terça-feira, 5 de abril de 2016

"BBB 16": Último dia! Maria Claudia se emociona e se despede da casa: “Já estou com vontade de chorar”

No último dia do “BBB 16”, Maria Claudia acordou com a emoção à flor da pele nesta terça-feira (5).
Logo depois de levantar, a loira se emocionou ao ver um vídeo seu na televisão para lembrar da final do reality.
"Já estou com vontade de chorar. É hoje. Aguenta coração", brincou.

O deputado estadual Tomba Farias pediu votos para “Cacau” do BBB no plenário da ALRN


Acontece nesta terça-feira (05) a final do reality show da TV Globo, Big Brother Brasil. E o assunto chegou ao plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Os deputados estaduais aproveitaram a sessão desta terça para pedir votos para a participante potiguar, Maria Cláudia.

O deputado e conterrâneo da participante Tomba Faria (PSB) pediu voto aos deputados, servidores da casa e telespectadores da TV Assembleia que votem em Cacau. Tomba que é ex-prefeito de Santa Cruz, cidade natal da participante afirmou que a publicidade em torno da santa-cruzense é benéfica para o município, gerando visibilidade para a cidade.

Outro parlamentar que falou sobre a final do BBB foi o deputado Vivaldo Costa (PSD), que demonstrou solidariedade com a jovem. “A minha solidariedade a Cacau que vai brilhar no Brasil”, disse. A final do Big Brother Brasil será exibida nesta terça-feira, após a novela Velho Chico.

Açude Gargalheiras amanheceu apresentando aumento no volume de água


Um dos principais reservatórios de água da região do Seridó potiguar, o Açude Gargalheiras amanheceu ‘tomando água’ na manhã desta terça-feira (05). De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), a região do Seridó foi a que registrou maior intensidade no volume de chuvas registrados no último final de semana. Dos 108 postos de monitoramento contatados, apenas 17 não registraram precipitações.

O açude Gargalheiras, originalmente batizado como barragem Eurico Gaspar Dutra, é um dos reservatórios de água mais importantes do Rio Grande do Norte. A capacidade de armazenamento é de aproximadamente 44 milhões de metros cúbicos de água.


Agricultores familiares terão programação especial na Caprifeira de São Paulo do Potengi


Os agricultores familiares dos municípios da área de abrangência do Escritório Regional da Emater-RN, em São Paulo do Potengi, no agreste potiguar, participarão da 19ª Exposição Agropecuária do Potengi, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de abril, no Centro de Eventos Agropecuários Francisco Bezerra de Brito, naquele município.

Durante o evento, a Emater-RN desenvolverá uma programação especial para os pequenos produtores que constará de cursos e Feirão do Pronaf com a demonstração do Projeto de Crédito para Aquisição de Animais.

A Caprifeira de São Paulo do Potengi integra a programação do Calendário de Exposições Agropecuárias do Rio Grande do Norte, cujo patrocínio é do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape); Ministério da Agricultura, banco do Nordeste, Prefeitura Municipal; entre outras instituições públicas e privadas.

Segundo a coordenadora estadual de agropecuária da Emater-RN, médica veterinária Raquel Barbosa, as oficinas temáticas da programação voltada para os agricultores familiares enfocarão, os temas: “Reserva estratégica de alimentos para os animais”, “Gestão da propriedade rural e cadastro ambiental”, entre outros. As aulas teóricas e práticas serão ministradas pelos extensionistas rurais da Emater-RN.

Emparn registrou chuva em quase todo o estado no último fim de semana


A gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) confirmou a ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado, com maior intensidade na região do Seridó, no último final de semana – das 7h da sexta-feira (1º) até às 7h desta segunda-feira (4). Dos 108 postos de monitoramento contatados, apenas 17 não registraram precipitações.

Choveu na mesorregião Central em cidades como Parelhas, 82,3 milímetros (mm); Caicó, 81,0mm; Carnaúba dos Dantas, 52,6mm; São José do Seridó, 50,0mm; Angicos, 46,4mm; São Fernando, 46,0mm; Cerro Corá, 38,0mm; Florânia, 37,7mm e São Vicente, 14,4mm. No Agreste, as precipitações caíram com maior intensidade em Campo Redondo, 20,4mm; Lajes Pintadas, 18,2mm; Vera Cruz, 15,0mm; São Bento do Trairi, 12,8mm e João Câmara, 9,1mm. No Leste, choveu em Taipu, 26,0mm; Pedra Grande, 18,0mm; São Gonçalo do Amarante, 17,5mm; Parnamirim, 11,2mm; e Natal, 10,2mm, entre outros municípios.

Na mesorregião Oeste choveu 47 milímetros (mm), em Caraúbas; em Campo Grande, mais 46,9mm; Doutor Severiano, 37,3mm; Olho D’água dos Borges, 33,5mm; Barauna, 33,4mm; Encanto, 30mm; Janduis, 25,4mm; Grossos, 24,5mm, entre outros municípios como Jucurutu, Porto do Mangue, São Rafael e Alto do Rodrigues.

Wilma de Faria não descarta candidatura a prefeita de Natal


A vice-prefeita de Natal e atual presidente do PTdoB já deixou claro que está no páreo para disputar a Prefeitura de Natal nas eleições desse ano. Em entrevista à 96 FM na noite desta segunda-feira (4), a ex-governadora não descartou a possibilidade de ser candidata à prefeita.

“Partido precisando e tudo estando bem, posso ser candidata a prefeita ou a vereadora”, disse. O discurso de ser candidata à vereadora por parte da Wilma também levanta a possibilidade dela ser candidata de olho em uma possível presidência da Câmara Municipal de Natal (CMN).

Wilma tenta, agora, viabilizar a candidatura como um projeto alternativo aos já apresentados, inclusive com a possibilidade de ter o apoio do PSD, partido comandado pelo governador Robinson Faria e pelo PSDB, que possui a maior bancada da Assembleia Legislativa.

STF derruba estabilidade de servidores contratados sem concurso no RN


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela inconstitucionalidade do artigo 14 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Estadual do Rio Grande do Norte que efetivou servidores públicos sem concurso em 1989. A contratação sem concurso público foi vetada pela Constituição Federal no ano anterior. O artigo derrubado pelo STF dava estabilidade aos servidores civis dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), nas esferas estadual e municipal, e das autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresas públicas que estivessem em exercício na data da promulgação da Constituição de 1988 há pelo menos cinco anos.

A decisão foi tomada por unanimidade e comunicada ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. O relator da ADI nº 1301 foi o ministro Roberto Barroso, acompanhado pelos votos dos ministros Celso de Mello, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Rosa Weber, Teori Zavascki e Edson Fachin.

Tudo começou em 1995, com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo Governo do Estado alegando que ao assegurar estabilidade àqueles servidores, o Constituinte Estadual agiu com evidente excesso no desempenho de suas funções de Constituinte decorrente. Além disso, o Governo alegou que houve interferência em domínio juridicamente reservado aos municípios e ao Governador do Estado.

Na ADI, o Estado alegou ainda que o artigo 14 da ADCT ampliou o conjunto de beneficiários da estabilidade ao incluir empregados de órgãos integrantes das empresas públicas e sociedades de economia mista. Para o Estado, a norma da Constituição Estadual está “em total conflito com o texto da Constituição Federal”. Resta ainda a publicação do acórdão pelo STF.

'Risco de ficar paraplégico', diz irmã de vigilante baleado em assalto no RN

"O médico disse que ele pode ficar paraplégico. Ele ficou com a bala alojada e precisa fazer uma cirurgia". A informação é de Jeize Nunes, irmã do vigilante baleado em uma farmácia na noite desta segunda-feira (4).O crime aconteceu na Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal. 
O vigilante Jeimyson Nunes de Azevedo, de 26 anos, estava dentro da farmácia quando foi rendido por dois criminosos. Ele teve a arma e o colete roubados. Na fuga, a dupla atirou e o vigilante foi atingido no pescoço. Jeize Nunes disse que o irmão precisa passar por uma cirurgia. "O médico disse que o edema precisa diminuir para que ele passe pela cirurgia. Ele ficou com a bala alojada", relatou.
"Acredito em Deus, mas não aceito a crueldade do bandido. Infelizmente, a nossa segurança está um caos. Peço justiça", disse Jeize. O vigilante Jeimyson está internado no Hospital Walfredo Gurgel.
Crime
O vigilante Jeimyson Nunes de Azevedo, de 26 anos, foi baleado no pescoço na noite desta segunda-feira (4) dentro de uma farmácia na Avenida João Medeiros Filho, próximo ao viaduto de Igapó, na Zona Norte da capital potiguar.
Dois assaltantes entraram no estabelecimento e renderam o vigilante para roubar a arma. Na fuga, a dupla atirou e Jeimyson foi baleado no pescoço. Até o momento, ninguém foi preso.