segunda-feira, 26 de outubro de 2015

BALANÇO: Lula, Aécio, Marina e demais cotados para 2018 têm alta rejeição, diz Ibope

Os nomes mais cotados para disputar a Presidência da República em 2018 são bem conhecidos do eleitorado e, sem exceção, compartilham altas taxas de rejeição, aponta pesquisa nacional do Ibope divulgada nesta segunda-feira (26).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é que tem, numericamente, a maior taxa: 55% dos entrevistados afirmam que não votariam nele “de jeito nenhum”. Em empate técnico com o petista no quesito rejeição estão o senador José Serra (PSDB-SP), com 54%; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 52%; e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE), com 52%. Ligeiramente atrás deles estão a ex-ministra Marina Silva (Rede), com 50%; e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 47%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Lula também tem a maior proporção de eleitores cativos, aqueles que votariam nele para presidente “com certeza”: 23%. Aécio Neves alcança 15%; Marina, 11%; Serra, 8%; Alckmin, 7%; Ciro Gomes, 4%.

O petista é também o nome mais conhecido -apenas 2% disseram não conhecê-lo o suficiente para opinar. No caso de Aécio, o segundo colocado neste critério, foram 9%. Em seguida vêm Marina (10%), Serra (11%), Alckmin (16%) e Ciro Gomes (24%).
PERFIL
O nome de Lula tem maior aceitação na região Nordeste, onde 38% dos entrevistados dizem que votariam nele “com certeza”, e entre as camadas mais pobres da população -36% dos que ganham até uma salário mínimo afirmam o mesmo.

A maior taxa de rejeição ao petista vem do Sul, onde 68% não cogitam votar no ex-presidente. Entre os mais ricos (acima de 5 salários mínimos), 66% não lhe dariam voto em hipótese alguma.

Aécio Neves tem no Norte e no Centro Oeste seus principais redutos de eleitores fieis (18% dos entrevistados somados das duas regiões). Sua maior rejeição é no Nordeste, onde 51% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum.
No critério econômico, seus números são mais homogêneos que os de Lula: 15% dos que ganham mais do que cinco salários mínimos o apoiam com certeza, enquanto 14% da faixa de até um salário dizem o mesmo. Da mesma forma, 49% dos mais ricos o rejeitam, mesma proporção da faixa de menor renda.

O Ibope fez a pesquisa por conta própria. Para realizá-la, entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 17 e 21 de outubro.

TJRN vai selecionar 259 estagiários de dez cursos superiores

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) vai selecionar 259 novos estagiários dos cursos de direito, administração, biblioteconomia, ciência contábeis, ciências da computação, comunicação social, estatística, pedagogia, psicologia e serviço social. A seleção será feita pela Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn) e a previsão é que as contratações aconteçam em até 60 dias.

As bolsas de estágio são de R$ 774 para 20 horas semanais e R$ 1.113,80 para 30 horas por semana. “Ganha o estudante e ganha o Judiciário, com a vinda dessas pessoas ávidas por aprender novos conhecimentos e obterem experiência, duas condições vitais para o bom desempenho no trabalho”, afirmou o desembargador Claudio Santos, presidente do TJRN.

Para o curso de direito, serão reservadas 206 vagas distribuídas assim: Natal, Grande Natal e Agreste (151), Mossoró (18) e Pau dos Ferros e Alto Oeste (13). Outras 53 vagas foram definidas para alunos dos outros cursos.

De acordo com a assessoria de imprensa do TJRN, a nova seleção vai incluir cadastro de reserva. Em três convocações este ano, já chamou estagiários para atuação em unidades da Justiça Estadual, sendo : 457 de direito, oito de administração, três de biblioteconomia, 19 de ciências contábeis, um de ciência da computação, cinco de comunicação social, cinco de estatística, dois de pedagogia, 16 de psicologia e 17 de serviço social. Deste contingente, 349 assumiram as vagas abertas pelo TJRN.

Bancários avaliam hoje proposta de reajuste de 10% para fim da greve

Bancários de várias cidades do país participam de assembleias, no final da tarde de hoje (26), para avaliar a proposta dos bancos de reajuste de 10% nos salários. O Comando Nacional dos Bancários orienta a aceitação da proposta e o fim da greve. No entanto, os profissionais do Rio Grande do Norte cogitam a possibilidade de manutenção da paralisação.

A Federação Nacional dos Bancos (Fanaban) propôs reajuste de 10% sobre salários, benefícios e participação nos lucros. A federação também propôs correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), os banqueiros aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Apesar disso, ainda não há consenso na categoria. 

De acordo com a coordenadora do Sindicato dos Bancários do RN, Marta Turra, a proposta dos bancos não atende aos pleitos da categoria, principalmente por não haver a previsão da convocação de novos funcionários concursados (Banco do Brasil, Caixa e Banco do Nordeste) e também pontos relacionados a benefícios aos profissionais, como plano de saúde e plano de carreira. O reajuste de 10%, de acordo com Turra, é somente a reposição da inflação e não repõe perda histórias nos vencimentos dos bancários.

Carlos Eduardo vai à Europa e Wilma de Faria assume até novembro a Prefeitura do Natal


Com a viagem do prefeito Carlos Eduardo para a Europa nesse domingo, 25, a vice-prefeita Wilma de Faria assume interinamente a chefia do executivo municipal de Natal. A solenidade de posse acontecerá às 11h30 desta segunda-feira, 26, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão.
Carlos Eduardo foi para Portugal em comitiva da Arquidiocese para solicitar ao Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, autorização para a construção de réplica da capelinha de Fátima no Santuário Nossa Senhora de Fátima (terreno doado pela Prefeitura), que fica no Parque das Dunas, zona Norte.
A comitiva, que conta com o Arcebispo Dom Jaime Vieira e o pároco de Nossa Senhora de Fátima, Padre João Maria, segue depois para Roma, na Itália, onde deverá ter audiência com o Papa Francisco. Levará uma imagem de Fátima para ser abençoada e trazida para o santuário, para compor o altar da capelinha. No Brasil, só existe uma réplica, que fica no Rio de Janeiro.
Wilma ficará prefeita em exercício da capital potiguar até o retorno de Carlos Eduardo do exterior, previsto para o dia primeiro de novembro.

Cearense é preso suspeito de tentar fraudar no Enem em Natal


Um cearense que participou neste final de semana do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Natal foi preso suspeito de usar um ponto eletrônico durante a realização da prova. Segundo a Polícia Federal, a prisão ocorreu dentro de uma universidade particular na zona Sul da capital potiguar.

De acordo com a PF, ação aconteceu quando os policiais foram acionados pelos fiscais que desconfiaram de um candidato no momento em que esse retornava do banheiro faltando poucos minutos para o encerramento do certame.

Os fiscais perceberam que o suspeito estava andando de um jeito estranho, como se estivesse com algum objeto nos bolsos, o que é proibido pelo edital do Exame. Ele negou, mas ao ser submetido ao detector de metais, o aparelho soou o alarme.

O cearense foi encaminhado até a sala da coordenação do prédio, onde foi constatado que ele usava um ponto eletrônico, com um fio que ia do pescoço até o tênis, local onde estava escondido um aparelho celular.

O suspeito foi preso em flagrante e em seguida foi levado para ser autuado na Superintendência da PF, porém ao ser interrogado, opetou por permanecer calado.

O cearense foi indiciado por fraude em concurso público, mas deve responder o crime em liberdade. Ele foi solto ainda durante a noite de domingo após pagar fiança.

Prefeitura de Santa Cruz inaugura hoje pavimentação de quatro ruas no Paraíso


A Prefeitura de Santa Cruz inaugura na noite de hoje (26) a pavimentação de ruas no bairro Paraíso. A solenidade, marcada para as 19h, contará com as presenças da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Tomba Farias e demais autoridades locais.

Será inaugurada a pavimentação das ruas Manoel Trajano da Costa e Eduardo Michel de Araújo, da Vila Parteira Doralice e da Travessa Agricultor Manoel Lopes.

A solenidade acontecerá na Rua Manoel Trajano, próximo ao CAIC.

Atualmente, a Prefeitura de Santa Cruz vem realizando a pavimentação de várias ruas da cidade. Algumas já foram concluídas, como as que serão inauguradas nesta noite, outras estão com os serviços em andamento. Ao término desta etapa, 21 ruas terão sido pavimentadas numa ação que beneficiará centenas de famílias santa-cruzenses de diferentes bairros da cidade.