segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Governo do RN inicia pagamento da folha de janeiro nesta terça (31)


O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que dará início ao pagamento da folha de janeiro nesta terça-feira (31). Em nota, a administração informou que os primeiros a receberem serão os servidores do Detran, Ipern, Idema, Jucern e Departamento Estadual de Imprensa.
Na quarta-feira (1º), segundo o governo do estado, recebem os salários os servidores da Educação.
Ao todo, nesses dois dias, serão pagos 24.038 servidores, uma soma equivalente a R$ 45,6 milhões.
O governo informou ainda que o pagamento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas dos demais órgãos será anunciado por faixa salarial, a partir da disponibilidade de caixa.

Sine oferece mais de 20 oportunidades de empregos nesta terça-feira


O Sine-RN oferece, nesta terça feira (31), mais de 24 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró. Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.
O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.
VAGAS PERMANENTES – NATAL e GRANDE NATAL
AJUDANTE DE PASTELEIRO – 1 vaga
CHEFE DE SERVIÇO DE LIMPEZA –  1 vaga
ENGENHEIRO ELÉTRICO – 1 vaga
MECÂNICO DE AUTO EM GERAL – 1 vaga
OPERADOR DE MÁQUINA DE BORDAR – 1 vaga
PIZZAIOLO – 1 vaga
REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO – 5 vagas
SUSHIMAN – 5 vagas
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO – 1 vaga
Total: 17 vagas
VAGAS PCD – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – NATAL e GRANDE NATAL
AUXILIAR DE LAVANDERIA – 2 vagas
RECEPCIONISTA ATENDENTE – 1 vaga
Total: 3 vagas
MOSSORÓ E REGIÃO
ATENDENTE DE FARMÁCIA – BALCONISTA – 1 vaga
CONFEITEIRO – 1 vaga
COZINHEIRO GERAL – 1 vaga
FARMACÊUTICO – 1 vaga
Total: 4 vagas
Todas as oportunidades estão sujeitas à alteração. Para saber em tempo real qual ocupação está de acordo com o seu perfil profissional, acesse com seu login (PIS) e senha no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego.

Câmaras do Rio Grande do Norte buscam orientações e parcerias com o TCE


Em encontro realizado nesta manhã (30), na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), em Natal, o presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), vereador Raniere Barbosa (PDT), juntamente com membros da Mesa Diretora e os presidentes das Câmaras Municipais de Parnamirim, Irani Guedes (PRB) e de Caicó, Odair Diniz (PSDC), debateram com o presidente da corte de contas, conselheiro Gilberto Jales, parcerias entre a instituição e os legislativos municipais.
O presidente Gilberto Jales, destacou que, tanto as Câmaras quanto o TCE cumprem papel constitucional semelhante, o de fiscalizar, e sinalizou positivamente para a proposta de parcerias. “Também é dever orientar os vereadores para o exercício correto e legal dos seus mandatos. As parcerias vão acontecer e serão fortalecidas. Precisamos estreitar a relação com os legislativos municipais que precisam reforçar, não apenas a fiscalização, mas também o controle interno”, disse o presidente do TCE. Além dele, também participaram da reunião os conselheiros Adélia Sales, Poti Júnior e Paulo Roberto Alves, que é diretor da Escola de Contas. “A Escola de Contas é o nosso maior instrumento para orientação, por isso desejamos que seja feita essa interação com a Escola do Legislativo da Câmara de Natal”, destaca Paulo Roberto.
O 1º vice-presidente da CMN, vereador Ney Lopes Júnior (PSD) e o 1º secretário, Dinarte Torres (PMB), reforçaram a importância da iniciativa. “Muitas vezes os erros acontecem não por má fé, mas por falta de orientação, por isso é interessante esse trabalho conjunto”, completa Dinarte Torres. “Para que se busque a ação preventiva e não punitiva por meio dessa parceria”, completou Ney Júnior, enfatizando o mesmo pensamento do 2º e 3º vice, Wilma de Faria (PT do B) e Ériko Jácome (PTN), que estiveram presentes ao encontro. A vereadora Maria Isabel Montenegro, presidente da Câmara de Mossoró e 3ª vice-presidente da Fecam, também compareceu.
O presidente da CMN e da Federação das Câmaras Municipais (Fecam/RN), vereador Raniere Barbosa (PDT), anunciou que a CMN vai disponibilizar espaço na grade de programação da TV Câmara para a divulgação institucional do Tribunal de Contas. Ele destacou a necessidade de aliar as atividades da Escola de Contas do TCE com a Escola do Legislativo natalense e expandir essa parceria para os pólos regionais da Fecam, de modo a chegar aos vereadores de todas as cidades. “Na TV Câmara podemos abrir espaço para o programa institucional do TCE levando mais informação à população. Quando se tem um órgão que controla e fiscaliza, é importante que haja a orientação. Vamos firmar um termo de cooperação técnica entre as duas instituições para qualificar os assessores dos gabinetes e vereadores através de uma parceria entre a Escola de Contas e a Escola do Legislativo”, disse Raniere.
A iniciativa agradou aos vereadores Irani Guedes (PRB) e Odair Diniz (PSDC), que presidem, respectivamente, as Câmaras Municipais de Parnamirim e Caicó. “O país vive um momento ímpar em que os políticos estão sendo ainda mais cobrados devido aos escândalos de corrupção, por isso é interessante que se discuta com o TCE um trabalho conjunto que chegue a todas as Câmaras e nos ajude a administrar melhor”, enfatizou Irani. Já Odair, que também é o 1º vice-presidente da Fecam, ressaltou que, através dos pólos que a Fecam está formando nas regiões do estado, essa parceria vai chegar a todos os municípios. “Levando essa parceria para a Fecam teremos capacitação nos pólos, inclusive com a proposta da criação de uma cartilha normativa do TCE, orientando para a gestão nas Câmaras para que ninguém precise responder por erros devido à falta de conhecimento e orientação”, concluiu.

Laudo do ITEP confirma que dois detentos foram mortos a tiros em Alcaçuz


O laudo detalhando a causa das mortes durante a rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz neste mês confirma que dois presos foram mortos com tiros. A informação consta no relatório divulgado pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).
O balanço dos mortos durante os dias de rebelião ainda registra que outros 15 foram decapitados. Presos também morreram em decorrência de degolamento, perfurações ou por sangramento até a morte. Três internos na unidade prisional foram queimados vivos. Até o momento, 22 corpos tiveram suas identidades reveladas.
No último domingo (29), durante revista em Alcaçuz, agentes encontraram três revólveres, uma pistola e outra mini pistola, além de três espingardas calibres 12.

Permanência das Forças Armadas em Natal é prorrogada por cinco dias


A atuação das Forças Armadas no Rio Grande do Norte foi prorrogada por mais cinco dias. A Operação Potiguar II, conforme decreto presidencial, tinha previsão para terminar nesta segunda-feira (30), mas com a renovação as tropas devem permanecer na capital potiguar e região metropolitana até dia 4 de fevereiro.
O Governo do RN enviou, na sexta-feira (27), documento ao Governo Federal solicitando prorrogação por mais dez dias. No entanto, a permanência foi renovada por apenas mais cinco dias.
No documento, o governador Robinson Faria elencou cinco motivos para fundamentar a necessidade da continuidade da Operação Potiguar II. Em um dos tópicos, o Governo do Rio Grande do Norte diz que há possibilidade de que os ataques às agências bancárias tenham relação com facções criminosas que roubam “para se capitalizarem de forma a possibilitar ações contra o estado”.
A Operação Potiguar II teve início no dia 20 de janeiro, contando com militares do Exército, da Aeronáutica e da Marinha. No total, 1.800 militares foram designados para patrulhamento nas ruas de Natal e região metropolitana, com objetivo de combater ataques de facções criminosas.

Sejuc vai abrir investigação sobre entrada de armas em Alcaçuz


O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino, informou que será aberta investigação sobre a entrada de armas na penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Até agora, agentes penitenciários da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária encontraram seis armas de fogo e três espingardas calibre 12 de fabricação atersanal.

A primeira arma, um revólver, foi apreendida durante a intervenção feita na sexta-feira (27). Na madrugada deste domingo (29), durante uma revista surpresa, os agentes conseguiram encontrar mais três revólveres, sendo um calibre 38 e outro 32, e duas pistolas, sendo uma delas uma mini pistola.
Eles também encontraram na revista deste domingo as três espingardas artesanais feitas pelos próprios presos. "Agora, procuramos identificar os proprietários dos objetos para que eles sejam responsabilizados, bem como vamos investigar como essas armas foram parar no interior da unidade", disse ao G1 o titular da Sejuc.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou, nesta segunda-feira (19), que autuou 109 presos envolvidos com as rebeliões em Alcaçuz. Todos foram autuados em flagrante pelos crimes de associação criminosa, resistência, motim de presos, apologia ao crime e dano qualificado. Além destes delitos, alguns presos foram autuados também por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.
De acordo com a Delegacia Geral da Polícia Civil, três presos foram autuados por posse de arma de fogo, referente ao revólver que foi apreendido na sexta-feira. São eles: Alisson Lopes Cavalcante, Douglas Domingos de Oliveira e Gilson Gabriel Tavares Filho. Caso sejam condenados, esses detentos podem ter a pena aumentada de 1 a 3 anos.

Cooperativa Médica do RN paralisa atividades nesta quarta-feira


A Cooperativa Médica do Estado do Rio Grande do Norte – Coopmed-RN, notificou através de ofício os gestores do município do Natal, sobre a paralisação dos médicos cooperados a partir das 19h, desta quarta-feira, 1º de fevereiro de 2017.
A paralisação ocorre nas modalidades de clínicas médicas, cirúrgicas e intervencionistas, bem como prestações de assistência em regime de plantões e cirurgias de Alta/Média complexidade nas diversas especialidades médicas denominadas: Cardiologia, Hemodinâmica e Arritmia Cardíaca; Cirurgia Cardiovascular; Cirurgia de Cabeça de Pescoço; Cirurgia Oncológica; Cirurgia Pediátrica; Cirurgia Plástica Reparadora; Cirurgia Torácica; Cirurgia Vascular; Cirurgia Geral; Neurocirurgia e Ortopedia.
Os atendimentos médicos serão suspensos nas unidades: UPA Cidade da Esperança; UPA Pajuçara; UPA Potengi; Maternidade Leide Morais; Unidade Mista Mãe Luiza; Hospital Municipal do Natal; Maternidade Araken Pinto; Hospital Coronel Germano “Hospital da Polícia”; SAMU Natal; Unidade Mista Cidade Satélite; Hospital Infantil Varela Santiago; LIGA Norteriograndense contra o Câncer; Hospital Memorial; Instituto do Coração de Natal; Hospital do Coração; Prontoclínica da Criança de Natal; Natal Hospital Center; Instituto do Coração de Natal e Maternidade Felipe Camarão.

Eike Batista tem cabeça raspada durante passagem em presídio


O ex-bilionário Eike Batista, preso nesta segunda-feira (30) ao desembarcar no Rio de Janeiro, teve seu cabelo cortado durante passagem pelo presídio Ary Franco, em Água Santa, zona norte do Rio.
O empresário desembarcou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro às 9h54, vindo de Nova York. Ele seguiu diretamente para o IML (Instituto Médico Legal), passou cerca de 30 minutos no local e foi encaminhado para o presídio.
Eike Batista teve a prisão decretada na quinta-feira (26), no âmbito da Operação Eficiência, segunda fase da Calicute, o desdobramento da Lava Jato no Rio. Considerado foragido pela Justiça, o empresário teve o nome incluído na lista de procurados da Interpol. Como ele não tem ensino superior completo, pode ficar em um presídio comum.

MEC divulga resultados do Sisu 2017

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está disponível no site do programa. Os estudantes já podem consultar se conseguiram a vaga que pleitearam no ensino superior público. Ao todo, são ofertadas 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.
Após estudantes manifestarem dificuldades em acessar o sistema, o Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o período de inscrição. Inicialmente, o prazo terminaria no dia 27 mas, com as falhas no site, foram prorrogadas até ontem (29). A data do resultado, no entanto, foi mantida. O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro.

Cinco prefeituras do Rio Grande do Norte já decretaram calamidade financeira em 2017


A crise que atinge as finanças dos municípios brasileiros já fizeram com que cinco prefeituras do Rio Grande do Norte decretassem estado de calamidade nos primeiros dias do ano.
Segundo a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), os novos prefeitos de Maxaranguape, Monte das Gameleiras, Parazinho, São Tomé e Serra de São Bento já decretaram calamidade nas finanças municipais. Em todo o Brasil foram 43 cidade, segundo a Confederação Nacional dos Municípios.
Em São Tomé, por exemplo, o prefeito Anteomar Pereira da Silva decretou “situação anormal” na prefeitura no dia 18 de janeiro, citando, entre outros motivos, os dois meses de atraso nos salários dos servidores e “a ocorrência de inúmeras arbitrariedades pela gestão anterior”, segundo publicado no Diário Oficial.
De acordo com o presidente da FEMURN, Benes Leocádio, apesar das medidas não terem efeito prático, demonstram a preocupação dos gestores com a escassez de recursos nos municípios.
“Há uma preocupação que os gestores estão tendo com a gravidade em que encontraram a gestão a qual assumiram. Normalmente esses atos não têm efeito jurídico prático, apenas demonstram a situação encontrada, embora possam rediscutir alguns compromissos mas não de dispensa de contratação ou de licitação”, concluiu.

Com Alcaçuz destruída, contêineres vão abrigar presos até desativação completa do presídio


Diante do cenário devastador que os agentes penitenciários encontraram ao retomar o controle do Presídio Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte confirmou que vai instalar contêineres na penitenciária para abrigar os presos até que a unidade seja completamente desativada (a previsão é que isso ocorre até o fim deste ano).
Segundo informações da Tribuna do Norte, serão 50 contêineres instalados no muro do presídio e cada um terá capacidade para 20 detentos. Eles serão adaptados e virarão celas. No total, 1.000 vagas estarão disponíveis para abrigar os presos em caráter emergencial. Como o Governo já adiantou que não pretende dar prosseguimento à Alcaçuz, uma reforma no presídio seria inadequada para os cofres públicos.
O governador Robinson Faria adiantou que o Estado está trabalhando para construir três novos grandes presídios em cidades como Ceará-Mirim, Afonso Bezerra e Mossoró. O da primeira cidade, inclusive, já está com mais de 50% de conclusão. Os três presídios gerarão, ao todo, duas mil novas vagas ao sistema penitenciário do Estado, que atualmente sofre bastante com a superlotação.

Quadrilha explode agência bancária e metralha delegacia em Lajes, RN


Criminosos invadiram a agência e explodiram um caixa eletrônico do Banco do Brasil na madrugada desta segunda-feira (30) na cidade de Lajes, na região Central potiguar.
De acordo com a Polícia Militar, pelo menos 10 homens metralharam a delegacia, atacaram a agência bancária e bloquearam as entradas da cidade. Ainda segundo a PM, a quadrilha conseguiu fugir.


De acordo com a PM, os criminosos cercaram a base da Polícia Militar e atiraram contra o prédio e um carro da corporação. Ninguém ficou ferido. Em seguida, arrombaram a agência bancária e explodiram um caixa eletrônico. Com a explosão, o prédio ficou parcialmente destruído.
Não há confirmação sobre os valores que tenham sido saqueados. A PM ainda fez buscas pela região, mas nenhum suspeito foi localizado.

Justiça dá 6 meses para Governo RN contratar 530 agentes penitenciários


O juiz Geraldo Antônio da Mota, da 3ª Vara da Fazenda Pública, julgou procedente uma ação do Ministério Público do Rio Grande do Norte e determinou que o Governo do RN realize, em um prazo de seis meses, concurso público para 530 agentes penitenciários. O magistrado ainda estabelece multa pessoal e diária no valor de R$ 5 mil ao governador do Estado e de R$ 2 mil ao secretário de Justiça e Cidadania em caso de descumprimento.
"O objeto da ação revela a necessidade de nomeação e posse de 530 agentes penitenciários para enfrentar os graves problemas existentes no sistema carcerário", publicou o juiz.
A Ação Civil Pública do MPRN é de 2015. O relatório apontou: "o caos no sistema penitenciário do Estado do Rio Grande do Norte, o que revela completo descontrole na custódia nas unidades prisionais e impossibilidade de condução de presos para as respectivas audiências, tendo, como consequência, adiamento de importantes atos processuais designados nas ações penais, por ausência de escolta de presos; aponta que o Grupo de Escolta Penal (GEP) e o Grupo de Operações Especiais (GOE) são encarregados de importantíssimas funções de transportes de presos para audiências judiciais e condução a hospitais, assim como, para contenção de motins e rebeliões, cuja carência de pessoal e estrutura, reflete em sérios prejuízos ao funcionamento da Justiça".
Ainda na decisão publica, a Justiça destacou como exemplo que, de janeiro a junho de 2015, 231 audiências deixaram de ser realizadas, por ausência de transporte de presos. "É uma situação que revela descaso com o problema grave porque implica em retardo no julgamento dos processos, com consequências desastrosas para a sociedade", escreveu o juiz.
Ele ainda ressalta: "Desde o ajuizamento da ação [2015] até a data de hoje, em que se profere a sentença, nenhuma providência fora adotada pelo Estado do Rio Grande do Norte para fixar número de agentes penitenciários compatível com a população carcerária, tal qual diagnosticado na petição inicial, muito embora o agravamento da crise com rebeliões dentro da Penitenciária de Alcaçuz, com dezenas de mortos e tantas outras fugas".

Na sexta-feira (27), antes de ser notificado dessa decisão judicial referente a contratação de 530 agentes, o governador Robinson Faria havia anunciado que será aberto concurso público para o preenchimento de 41 vagas.

Ministra Carmen Lúcia homologa as 77 delações da Odebrecht sobre a Operação Lava Jato

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, homologou as delações dos executivos e ex-executivos da empreiteira Odebrecht na Operação Lava Jato. Ela, no entanto, decidiu manter o sigilo das declarações.
Conforme publicado pelo Estado no sábado, 28, a expectativa no Supremo e no Palácio do Planalto era de que as delações fossem homologadas pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, entre esta segunda-feira, 30, e terça-feira, 31, já que os juízes auxiliares da equipe do ministro Teori Zavascki, morto no dia 19, encerraram na sexta-feira, 27, as audiências com os 77 delatores da empreiteira. Esse é o último passo antes da confirmação dos acordos firmados por executivos e ex-executivos com o Ministério Público Federal.