quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Santa Cruz terá o seu 2° Moto Cross


Feriado dos Mártires será marcado por show do padre Reginaldo Manzotti

O Dia dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, celebrado neste 3 de outubro, terá uma vasta programação religiosa e festiva em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal. Já a partir das primeiras horas da manhã, o Monumento dos Mártires, localizado na comunidade de Uruaçu, estará preparado para receber os devotos. Às 07h da manhã será realizada a primeira missa no Vale de Uruaçu, seguida de outra três, às 09h, 10h e outra às 12h. Às 13h vai ser iniciada uma peregrinação da Pastoral da Sobriedade da Vila de Uruaçu e às 16h, tem início o show do padre Reginaldo Manzotti. A programa terá fim às 18h com a celebração da última missa, presidida pelo arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
HISTÓRICO
Durante o ano de 1645, a capitania do Rio Grande era palco de uma disputa territorial entre portugueses que detinham o território colonial desde a descoberta do novo mundo, em 1500, e os holandeses que procuravam nas terras abaixo dos trópicos como uma fonte de recursos. Além de questões econômicas e armamentistas, o embate religioso também acontecia neste confronto: Portugal como um país católico, e a Holanda Calvinista. Dois eventos fariam 1645 entrar para a história.
No dia 15 de julho, o Padre André de Soveral estava começando a missa na comunidade de Cunhaú, município de Canguaretama, quando foi interrompido pelo alemão a serviço do exército holandês, Jacob Rabbi. Com o exército do país invasor, e índios Tapuias juntamente com alguns potiguares. O grupo entrou na igreja de Nossa Senhora das Candeias fechando as portas da capela. Com a igreja fechada teve início os homicídios de todos os fiéis presentes e do pároco. O crime aconteceu com forte violência, enquanto as vítimas rezavam pedindo a salvação.
Após o acontecido, a população do Rio Grande ficou com medo de que novos crimes como este voltasse a acontecer na Capitania. E o temor seria justificados três meses mais tarde. No dia 03 de outubro, do mesmo ano, o um crime semelhante voltaria a acontecer, porém em um cenário diferente. Desta vez a comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, seria palco de uma ação ainda mais violenta.
O mesmo Jacob Rabbi foi ator da atrocidade. Neste evento as línguas dos fiéis foram arrancadas, braços e pernas decepados, crianças foram partidas ao meio e uma boa parte dos corpos foram degolados. O padre Ambrósio Francisco Ferro, passou por grande tortura antes da morte. Ao todo, contando as duas chacinas, 30 pessoas foram assassinadas.
O processo de beatificação foi iniciado no dia 15 de maio de 1988, por Dom Alair Vilar. Na ocasião o Arcebispo nomeou Monsenhor Francisco de Assis Pereira, como o postulador de causas de Beatificação e Canonização. Finalmente no dia 5 de março de 2000, 354 anos depois, foram beatificados por João Paulo II os 28 leigos, e dois sacerdotes.
Em 2006 ficou instaurado como feriado estadual, o dia 03 d outubro, em memória aos mártires de Uruaçu e Cunhaú. O monumento está localizado na comunidade de Uruaçu, próximo ao local dos assassinato e foi inaugurado em dezembro de 2000.

ABC espera recorde de público contra o Palmeiras neste sábado no Frasqueirão

A vitória sobre o Atlético-GO fora de casa, o abandono da lanterna após 22 rodadas e a expectativa de deixar a zona de rebaixamento na próxima rodada são os principais atrativos do torcedor alvinegro para o jogo contra o Palmeiras, sábado, no estádio Frasqueirão. A expectativa é de público recorde e para evitar atropelos, a diretoria abecedista já colocou a carga de ingressos a venda. Hoje a partir das 13h, o torcedor já poderá comprar o seu ingresso nos pontos tradicionais de venda. Quem adquirir o ingresso antecipado de arquibancada pagará R$ 30,00 e cadeiras R$ 50,00. Estudantes e idosos pagam meia-entrada.Nesta temporada, o maior público que o Frasqueirão recebeu foi no clássico contra o América, no dia 21 de abril, pelo Campeonato Estadual, 6.677 pagantes, placar de 1 x 1.
Pelo Campeonato Brasileiro, o maior público foi no jogo contra a Chapecoense. 3.306 torcedores pagaram para ver a vitória alvinegra por 2 a 0, no dia 21 de setembro. Agora, diante do Palmeiras, a previsão é de que pelo menos 12 mil alvinegros compareçam ao estádio Maria Lamas Farache.
O técnico Roberto Fernandes conhece a força da Frasqueira e tratou de pedir um apoio especial. “Vamos agora para um jogo muito difícil, contra o Palmeiras, que é grande favorito, não só pela qualidade e tradição, mas pelo que vem mostrando na competição. Vamos procurar se preparar bem e, mais uma vez, o apoio do nosso torcedor será fundamental. A nossa torcida tem feito a diferença nos últimos jogos e espero ver o Frasqueirão cheio nos incentivando em busca de mais um resultado positivo”, pediu.
O meia Júnior Timbó, autor do gol da vitória sobre o Atlético-GO, está confiante e acredita em um resultado positivo contra o Palmeiras.“Fizemos uma grande no Serra Dourada e fomos merecedores do resultado. Mas ainda não conseguimos nada. Temos um jogo difícil agora contra o Palmeiras, sabemos da força e da qualidade da equipe deles, respeitamos muito, mas esperamos fazer uma boa partida e vamos buscar outro resultado positivo”, garantiu o mais novo destaque alvinegro.

Técnico e jogadores reconhecem fraco desempenho
A derrota em pleno Nazarenão para o Bragantino não colocou o América na zona de rebaixamento, mas deixou a comissão técnica e atletas em estado de alerta, principalmente depois da boa apresentação diante do Palmeiras. Ninguém esperava por uma queda de rendimento tão grande e de acordo com o técnico Pintado, o time sofreu um apagão.”É importante ter cabeça fria para avaliar, aconteceu um apagão na nossa equipe e o Bragantino se aproveitou dos erros que nós oferecemos. O resultado não foi o que gostaríamos, uma surpresa para nós. O Bragantino se aproveitou, encaixou duas bolas e fez os gols”, analisa o técnico.
O atacante Adriano Pardal reconheceu o fraco desempenho e as vaias da torcida. “A gente deixou a desejar. Não podemos fazer uma partida como aquela diante do Palmeiras e simplesmente chegar aqui e fazer um jogo desses. A torcida está coberta de razão e tem o total direito de cobrar. A equipe toda é culpada. A gente tem que ter vergonha na cara e jogar bem contra o Sport, trazendo os três pontos de lá”, comentou Pardal.
Para o jogo contra o Sport-PE, na próxima sexta-feira (4), na Ilha do Retiro, o técnico americano não contará com três jogadores. Fabinho foi expulso e Mazinho e Norberto sofreram o terceiro cartão amarelo. A definição da equipe começa hoje à tarde na reapresentação do grupo no Centro de Treinamento Abílio Medeiros, em Parnamirim.

Pepeu afirma não ter dúvidas da vitória do PMDB em 2014

O prefeito de Passa e Fica, Pepeu Lisboa, do PMDB, afirmou na manhã de hoje não ter dúvidas da vitória do seu partido nas próximas eleições tendo como candidato ao Governo do Estado o deputado Henrique Eduardo ou o senador Garibaldi Filho, ou ainda com o PMDB apoiando um candidato de outra legenda, constituindo-se assim, decisivo no processo eleitoral de 2014. “Minha convicção na vitória do PMDB é baseada no trabalho, na história, na tradição e no fato de termos fortes lideranças que dignificam o nosso partido”, disse o prefeito.
Pepeu Lisboa mostra-se confiante no sucesso eleitoral do PMDB nas próximas eleições, mas é pessimista com relação a atual realidade dos municípios do Rio Grande do Norte. Ele diz que a situação é grave porque o Governo Federal está concentrando a maioria dos recursos em detrimento da municipalidade. “Os municípios estão morrendo por inanição”, disse o prefeito, acrescentando que a alternativa é uma repactuação federativa com a distribuição de responsabilidades e de valores justos da arrecadação.
PAGAMENTO E ADIANTAMENTO
Mesmo diante das dificuldades o prefeito Pepeu Lisboa disse que a Prefeitura de Passa e Fica pagou o mês de setembro e o 14º salário dos professores. “Para que isso acontecesse tivemos que trabalhar um irrestrito controle orçamentário e de planejamento”, ressalta, lembrando que em reconhecimento ao seu esforço foi eleito pela 3ª vez consecutiva prefeito de Passa e Fica e encontra-se no exercício do 5º mandato.
TURISMO DE AVENTURA
O prefeito Pepeu Lisboa conclui anunciando a realização de um Fantur previsto, possivelemte ainda para esse mês objetivando incentivar o turismo de aventura numa região privilegiada que á a Borborema Potiguar onde estão localizados os municípios de Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras. “Essa região tem uma grande potencialidade turística, daí esses municípios terem decidido se unir num consórcio para promover o turismo, gerando emprego e renda para a população.

Gustavo Carvalho comunica a Wilma que sai do PSB e assina ficha no PROS com Ricardo Motta

O deputado estadual Gustavo Carvalho confirmou que se vai se desfiliar do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Rio Grande do Norte. Ele conversou com a presidente estadual da legenda, ex-governadora Wilma de Faria, justificando os motivos da decisão. Gustavo Carvalho acompanhará o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), e o atual presidente do PP, vereador Rafael Motta, que se filiarão ao PROS – Partido Republicano da Ordem Social. “Deixei o PSB e vou me filiar ao PROS”, confirmou ao Jornal de Hoje.
“Conversei com o diretório estadual do PSB e expliquei o que motivou minha saída. Tenho admiração, respeito e amizade pela governadora Wilma, reconheço a história política dela. Tivemos muitas alegrias juntos”, afirmou Gustavo, explicando que a razão da sua saída é pragmática “O principal motivo da minha saída foi a possibilidade de abrigar um maior número de companheiros nas comissões provisórias e nos diretórios de todos os municípios do RN, uma vez que tenho uma votação muito pulverizada no Estado”.
Segundo Gustavo Carvalho, no PSB ele teve dificuldade para acomodar seus liderados nas direções municipais. “E essa dificuldade já tinha sido apresentada à própria presidente do partido. Por exemplo, em Ceará Mirim, que é um município polo, fui o deputado mais votado do PSB e não tive condições de indicar o presidente da minha legenda. Em diversos municípios aconteceu isso. Eu tinha sido o mais votado e não tive condições de fazer a indicação”.
Gustavo explicou ainda que, no PROS, o deputado Ricardo Motta e o vereador Rafael Motta, que deverá ser o presidente da legenda, definiram critérios para essas indicações. “Isso facilita que eu mantenha mais facilmente o apoio do meu grupo em todo o Estado”, justificou o deputado. Além de Gustavo Carvalho, devem se filiar ao PROS os deputados Ricardo Motta, Raimundo Fernandes, Vivaldo Costa, Gilson Moura e Ezequiel Ferreira. Embora não admita, o deputado Leonardo Nogueira também estaria para deixar o DEM e se filiar ao PROS.

PSB lança candidatura de Wilma ao Governo, mas não convence o PMDB

“Volta guerreira”, “eu te amo Wilma”. Esses eram alguns dos gritos que se ouviu na Assembleia Legislativa na tarde/noite desta terça-feira, durante evento que teria como principal motivador as filiações de novos membros no PSB, mas acabou servindo mesmo foi para lançar a candidatura da ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, ao Governo do Estado no próximo ano. Pena, para os pessebistas, que todas essas manifestações de apoio não conseguiram convencer outros partidos do bloco de oposição ao Governo Rosalba Ciarlini. PMDB e PSD, por exemplo, seguem com projetos de candidatura própria se só aceitariam ficar ao lado de Wilma se fosse para a ex-governadora apoiá-los.
Claro que Wilma, experiente que é, não falou abertamente que será candidata ao Governo. Apenas disse que estava “pronta para a disputa” e deixou que os correligionários do partido completassem: pelo Governo. “Não sou candidato. Meu projeto aqui é fazer Wilma novamente governadora do RN”, afirmou o ex-prefeito de Caicó, Bibi Costa, um dos novos filiados ao PSB.
Sobre que cargo disputará no próximo ano, Wilma deixou em aberto, novamente, as possibilidades. Elogiou o Congresso, dizendo que ele estava cada vez mais importante nas administrações públicas atualmente. “Precisamos de um novo pacto federativo porque não tem como administrar bem hoje com os recursos que temos”, analisou.
Wilma afirmou também que tem sido convidada a toda visita que faz no interior para voltar ao Governo. “Onde eu vou, mesmo sem ter o poder, sem ter a estrutura de comunicação do Governo, ainda me recebem e ainda me pedem para ser candidata ao Governo de novo”, afirmou a ex-governadora.
A presidente do PSB, no entanto, mostrou “humildade”. Disse que a inclinação pela candidatura não significaria uma decisão final sobre o assunto. Afinal, o importante neste momento era a oposição se unir para salvar o Estado. “A gente tem que ter a coragem de unir esforços. Se for necessário, a gente vai para a candidatura, mas se tiver outras soluções, nós vamos aceitar, mas temos que estar juntos”, afirmou a ex-governadora.
Não era para menos. Apesar da tentativa de demonstrar força, Wilma não conseguiu garantir o apoio de outros partidos oposicionistas. O presidente do PSD no RN, Robinson Faria, atualmente vice-governador no Estado, segue como pré-candidato a disputa pelo Governo em 2014. Não foi para o evento do PSB e nem mandou representantes.
O PMDB até que participou do evento, mas não com os nomes de sua cúpula no Estado. O presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, ou o deputado estadual líder do partido na Assembleia, Walter Alves, não compareceram ao evento de Wilma. O deputado estadual Gustavo Fernandes foi o representante do partido, a pedido de Henrique.
“Não é o nosso pensamento abrir mão da candidatura para apoiar um nome do PSB. O nosso pensamento, primeiro, é ter uma candidatura própria. Caso não tenhamos uma candidatura própria, aí sim vamos conversar com outros partidos da oposição. Mas os lideres, Henrique e Garibaldi, têm sido contundentes em afirmar que teremos sim candidatura própria. Então, o recado fica esse. O PMDB quer, espera ter candidatura própria, e quem sabe fazer uma parceria com o PSB e outros partidos”, afirmou Gustavo Fernandes.
Pelo menos para a governadora, o presidente do PDT no RN e prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, antecipou que o objetivo do partido é caminhar junto com o PSB, mesmo sem ter qualquer projeto atualmente traçado. O mesmo compromisso que os pedetistas têm com Wilma, no entanto, eles já reafirmaram com o PSD de Robinson. (CM)

TSE define hoje se partido de Marina Silva terá registro

Com a oficialização de que o Rede Sustentabilidade não conseguiu alcançar o número mínimo de apoios exigidos, a maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vê com “dificuldade” a criação do partido, a tempo da ex-senadora Marina Silva disputar o próximo pleito de 2014. Nesta quinta-feira, 3, os ministros da Corte decidirão sobre o futuro da Rede. Quatro dos sete ministros do tribunal afirmaram à reportagem do Grupo Estado que a situação da Rede é aritmética, e não jurídica, e avaliaram que a tendência da Corte é pela não concessão de registro ao partido de Marina.

Em entrevista, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, disse que não pode antecipar expectativas e o voto que vai dar no caso da Rede, mas sinalizou com uma sugestão a Marina Silva. Na opinião da ministra, para que a ex-senadora se candidate à Presidência, o que nas palavras dela “seria legítimo e bom para o povo”, a constituição exige apenas que ela esteja filiada a um partido. “É legítimo ela buscar já um grupo que tenha essa afinidade de discurso”, afirmou Cármen Lúcia, ao ressaltar que o País tem 32 partidos que poderiam servir de opção a Marina. “É claro que esse partido (Rede Sustentabilidade) representaria uma trajetória, uma vertente a que ela se propõe, mas eu tenho certeza que ela tem uma força muito maior do que apenas essa circunstância”, completou.

O ministro Marco Aurélio Mello afirmou que, na sua opinião, a falta de assinaturas para a criação do partido Rede Sustentabilidade torna a situação de Marina Silva muito difícil. “Sob a minha ótica, o que está na lei em termos de exigência consubstancia formalidade essencial para o registro. E todos se submetem às regras do jogo para criação de partidos políticos”, afirmou. 

O ministro acrescentou que a ex-senadora é um dos melhores quadros políticos do País, mas ressaltou que a lei vale para todos.“A ex-senadora forma no melhor quadro da República em termos de apego a princípios, em termos de ética, mas, em Direito, o meio justifica o fim e não o fim ao meio. Não podemos estabelecer, considerados esses aspectos ligados à personalidade de quem capitaneia o futuro partido, o critério de plantão. O critério é linear para todos”, afirmou.

O TSE deve julga hoje o pedido de criação do partido. Pelos dados do tribunal, Marina Silva só conseguiu coletar 442 534 assinaturas. Desse total, 339.827 foram registradas nos cartórios eleitorais e 102.707 encaminhadas aos Tribunais Regionais Eleitorais. De acordo com a Lei Eleitoral, o mínimo exigido para criação de um partido são 492 mil apoiamentos.

Processo envolve risco de inelegibilidade para Rosalba

A decisão da juíza Ana Clarice Arruda além de cassar o mandato da prefeita de Mossoró Cláudia Regina decretou a inelegibilidade da governadora Rosalba Ciarlini. Se a sentença for mantida até a última instância, ela não poderá concorrer a mandato eletivo, inclusive a renovação do atual mandato. Para a juíza, a governadora adotou uma “conduta”  que não é permitida pela legislação eleitoral ao, supostamente, usar a estrutura do governa em uma campanha. O principal fato que está narrado na na “Ação de Investigação Eleitoral” é o uso do avião viajado para Mossoró  56 vezes no último mês de da disputa eleitoral.

A juíza Ana Clarice ponderou que a presença de Rosalba Ciarlini na caracteriza ilícito eleitoral. Apesar disso, afirmou a magistrada na sentença, “é e conhecimento público que a governadora empenhou-se pessoal e aguerridamente da campanha de Cláudia Regina e Wellington Filho para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito de Mossoró, em especial nos últimos dias, como se denota de matérias jornalísticas publicadas”, destacou. 

Ela apontou também que o uso do avião pertencente ao Governo do Estado. “Ao deslocar-se seguidamente ao município de Mossoró para participação de eventos eleitorais, favoráveis aos representados Cláudia Regina e Wellington Filho, Rosalba Ciarlini, enquanto titular do cargo de governadora, fez uso intensivo dos meios de locomoção colocados à sua disposição pelo poder público, com especial destaque para o uso de aeronaves pertencentes ao erário”, completou.

Ao som de vaias Dilma Rousseff abre discurso pedindo respeito à governadora Rosalba Ciarlini

A presidenta Dilma Rousseff veio ao Rio Grande do Norte na manhã desta quarta-feira (2) para entregar três novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) e quatro mil certificados para alunos que concluíram cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A solenidade de inauguração foi realizada no campus do IFRN de Ceará Mirim, que foi inaugurado juntamente com os Campi de São Paulo do Potengi e Canguaretama. Com a inauguração dos três novos campi, o RN passa a ter 19 unidades de ensino em todo o Estado. A cerimônia contou com a participação dos formandos do Pronatec, começou com quase duas horas de atraso e foi marcada pelos momentos de vaias generalizadas toda vez que o nome da governadora Rosalba Ciarlini era mencionado.
Além da presidenta Dilma Rousseff, a cerimônia contou com a presença dos ministros de Educação, Aloísio Mercadante, e da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, da governadora Rosalba Ciarlini, dos deputados federais Fátima Bezerra, Sandra Rosado, João Maia, Paulo Wagner e Betinho Rosado, dos prefeitos de Ceará Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi, do reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, da reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, e de representantes das entidades parceiras do programa Pronatec.
Toda a cerimônia tinha um clima de festa, tanto pela presença da presidenta Dilma Rousseff, quanto pela formatura dos alunos do Pronatec. O clima de festa e aplausos a maioria das autoridades, com destaque para a presidenta Dilma, o ministro Garibaldi Alves Filho e a deputada Fátima Bezerra, se contrastava toda vez que o nome da governadora Rosalba Ciarlini era pronunciado, pois era acompanhado de sonoras vaias. Sob o uníssono de vaias, a governadora até que tentou fazer um discurso, mas em diversos momentos o som da reprovação suprimiam a sua voz. “Não há caminho de mudança social ou de desenvolvimento econômico que não passe pela educação”, disse a governadora sob fortes vaias da platéia.
Ao contrário da governadora, a presidenta Dilma Rousseff foi ovacionada antes do discurso. Ao iniciar o discurso, a presidenta pediu respeito e criticou as vaias, defendendo a chefe do Executivo Estadual. “Nós também respeitamos as pessoas, a gente pode discordar delas, mas tem que deixá-las dizer o que pensam. Vamos respeitar a governadora que está aqui. Isso é feio. O reitor do IFRN esteve aqui e falou em cidadania, cidadania é respeito. Ninguém respeita quem não se respeita e respeita os outros. Por isso eu cumprimento a governadora Rosalba Ciarlini”, discursou a presidente.

Cláudia Regina é afastada do cargo


Mossoró - Ao cumprir determinação da juíza Ana Clarisse Arruda, da 34ª zona eleitoral, a Câmara destituiu Cláudia Regina do cargo de prefeito e empossou o vereador Alex Moacir, que até então era vice-presidente do Legislativo municipal. Ele passou a responder interinamente pelo executivo do município, até que o Tribunal Regional Eleitoral tome uma decisão sobre o recursos que os advogados de Cláudia Regina entraram contra a cassação. 

A solenidade de posse ocorreu às 18h, depois de discussão interna na Câmara e consulta à própria Justiça Eleitoral. É que Alex Moacir tinha dúvidas quanto à questão da  interinidade. A juíza Ana Clarisse respondeu aos questionamentos, afirmando que o poder Legislativo é impessoal. Na prática, quando o presidente da Câmara, Francisco José Júnior (PSD), que está em viagem ao exterior, chegar a Mossoró, assumirá o comando da prefeitura. A posse de Alex decorre da cassação do mandato da prefeita Cláudia Regina (DEM) e do vice-prefeito Wellington Filho (PMDB). A decisão é de primeiro grau e a prefeita já recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ela  aguarda a concessão de liminar para responder ao processo no cargo.

A notificação para que o presidente em exercício da Câmara Municipal fosse alçado à condição de prefeito chegou ao Legislativo na manhã de ontem. O documento foi entregue diretamente a Alex Moacir. Diante das incertezas e dúvidas relacionadas à legalidade da posse, ele procurou a juíza, que estabeleceu um prazo de duas horas para o Legislativo cumprir a determinação. Depois do ato, Alex Moacir conversou com a imprensa e disse que o seu mandato pode ser relâmpago, mas não poderia se recusar a cumprir uma determinação judicial.

Alex Moacir descartou qualquer mudança no secretariado. “Não vamos mudar. Manteremos a equipe que vem funcionando. Sei da interinidade. Confio nos auxiliares da prefeita Cláudia Regina. Sei da responsabilidade do trabalho que vem sendo muito bem conduzido por ela e vou tentar seguir sua competência e honestidade até o dia em que eu permanecer. Sou vereador e tenho diálogo com todos.”

Para o novo prefeito, a responsabilidade do cargo é grande. “Qual cidadão que não sonha ser prefeito? Sonho em ser prefeito eleito. É uma situação que não alegra a nenhum de nós. Não estou feliz e não queria isso. Cumpri dever legal. Não podemos fugir das responsabilidades. Fui eleito vereador e como vice-presidente não poderia fugir.”

Alex Moacir disse que os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de Mossoró continuarão normalmente e voltou a dizer que sua permanência no Executivo pode ser “muito rápida. Estou assumindo função do presidente Francisco José Júnior. E assumi para que não ficasse com cargo de prefeito vago. Terei a responsabilidade que o cargo merece.”

Tribunal eleitoral

O Pleno do Tribunal de Justiça votou, na sessão realizada ontem, os nomes que comporão a lista tríplice a ser encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) para preenchimento dos cargos de juiz titular, na qualidade de jurista classista. A vaga é decorrente do término do 1º biênio do advogado Verlano de Queiroz Medeiros.

Para o primeiro lugar foi indicado à recondução o advogado Verlano de Queiroz Medeiros (que já é juiz do TRE); para o segundo lugar o advogado Luiz Gustavo Alves Smith (que atualmente é juiz suplente do TRE) e em terceiro o advogado Horácio de Paiva Oliveira.

Todas as indicações foram acompanhadas, à unanimidade de votos, pelos demais membros da Corte de Justiça estadual, quando foram lidos todos os requisitos atendidos pelos candidatos, tais como experiência comprovada (mais de dez anos de exercício profissional), notável saber jurídico (produção científica) e idoneidade moral.

Bangkok fechará 2013 como o destino mais visitado no mundo

Nem Londres, nem Paris nem Nova York. A cidade mais visitada por turistas estrangeiros no mundo em 2013 fica na Tailândia. A expectativa do Índice Mastercard de Destinos Globais surpreende: de acordo com a classificação, Bangkok será o destino que mais receberá estrangeiros neste ano. O número de turistas na capital tailandesa chegará a 15,98 milhões, quase empatando com Londres, que receberá 15,96 milhões pessoas de outros países até o final do ano.
Há três edições, o índice classifica cidades contabilizando o número total de visitantes internacionais e os gastos nas cidades de destino, e prevê o crescimento do número de visitantes e passageiros. Essa é a primeira vez que uma cidade asiática lidera a lista.
Em comparação aos preços de outros países na Ásia, os valores do turismo na Tailândia são atrativos para brasileiros, que estão começando a descobrir o país. Segundo o vice-presidente de relações internacionais da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), Leonel Rossi Junior, o volume de turistas brasileiros em Bangkok ainda é baixo em relação a outros destinos mais tradicionais, mais deve crescer 15% neste ano em relação a 2012.
A moeda da Tailândia, o bath tailandês, está desvalorizada em relação ao real – R$ 1 vale 13,86 bathes -, mas os preços em geral, segundo Rossi Junior, tornam o país caro para os brasileiros. Por isso, o ideal é planejar a viagem com antecedência e já comprar dólares aos poucos. Em vez de comprar a moeda tailandesa no Brasil, o melhor é levar dólares para Bangkok e trocar o dinheiro em casas de câmbio locais – US$ 1 vale 31,28 bathes tailandeses.

Pacotes
Segundo agências de viagem, ir apenas para Bangkok não compensa para brasileiros em função do preço da passagem aérea – a partir de US$ 2.000 – e da duração da viagem – sem voos diretos do Brasil para a Tailândia, a viagem pode durar mais de 24 horas, dependendo da escala. Por isso, os pacotes à Tailândia normalmente incluem, além da capital, um tour no norte – incluindo cidades como Chiang Mai e Chiang Rai, que concentram a cultura local – e nas praias do sul – como Phuket, Phi Phi Island ou Krabi. Um pacote de dez noites no país custa em torno de US$ 2.500, sem a parte aérea, incluindo acomodações em hotéis de categoria turística, traslados dentro do país, entradas nas principais atrações e guias turísticos.
Para passar pelo Aeroporto Internacional Suvarnabhumi, em Bangkok, como visitante e permanecer no país por menos que 90 dias, não é preciso visto. O passaporte deve estar com validade mínima de seis meses e o turista deve ter em mãos o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela, emitido em aeroportos internacionais no Brasil.
Em Bangkok, a mistura de monges e templos budistas com prédios modernos conquista turistas do mundo todo.  As atrações relacionadas ao budismo, os mercados locais e a gastronomia tailandesas chamam a atenção, mas também os shows eróticos, o mercado de beleza de primeira linha e a vida noturna. Entre os principais pontos turísticos estão os templos budistas Wat Trimitr,  Wat Po e Buda Esmeralda. O Grand Palace, o palácio real, e o Floating Market, um mercado flutuante de produtos típicos da região.