quinta-feira, 28 de abril de 2016

Tomba diz que votou a favor do remanejamento do orçamento por conta da crise que passa o Estado


O relator do remanejamento do orçamento, deputado estadual Tomba Farias (PSB) disse ter a sua consciência tranquila por ter votado, na sessão de hoje, a favor do Projeto de Lei que autoriza o Executivo a remanejar as dotações orçamentárias. Com a aprovação da matéria, o Governo vai poder transpor, remanejar ou transferir recursos de uma categoria para outra, ou de um órgão para outro, num percentual de 6%.
Ao enfatizar a sua atuação como parlamentar municipalista, Tomba destacou que votou favoravelmente por saber das dificuldades financeiras que os gestores públicos enfrentam no momento atual.
O parlamentar enfatizou também que conhece bem essa realidade por ter uma esposa (Fernanda Costa) que é prefeita, é  que faz um grande sacrifício todos os mês para horar os compromissos do município. Segundo Tomba, "Atualmente, um prefeito ou governador pagar a folha, é como fazer uma grande obra. É motivo de comemoração, porque estão com suas folhas em dia", explica.
"Voltei a favor do remanejamento de 6%, diante da queda da arrecadação e do momento difícil que passa o estado. O governo do estado não está com dinheiro sobrando, basta ver a situação da Saúde e de outros setores da administração estadual", ressalta.

Sine-RN oferece nesta sexta, mais de 29 vagas de emprego

Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.
Os interessados que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.
O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h

Novo atraso no pagamento dos servidores do estado

O Governo vai pagar dia 6 de maio (sexta-feira) os vencimentos de todos os aposentados, pensionistas, além dos servidores da Saúde, Educação, Justiça e Cidadania e Segurança (polícias militar e civil, Itep e Corpo de Bombeiros). Os funcionários dessas áreas somados aos aposentados e pensionistas correspondem a 92.384 servidores ou 93% da folha de pessoal do Estado.

Na segunda-feira (9) serão depositados os salários dos funcionários das pastas de Administração; Gabinete Civil; Consultoria; Procuradoria; Comunicação; Controladoria; Vice-Governadoria; Planejamento; Tributação; Agricultura e Pesca; Desenvolvimento Econômico;  Infraestrutura; Trabalho, Habitação e Assistência Social; Recursos Hídricos; Turismo; Assuntos Fundiários e Reforma Agrária; e Esporte e Lazer. E no dia 10 (terça-feira), o Governo deposita os vencimentos dos servidores da Administração Indireta dependente (ver quadro abaixo).

Apesar dos efeitos da crise econômica do país sentidos fortemente no Rio Grande do Norte, o Governo segue atento à gravidade da situação, redobrando esforços em busca do equilíbrio fiscal e honrando os compromissos assumidos com o funcionalismo.

Garibaldi: “Falta de transição vai dificultar início do governo Michel Temer”

A situação atual do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) é de uma “fragilidade muito grande”, afirma o senador Garibaldi Filho, do PMDB norte-rio-grandense. Ex-governador do Estado por dois mandatos, o peemedebista avalia que, diante da perda de apoio político no Senado, “não há por que o governo ter ilusões” de que reverterá o impeachment no Senado.
Em entrevista ao portal Agora RN, Garibaldi analisa que “a Esplanada dos Ministérios está muito vazia de detentores do poder” e que a falta de uma transição, conforme sinalizado por petistas, “vai dificultar os primeiros passos do governo de Michel Temer”. Garibaldi critica os protestos de movimentos sociais ligados à esquerda, como bloqueio de rodovias, e cobra retorno à normalidade democrática, com recuperação econômica.
Sobre o Rio Grande do Norte, avisa que está à disposição do governador Robinson Faria (PSD) para atuar institucionalmente como senador em favor do Estado. Mas, avisa que o início da gestão Temer não será de notícias alvissareiras para as unidades federativas. Ele também comentou o rompimento do PT com Robinson e avaliou a atual momento da gestão estadual.
Confira a íntegra da sua entrevista:
Agora RN – Como o senhor avalia a situação do governo do PT hoje?
Garibaldi Filho – A situação do atual governo hoje é de uma fragilidade muito grande porque sem a base política – a base política desmoronou a partir do resultado da votação do impeachment na Câmara dos Deputados, no Senado, onde se esperava que o governo tivesse ancoragem mais ampla, também seguiu que essa base desmoronou. Então sem a base política, o governo atual não tem perspectiva com relação à votação do impeachment, com relação à admissibilidade inteiramente anunciada e com relação ao resultado final. Não há por que o governo ter ilusões.
Agora RN – Administrativamente, o Brasil está paralisado.
GF – Administrativamente, há de se considerar que a Esplanada dos Ministérios está muito vazia de detentores do poder. Já havia uma centralização muito grande com relação ao primeiro governo e não resta dúvida que isso é uma constatação. E agora, com essa situação, o governo está se limitando a um grupo no Palácio do Planalto que vem orientando as ações. E, infelizmente, a gente vê isso com certa preocupação. Não vai ter transição. Não vai acontecer a transição. E isso vai dificultar os primeiros passos do governo de Michel Temer. Porque não resta dúvida que a transição é absolutamente necessária agora numa situação de conflito como essa.
Agora RN – Movimentos de esquerda estão realizando manifestações e prometendo o caos contra om impeachment de Dilma e de um eventual governo Michel Temer. Como o senhor analisa esse quadro?
GF – Vejo com preocupação essas manifestações porque o que se quer é que se cumpra aquilo que manda a Constituição e que essas manifestações não possam ter desdobramentos para que o país volte à normalidade. Se você perguntar hoje a qualquer brasileiro o que ele tem como aspiração maior, ele dirá isso: nós queremos que o Brasil volte à normalidade. Não estou me referindo à normalidade democrática, porque essa está prevalecendo através de decisões do próprio Congresso e, sobretudo, da Justiça brasileira, do Poder Judiciário. Quando falo em normalidade falo em termos econômicos e sociais.
Agora RN – Vários nomes estão aparecendo como ministeriáveis e alguns planos começam a se delinear. Que acha do desenho que está se formando em torno do governo Michel Temer
GF – O próprio Michel Temer, claro, está tendo muitos cuidados com relação a isso. Estão sendo divulgadas as primeiras informações, ao lado de especulações. Numa hora como essa é difícil distinguir, entre informações e especulações. Então eu diria a você que não estou habilitado a fazer essa distinção.
Agora RN – Quais devem ser as prioridades de Michel?
GF – A prioridade número um do governo é a economia. A economia tem que voltar a realmente funcionar porque ela voltando a funcionar vai ocorrer que na área social vamos ter um desafogo. O governo está muito preocupado com a área social no que toca principalmente aos mais pobres, para que programas não deixem de ter continuidade. Mas, quando eu falo em economia, falo no problema do desemprego, sobretudo, porque, pelo noticiário da TV e do rádio, das redes sociais, o que se tem hoje é um empresário preocupado em contratar pessoas, por hora extra, para fazer face à situação de suas empresas. Então está tudo muito atropelado no campo da economia.
Agora RN- Como deve ser a relação do governo Michel com o RN?
GF – Espero que seja uma relação institucional entre o governo do RN e o governo federal, a melhor possível. Mas, isso, que eu posso desejar, desejo a todos os estados, não tem por que admitir, iludir ou sonhar que o presidente… Michel terá no início um desafio muito grande no que toca aos estados. Eu vejo aqui uma entrevista com o economista Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, que disse que Michel Temer deveria ajudar os estados e privatizar, reduzir a dívida pública. Essa sugestão não é isolada. Há consenso dos economistas, os maiores do país, sobre isso.
Agora RN – Que tipo de ação o senhor pretende ter, se dispõe a fazer uma espécie de ponte entre Michel e Robinson?
GF – Eu reafirmo aqui o que já disse com relação ao atual governo e a todos os governos. Depois que sou senador, institucionalmente, como senador, estou à disposição dos governadores, do executivo, para somarmos forças em função dos altos interesses do RN e do bem-estar do seu povo. Isso vem acontecendo. Todos os governos, sejam eles de correligionários com quem eu politicamente atuo ou qualquer outro governo, estou pronto para ajudar porque estarei ajudando o RN.
Agora RN – Que achou do rompimento do PT com Robinson?
GF – Eu creio já estava se registrando um desentendimento entre o atual governador e o PT. Isso se acentuou com a posição adotada pelo governador (de apoio ao impeachment).
Agora RN – Que acha da gestão Robinson?

GF – Acho que o governo Robinson está passando por uma fase de muitas dificuldades na medida em que as pastas principais do seu governo, educação, saúde e agora se fala também na transição da segurança – não tenho certeza quanto a isso, acredito que a secretaria poderá continuar. Só com essa fotografia e com essa constatação nós já vemos que o governo está diante de grandes dificuldades, num momento muito difícil.

Via: Agora RN

'Milagre', diz mãe de jovem baleado em assalto a ônibus escolar no RN


"É um milagre de Deus ele estar vivo". As palavras são da merendeira Maria Verônica Oscar, mãe do jovem Jonas Fernandes Oscar Baracho, de 24 anos. Auxiliar de serviços gerais, o jovem levou quatro tiros na noite desta quarta-feira (27) durante um assalto a um ônibus escolar que transportava estudantes universitários de Natal para Extremoz, cidade da região metropolitana da capital potiguar. Um dos criminosos foi preso.

Jonas está internado no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, para onde foi socorrido. A mãe conta que o estado de saúde do filho é considerado estável e que ele não corre risco de morrer. Os tiros atingiram a cabeça, o abdômen e os dois braços do ASG. "A bala que atingiu a cabeça dele está alojada no céu da boca. Outra, no braço", disse Maria.

Felipe Maia: “O povo foi traído. PT tirou direitos e garantias dos trabalhadores”


Em discurso na tribuna da Casa, nesta quinta-feira (28), o deputado Felipe Maia (DEM) destacou que os parlamentares demonstraram responsabilidade com os seus eleitores e com a Constituição Federal ao votarem “sim” pelo afastamento da chefe do Executivo. “Parabéns aos 367 deputados que mostraram respeito ao ordenamento jurídico, que revelaram sensibilidade com o povo brasileiro, um povo traído, e com o trabalhador que teve os seus direitos e garantias tirados pelo governo do Partido dos Trabalhadores. Tenho orgulho de ter colocado o meu nome na história do Brasil como um deputado que buscou uma luz no fim do túnel, sempre respeitando a Carta Magna. Não sairia naquele domingo sem culpa se não tivesse tentado ajudar o meu país, buscando uma solução para a geração de emprego e almejando um governo que tenha planejamento e execução”, destacou.

Para o potiguar, integrantes da base governista assumem o discurso de chamar de “golpe” o processo de impeachment, mas que o fazem seguindo interesses próprio, pois, segundo Felipe Maia, há vários juristas nos quadros dos partidos aliados ao governo. “Essa é a velha e conhecida nuvem de fumaça do PT, que prefere fazer esse velho discurso já desgastado e desrespeitoso com o povo brasileiro. Nos quadros do partido existem vários juristas, profundos conhecedores da lei, e que se fazem de analfabetos jurídicos quando é do seu interesse. Fingem não conhecer a Constituição, a Lei do Impeachment e a Lei de Responsabilidade Fiscal, que trazem em seus artigos o embasamento legal para o pedido. Além disso, foi assinado por Hélio Bicudo, fundador do PT, que o fez em respeito à lei, mas em respeito, principalmente, aos 10 milhões de brasileiros desempregados”, ressaltou.