domingo, 8 de março de 2015

Em pronunciamento, Dilma defende ajustes econômicos feitos pelo governo

A presidenta Dilma Rousseff defendeu hoje (8) as medidas econômicas que estão sendo adotadas para o país voltar a crescer. Segundo ela, durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, na tentativa correta de defender a população, o governo absorveu, até o ano passado, todos os efeitos negativos da crise econômica internacional, lançando mão do Orçamento para proteger o crescimento, o emprego e a renda das pessoas, mas não havia como prever que a crise mundial duraria tanto tempo.

Dilma destacou que as correções e ajustes na economia, mesmo que signifiquem alguns sacrifícios temporários para todos e críticas injustas e desmesuradas ao governo, são a forma de dividir a carga negativa com os setores da sociedade. “São medidas para sanear as nossas contas e, assim, dar continuidade ao processo de crescimento com distribuição de renda, de modo mais seguro, mais rápido e mais sustentável”.

A presidenta destacou que as correções estão sendo feitas de forma com que todos suportem a sua aplicação. “As medidas estão sendo aplicadas de forma que as pessoas, as empresas e a economia as suportem. […] Este processo vai durar o tempo que for necessário para reequilibrar a nossa economia. […] Mais importante, no entanto, do que a duração dessas medidas será a longa duração dos seus resultados e dos seus benefícios. Que devem ser perenes no combate à inflação e na garantia do emprego”.

Dilma lembrou que as medidas incluíram o corte de gastos do governo, a revisão de certas distorções em alguns benefícios e a redução, parcial, de subsídios de créditos e desonerações nos impostos, “dentro de limites suportáveis pelo setor produtivo”.

Em seu pronunciamento, ela ressaltou a importância da população em todo esse processo de retomar o crescimento do país. “Você tem todo direito de se irritar e de se preocupar. Mas lhe peço paciência e compreensão porque esta situação é passageira. O Brasil tem todas as condições de vencer estes problemas temporários - e esta vitória será ainda mais rápida se todos nós nos unirmos neste enfrentamento”.

Apesar das medidas, o governo diz que vai manter e melhorar os programas de infraestrutura. “Nossas rodovias e ferrovias, nossos portos e aeroportos continuarão sendo melhorados e ampliados. Para isso, vamos fazer, ainda este ano, novas concessões e firmar novas parcerias com o setor privado”, disse.

A presidenta destacou ainda o fortalecimento moral e ético do país, com a prática da justiça social em favor dos mais pobres e a justiça contra os corruptos. “É isso, por exemplo, que vem acontecendo na apuração ampla, livre e rigorosa nos episódios lamentáveis contra a Petrobras”, disse Dilma.

Agência Brasil

Fernanda Costa destaca conquistas das mulheres e seu papel importante na sociedade; ouça na íntegra a fala da Prefeita na abertura da Semana da Mulher


Uma Missa Solene celebrada na manhã deste domingo (08) na Matriz de Santa Rita de Cássia abriu a Semana Municipal da Mulher 2015, realizada pela Prefeitura de Santa Cruz. Vários eventos serão realizados até a próxima sexta-feira (13) com a participação das Secretarias Municipais de Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte e Lazer e Saúde. O Tema escolhido para ser trabalhado este ano foi “Mulher: Conquistas, Lutas e Consolidação de Direitos”.

Primeira mulher prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa esteve presente na celebração e ao término levou sua palavra aos presentes, destacando as conquistas das mulheres no mercado de trabalho e o importante papel que elas desempenham como donas de casa, mães, filhas e esposas. “Quero parabenizar todas as mulheres santa-cruzenses, mulheres mães, mulheres filhas, mulheres esposas, mulheres avós, trabalhadoras e guerreiras, que ao longo dos últimos anos conquistaram seu espaço no mercado de trabalho. Peço a Deus que ele continue nos iluminando com sabedoria, discernimento, humildade, para que a gente possa continuar cumprindo os papeis que estamos conquistando, mas, que não deixemos nunca, e nem esqueçamos, os papeis designados por Deus: de donas de casa, de esposas e de mães”, ressaltou Fernanda Costa.

Estiveram presentes também na Matriz de Santa Rita, vereadores, secretários e colaboradores da Prefeitura de Santa Cruz, além de centenas de populares que foram celebrar neste dia 08 de março o “Dia Internacional da Mulher”.

Palavra da Prefeita

Clique no link e ouça na íntegra as palavras da Prefeita Fernanda Costa na Missa Solene que marcou a abertura da Semana Municipal da Mulher 2015:





Cresce venda de imóveis, mas cai número de obras na construção civil no RN


Os indicadores do mercado imobiliário no Rio Grande do Norte estão convergindo para um cenário preocupante na construção civil.  Dados da mais nova pesquisa do Índice de Velocidade de Vendas (IVV) apresentado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RN) revelam aumento no número de vendas de imóveis residenciais, porém, diante de uma queda no estoque no último trimestre de 2014, causado pela diminuição na quantidade de novos lançamentos.
O estudo, realizado pela Consult, reúne números referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro passados, fornecidos por 29 empresas associadas ao Sindicato – o que corresponde a 90% do mercado imobiliário da Grande Natal. De acordo com o presidente do Sinduscon-RN, Arnaldo Gaspar Júnior, o cenário não seria preocupante se não fosse justamente a influência de um importante fator no mercado imobiliário: o número de lançamentos.
No trimestre em análise foram vendidas 1056 unidades residenciais, 322 a mais que as unidades vendidas no trimestre julho/setembro de 2014. Nesse período de aumento de vendas foram lançadas 715 unidades e o estoque caiu de 5.801 imóveis (em outubro) para 4.412 (em dezembro).
A primeira pesquisa do IVV, apresentada em julho de 2013, mostrou uma oferta de imóveis de 6.500 unidades. Isso significa que em um ano e seis meses – tempo em que a pesquisa vem sendo realizada – o estoque registrou uma queda de aproximadamente 35%.
“A quantidade de lançamentos no último trimestre de 2014 foi bem melhor do que no trimestre anterior, quando foram registrados apenas 87 lançamentos. Entretanto, pelo momento econômico que estamos vivendo, há de se esperar por uma baixa nos lançamentos. O sentimento neste início do ano é que passaremos por momentos difíceis. Janeiro e fevereiro são meses ruins para lançamento”, comentou Arnaldo Gaspar Júnior.

Homenagem da Prefeita Fernanda Costa para todas as mulheres santa-cruzenses


Prefeitura de Santa Cruz participa de debate sobre ações na área do esporte em 2015


A Prefeitura de Santa Cruz esteve representada no Fórum Estadual de Secretários de Esportes do Rio Grande do Norte (regional Trairi) pelo titular da pasta municipal de Esportes e Lazer, Jackson Jaedyson, e pelo Coordenador de Esportes, Carlos Azevedo. O evento foi realizado na última quarta-feira (04), na cidade de Tangará/RN e contou com a presença de vários secretários municipais da região e do Secretário Estadual de Esportes e Lazer, George Câmara.

No fórum, foram debatidas políticas públicas voltadas para a área do esporte, bem como a parceria com os municípios na realização de eventos esportivos, como os que foram realizados em Santa Cruz durante o ano de 2014: Copa Garoto Bom de Bola, Copa Escolar Sub 17 e a Copa da Mulher.

Durante o Fórum Estadual de Secretários de Esportes do RN também foi apresentado o calendário com eventos e ações que serão desenvolvidas em 2015.

América bate Força e Luz por 3 a 0 na Arena das Dunas


A noite em que Max desencantou, marcando os dois gols na vitória do líder América sobre o lanterna Força e Luz, foi a que definiu a luta pelo título da Taça Cidade do Natal apenas entre o alvirrubro e o Alecrim. A diferença entre eles é de dois pontos e o confronto decisivo está marcado para a última rodada desse primeiro turno. Mas antes o Verdão vai encarar o Força e Luz, no Barrettão, e os americanos vão receber o Santa Cruz, também na Arena das Dunas, palco da vitória deste domingo.

Mesmo ciente de que com uma vitória deixaria apenas o Alecrim vivo na luta pelo título, devido ao empate entre Santa Cruz 1 x 1 ABC e a derrota do Globo para o Potiguar, em Mossoró, por 2 a 1, isso não serviu de motivação para o América, que fez um primeiro tempo bem abaixo do que esperava o treinador Roberto Fernandes, que montou um grupo bem ofensivo para encarar o lanterna da Taça Cidade do Natal.

Prefeitura de Santa Cruz realiza Semana Municipal da Mulher a partir deste domingo (08)

A Prefeitura de Santa Cruz, através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte e Lazer e Saúde, realiza a Semana Municipal da Mulher com uma programação preparada para comemorar o Dia Internacional da Mulher, domingo, 08 de março. O Tema escolhido foi “Mulher: Conquistas, Lutas e Consolidação de Direitos”.

A abertura da Semana Municipal da Mulher acontece neste domingo com Missa Solene que será celebrada a partir das 07h na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia. Na segunda-feira (09) será realizada uma Mesa Redonda sobre o tema: "Violência contra a Mulher, é preciso dar um basta", na Rádio Santa Cruz AM, a partir das 10 horas.

A Semana Municipal da Mulher também contará com outras ações, confira a programação:

09 a 13 de março - Agenda alusiva ao Dia Internacional da Mulher nas escolas da Rede Municipal de ensino.

09 a 13 de março - Agenda especial para as mulheres nas Unidades Básicas de Saúde.

11 e 12 de março - Ações dos CRAS com as mães das crianças das escolas parceiras e com os grupos de mulheres desenvolvidos no âmbito do PAIF.

13 de março - I Torneio de Mulheres de Futsal Margarete Nunes em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. (local: Ginásio Marcilio Furtado)  

Tomba diz na abertura da Femptur que turismo do RN não pode se limitar ao sol & mar


O deputado estadual Tomba Farias (PSB) defendeu na manhã de hoje, durante o evento de lançamento da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) e do 6º Fórum de Turismo do RN, no Hotel Serhs, em Natal, a importância de se estimular e investir na interiorização do turismo. O parlamentar destacou para uma platéia, composta por autoridades e integrantes do trade turístico, que o turismo do estado não pode ficar limitado ao binômio sol e mar.

Segundo ele, vários municípios do estado, como é o caso de Santa Cruz, de onde já foi prefeito, dispõem de excelentes atrativos turísticos que abrangem a religiosidade, a gastronomia, a cultura e história. Temos que mostrar aos visitantes atrativos como o Castelo de Zé do Monte, em Sitio Novo; a Pedra da Boca, em Passa e Fica; as cachoeiras de Coronel Ezequiel, a Mina Brejuí, em Currais Novos e o famoso Pastel de Tangará. São peculiaridades que traduzem a riqueza do interior do estado”, explicou.

Ele ressaltou ainda que a cidade de Santa Cruz todos os meses recebe um expressivo fluxo de turistas, depois que lá foi implantado o Complexo Turístico Religioso de Santa Rita de Cássia, onde se encontra a estátua de Santa Rita de Cássia, a maior imagem católica do planeta, com 56 metros de altura.

O parlamentar destacou que a interiorização do turismo mudou a feição da economia daquele município, propiciando mais emprego e renda para a população, com a abertura de novos meios de hospedagem e restaurantes, além do aquecimento do comércio local. Ele ressaltou que, com o fluxo turístico decorrente da implantação do Santuário, o número de hotéis e pousadas triplicou na cidade.


Após empate com o Santa Cruz, Roberto Fonseca é demitido do ABC

Após o ABC empatar em 1 a 1 com o Santa Cruz, o técnico Roberto Fonseca deixou o comando do alvinegro. O anúncio foi feito através do perfil do clube no Twitter: "Após conversar com a diretoria, Roberto Fonseca deixou o cargo e não é mais técnico do Mais Querido". Segundo o ABC, o treinador conversou com Rogério Marinho, que agradeceu pelo trabalho feito por Fonseca no clube. 

Com o empate no jogo de hoje contra o Santa Cruz, o alvinegro caiu para a quinta posição no Campeonato Estadual. 

De acordo com Stênio Dantas, executivo de Marketing do clube, a diretoria do ABC vai se reunir ainda na noite deste domingo para definir o nome do novo treinador.

Roberto Fonseca assumiu o ABC em outubro, após a saída de Moacir Júnior. Ele começou a carreira de treinador no Águia, do Paraná, e fez grande parte da sua carreira em clubes do interior de São Paulo. Em 2009, ele comandou o América na disputa do Campeonato Brasileiro.

Centro Comercial no Alecrim totalmente alagado no camelódromo



Lideranças destacam exclusão de Henrique dos inquéritos

A exclusão do nome do ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves, do PMDB, das investigações e inquéritos da Operação Lava Jato repercutiu entre os políticos e representantes de instituições norte-riograndenses, que consideraram a medida da Procuradoria Geral da República como justa. O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou a recomendação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para não incluir o ex-presidente da Câmara Federal, além do senador Aécio Neves, do PSDB-MG, no processo das diligências que deverão ser abertas para investigar outros 47 políticos supostamente envolvidos no escândalo de desvio de recursos na Petrobras. 

O senador José Agripino, do Democratas-RN, considerou a decisão como uma correção de denúncias infundadas contra Henrique Eduardo Alves. “Se corrigiu, ainda que tardiamente, uma injustiça. Uma injustiça inominável, que causou um grande sofrimento. Um sofrimento longo e injusto ao ex-deputado Henrique Eduardo Alves e seus familiares. Ficou comprovado o que ele disse ao longo da sua campanha, que não tinha qualquer envolvimento com o esquema”, frisou o senador. A partir da decisão da PGR, José Agripino ressaltou que Henrique Eduardo Alves deve voltar à cena política.

“Não existe nenhum impeditivo. Ficou comprovada a lisura do trabalho que ele desenvolveu ao longo de décadas e, agora, ele pode repensar a assunção a um dos Ministérios”, ressaltou Agripino. Ficou constatado que não recai sobre Henrique Eduardo Alves qualquer acusação que justificasse a abertura de um procedimento investigatório pelo STF.

Altura da Ponte Newton Navarro tira a capital potiguar de muitos roteiros turísticos do país


“Por causa do obstáculo, Natal tem ficado fora dos roteiros de nossas associadas”. A declaração do presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos à Revista Exame, Marco Ferraz, reflete o baixo entusiasmo do segmento turístico potiguar quando a promoção de passeios náuticos. Na edição quinzenal do impresso que circula em todo o território nacional a partir deste final de semana, a reportagem “Uma ponte que afasta” revela as consequências de uma obra mal pensada.
Para quem circula na capital potiguar, cruzando dia a dia os dois lados da cidade separados pelo rio Potengi, não restam dúvidas a utilidade da Ponte Newton Navarro. A estrutura reduziu para minutos o tempo de trânsito que algumas pessoas chegavam a levar horas para cumprir. Entretanto, a boa ventura de uns se tornou o problema de outros.
Natal é uma cidade que tem como principal atividade econômica o turismo, segmento que movimenta 52 cadeias produtivas em todo o Rio Grande do Norte. O turismo náutico chegou a ser a grande aposta de agências que viam no Porto de Natal uma grande estrutura a ser explorada pelo segmento. Mas a existência da Ponte Newton Navarro impôs dificuldade para a atividade náutica.
Para chegar ao porto, os navios precisam passar por baixo da ponte. Mas sua estrutura impede a passagem de embarcações com altura maior do que 55 metros. Eis o problema: boa parte dos navios de cruzeiros (explorados por turistas de alto poder aquisitivo) que navegam na costa brasileira é mais alta do que isso. Portanto, não pode atracar no Terminal de Passageiros do Porto de Natal.

Chuvas deixam rastro de destruição na capital potiguar


A água da chuva que caiu sobre Natal na manhã da última sexta-feira, 6, alagando diversas ruas e causando transtornos à população, baixou poucas horas depois que o tempo melhorou, mas o drama de quem teve sua casa inundada continua. No dia seguinte, a TRIBUNA DO NORTE voltou à avenida Capitão Mor-Gouveia, em Lagoa Nova, um dos pontos mais críticos da cidade, e encontrou em uma das casas atingidas um cenário desolador.

A água entrou pela parte de trás, após derrubar o muro de um terreno ocioso ao lado, e destruiu praticamente tudo. As pessoas que moram na residência, entre elas, uma senhora de 78 anos e uma criança de 2, foram resgatadas com a ajuda de um bote e levadas para casas de familiares. 

Ontem, alguns parentes aproveitaram o tempo sem chuva para tentar arrumar o enorme estrago. Casada com um sobrinho da dona da casa, Josenaide Duarte França estava ao mesmo tempo atônita e revoltada em meio à tanta lama e destruição. “A gente não sabe nem por onde começar nem a quem recorrer, e a maior revolta que dá é saber que tudo isso poderia ter sido evitado”, disse a mulher, chorando.  

Henrique e Garibaldi se reúnem com a juventude do PMDB


O presidente estadual do PMDB, Henrique Eduardo Alves, juntamente com o senador Garibaldi Filho, esteve reunido neste sábado (07) com a juventude do partido, para começar a traçar metas pensando nas Eleições de 2016.
Também estiveram presentes o deputado estadual Hermano Morais e o vereador Felipe Alves, além da jornalista Laurita Arruda, tida como madrinha da juventude bacurau, que acompanhou o marido Henrique na reunião. 
Jovens de 25 municípios do Rio Grande do Norte compareceram a reunião. 

Prefeitura de Santa Cruz informa que prazo para adesão ao Garantia-Safra foi prorrogado; boletos estão disponíveis da Secretaria de agricultura


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, informa que o prazo para o pagamento do boleto de adesão ao Garantia-Safra 2015 foi prorrogado. Agora, agricultores cadastrados no programa têm até o próximo dia 13 de março para efetivarem o pagamento e ficarem aptos para receber o benefício oferecido pelo programa para aqueles que são atingidos pela falta de chuvas ou excesso delas.

Segundo o Secretário de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros, faltam comparecer para receber seus boletos cerca de 120 agricultores das comunidades Bonsucesso, Santa Helena, Riacho Salgado, Cacaruaba, Assentamento Várzea Grande e Açude do Alivio. Os mesmos deverão comparecer à Secretaria de Agricultura, no Centro Administrativo, das 8h às 12h.

Pelas regras estabelecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o pagamento do boleto é obrigatório para a participação do agricultor no programa. O valor é de R$ 14,90 (quatorze reais e noventa centavos).

Governo do Estado e Prefeitura de Tangará promoveram Fórum Estadual


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria do Esporte e do Lazer, decidiu pela realização do Fórum Estadual de Secretários de Esporte do Rio Grande do Norte, da regional Trairi, em Tangará, contando com a presença do secretário George Câmara, O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo Senador Carlos Alberto de Sousa, com a participação de 11 dos 23 municípios cadastrados na regional da SEEL. O município de Tangará elegeu o professor Antônio Bidu como representante regional para futuros eventos estaduais e nacionais.

A Prefeitura Municipal de Tangará como anfitriã trouxe as apresentações culturais da Banda Marcial dos Programas Sociais e do grupo de capoeira Cordão de Ouro. Além de garantir toda a estrutura do evento, que foi muito bem avaliado pelo secretário estadual, George Câmara. "A cidade está de parabéns nessa parceria com a SEEL. O evento tem o intuito de debater a gestão do Esporte nos municípios de várias regionais. Essa é uma caminha que estamos fazendo pelo Estado, reunindo cada regional para convergir em um grande Fórum Estadual do RN", disse.

O fórum debateu importantes temas sobre a gestão esportiva na região, além da apresentação da proposta da gestão de George Câmara e sua equipe técnica para a Secretaria Estadual, em parceria com as Prefeituras Municipais. O Prefeito Alcimar Germano, um admirador e incentivador do esporte em Tangará, prestigiou o evento do início ao fim, acompanhando os debates entre as cidades.

Para abrilhantar e coroar o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Esportes de Tangará, o coordenador de esportes, Antônio Bidu, foi eleito o representante regional, que integrará os principais debates em outras esferas administrativas. Os municípios de Sítio Novo, Serra de São Bento, Senador Eloy de Souza, Santa Cruz, Lajes Pintadas, Passa e Fica, Jaçanã, Bom Jesus e Serra Caiada prestigiaram o Fórum da anfitriã Tangará, que encerrou os trabalhos com um grande Coffee Break.

Prefeitura realiza obra de recuperação em caixa d’água do Conjunto Cônego Monte


Buscando melhorar o abastecimento de água no Conjunto Cônego Monte, a Prefeitura de Santa Cruz, por meio do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE), está recuperando a caixa de água do bairro. A obra teve início no final do mês de fevereiro e utiliza recursos próprios do Poder Público municipal para a sua execução na ordem de R$ 60 mil (sessenta mil reais).

O diretor do SAAE, Ângelo Giusepe (Zepe), afirmou que os serviços garantirão melhorias para o abastecimento daquele bairro e que sua realização contempla um antigo pleito da população.

Estão sendo realizados vários reparos na estrutura da caixa d’água, inclusive nas colunas de apoio. O SAAE também fará a substituição da boia para evitar o desperdício de água. A previsão de término dos serviços é para o final deste mês de março. 

Tomba quer instituir Comissão Especial para acompanhar medidas contra a seca


O deputado estadual Tomba Farias (PSB) voltou a cobrar hoje, na Assembléia Legislativa, a instalação de uma Comissão Especial suprapartidária para acompanhar as ações de combate a seca desenvolvidas pelo governo do Estado. O parlamentar destacou ainda que vários municípios do Rio Grande Norte sofrem com a estiagem prolongada e necessitam de atenção especial por parte do governo.

Para Tomba Farias, a Comissão Especial teria como objetivo discutir a viabilidade das medidas que estão sendo tomadas e somar esforços para garantir a celeridades das iniciativas, como forma de minimizar os efeitos da seca.

Tomba Farias pediu ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, celeridade na formação da Comissão para que os parlamentar possam dar a sua contribuição. Segundo ele, ações contra a seca devem ser rápidas e eficientes para que se obtenha o resultado desejado.