terça-feira, 24 de novembro de 2015

Tomba Farias é recebido pelo Ministro Mercadante


O deputado estadual Tomba Faria esteve na tarde desta terça-feira (24) reunido com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília. O parlamentar estava acompanhado do deputado federal Rafael Motta, e durante a reunião com o ministro pleiteou a construção de novas escolas de Ensino Fundamental e Médio, no Estado do Rio Grande do Norte.
O deputado solicitou ao titular da Educação recursos para a edificação de novas escolas com quadra de esportes, refeitório, biblioteca e área de convivência.
“Investir em educação é muito importante para o desenvolvimento do Brasil, pois por meio do ensino formamos os nosso futuros cidadãos. E o ministro Mercadante foi muito atencioso com as questões do setor educacional do nosso Estado”, destacou o deputado.
O ministrou da Educação ressaltou que para o pleito do deputado Rafael Motta ser atendido é necessário a aprovação do Orçamento 2016. Além disso, essas demandas devem estar inseridas no Programa de Ações Articuladas (PAR), que é gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Contando com várias atrações, programação do Fest Frango 2015 também terá shows musicais


A terceira edição do Fest Frango (Feira de Avicultura do Trairi) começa nesta quinta-feira (26) e segue até o próximo sábado. Além do Seminário voltado para a avicultura, Festival Gastronômico, Feira de Artesanato, concurso da “Galinha mais Glamourosa” e outras atrações, o evento também terá em sua programação com apresentações culturais e shows musicais de artistas locais e regionais no palco que será montado no Pátio da Matriz.

Na quinta-feira (26), primeiro dia do evento, a animação ficará por conta do forró pé-de-serra do Trio Arapuá. Na sexta-feira (27) serão duas atrações: a MPB de Zé Paulo e Banda e som eclético de Messias Paraguai. Já no sábado (28), terceiro e último dia do Fest Frango 2015, se apresentarão a Banda Geração Perdida, com o melhor do rock nacional e Galvão Filho, atração principal da noite, que trará em seu repertório o melhor da música nordestina, além de composições próprias e de artistas potiguares.

Todas as atrações do Fest Frango, com exceção do Seminário, acontecem na estrutura que será montada na Praça Presidente Vargas (Pátio da Matriz), a partir das 18 horas.

O Fest Frango é viabilizado através de emenda parlamentar do Deputado Tomba Farias e realizado pela Prefeitura de Santa Cruz, com patrocínio do Governo do Estado, através da Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR), e parcerias com o Sebrae/RN, Guaraves Alimentos, Senac e Fecomércio/RN.

Estudantes acampam em frente à Prefeitura de Mossoró em protesto contra aumento de 50% no preço da passagem de ônibus


Na última sexta-feira, 20 de novembro, o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD) publicou decreto no Diário Oficial do Município, fixando um reajuste de 50% no preço da passagem de ônibus na cidade, que passou de R$ 2 para R$ 3,00.

Entre as justificativas pontudas no Decreto para o reajuste está a necessidade de se oferecer aos usuários de ônibus um serviço de qualidade, com veículos em bom estado de conservação e em quantidade suficiente para garantir o direito de locomoção, com cumprimento dos horários e o atendimento da demanda de passageiros.

Estudantes estão acampados em frente à sede do executivo, em protesto contra o aumento que consideram abusivo.

Comissão do Senado aprova projeto que regulamenta Revalida para médicos estrangeiros


A Comissão de Educação do Senado aprovou hoje (24), em caráter terminativo, um projeto de lei que regulamenta o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), utilizado para validar no Brasil os diplomas que são expedidos por universidades estrangeiras.

Entre outras coisas, o projeto obriga os médicos estrangeiros que atuam no Brasil a passarem pelo exame para serem autorizados a exercer a profissão, transformando em lei o que é regulamentado por uma portaria do governo federal.

O texto aprovado, no entanto, modifica um pouco as regras da portaria quando estabelece que o Conselho Federal de Medicina deverá colaborar com o governo para a elaboração da prova. Também fica estabelecido que o Ministério da Educação deverá aplicar o Revalida no primeiro trimestre de cada ano se houver provocação por parte dos interessados.

O teste inclui questões de múltipla escolha, prova discursiva e prática para avaliar habilidades clínicas em simulações de situações reais de atendimento. O profissional é avaliado em cirurgia, medicina da família, ginecologia e obstetrícia, pediatria e clínica médica.

O texto segue para a Câmara dos Deputados, onde ainda poderá ser alterado. Caso isso ocorra, ele deverá retornar para última análise dos senadores antes de seguir para sanção presidencial.

Agência Brasil

Clube espanhol já pagou 1,8 milhão de euros por dupla de volantes do América


Dentre os reforços confirmados para a temporada 2016, o América anunciou dois volantes que se conhecem muito bem. Formados nas categorias de base do Grêmio-RS, os gaúchos Tiago Dutra e Bruno Renan foram negociados pela equipe tricolor, juntos, em 2009, com o Villarreal, da Espanha, por cerca de 1,8 milhão de euros - boa parte do valor da transação foi utilizado para pagar ao Paris Saint-Germain e manter o meia Souza (que também defendeu São Paulo, Fluminense e Ceará) no clube.

Tiago Dutra e Bruno Renan também jogaram juntos no Criciúma-SC, em 2013. Dutra foi campeão catarinense naquele ano, mas Bruno chegou ao clube após a conquista do título estadual. Eles também disputaram juntos uma Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2008, pelo Grêmio-RS.

Tiago Dutra, de 25 anos, está de volta ao alvirrubro após um período de trabalhos específicos para equilíbrio de força. O jogador, que foi campeão potiguar em 2014 e 2015, deixou o clube em maio deste ano. Após lesões, Dutra procurou a diretoria e entrou em acordo. Ao todo, atuou em 41 partidas com a camisa do América. O volante também defendeu a seleção brasileira em suas categorias sub-17 e sub-20 (onde trabalhou com o doutor Maeterlinck Rêgo, médico do alvirrubro) e o Maccabi Haifa, de Israel.

Já Bruno Renan, de 24 anos, passou mais tempo no futebol europeu, onde ainda defendeu Zorya e Shakhtar Donetsk, ambos da Ucrânia. No Brasil, vestiu também as camisas de Pelotas-RS e Maringá-PR.

Sesap alerta para o aumento do número de casos de raiva em cães


A raiva, doença infecciosa do sistema nervoso, é considerada sem cura e ainda presente no Rio Grande do Norte. De janeiro a outubro de 2015 o estado registrou 34 animais positivos para raiva, destes, quatro são cães. Número superior a 2014 quando apenas um cão foi diagnosticado com a doença, num total de 36 animais de outras espécies acometidos.
“O que nos preocupa é que pelo fato de o cachorro ser o animal que está mais próximo do homem, a população acaba ficando em um risco maior, já que a raiva é uma doença que leva à morte em aproximadamente 100% dos casos. Porém para cães e gatos a forma mais eficaz de prevenção da doença é a vacinação”, alertou Cintia Higashi, subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) a raiva mata 55 mil pessoas por ano, especialmente em países da África e Ásia onde não existe vacinação em massa dos animais. A cada 10 minutos uma pessoa morre por esta doença no mundo, principalmente crianças, num total de 30 a 50% dos casos.
A Sesap alerta para que caso a pessoa tenha sido mordida ou arranhada por animais mamíferos, como cachorro, gato, raposa, morcego, macaco, ou mesmo animais de produção, como vacas, cavalos e porcos, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência, para que um profissional de saúde avalie o tipo de atendimento necessário e o possível encaminhamento para uma unidade hospitalar.

Policiais protestam em frente à Governadoria


Os policiais civis e representantes da Segurança Pública do Rio Grande do Norte foram, na manhã desta terça-feira (24), ao Centro Administrativo do Estado para protestar contra as más condições de trabalho para o setor. O ato público foi coordenado pelo Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol), após as mortes de dois policiais no domingo, assassinados durante um assalto.

Na manifestação, os policiais posicionaram cruzes no gramado em frente ao prédio da Governadoria, representante o luto pelas mortes de policiais durante o ano de 2015.

Ontem, o Sinpol criticou duramente o Governo e também o delegado-geral de Polícia, Stênio Pimentel, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ângelo Dantas, e a titular da Sesed/RN, delegada Kalina Leite, definindo-os como "policiais burocráticos, e nada operacionais". O manifesto afirma também que a cúpula da Polícia Civil "transfere, humilha, ameaça e persegue" policiais civis.

Ainda não há a confirmação haverá reunião entre os participantes do ato e a cúpula da Segurança do Governo do Estado.



Presos fogem da Cadeia Pública de Nova Cruz, no RN


Presos fugiram da Cadeia Pública de Nova Cruz, cidade localizada a pouco mais de 90 quilômetros de Natal, na manhã desta terça-feira (24). O Grupo de Operações Especiais (GOE), unidade de elite da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc), foi acionado para realizar a recontagem dos detentos e uma revista no presídio.

A informação foi confirmada por Felipe Bruno, diretor da cadeia. Por volta das 6h30, detentos foram vistos saindo de um buraco no muro da unidade. "O guariteiro atirou para evitar a fuga de mais homens. Pelo menos três homens conseguiram escapar", disse. Contudo, ainda não se sabe exatamente quantos presos fugiram.
Esta é a segunda fuga registrada este ano na unidade prisional e também é a segunda fuga desde a abertura da unidade, em março de 2010. No dia 20 de outubro, dois detentos escaparam usando uma teresa.
O presídio de Nova Cruz possui capacidade para 224 presos, mas tem atualmente mais de 250 apenados.