas foram realizadas no Estádio Iberezão.

As disputas pelos títulos das duas competições, importantes dentro do calendário esportivo local, seguem nos próximos três meses.