sábado, 17 de fevereiro de 2018

Terremoto de magnitude 7,2 sacode a Cidade do México

terremoto méxico

Um forte terremoto sacudiu nesta sexta-feira (16) a Cidade do México, disparando o sistema de alerta na capital e provocando pavor nos moradores da capital faltando pouco para os cinco meses de um outro sismo deixar cerca de 400 mortos.

"Continua sendo realizado o protocolo de revisão. Até o momento não se reportam danos", indicou no Twitter o departamento de Proteção Civil.

O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS) e o Serviço Sismológico Mexicano estimaram a magnitude do sismo em 7,2, com epicentro a 11 km de Pinotepa de Don Luis, no estado de Oaxaca, sudoeste do México.

Horário de verão termina à meia-noite deste sábado

Horário de verão

À meia-noite deste sábado (17), os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar seus relógios. É o fim do horário de verão, que entrou em vigor no dia 15 de outubro do ano passado, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica entre as 18h e as 21h nas três regiões. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o volume energético  – e o respectivo valor monetário – poupado com a determinação deverá ser divulgado na próxima terça-feira (20).


Além do Distrito Federal, 10 unidades federativas precisarão adaptar seus ponteiros: Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; São Paulo e Espírito Santo. A população do Norte e do Nordeste não é afetada porque os estados da região não são incluídos no horário de verão.

Após chuvas, árvores caem e atingem carros em Natal

Árvores caíram sobre um táxi na Rua dos Canindés, Alecrim, Natal (Foto: Alice Rufino/Cedida)

Três árvores desabaram sobre quatro veículos na Rua dos Canindés, popularmente conhecida como Avenida Seis, na Zona Leste de Natal, durante a chuva desta sexta-feira (16). Ninguém se feriu. O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou uma equipe ao local.

Um carro preto também ficou debaixo das árvores que caíram em Natal (Foto: Maciel Luiz)

Moto foi atingida pelas árvores que desabaram em Natal (Foto: Maciel Luiz)

Farmácia é arrombada e muita mercadoria é roubada durante madrugada no Planalto






Refinaria potiguar supera recorde de vendas de querosene de aviação

Pólo da Petrobras em Guamaré, RN (Foto: Igor Jácome/G1)

A Refinaria Clara Camarão superou o recorde de vendas de querosene de aviação (QAV) no mercado potiguar e cearense. Em janeiro, a refinaria - que fica em Guamaré - vendeu 19.377,16 m³ do produto. De acordo com a Petrobrás, o resultado positivo foi devido à consolidação da entrada do produto no mercado do Ceará.

Em 2017, a refinaria potiguar bateu três recordes de produção e venda de querosene de aviação. O último recorde foi em dezembro com venda de 19.244,11 m³. O resultado foi possível a partir da implantação do Programa de Produção de Médios e Gasolina (Promega), que visa aumentar a eficiência operacional e rentabilidade do parque de refino.

O querosene de aviação produzido na unidade é vendido para o aeroporto localizado em São Gonçalo do Amarante e para base aérea de Natal. Ele também abastece os aeroportos de Fortaleza e Juazeiro, no Ceará.