sábado, 9 de agosto de 2014

Hoje tem Forró do Candieiro


Participe !!!!

Aniversariante da semana o amigo João Paulo


Parabéns grande João Paulo, muitas felicidades...

Blitz da Lei Seca prende 19 pessoas neste sábado em Natal


Uma blitz da Lei Seca prendeu 19 pessoas por embriaguez ao volante na madrugada deste sábado (9) na avenida João Medeiros Filho, na zona Norte de Natal. Entre os presos está Fábio Jales da Costa, que era foragido da Justiça. De acordo com a polícia, ele dirigia embriagado no momento em que foi abordado. Latas de cerveja vazias foram encontradas na Belina que era dirigida por Fábio Jales.

Além dessas 19 pessoas presas, outras 40 vão responder administrativamente por crimes de trânsito. Essas 59 pessoas tiveram as CNHs recolhidas.

A blitz, feita em parceria pelas Polícias Militar e Civil e pelo Detran, foi realizada na avenida João Medeiros Filho. Ao todo, foram feitos 732 testes de bafômetro.

A ação, segundo a PM, teve saldo positivo. “Reforço que vamos continuar realizando blitz da Lei Seca por tempo indeterminado. Vamos manter o combate às pessoas que insistem em infringir a lei e continuam colocando em risco as vidas das pessoas de bem”, frisou o comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo.

As 19 pessoas que cometeram crimes de trânsito e as outras 40 que irão responder administrativamente foram encaminhadas para a delegacia de plantão. Todos irão responder pelas infrações que cometeram.

Após perseguição, PM prende homem que dirigia carro roubado

A Polícia Militar prendeu na noite desta sexta-feira um homem acusado de receptação de veículo em Parnamirim, na Grande Natal. A prisão ocorreu por volta das 22h, após Charles da Silva Cassiano, de 32 anos, e mais três companheiros, sendo dois deles adolescentes, terem empreendido fuga da PM e capotarem o carro. 

De acordo com informações da Delegacia de Plantão da Zona Sul, policias militares passaram em uma viatura pelo Palio de cor prata, com placas OTR-9122, de Natal, e suspeitaram dos homens. Percebendo a situação, Charles acelerou para fugir e os PMs deram início à perseguição, na Avenida Cajupiranga, localizada no bairro Liberdade.

Os policiais dispararam para tentar conter o acusado, acertando o homem que acompanhava Charles na perna. Com a investida da Polícia Militar, o acusado acabou capotando o carro. O veículo foi conduzido para a Plantão Zona Sul, no bairro Candelária.

Prefeitura de Santa Cruz realiza ações de combate às Hepatites


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo inúmeras ações de combate às Hepatites. O trabalho objetiva a prevenção de novos casos e controle dos já existentes.

As unidades de saúde têm oferecido testes rápidos de Hepatite B e C para triagem e diagnóstico, bem como, a imunização que serve de prevenção para o tipo B da doença.  Além disso, a vacina contra a Hepatite A, recém incluída pelo Ministério da Saúde no calendário básico, já estará disponível ainda neste mês de agosto para crianças de 1 ano a menores de 2 anos de idade.

O dia de luta contra as Hepatites é 28 de julho.  Atividades alusivas a essa data foram realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde nos últimos dias 05 e 06 de agosto. No Hospital Regional Aluisio Bezerra ,a Dra. Mônica Bay, médica infectologista, realizou uma palestra para profissionais da saúde abordando os acidentes ocupacionais que podem transmitir as Hepatites Virais e outras doenças infecto-contagiosas. Na Praça Cel. Ezequiel houve realização de testes rápidos para os tipos B e C de Hepatites, além de imunização para o tipo B e palestra com Dra. Elza sobre o Hepatites na Unidade Móvel da Saúde.

Em Santa Cruz, de acordo com o boletim epidemiológico DST/AIDS/Hepatites Virais disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), em 2013 foram notificados 59 casos de hepatites A, B e C de 2005 a 2012. O maior índice da doença no município foi no ano de 2005, com 48 casos do tipo A, sendo que em 2012 foram notificados apenas 01 caso do tipo B e 01 caso de Hepatite C.

Hepatite

A Hepatite é uma doença que ocasiona a inflamação do fígado, considerada como um grave problema de saúde pública. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças auto-insones, metabólicas e genéticas. As Hepatites Virais são classificadas em 05 tipos (A,B,C,D e E) e as formas mais comuns no Brasil são as Hepatites A, B e C.

As Hepatites são silenciosas e nem sempre apresentam sintomas, que podem ser: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Formas de transmissão:

Transmissão fecal-oral, através de condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (hepatites A e E), transmissão sanguínea, através da prática de sexo desprotegido, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (hepatites B,C e D) e transmissão sanguínea, através da mãe para o filho durante a gravidez, parto e amamentação (hepatites B,C e D).