domingo, 13 de julho de 2014

Reservas são as mais baixas desde 2011


Dos onze principais reservatórios de água do Rio Grande do Norte, apenas dois estão hoje com armazenamento superior ao registrado no mesmo período do ano passado. A quadra chuvosa para o interior do Estado praticamente acabou, e só estão sendo aguardadas precipitações no litoral e agreste. O açude Marechal Dutra (Gargalheiras) - localizado em Acari e que abastece também o município de Currais Novos - está com apenas 8,07% da sua capacidade e deve ter sobrevida, pelo menos, por mais cinco meses – os dois municípios estão em racionamento. As medições foram feitas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Nos últimos dois anos, o Estado conviveu com a estiagem. Sendo que 2013 foi considerado como o pior ano de seca dos últimos 50 anos. A perspectiva era que após o período de chuva, que acontece no interior do Estado de fevereiro a meados de Maio/Junho, os reservatórios de água, principal fonte para abastecimento humano, tivessem recuperação. Mas, isso não ocorreu (ver infográfico página 2). 

“A situação hoje, está mais crítica do que estava no mesmo período de 2013. Porque a gente teve chuvas até interessantes no Estado, mas ela não conseguiu trazer uma recuperação da reserva hídrica dos açudes no RN”, declara Joana D’arc, coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh. No ano passado 21 cidades chegaram a colapsar no abastecimento pela falta de água nas reservas.

Recurso é negado e estudantes compram meia passagem nos ônibus

A desembargadora Judite Nunes negou seguimento ao recurso do SETRANS, responsável pela TRANSPASSE, associação que organiza a venda de passagens estudantis das linhas intermunicipais de transporte coletivo, contra a decisão que autoriza os estudantes a comprarem a meia passagem dentro do ônibus.
Com a decisão, publicada na edição da última quarta-feira do Diário de Justiça Eletrônico (DJe), o processo judicial iniciado pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Potiguar (DCE-UnP) contra o DER-RN e contra o SETRANS, segue de forma favorável para o estudante.
Desde maio, o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Geraldo Antônio da Mota, concedeu a antecipação da tutela, aceitando portanto o pedido para que estudantes de todo estado  - devidamente identificados com o documento que comprove sua condição –  possam ter direito a compra da meia passagem dentro dos ônibus das linhas intermunicipais de transporte coletivo, inclusive com o pagamento em dinheiro, até que o processo seja concluído.
Tony Robson, presidente do DCE-UnP, conta que a iniciativa de procurar a justiça partiu devido às criticas frequentes dos estudantes, que muitas vezes se vêem obrigados a pagar a passagem no valor integral, pelo fato de não terem o bilhete emitido nos postos da TRANSPASSE.

Detento é morto a facadas dentro do presídio em Caicó, RN

Um detento foi morto a facadas na penitenciária estadual do Seridó, em Caicó, na manhã deste domingo (13). A informação é confirmada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc). Antônio Carlos da Silva Freitas, de 21 anos, foi assassinado por outros presos na cela onde estava. A vítima estava presa sob suspeita de assaltos.

O diretor do presídio, Alex Araújo, disse que Antônio Carlos foi morto por um grupo de presos e que o corpo dele ficou com muitas perfurações. O Corpo de Bombeiros ainda foi acionado para socorrer o detento, mas ele não resistiu aos ferimentos.
De acordo com o diretor da unidade prisional, os presos de duas celas conseguiram se soltar quebrando os cadeados e invadiram a cela onde ele estava no pavilhão A, também chamado de “seguro”. "É para lá que vão os presos assim que chegam ao presídio. Nesse referido pavilhão, eles passam 30 dias, antes de subirem para os demais", disse.
Os agentes penitenciários foram acionados e contiveram os presos que estavam amotinados no momento da morte. A Polícia Civil de Caicó vai investigar o crime.

Walter Alves prestigia Arraiá do Agricultor em Lajes‏


O deputado estadual Walter Alves, candidato a federal pelo PMDB, iniciou a agenda política do final de semana com uma visita a Lajes. Na noite desta sexta-feira (11), ele participou do Arraiá do Agricultor, uma das festas juninas tradicionais do município.

Recebido pelo prefeito Benes Leocádio e pelo vice Marcão Fernandes, Walter cumprimentou amigos e agricultores da região Central que participaram da festa. Lajes é um dos municípios em que Walter terá apoio do prefeito e do vice.

“Ficamos felizes em ver o deputado Walter retornando a nossa cidade. Ele que já é um parceiro de Lajes poderá fazer ainda mais se eleito deputado federal”, disse o vice-prefeito Marcão.