sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Deputado Tomba Farias vai solicitar à bancada federal recursos para resolver falta de água nos municípios do Trairi

AUDIENCIA_PBLICA

Durante audiência pública realizada nesta terça-feira na Assembleia Legislativa e diante da reclamação generalizada de prefeitos e lideranças políticas sobre a crise no abastecimento de água na região do Trairi, o diretor de Operações da Caern, Tiago Índio do Brasil, se comprometeu a disponibilizar engenheiros e técnicos da companhia, com o objetivo de reunirem com os gestores municipais afim de buscar soluções que possam minimizar o problema. O deputado estadual Tomba Farias (PSDB), propositor da audiência pública, anunciou que irá pedir para a bancada federal potiguar destinar emendas parlamentares que seriam utilizadas na ampliação do sistema de captação e distribuição de água, que atualmente atende aos municípios através da adutora Monsenhor Expedito.

"Santa Cruz é uma das cidades que mais cresce no Rio Grande do Norte e tem população flutuante devido às universidades, turismo e até pessoas de cidades vizinhas que circulam por lá. Para se ter uma ideia, são 820 leitos em hotéis e, com o aumento no calor, o consumo é ainda maior. Não é problema de gestão, e sim que houve um aumento significativo no consumo de água e, com a seca, precisa distribuir para outras regiões, favorecendo o desabastecimento. Precisamos de uma alternativa", disse Tomba Farias.

No debate, diversos prefeitos falaram sobre a situação de suas cidades. Chefe do Executivo de Japi, Jodoval Pontes relatou que a cidade, que possui 7 mil habitantes, enfrenta constantemente a falta de água. Segundo ele, apesar da situação ter melhorado, é importante que uma medida para sanar o problema do desabastecimento seja tomada.

Um dos municípios em que a situação está bastante complicada é Campo Redondo. Segundo o gestor municipal, Alessandru Alves, tem setores da cidade que estão há mais de 20 dias sem abastecimento e a população tem sido prejudicada.

Na audiência pública ficou claro que a falta de água se verifica em quase todos os municípios do Trairi, especialmente aqueles que estão em pontas de rede como Santa Cruz, Campo Redondo, Jaçanã, entre outros.

O prefeito de Santa Cruz, Ivanildo Ferreira, defendeu que a Caern amplie o fornecimento de água para Santa Cruz, que atualmente recebe 240 metros cúbicos de água por dia. Segundo o gestor, o ideal seria uma cota de 320 de metros cúbicos diários.

O fato é que a falta de água atinge municípios cuja distribuição de água é administrada pela Caern, como também cidades que têm a gestão da água sob a tutela do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), como é caso de Santa Cruz.

SOLUÇÕES

Participando da discussão, o engenheiro Celso Veiga, que atuou durante a construção da adutora Monsenhor Expedito defendeu o estabelecimento de cotas para as cidades. "É preciso estabelecer as cotas de cada cidade. Serão cotas com sacrifício. Estamos carentes de água, o conflito de água existe no mundo todo. Não é só problema de engenharia. É financeiro, econômico e, antes de tudo, de entendimento", sugeriu o engenheiro.

O Diretor de Operações da Caern enfatizou que a adutora não tem como enviar mais água para os municípios. Tiago índio do Brasil defendeu o uso sustentável da água nos municípios. " Usem a água de forma sustentável, é um conselho que damos sempre", disse o diretor de Operações.

A adutora Monsenhor Expedito foi construída em 1998 e, inicialmente, o foco era abastecer 10 cidades. Contudo, atualmente, ela é responsável pelo abastecimento de água em 30 cidades, o correspondente a 278.653 habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2017.

"A adutora tinha uma capacidade de abastecer um número muito menor de pessoas. As cidades cresceram e outras cidades passaram a integrar e, por isso, a capacidade foi obstruída", disse o deputado Ubaldo Fernandes, também presente na reunião.

Homem morre atropelado por caminhão ao correr de ataque de abelhas no RN



Um homem morreu atropelado por um caminhão ao tentar fugir de um ataque de abelhas, na manhã desta sexta-feira, 6, em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal.

A vítima limpava seu terreno, quando um enxame de abelhas o atacou. Na tentativa de fugir, quando chegou na pista, um caminhão o atingiu, informou a Polícia Militar.

Operação da PF que combate contrabando de ouro da Venezuela cumpre dois mandados em Natal

Polícia apreende ouro, dinheiro e arma em operação — Foto: Divulgação/PF

Uma operação deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (6), em combate a um esquema de contrabando de ouro venezuelano, cumpriu dois mandados em Natal, segundo informou a corporação. A quadrilha teria movimentado R$ 230 milhões em exportação de 1,2 tonelada de ouro da Venezuela e de garimpos ilegais em Roraima.

Ao todo, 150 policiais estão cumprindo 17 mandados de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 18 de sequestro de bens, e 48 de busca e apreensão em Roraima, Amazonas, Rio Grande do Norte, Rondônia e São Paulo. A PF não informou qual seria a natureza dos mandados e os alvos na capital potiguar. A operação é comandada de Roraima.

Entre os alvos da operação Hesperides há três empresários venezuelanos que chefiavam o esquema. Um deles é procurado pela Interpol por tráfico de drogas e crimes financeiros cometidos na República Dominicana. Também estão na mira servidores da Receita Federal, estadual e Procuradoria Geral de Roraima.

Segundo a PF, o ouro extraído de garimpos venezuelanos - que ficam na região Sul do país e na fronteira com Roraima - e também de Roraima eram “legalizados” em um esquema que envolvia pagamento de propina a servidores públicos no estado.

"As investigações identificaram que os servidores públicos envolvidos ajudariam o grupo com 'consultorias' para o resgate de ouro apreendido, elaboração de pareceres favoráveis aos interesses dos suspeitos e com a facilitação de desembaraços legais diversos", detalhou a PF.

Nas investigações, a polícia descobriu que o o ouro ilegal era “esquentado”, ou "legalizado", como sucata. Depois, o metal era comprado por uma empresa em Caieiras (SP), que "mesmo com os latentes indícios de irregularidades acerca da origem do minério, o recebia e vendia para o exterior".

"As investigações tiveram início em setembro de 2017, após apreensão de aproximadamente 130 gramas de ouro no Aeroporto de Boa Vista destinados a uma empresa em São Paulo. Uma nota fiscal de compra de 'sucata de ouro' acompanhava o metal, sendo verificado pela PF que se trataria de um documento falso", detalhou a PF.

Os principais crimes investigados na ação são de participação em organização criminosa, contrabando, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, receptação e os crimes de falsidade ideológica e de documento público. O nome da operação faz referência as Hespérides que, segundo a mitologia grega, seriam as responsáveis por cuidar do pomar onde a deusa Hera cultivava macieiras que davam frutos de ouro.

Conforme Comex Stat, sistema que organiza dados do comércio exterior brasileiro, o ouro é o segundo produto mais exportado por Roraima, atrás apenas da soja. Apesar de não haver no estado nenhum garimpo legal, só entre outubro de 2017 e agosto deste ano foram 333 kg de ouro exportados principalmente para a Índia e Emirados Árabes.

'Leoa não tem juba': enfermeira potiguar escreve livro para inspirar crianças com câncer

Livro infantil lançado em Natal tem objetivo de inspirar crianças com câncer a lutar — Foto: Divulgação

A ideia surgiu há 25 anos, mas só agora o livro "Leoa não tem juba" nasceu. O texto infantil, escrito pela enfermeira potiguar Denise Martins, é inspirado na experiência com crianças em tratamento de câncer e voltado justamente para elas. A analogia com a vida animal visa inspirar os pequenos pacientes que perdem o cabelo na quimioterapia, por exemplo.

"A gente associou a perda do cabelo com o mundo animal, com a leoa. Mesmo não tendo a juba do leão, ela é a guerreira que vai caçar para alimentar o bando. Essas crianças são verdadeiras guerreiras lutando por suas vidas", compara Denise.

Toda a história veio à mente da profissional quando ela fazia uma pós-graduação em enfermagem pediátrica, no Rio de Janeiro, há mais de duas décadas. Foi no estágio o primeiro contato dela com as crianças em tratamento contra o câncer.

"Conheci as dores daquelas crianças que percebiam que, no tratamento, perdiam o cabelo, deprimiam, ficavam tristonhas. Na criança, a gente costuma perceber a dor física e não percebe muito essa dor emocional, mas ela existe, eles sentem".

A enfermeira Denise Martins resolveu escrever o livro a partir da experiência com crianças em tratamento de câncer  — Foto: Divulgação

Jovem é executado com tiros na cabeça na zona Oeste de Natal

Polícia isola área em que jovem foi morto a tiros em Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal, nesta sexta-feira (6) — Foto: Rafael Lopes/Inter TV Cabugi

Um Jovem de 22 anos foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (6) em Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal. De acordo com a Polícia Militar, a vítima é Jodson Luis Ferreira Dantas.

Testemunhas disseram que um casal passou em uma moto e atirou contra a vítima que estava na rua Antônio Prado, entre as Avenida Rio Grande do Sul e Rua Santa Maria. Eles fugiram do local após atirarem em Jodson.

O caso será investigado pela Polícia Civil. Ainda não se sabe a motivação do crime.