quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Incerteza eleitoral leva dólar a R$ 4,20, maior valor do Plano Real



As incertezas em torno do processo eleitoral levaram o dólar a 4,1957 reais, uma alta de 1,2% em relação ao pregão de quarta-feira. É o maior valor de fechamento da história – o recorde anterior tinha sido batido em 21 de janeiro de 2016, quando a moeda americana foi vendida por 4,1655 reais.

De acordo com analistas, vários fatores pressionaram a alta do dólar no mercado interno. O principal deles é a expectativa de que o candidato do PT, Fernando Haddad, cresça fortemente nas próximas pesquisas.

“Existem sondagens internas que as campanhas fazem que apontariam para esse crescimento”, afirmou Fernando Bergallo, diretor de câmbio da FB Capital.

Outro motivo que trouxe alarme para o mercado é o estado de saúde do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, que deve ficar fora da campanha de rua do primeiro turno após sofrer uma facada no abdômen. “A paciência do mercado está por um fio. Existe um mal estar com o cenário eleitoral que está se prolongando por tempo demais e ninguém está satisfeito com isso”, disse André Perfeito, economista-chefe da Spinelli Corretora.

Reportagem publicada no fim da tarde pelo jornal O Estado de S. Paulo citando entregas de 1,5 milhão de reais para ex-assessores do tucano Geraldo Alckmin também contribuíram para a escalada da moeda americana. “O cenário está muito delicado. Ninguém quer ficar vendido neste momento. Se sai uma denúncia, ninguém quer dormir apostando no mercado brasileiro”, diz Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Nova Futura Investimentos.

Ao jornal O Estado de S.Paulo, a campanha tucana informou que Alckmin nunca recebeu ou autorizou que recebessem doações ilegais em seu nome.

Bergallo afirma que o teto para o dólar pode ser maior que o atual patamar de 4,20. “O recorde de 4,16 reais não leva em conta a inflação do período. Isso abre espaço para a moeda superar os 5 reais.”

TJ revoga prisão de cantor que agrediu ex-mulher em Natal

Cantor de forró agrediu ex-esposa na frente do filho de 6 anos — Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte revogou, na manhã desta quinta-feira (13), a prisão do cantor Francisco Luciano dos Santos, da banda Brilhantes do Forró, que foi detido pela Delegacia da Mulher no último dia 5, após descumprir medidas protetivas determinadas pela Justiça. Segundo a defesa de Luciano Brilhante, como o cantor é conhecido, a decisão foi proferida pelo desembargador Saraiva Sobrinho, atendendo ao pedido dos advogados, durante reunião da Câmara Criminal do TJ.

Luciano cumpre a prisão preventiva no Centro de Detenção Provisória de Candelária, na Zona Sul de Natal e agora aguarda os trâmites legais da decisão para ser liberado. O músico foi filmado em cenas de agressão à ex-mulher, Anna Augusta Josuá, de 24 anos. O filho do casal, de 6 anos de idade, presenciou a briga.

Segundo a delegada Renata Costa, titular da Deam, Luciano foi preso porque descumpriu duas vezes as medidas protetivas de urgência determinadas contra ele, "apesar de ter sido advertido judicialmente sobre as consequências disso", ressaltou.

Música

Entre as ações que provocaram a prisão, o cantor compôs uma música em referência ao fato. No refrão, ele diz: "Barraqueira, atrevida, ela chega, bate na minha cara e ainda chama a polícia".

A Justiça havia indeferido o primeiro pedido de prisão contra o cantor, mas determinou a prisão na noite desta terça-feira (4) por causa da recorrência dele em desobedecer as ordens judiciais.

Em encontro no Paraíso, Tomba destaca: Todo esforço de minha vida é válido porque tenho amor por essa terra e essa gente

tomba_anedito2018-3

Em discurso no bairro Paraíso para grande público, o deputado Tomba Farias voltou a frisar o seu compromisso com o desenvolvimento de Santa Cruz.

O legislador afirmou que pensa na cidade e em seu povo 7 dias por semana e sempre tem contato com as pessoas para resolver os problemas. "Meu telefone é ligado 24 horas por dia. Quando ocorre de ir um santa-cruzense pro Walfredo Gurgel, a população recorre ao deputado Tomba. Não é nenhum forasteiro que faz isso, mas todo esforço de minha vida é válido porque tenho amor por essa terra e essa gente. Eu amo Santa Cruz e farei de tudo para ver dias cada vez melhores na cidade", afirmou Tomba Farias.

O deputado estadual voltou a criticar aqueles que conquistam os votos dos santa-cruzenses, mas não tem compromisso pela cidade. "A senadora candidato ao governo levou muitos votos daqui, tentou me cassar várias vezes, fui perseguido, queriam ganhar no tapetão, mas sempre provei que quem tem amor pelo voto consegue seus objetivos, pois luto por essa terra dia e noite. Quem não tem amor pelo povo vem a cidade, leva os votos e não coloca nada em benefícios da população. Por isso que peço o voto casado para mim e meus candidatos, pois estarei na porta de todos pedindo benefícios para o desenvolvimento de Santa Cruz", enfatizou Tomba.

Tomba Farias cumpre agenda hoje na cidade de Boa Saúde, onde participa de comício. Nesta sexta-feira, Tomba realiza mais uma caminha em Santa Cruz. o bairro escolhido é o Maracujá e a caminhada será iniciada ao lado da nova área de areia inaugurada recentemente pela gestão municipal.

tomba_anedito2018-2


Via Blog do Edipo Natan

“Como anular meu voto?” é a pergunta eleitoral mais buscada no Google



O Google lançou nesta quinta (13) uma página decida à pesquisas sobre as eleições no Brasil, que ocorrem no próximo mês. A seção do site aponta as maiores tendências de pesquisa entre os usuários brasileiros, além de dados e gráficos sobre o interesse dos brasileiros a respeito de candidatos e política.

“Como anular meu voto?” é a pergunta relacionada às eleições mais buscada nos últimos sete dias na plataforma. As outras questões que mais aparecem no buscador são: “Como justificar o voto?”, “O que acontece se eu não votar?”, “Em quem votar em 2018?” e “O que é democracia?”.

A página do Google mostra ainda o interesse de busca nos candidatos à Presidência da República na última semana. Jair Bolsonaro (PSL) é o candidato mais buscado em todas as regiões do país, com 86%. O interesse no deputado atingiu recorde na última quinta (6), quando Bolsonaro foi vítima de uma facada. Desde então, o interesse no candidato vem caindo.

Em segundo lugar, aparece Ciro Gomes, candidato ao Planalto pelo PDT, com 6%. Fernando Haddad (PT), vem em seguida, com 3% do interesse dos internautas que navegam pelo buscador. Essa porcentagem, no entanto, não representa a intenção de votos dos eleitores brasileiros, apenas o interesse sobre o candidato na web.

Justiça concede 'liberdade assistida' a adolescente envolvido na morte de filho do ex-prefeito de Lajes

Adolescente de 16 anos, filho de Benes Leocádio, foi morto a tiros em Natal — Foto: Reprodução/Facebook

O adolescente que foi apreendido depois do assalto que resultou na morte do estudante Benes Júnior, em Natal, foi posto em liberdade assistida nesta quarta-feira (12). Luiz Benes Leocádio Júnior era filho do ex-prefeito de Lajes Benes Leocádio e morreu em uma troca de tiros entre os assaltantes e a polícia, depois de ter sido feito de refém. O crime aconteceu no mês passado.

A Justiça acatou o parecer do Ministério Público, que indicou que o adolescente apreendido no caso participou somente do roubo, mas não do assassinato de Benes e nem de Mateus da Silva Régis, de 17 anos, que seria o outro assaltante. Matheus também morreu na abordagem policial.

Após sair da unidade socioeducativa, o adolescente agora cumpre pena em liberdade assistida e com prestação de serviços à comunidade. Ele permanecerá seis meses nessa situação, participando de cursos, palestras e, depois desse tempo, se não voltar a cometer atos infracionais, recebe a liberdade definitiva.

O processo que investiga o caso está em segredo de Justiça e a Polícia Civil ainda não divulgou as informações sobre a apuração.

O juiz Homero Lechner, da 3ª Vara da Infância e da Juventude, afirma que tem mandado para o regime fechado prioritariamente os adolescentes envolvidos em crimes mais graves, como latrocínio, homicídio, ou os reincidentes. Por falta vaga no sistema, réus primários têm sido enquadrados nos regimes de liberdade assistida, mesmo os que se envolvem em assaltos violentos, por exemplo.

Zé Dirceu articula aliança PT-MDB para apoiar Haddad no segundo turno



PT e MDB negociam secretamente uma aliança com vistas ao segundo turno da disputa presidencial. Pelo PT, a iniciativa foi José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil de Lula, logo após ser solto por ordem da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal. As conversas iniciais foram com políticos nordestinos do MDB. Oficialmente, eles alegam a necessidade de “garantir a governabilidade” de um eventual governo Haddad (PT). Mas a razão primordial é outra: enfrentar a Lava Jato e reverter prisões. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Não está claro como o eventual governo do PT sufocaria a Lava Jato ou neutralizaria sentenças. Mas os interlocutores só pensam nisso.

Viabiliza o entendimento o desejo de soltar Lula e outros petistas e, do lado do MDB, evitar que Temer e outros figurões acabem presos.

As conversas de Zé Dirceu com o Planalto e o MDB eram mantidas sob o mais absoluto sigilo, enquanto “costurassem” o apoio interno.

Articuladores políticos do Planalto afirmam que há ambiente propício no MDB, onde é perceptível o apoio a Haddad no segundo turno.

Unidade Móvel da COSERN troca lâmpadas comuns por de LED em Santa Cruz

unidademovelcosernsantacruz

A CONSERN instalou uma unidade móvel em Santa Cruz ao longo desta semana para realizar troca de lâmpadas usadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED.

A ação visa fazer com que a população, especialmente a mais carente do município, possa ter acesso a uma lâmpada que tem maior durabilidade e consome menos energia.

A unidade móvel está instalada na Praça da Bíblia. O horário de funcionamento é até sexta-feira das 8h às 12h e das 13h ás 17h e no sábado, último dia da ação, das 8h às 11h.

Os principais critérios são os seguintes: no máximo cinco lâmpadas por contrato, não pode ser lâmpada queimada, a troca é para clientes das zonas urbana e rural.

São mais de 7 mil lâmpadas que estão disponíveis para troca.


Via blog do Edipo Natan

Filho diz que Bolsonaro teve "noite delicada", mas passa bem



Após ser submetido a uma cirurgia, o candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, “teve uma noite delicada”, mas “100% contornada”.

O relato foi postado nas redes sociais, nas primeiras horas de hoje (13), pelo vereador Carlos Bolsonaro (PSL), filho do candidato. Segundo ele, o pai é forte como um cavalo.

No texto, Carlos Bolsonaro agradece aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. “Estou vendo o trabalho dessas pessoas desde o início. Só temos a agradecer”, afirmou.

O vereador encerra a mensagem falando da força do pai. “O velho é forte como um cavalo, não é à toa que seu apelido no Exército é cavalão.”

Ontem (12), por volta das 22h30, Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para correção de aderência na região abdominal, no Hospital Albert Einstein.

Na madrugada de hoje, o hospital informou que o procedimento foi “bem-sucedido”.

A assessoria do hospital relatou ainda que os detalhes serão fornecidos nesta quinta-feira por volta das 10h em um novo boletim médico.

A cirurgia foi acompanhada pela mulher de Bolsonaro, Michelle, que está em São Paulo, e por assessores.

Agravamento

Depois de passar os últimos dias sem febre, nem sinais de infecção e submetido a medidas de prevenção de trombose venosa, Bolsonaro teve um agravamento do quadro de saúde ao longo do dia ontem (12).

O candidato reclamou de dores e náuseas, o que fez os médicos retomarem a alimentação via venosa, suspendo a ingestão de alimentos.

Às 22h30, o Hospital Albert Einstein informou que o candidato seria submetido a uma cirurgia, pois ele teve uma “distensão abdominal progressiva e náuseas e foi submetido a uma tomografia de abdômen".

Agressão

No último dia 6, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Bolsonaro levou uma facada na região abdominal no momento em que estava em campanha nas ruas da cidade.  Ele foi atendido pela Santa Casa e passou por cirurgia.

Os médicos constataram que houve uma lesão de uma veia na região do abdômen e perfuração no intestino grosso, com contaminação fecal controlada, além de o intestino delgado também ter sido afetado. Foram feitas suturas.

A equipe médica optou por uma colostomia temporária para evitar uma infecção no intestino grosso.

O candidato foi transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na sexta-feira (7), a pedido da família. Lá, foi mantido o mesmo procedimento.

Governo do RN renova situação de emergência por causa da seca em 152 municípios

Açude Dourado, em Currais Novos, é um dos que continua completamente seco — Foto: Anderson Barbosa/G1

O Governo do Rio Grande do Norte renovou, por mais 180 dias, o decreto de situação de emergência por causa da seca em 152 dos 167 municípios do estado – o que representa 91% dos municípios potiguares. Essa é a 11ª vez seguida que isso acontece. A publicação foi feita na edição desta quinta-feira (13) do Diário Oficial do Estado.

O decreto leva em consideração análises técnicas que monitoram a questão da segurança hídrica no estado. O objetivo é facilitar o trâmite dos processos que envolvem obras e serviços para minimizar os prejuízos causados pela estiagem. No Rio Grande do Norte, faz 7 anos que as chuvas estão abaixo da média histórica.

Segundo os dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), a escassez hídrica vem causando perdas de receitas de mais de R$ 4,3 bilhões por ano aos cofres públicos, o que representa uma redução superior a 50% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

De acordo com o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), atualmente uma situação “extremamente crítica” nos reservatórios. Dos 47 monitorados neste início de 2018, três estão totalmente secos e oito em volume morto.

Chuvas

Considerando os dados coletados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, a Emparn, no primeiro semestre deste ano foram registradas chuvas na maioria dos municípios potiguares, conduzindo à classificação nas seguintes categorias:

Normal, chuvoso ou muito chuvoso: 84 municípios
Seco: 33 municípios
Muito seco: 21 municípios
Sem informações pluviométricas: 29 municípios

Quadrilha explode caixas de dois bancos, queima carro e saqueia lojas no Seridó potiguar

Bandidos explodem bancos em Parelhas, no Seridó potiguar. — Foto: Polícia Militar

Uma quadrilha invadiu a cidade de Parelhas, na região Seridó potiguar, e explodiu caixas eletrônicos de dois bancos na madrugada desta quinta-feira (13). O cofre de uma das agências foi levado pelo bando. Lojas também foram saqueadas e um carro incendiado. Segundo a Polícia Militar, a ação durou cerca de meia hora.

As agências do Banco do Brasil e do Bradesco foram os alvos dos bandidos. De acordo com a polícia, o grupo era grande e chegou em pelo menos 5 carros por volta das 2h10.

A quadrilha também atirou pela cidade. — Foto: Polícia Militar

Os bandidos ainda atearam fogo em um carro na frente do destacamento da Polícia Militar, impedindo a saída dos policiais de serviço. A quadrilha também atirou pela cidade, o que gerou pânico entre os moradores.

Na fuga, os criminosos espalharam grampos de ferro por várias saídas da cidade. Ainda não se sabe a quantia roubada. A polícia ainda está realizando diligências em busca dos envolvidos.