quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Estudo mostra Natal como 4ª capital mais violenta do Brasil


Um estudo realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou Natal como a 4ª capital mais violenta do Brasil em 2014. De acordo com os dados publicados nesta quarta-feira (30), a maior cidade do Rio Grande do Norte só índices melhores de mortes decorridas de crimes violentos letais intencionais (CVLI) do que Fortaleza (CE), Maceió (AL) e São Luís (MA). Neste ano, no entanto, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) registra redução de 15,6% nos CVLI.

Pelo estudo, que leva em consideração os casos de homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte e latrocínio (morte causadas para praticar um assalto), Natal apresentou índice de 65,9 CVLI para cada 100 mil habitantes. Fortaleza teve 77,3, contra 69,5 de Maceió e 69,1 de São Luís. 

Do outro lado da pesquisa, as capitais com menos crimes violentos letais intencionais ára cada grupo de 100 mil habitantes foram São Paulo (11,4), Florianópolis (16,9), Boa Vista (17,5), Campo Grande (18,9) e Rio de Janeiro (20,2).

Em números absolutos, Natal é somente a 14ª com mais crimes violentos letais intencionais, com 568 casos em 2014. Fortaleza é líder em violência também nos números absolutos, com 1.989 CVLI em 2014, seguida por Salvador (1.397), São Paulo (1.360) e Rio de Janeiro (1.305).

Sindipostos/RN se diz preocupado com o novo aumento na gasolina e Diesel


“O Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos-RN) vem a público externar sua preocupação com as mais recentes medidas adotadas pelo Governo Federal, que impactam diretamente no negócio do varejo de combustível.
Conforme amplamente divulgado pelos veículos de comunicação, a Petrobras anunciou, na noite de ontem (dia 29 de setembro) um aumento de 6% no preço da gasolina e 4% no diesel, percentuais a incidir sobre valores da distribuição.
Além disso, há confirmação de que o Governo Federal reajustará a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) da gasolina passando dos atuais R$ 0,10 por litro para R$ 0,60.
Somados a esses fatores, no Rio Grande do Norte ainda há o risco do aumento da carga tributária estadual, caso o projeto de ajuste fiscal do Governo do Estado seja aprovado na Assembleia Legislativa. Pela proposta, o aumento do ICMS de gasolina e álcool passaria de 25% para 27%.
Essas medidas trazem um reflexo nefasto na revenda de combustível que, no Rio Grande do Norte, é o segmento responsável pela maior arrecadação de ICMS e gera 30 mil empregos diretos e indiretos.
O preço do combustível no nosso Estado é livre e definido por cada um dos revendedores. E diante de todas essas medidas que aumentam o preço do produto na distribuidora e ainda reajustam os tributos, a consequência direta será um impacto muito negativo no segmento da revenda, que já enfrenta, nos últimos anos, uma delicada realidade, com aumento dos tributos, reajuste no preço do produto vindo das distribuidoras e uma retração no consumo”.

Tragédia: Pai mata filho de 3 anos e tira a própria vida dentro de apartamento no Tirol


Um crime ocorrido na madrugada desta quarta-feira, na rua Maxaranguape, em Tirol, zona Leste de Natal, chocou a sociedade natalense. O advogado Adriano Benvindo Neri, de 36 anos, matou com dois tiros de revólver calibre 32 o filho (Felipe Furtado Neri) de apenas três anos de idade e depois tirou a própria vida com 4 tiros.
Segundo a Polícia Militar, a criança estava passando o dia com o pai e retornaria à noite para a casa da mãe. Ao sentir a falta do garoto a mãe ligou para o ex-companheiro, mas não conseguiu o contato. Preocupada, a mulher acionou um oficial de justiça para garantir a guarda da criança.
No entanto, quando policiais militares chegaram à residência do pai do garoto, nas primeiras horas da manhã de hoje, encontraram os corpos dentro do apartamento que fica dentro do 10º andar de um condomínio. Peritos do ITEP e agentes da Delegacia de Homicídios estão no local para realizar os primeiros procedimentos.

Médico pré-candidato à Prefeitura de Triunfo Potiguar é executado a tiros


O médico Leonard Macedo, de 43 anos, foi executado a tiros na manhã desta quarta-feira (30), no município de Triunfo Potiguar, a 254 quilômetros de Natal. Dr. Leonard, como era conhecido, era pré-candidato à Prefeitura do município, que fica na região Oeste do estado.

O crime ocorreu logo no início da manhã. Ao chegar à sua clínica, em uma caminhonete, segundo a polícia, o médico foi surpreendido por pelo menos três homens em um Peugeot branco, que desceram e efetuaram os disparos e fugiram. O médico foi atingido por três tiros na cabeça e morreu na hora.


O carro usado pelos bandidos foi abandonado momentos depois do crime e será vistoriado pelo Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep). “De forma preliminar acreditamos que foram efetuados entre três a quatro disparos, mas vamos esperar os resultados do ITEP”, detalhou o delegado Erick Gomes, titular da delegacia de Caraúbas, designado para investigar o caso.

“Já possuímos algumas linhas de investigação, mas não vamos divulgar no momento. Ouvimos a viúva e um dos assessores do médico. Estamos colhendo todas as informações necessárias para elucidar este homicídio”, afirmou o delegado.

Política

Durante o ano, Leonard Macedo já havia confirmado a intenção de disputar a Prefeitura do Município em 2016. Ele, que era obstetra e possuía uma clínica de ultrassonografia na cidade, afirmava que disputaria o pleito sem apoio dos tradicionais líderes políticos da cidade.

Agente é preso ao entrar em Alcaçuz com drogas e celulares

O agente penitenciário Victor Cianini de Lima Maia foi preso na manhã de ontem na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, quando entrava com drogas e celulares na maior unidade prisional do estado. O agente admitiu, mas não deu detalhes sobre o crime. A direção da unidade lamentou o fato, mas garantiu que o caso é pontual e que não se pode generalizar ou questionar a honestidade de todos os agentes devido ao flagrante de ontem. 

Segundo o diretor de Alcaçuz, Eider Brito, o funcionário do sistema prisional foi flagrado por outros agentes quando estava com uma mochila repleta de drogas e celulares, na área pública da unidade. Detido, o agente confirmou que a droga era dele, mas não deu detalhes sobre quem encomendou o material e em que pavilhão seria entregue. “Ele somente confirmou que o material era dele e que só falaria mais em juízo”, disse Eider Brito.

De acordo com o diretor da unidade, não há uma fiscalização sobre o material que entra na unidade através dos próprios agentes porque a direção do presídio trabalha “entendendo que todos os agentes penitenciários são honestos”. “É o mesmo que um policial investigar a própria polícia sem que haja algum indício de fraude, ou algo desse tipo. Agente entrando com droga e celular em presídio é exceção”, disse. O Sindicato dos Agentes Penitenciários lamentou o ocorrido e destacou que os demais agentes não podem ser nivelados pelo o que foi preso.



Prefeita Fernanda comenta pesquisa que atesta alta aprovação dos que visitam Santa Cruz e destaca ações do seu governo para fomentar o turismo local

A Prefeita Fernanda Costa foi a entrevistada desta segunda-feira (28) do programa Conexão Trairi, transmitido pela Rádio Santa Cruz AM e apresentado pelos radialistas João Fernandes e Édipo Natan. Acompanhada pela Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, a Prefeita Fernanda Costa falou sobre o turismo e comentou os resultados de uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio) que trouxe números positivos sobre a festa e o Santuário de Santa Rita, apontando uma alta satisfação dos que visitam a cidade de Santa Cruz nesse período dos festejos da padroeira, durante o mês de maio. São números que comprovam que todas as ações realizadas pela Prefeitura de Santa Cruz e seus parceiros, como a Paróquia de Santa Rita, estão dando resultado positivo na prática.

O levantamento, executado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), apontou que 98,2% dos turistas que visitam Santa Cruz querem retornar à cidade. Foram 500 pessoas entrevistas no período de 18 a 22 de maio de 2015 que responderam a um questionário que contemplou vários aspectos, como a infraestrutura da cidade, Santuário de Santa Rita e a programação da festa da padroeira.

A Prefeita Fernanda Costa destacou que, desde que iniciou o seu mandato, a Prefeitura de Santa Cruz vem realizando ações de fortalecimento do turismo e citou a participação nos eventos do segmento em outros estados que servem para divulgar o destino e a infraestrutura turística, que envolve os serviços que são oferecidos na cidade em várias áreas para atender bem os visitantes. Nesse aspecto, o Poder Público Municipal, que tem responsabilidade de fomentar a atividade, vem atuando junto à iniciativa privada objetivando qualificar os serviços que são oferecidos, por exemplo, na rede hoteleira, nos restaurantes e na condução do turista pela cidade e seus atrativos turísticos.

Fernanda Costa afirmou que o resultado da pesquisa indica que esforços do Poder Público Municipal estão sendo direcionados para o caminho certo. “O que mais me deixou feliz é que 98% dos entrevistados recomendariam a outras pessoas que viessem participar da festa. Ninguém recomenda aquilo que não gostou, não é verdade? É por isso que a gente entende que pra nós, que somos um destino turístico que ainda está engatinhando pois o Santuário completou agora 5 anos, há muito ainda o que fazer em termos de infraestrutura turística. Recebemos esse resultado com muita felicidade porque nos traduz realmente que estamos indo no caminho certo”, afirmou.