quarta-feira, 15 de julho de 2015

Secretário de Agricultura representa Prefeitura em encontro regional sobre o Garantia-Safra realizado em Santa Cruz

O Secretário Municipal de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros (Dudu), participou, na manhã desta quarta-feira (15), de um encontro regional sobre o programa Garantia-Safra. O evento aconteceu em Santa Cruz, no Teatro Candinha Bezerra. Promovida pela coordenação estadual do programa, o encontro serviu para orientar os secretários e técnicos quanto às inscrições, prazos da próxima safra 2015/2016 e o cumprimento de todas as etapas do programa.

 

Eduardo Medeiros (Dudu) destacou no encontro a importância do programa para os agricultores e o compromisso da gestão da Prefeita Fernanda Costa em manter os pagamentos de sua contrapartida em dia, beneficiando o homem do campo.

 

O evento desta quarta-feira (15) foi promovido pela coordenação estadual do Garantia-Safra e reuniu representantes das secretarias de agricultura das cidades da região Trairi, como também técnicos da EMATER e representantes de sindicatos rurais. Estiveram presentes, além do Secretário Eduardo Medeiros, a coordenadora estadual do programa Garantia-Safra, Magnalva Fontora, o Secretário Estadual de Reforma Agrária, Raimundo Costa, a gestora da EMATER regional, Surama Medeiros, a representante da coordenação nacional do Garantia-Safra, Janete Souza, além dos vereadores santa-cruzenses Junior dos Bodes e Tarcisio Reinaldo.

 

Garantia-Safra

 

Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores façam adesão ao programa.

 

Os agricultores que aderirem ao programa nos municípios que vierem a sofrer perda de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou de outras culturas a serem definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, em razão de estiagem ou excesso hídrico, receberão o Benefício Garantia-Safra, em cinco parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

 

O valor do Benefício Garantia-Safra e a quantidade de agricultores a serem segurados pelo GS são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra.

Sessão Solene homenageará Agnelo Alves, nesta quinta-feira, dia do seu aniversário

Está confirmada para esta quinta-feira, dia 16, às 9h30, no Plenário da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte a realização da Sessão Solene em homenagem ao ex-deputado Agnelo Alves. A homenagem, iniciativa do deputado estadual Tomba Farias (PSB) aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares, irá acontecer no dia em que o homenageado estaria completando 83 anos.

Agnelo Alves faleceu no dia 21 de Junho, um domingo. Ao longo de sua vida como jornalista e político, o ex-deputado caracterizou-se por acreditar ser possível construir um estado mais justo e próspero para todos os norte-riograndenses. “Trata-se de uma justa homenagem a um homem público que dedicou sua vida ao jornalismo e ao exercício macro da atividade política”, destaca Tomba que foi prefeito de Santa Cruz no mesmo período em que Agnelo comandou o município de Parnamirim.

“Posteriormente, quis o destino me brindar com o privilégio de com ele dividir o espaço do Plenário da Assembléia Legislativa. Muito aprendi com o velho mestre. A minha admiração e respeito por Agnelo evoluiu para uma grande amizade, que foi consolidada a cada dia”, finalizou. 

Após segunda licitação, construtora reinicia obras da UPA do Paraíso

A construção da Unidade do Pronto Atendimento (UPA) do bairro Paraíso, que estava paralisada em virtude da desistência por parte da empresa que havia vencido a primeira licitação, foi retomada após a realização de um novo processo licitatório. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Transportes e Obras Públicas, tratou de providenciar toda a parte burocrática para o novo processo de licitação e a empresa vencedora, a Stone Engenharia LTDA., já se instalou no canteiro de obra e reiniciou a construção do equipamento público.

 

A construção da UPA é uma das importantes ações do governo da Prefeita Fernanda Costa na área da saúde. Com previsão para ser concluída no primeiro semestre do ano que vem, a Unidade de Pronto Atendimento irá descentralizar os serviços de urgências que atualmente são oferecidos apenas no Hospital Regional Aluísio Bezerra.