segunda-feira, 19 de maio de 2014

Insatisfeito com falta de compromisso do PMDB, Carlos Eduardo pode ignorar ‘chapão’


O secretário-geral do PDT no Rio Grande do Norte, Jonny Costa, confirmou na manhã desta segunda-feira a insatisfação do partido em relação à aliança com o PMDB e o PSB com vistas ao apoio à chapa do deputado federal Henrique Eduardo Alves, candidato do PMDB a governador, e da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), a senadora. Jonny Costa confirma que o PDT deverá se reunir ainda hoje para discutir os rumos do partido nas eleições de 2014.
No sábado, o presidente do diretório do PDT em Natal, o chefe da Casa Civil, Kleber Fernandes, revelou a insatisfação da legenda, diante da falta de reciprocidade do PMDB e do PSB na cessão das bases eleitorais para os pré-candidatos do PDT à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa. “Está havendo sim uma insatisfação porque os entendimentos e diálogos políticos celebrados com o PMDB não estão transcorrendo da forma como foi pactuado e está havendo insatisfação no âmbito do PDT”, confirmou esta manhã o secretário-geral do PDT, Jonny Costa, que é diretor-presidente da Urbana, empresa da Prefeitura de Natal que administra a coleta de lixo.
Com as palavras de Kleber e de Jonny, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, presidente estadual do PDT, sinaliza fortemente com a possibilidade de recuar do apoio que declarou à chapa Henrique/Wilma. Segundo Jonny Costa, o PDT posicionou junto ao PMDB que não faria qualquer exigência de composição na chapa majoritária, nem criaria qualquer dificuldade, muito menos vetaria qualquer composição dela, mas, como a próxima eleição é estadual, o partido tem interesse de buscar fortalecimento na Câmara Federal e Assembleia Legislativa, o projeto do partido.

Mais de 10 mil pessoas visitaram Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, neste domingo


Este domingo dentro dos festejos alusivos a Santa Rita de Cássia, padroeira de Santa Cruz, foi marcado por diversos eventos e uma grande quantidade de fiéis de outros municípios, visitando o Santuário de Santa Rita de Cássia.

Segundo a Paróquia de Santa Rita, pelo menos 10 mil pessoas passaram pelo Santuário, onde está localizada a imagem de Santa Rita de Cássia, maior imagem católica do mundo, no dia de hoje. Centenas de ônibus estiveram na cidade.

Para o pároco de Santa Rita, Pe. Vicente Fernandes, o dia de hoje foi uma grande preparação para quinta-feira, dia da padroeira, quando a cidade deve receber mais de 60 mil fiéis. “Hoje já tivemos uma intensa movimentação na cidade, beneficiando toda a população, que ganha com a visita dos fiéis, mostrando a força da fé na Madrinha dos Sertões. Esperamos que hoje possa ter sido uma preparação para acolhermos os milhares de fiéis que visitarão a cidade na quinta”, destacou o sacerdote, que coordena os festejos.

A festa de Santa Rita de Cássia, padroeira de Santa Cruz, segue até quinta-feira, dia 22 de maio.






Após chuvas, reservatórios ainda estão em colapso


O mês de maio se aproxima do fim e com ele vai embora as esperanças do sertanejo potiguar. O inverno deste ano no semiárido nordestino, apesar de classificado como normal pela meteorologia, não foi capaz de encher os reservatórios d’água no interior do Rio Grande do Norte a índices satisfatórios. A chuva mudou a paisagem em alguns  municípios, melhorou o nível de alguns mananciais, mas  o cenário ainda preocupa.

Mesmo com as precipitações registradas ao longo dos últimos meses, mais da metade dos açudes monitorados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está com o nível abaixo dos 20% da capacidade total. Índice considerado crítico pelos especialistas. Além disso, nove cidades convivem com colapso no abastecimento e outros 159 municípios estão em estado de emergência devido à situação climática desfavorável.