segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Grande medo da oposição é que eu volte em 2018, diz Lula


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (9), em entrevista a uma rádio da Colômbia, que o grande medo da oposição brasileira atualmente é com a possibilidade de ele voltar à Presidência da República em 2018. Embora já tenha admitido na semana passada em Brasília que poderá ser candidato novamente, Lula evitou dizer na entrevista se será candidato. Ele destacou que estará "muito feliz apoiando um companheiro".

"Agora o grande medo deles é a possibilidade de Lula voltar em 2018. Uma coisa que eu acho loucura, porque ainda faltam três anos", afirmou. Na avaliação do ex-presidente, a oposição está inconformada com a derrota nas eleições de 2014 e, por isso, tem feito tudo para obstruir qualquer possibilidade de a presidente Dilma Rousseff governar com "tranquilidade" e de o PT conquistar a Presidência da República pela quinta vez consecutiva.


Questionado se será candidato, Lula pregou cautela. "Vamos aguardar. Durante três anos, muitas coisas podem mudar. Sou um político muito prático, prefiro deixar que a sociedade se mova. Vai chegar o momento de ver quem poderá ser candidato", afirmou. "Te digo de coração: irei contra qualquer candidatura que signifique um retrocesso nas conquistas sociais do povo brasileiro. Estarei no campo de batalha de novo para manter as conquistas", acrescentou.

Ele degolou a adolescente de 14 anos com um canivete por não aceitar o fim do namoro


Desde o início apontado como o principal suspeito de ter matado a adolescente Kassia Fabíola Pereira, de 14 anos, no último sábado (7), em Ceará-Mirim, Welberton Pereira Maciel, de 23 anos e ex-namorado da vítima, foi preso na manhã desta segunda-feira (9).
A informação foi confirmada pela delegada Jamille Alvarenga, titular da Delegacia de Polícia Civil Ceará-Mirim. “Desde o dia do crime, nós nos organizamos para irmos atrás do Welberton, já que ele mesmo teria ligado para a irmã da vítima afirmando que tinha matado a menina e onde tinha deixado o corpo. Nesta manhã, conseguimos encontrá-lo”, disse em entrevista para a TV Ponta Negra.

Corpos de detentos soterrados em Alcaçuz são localizados

Os corpos dois presos que morreram soterrados durante o desabamento de um túnel, numa tentativa de fuga, ocorrida por volta as 9h de hoje no pavilhão 2 da penitenciária estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, foram resgatados às 18h. A informação foi confirmada, por telefone, pela presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte, Vilma Batista.

Segundo ela, os presidiários foram encontrados agarrados um com o outro, como se tentassem subir, os dois com celulares na mão. Arlindo de Lima Silva, o "Boneco", 29 anos, estava á frente, enquanto Rodrigo Nascimento Silva, o "Baby", seguia atrás. Pelo menos 14 presidiários trabalhavam na reescavação do túnel para tentar localizar os detentos. O túnel tinha profundidade de uns cinco metros, entre o lado interno do pavilhão 2 e uma saída entre a quadra e o muro principal da penitenciária de Alcaçuz.


O Corpo de Bombeiros foi acionado às 10h24 para resgatar Arlindo e Rodrigo. A direção do presídio havia solicitado uma retroescavadeira para auxiliar nas buscas, mas os corpos foram encontrados antes do equipamento chegar. 

Neste domingo (8), uma revista realizada na unidade prisional encontrou dois túneis no pavilhão 2, local onde os presos se rebelaram no sábado (7). Não foram encontradas saídas externas dos túneis.

Mais de mil veículos serão leiloados pelo Detran na terça e quarta-feira‏


O Detran leiloa nesta terça e quarta-feira (10 e 11) 1.089 veículos divididos em 702 lotes. O leilão vai acontecer partir das 9h, no Espaço de Eventos Gilson Buffett, situado na Avenida dos Ipês, no bairro de Neópolis, em Natal. A relação compreende veículos que devem permanecer em circulação, além de outros destinados exclusivamente à sucata.
Os interessados devem comparecer ao local da hasta pública levando a documentação exigida, sendo pessoal física, deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência, e sendo pessoa jurídica, o contrato social e CNPJ da empresa. A participação também pode ser feita de forma online, bastando que o interessado obedeça às exigências cadastrais especificadas no site:www.lancecertoleiloes.com.br.
O candidato que for responsável pelo arremate de qualquer bem deve assinar um comprovante de arrematação contendo número, valor e descrição do lote, como também efetuar o pagamento de sinal correspondente a 20% do valor do lote adquirido e após a data do pregão, em até três dias úteis, concluir a compra quitando os 80% que restarão. O custo de cada lote arrematado deve ser acrescido de 5%, referente à comissão do leiloeiro, além de 0,85% de ICMS, se o veículo for de circulação, ou 17% se o lote for destinado à sucata.
O Edital com todas as informações do leilão, inclusive com a relação completa dos carros e motocicletas com as especificações de marca, placa, ano de fabricação e valor do bem, pode ser conferida clicando no link: Edital Leilão Detran/RN – 01/2015.

Convite inauguração Bairro Maracujá


Em protesto, caminhoneiros queimam pneus e fecham BR-304 no RN


Um protesto de caminhoneiros fechou um trecho da BR-304 na manhã desta segunda-feira (9) entre as cidades de Assu e Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os manifestantes bloquearam a via queimando pneus, mas há uma faixa onde ônibus e veículos de passeios estão conseguindo trafegar.

De acordo com os próprios manifestantes, eles pedem a renúncia da presidente Dilma Rousseff e a diminuição de pedágios pelas estradas do país.

Ainda segundo os manifestantes, o protesto ocorre desde às 4h no quilômetro 52 da rodovia federal. O grupo é formado por cerca de 100 caminhoneiros. Uma equipe da PRF está no local negociando a liberação do trecho.

Prefeita Fernanda Costa inaugura nesta segunda-feira (09) pavimentação de mais duas ruas no Maracujá


A Prefeitura de Santa Cruz segue com o trabalho de drenagem e pavimentação de ruas e irá inaugurar duas delas na noite desta segunda-feira (09). Depois de inaugurar quatro ruas no bairro Paraíso dias atrás, a gestão da Prefeita Fernanda Costa irá entregar os serviços concluídos das ruas Francisco de Assis Dias Ribeiro e Professora Margarida Queiroz, ambas no bairro Maracujá.

A solenidade de inauguração está prevista para as 19h, ocorrerá na Rua Professora Margarida Queiroz e contará com as presenças da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Estadual Tomba Farias e demais autoridades locais.

Realizar o esgotamento sanitário, a drenagem e pavimentação das rua representa para a gestão da Prefeita Fernanda Costa melhorar a qualidade de vida da população, além de melhorar também a mobilidade urbana. Cuidar da infraestrutura da cidade tem sido umas das prioridades da atual gestão.

RN registra 3º maior crescimento percentual de homicídios de mulheres no Brasil, aponta estudo


O Rio Grande do Norte registrou o terceiro maior crescimento percentual de homicídios de mulheres no Brasil entre os anos de 2003 e 2013. É o que aponta o Mapa da Violência 2015: Homicídios de Mulheres no Brasil, divulgado nesta segunda-feira (9). O estudo foi desenvolvido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais. (Flacso).

De acordo com a pesquisa, os números do RN quase triplicaram durante durante o período. Em 2003 o estado registrou 32 mortes violentas de mulheres. Já em 2013, o total foi de 89, um salto de 178,1%, crescimento inferior apenas que Roraima (500%) e Paraíba (260%).

A pesquisa mostra ainda que os números totais de homicídios de mulheres cresceram desde 2006, quando foi instaurada a Lei Maria da Penha, que pune casos de violência contra a mulher. No primeiro ano de vigência, foram 42 casos. A única redução ocorreu entre 2008 e 2009, quando foram registrados 59 e 57 homicídios, respectivamente. Já em 2013, foram 89 mortes.

Taxas cresceram em todo o país

Entre 2003 e 2013, o número de mulheres mortas de forma violenta passou de 3.937 para 4.762, um crescimento de 21%

Em 2013, 13 mulheres foram mortas por dia no país, em média, um total de 4.762 homicídios.

Nesta edição, segundo a Flacso, o estudo foca a violência de gênero e revela que, no Brasil, 55,3% desses crimes aconteceram no ambiente doméstico, sendo 33,2% cometidos pelos parceiros ou ex-parceiros das vítimas. Com base em dados de 2013 do Ministério da Saúde, ele aponta ainda que 50,3% das mortes violentas de mulheres são cometidas por familiares.

Sobre a idade das vítimas, o Mapa da Violência aponta baixa incidência até os 10 anos de idade, crescimento até os 18 e 19 anos, e a partir dessa idade, uma tendência de lento declínio até a velhice.

O país tem taxa de 4,8 homicídios para cada 100 mil mulheres, a quinta maior do mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde que avaliaram um grupo de 83 países, informou a Flacso.

Para incentivar a prática da natação, Prefeitura realiza 1º Torneio Municipal da modalidade


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, realizou na manhã deste sábado (07), o 1º Torneio Municipal de Natação. A competição teve suas provas realizadas na piscina principal do Clube Juvenal Pé de Copa, com provas de 25, 50, 75 e 100 metros livres, nas categorias mirim, infantil e adulto.

O Secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, explicou que a realização da do torneio serve de incentivo à prática da natação. “Com esta competição, buscamos apoiar aos que já praticam a modalidade esportiva e despertar o interesse de outras pessoas pela natação, sobretudo, os jovens, pois é um esporte que vem crescendo no nosso município e que traz inúmeros benefícios para a saúde de quem a pratica”, disse Jaedyson.

Jackson Jaedyson afirmou que a competição é uma forma de fomentar o esporte no Município, assim como acontece com outras modalidades desde o início da gestão da Prefeita Fernanda Costa. Ele também acredita que a partir de agora o interesse pela natação aumentará e que outros jovens passarão a praticar a modalidade esportiva.



Após rebelião, agentes encontram túneis no pavilhão 2 de Alcaçuz


Dois túneis foram encontrados na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. A descoberta acontece horas após a rebelião ocorrida durante a noite de sábado (7) e a madrugada deste domingo (8), onde os detentos destruíram parte da estrutura da unidade prisional.

Segundo agentes penitenciários que trabalham no local, os túneis ficam em áreas do pavilhão 2 da unidade prisional. Contudo, nenhum deles chegou a área externa do presídio.

Rebelião
Os presos do pavilhão  2 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, rebelados desde o fim da tarde de ontem (7), resolveram se render após negociação com a direção do presídio. Com as visitas suspensas para todos os pavilhões enquanto a situação não fosse controlada, detentos de outras áreas de Alcaçuz pressionaram para o fim da ação. Para que a rebelião fosse suspensa, a direção do presídio concordou que não haveria intervenção das forças de choque.

O diretor da unidade, Eider Brito, foi chamado no início da manhã deste domingo para se reunir com os presos. Eles garantiram que não há mortos e feridos, mas a Polícia Militar realiza ainda durante a tarde de hoje uma revista no pavilhão.

A motivação para a rebelião seria a presença de policiais do BPChoque, que foram solicitados ontem pelo diretor da unidade para fazer uma revista no pavilhão. "Eu recebi informações de que teria um túnel no local, solicitei os policias, mas os presos não deixaram eles entrar e iniciaram o motim, tivemos que recuar, pois o número de policias era bem menor que o de presos", explicou Brito. 

Fátima acusa Agripino de ser um dos que querem tirar Dilma da presidência


A senadora Fátima Bezerra (PT), acusou o senador José Agripino, presidente nacional do DEM, de ser um dos líderes do que chama de “tentativa de golpe” para tirar a presidente Dilma Roussef da Presidência da República.
A declaração foi dada em entrevista para a Tribuna do Norte, publicada neste domingo (8). Questionada se considera que os líderes do movimento favorável ao impeachment tentam aplicar um golpe, a senadora respondeu positivamente e apontou quem seriam os “cabeças” do ato. “Paulinho, do Solidariedade, que é réu no Supremo Tribunal Federal. O senador José Agripino, presidente nacional do DEM”.
Ela ainda disse que a ética de Agripino é questionável. “Ele [José Agripino] é um dos que tem mais se empenhado na tese do golpe, exatamente, via impeachment. O senador José Agripino inclusive é reincidente. Já foi indiciado em função da delação de George Olímpio e agora na Operação Arena das Dunas. Ao contrário dele, não estou condenando, não. Como qualquer outro acusado, ele tem direito a ampla defesa. Quero pontuar que aqueles que se apresentam na linha de frente na defesa do golpe via impeachment são pessoas que estão passíveis de questionamentos de natureza ética. Outro é o próprio presidente da Câmara”.

Castelo de Zé dos Montes atrai visitantes em Sítio Novo


Do alto da Serra da Tapuia, as torres brancas despontam no horizonte. Construído sobre a pedra do ovo, o Castelo de Zé dos Montes colocou o município de Sítio Novo definitivamente no roteiro do ecoturismo potiguar. A obra de um militar aposentado recebe pessoas de todos os lugares do mundo, oferecendo-lhes uma vista da formação rochosa daquela cidade, a 400 metros de altitude. 

Construído em estilo primitivo, a estrutura não teve a coordenação de arquitetos nem de engenheiro civil; só de pedreiros coordenados pelo proprietário. “Tudo foi da cabeça dele mesmo”, disse o filho Joseildo Gomes de 35 anos. Atualmente, José Antônio Barreto  (Zé dos Montes) cansou-se de entrevistas, mas para receber os R$7 pagos por cada visitante lhe sobra paciência. Ao idoso de 83 anos também não falta fôlego para fazer constantes modificações nos labirintos estreitos da estrutura. 

Mas para o próximo ano, o filho de Zé é quem idealizou uma inovação: instalação de energia elétrica. A novidade poderá ampliar o horário de atendimento do castelo  e consequentemente vai encarecer o preço da entrada individual. Além de ter se entediado de dar entrevistas, a família gosta de estabelecer certo mistério sobre a inspiração do prédio. “Nem tudo que se sabe é pra contar as pessoas. Ele conta”, reproduziu o filho.