segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Adesivagem de carros realizada em Santa Cruz é um sucesso e deverá ser repetida


 A ação de adesivagem promovida pelo deputado estadual Tomba Farias na manhã deste domingo movimentou a cidade de Santa Cruz. A iniciativa que aconteceu no centro da cidade atingiu a um grande público, com uma fila que
chegava a virar a esquina. Ao final do trabalho foram adesivados 129 veículos.

 A adesivagem aconteceu gratuitamente, e a proposta é que a ação se repita no próximo final de semana. Ainda assim, quem desejar adesivar o seu carro durante o meio desta semana poderá passar no comitê de campanha do deputado Tomba na frente da agência da Caixa, em Santa Cruz, e fazer a solicitação do serviço.




TRE recebe 20 denúncias de crimes eleitorais em sistema online


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) já recebeu vinte denúncias sobre supostos crimes eleitorais através do novo mecanismo criado pelo próprio TRE-RN para facilitar a denúncia dos eleitores. O sistema de comunicação, via internet, foi apresentado na manhã de hoje (4), durante coletiva de imprensa.

O anúncio foi feito pelo juiz titular da 3ª Zona Eleitoral, João Batista da Silva e o promotor Manoel Onofre Neto. Participaram da reunião, os juízes Marco Bruno Miranda e Cícero Macedo. Além do comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo e a diretora-geral do TRE-RN, Andrea Campos.


No novo sistema – no ar desde a semana passada –, qualquer cidadão pode noticiar a ocorrência de propaganda eleitoral irregular veiculada nas vias públicas, como viadutos, pontes, paradas de ônibus, postes de iluminação pública, e em bens públicos, inclusive os que dependem de cessão ou permissão, a exemplo dos transportes públicos, bem como em todo e qualquer local de acesso à população, como bares, restaurantes, postos de gasolina, dentre outros, além da propaganda em bens particulares com infração às normas eleitorais, a exemplo de placas com mais de 4 metros quadrados e outdoor.

O denunciante deverá preencher o formulário, onde indicará a localização da propaganda que entende ser irregular, o seu conteúdo e os nomes dos pretensos candidatos ou partidos políticos que nela constam. É imprescindível que o denunciante forneça dados suficientes para possibilitar a averiguação da irregularidade.

É obrigatória a identificação do denunciante, no entanto, seus dados ficarão restritos à Justiça Eleitoral e não constarão do expediente instaurado para constatação.

Prefeito Alcimar Germano entrega material dos agentes de saúde de Tangará


Os agentes comunitários de Saúde de Tangará receberam das mãos do Prefeito Alcimar Germano e da secretária de Saúde, Andrezza Brasil, um novo material de trabalho como bolsa, filtro solar, cadernos, squeeze e outros itens importantes para a rotina de trabalho pelas comunidades do município de Tangará.

O prefeito Alcimar destacou o trabalho dos agentes, que confere a Tangará os melhores índices regionais. "É esse bom trabalho que faz dessa uma das melhores equipes da saúde da nossa região. E a Prefeitura faz a parte dela, nós pagamos os salários em dia, cumprimos com o pagamento conforme as Leis, além de garantir o material básico para trabalho", explicou Alcimar.

A secretária de Saúde vê essa ação como fundamental para assistir aqueles que fazem o trabalho de casa em casa pelo município. Andrezza Brasil relatou uma série de trabalhos que a Secretaria Municipal vem desenvolvendo a frente da sua gestão.

O evento foi realizado na sede do Instituto Filhos da Esperança, contanto com a presença dos técnicos da Secretaria de Saúde, Severino Bento, Adriana Farias, Joana Darc e outros, além da Secretária Adjunta de Saúde, Dona Fátima.

Corpo de enfermeira morta em queda de avião no Maranhão é velado no RN

Começou a ser velado na manhã desta segunda-feira (4) em Pau dos Ferros, na região Oeste potiguar, o corpo da enfermeira Lourena Michele Alves de Lima, de 22 anos, morta na madrugada deste domingo (3) na queda de um avião monomotor sobre uma casa no município de Balsas, no Maranhão. O marido dela, o piloto Delano Martins Coelho, de 36 anos, e outras três pessoas também morreram. Todas as vítimas estavam na aeronave.
Lourena nasceu em Pau dos Ferros, onde se formou em Enfermagem. É na casa dos pais que o corpo está sendo velado, no bairro Princesinha do Oeste. Amigos e familiares estão no local prestando as últimas homenagens à jovem, que vivia junto com o marido há pouco mais de um ano no Maranhão.
De acordo com Lizianne Paiva, enfermeira e amiga, Lourena era bastante extrovertida. "Nos conhecemos desde o cursinho pré-vestibular e estudamos juntas na UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte). Ela era uma pessoa muito animada, querida, que tinha facilidade de fazer amigos. A gente ficou muito triste quando soube dessa tragédia", lamentou.

Pelo menos 360 mortos em terremoto na China; ONU oferece apoio

A Organização das Nações Unidas (ONU) ofereceu hoje (3) à China assistência para os atingidos pelo terremoto deste domingo no Sudoeste do país, que causou a morte de pelo menos 367 pessoas e deixou perto de 2 mil feridos.

“A ONU está preparada para apoiar os esforços para responder às necessidades humanitárias causadas pelo desastre e para mobilizar qualquer ajuda internacional ao povo chinês”, disse o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em comunicado divulgado por sua assessoria. Na mensagem, Ban Ki-moon manifesta pesar ao governo chinês e às famílias dos mortos e anuncia apoio aos feridos e a outras pessoas afetadas pela catástrofe.

O terramoto, o pior que atingiu a província de Yunnan em 14 anos, ocorreu pelas 16h30 locais (5h30 em Brasília e registrou magnitude de 6,1 graus na escala Richter, em uma zona isolada e agrícola, com habitações vulneráveis e de construção antiga.

De acordo com a agência de notícias China Nouvelle, o sismo causou pelo menos 367 mortos e perto de 1.900 feridos, além de grandes danos materiais.

As autoridades chinesas enviaram à zona afetada pelo terremoto 2.500 militares e mais de 700 policiais e bombeiros, reunidos em equipes de resgate apoiadas por uma dezena de cães, que procuram sobreviventes entre os escombros, apesar da forte chuva que dificulta a tarefa.

O governo chinês enviou ainda 2 mil tendas de campanha, 3 mil desmontáveis, cobertores e casacos, além de outros produtos básicos levados pela Cruz Vermelha local.

De acordo com dados oficiais, mais de 12 mil casas ruíram e cerca de 30 mil ficaram danificadas.

No RN, 79 inscritos perdem exame da OAB realizado no domingo


O Conselho Federal da OAB aplicou neste domingo (3) as provas da primeira fase do XIV Exame de Ordem Unificado em todo o país. No Rio Grande do Norte, as provas foram aplicadas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal (com 1.337 inscritos), e na Universidade Potiguar, em Mossoró (com 349). Dos 1.686 inscritos na estado, 79 perderam a prova. Em Natal, 59 faltaram ou chegaram após os portões fecharem. Em Mossoró, 20 não fizeram o exame.

Segundo o presidente da comissão de Exame de Ordem da OAB/RN, Mirócem Junior, a prova foi realizada dentro da normalidade. “Não tivemos nenhum ocorrência. Acompanhamos todo o processo e tudo aconteceu dentro da normalidade”, afirmou.
De acordo com a OAB/RN, o resultado oficial da prova objetiva deve ser divulgado no dia 14 de agosto.
Os aprovados na 1ª fase do XIV Exame farão a prova da segunda fase em 14 de setembro, mesma data em que os candidatos que solicitaram o reaproveitamento da 1ª fase do XIII Exame farão. Para solicitar o reaproveitamento basta o candidato acessar a página da FGV e inscrever-se exclusivamente via Internet, das 14h do dia 05 de agosto até às 23h59 do dia 12 de agosto, no horário oficial de Brasília (DF).
A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.

RN: previsão é de chuvas durante toda a semana

Natal terá chuvas durante toda a semana. É o que aponta a meteorologia. Entre hoje (4) e a sexta-feira (9), a tendência é de muitas nuvens e chuvas a qualquer momento, com maior incidência durante a manhã. A umidade relativa do ar pode chegar a 93%. Também há a previsão de chuvas para o interior do estado, mas com menor intensidade.

De acordo com Gilmar Bristot, da gerência de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), pelo menos nesta semana, está situação vai predominar. 

"O tempo vai continuar apresentando uma situação de parcialmente nublado durante toda a semana, com incidência de chuvas durante a madrugada e início da manhã, como aconteceu hoje e no último sábado. Isso acontece pela influência do oceano, a umidade e o vento que tá começando a soprar", disse o meteorologista. 

Segundo a previsão do Climatempo, o tempo será menos propício a chuvas no restante do Rio Grande do Norte. Na região do Seridó, a previsão é que tenha chuvas durante a semana, mas com sol e umidade relativa do ar chegando no máximo à 76%.

No Oeste Potiguar as temperaturas vão variar ainda mais. A previsão é de chuvas ao menos em um turno por dia. A máxima chega à 36°C e a mínima pode atingir 20ºC, com umidade relativa do ar em torno de 80%. No Alto Oeste Potiguar, a situação será parecida, mas com possibilidade de chuvas à qualquer hora do dia. 

Em passeio de barco em Pirangi com mulher, suspeito de assassinar policial é preso


Na tarde deste domingo, os policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Militar, da cidade de Parnamirim, conseguiram prender um dos suspeitos de participação na morte de um soldado da PM da Paraíba, no ultimo dia 24 de julho, em Macaíba.
Na ocasião, o soldado juntamente da sua mulher e cunhada, estavam indo fazer uma visita ao ao seu irmão que se encontrava internado em uma clínica, quando foram surpreendidos por bandidos que anunciaram o assalto. Sem reagir, ele entregou o carro e a carteira, no momento em que os bandidos abriram a carteira e perceberam se tratar de um policial, o mataram friamente com um tiro na cabeça.
Segundo o capitão Givanildo, o suspeito foi detido na praia de Pirangi, no momento em que iria fazer um passeio de barco na praia de Pirangi em companhia de uma mulher. Ao ser preso, Lindomar Cruz da Silva, 24 anos, foi com os PM’s até sua residência onde foi encontrada uma pistola calibre 280 municiada que pertencia ao PM assassinado.

Prefeitura de Tangará lança Programa Vale Gás nesta segunda-feira (04)

Nesta segunda-feira (04), a Prefeitura Municipal de Tangará lança o maior programa social da região do Trairi, o Programa Vale Gás, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, que atenderá inicialmente 500 famílias de Tangará.

O programa Vale Gás foi instituído pela Lei Municipal 558/2013, sancionada em 12 de Dezembro de 2013, pelo Prefeito Alcimar Germano, idealizador do projeto revolucionário para a melhoria dos índices sociais de Tangará. “O projeto faz parte de uma série de ações que a Prefeitura de Tangará vem fazendo durante esse mandato. O Vale Gás vai ajudar a família ter o seu gás de cozinha para ter comida na mesa, economizando um pouco do seu dinheiro para ser aproveitado em outras coisas do seu sustento”, explicou o Prefeito.

A secretária adjunta de Assistência Social, Maria José Mendonça, destaca o esforço da administração em melhorar a qualidade de vida da população e o trabalho da equipe da Secretaria de Assistência Social. “Esse programa é muito importante porque o seu valor social é incalculável. Imaginemos quantas famílias se sacrificam para reservar todos os meses o valor do gás de cozinha. É um dinheiro que elas poderiam comprar mais alimentos e até mesmo suprir outras necessidades. O prefeito Alcimar está fazendo um trabalho para contemplar a comunidade mais carente, isso é reconhecer a importância social, que é indispensável para um gestor público. A Secretaria de Assistência Social trabalho com muito empenho para implantar o programa e cadastrar as famílias que serão beneficiadas por ele, priorizando a eficiência dessa gestão Tempo de Trabalho”.

O Programa será lançado nesta segunda-feira, no Ginásio Carlos Alberto de Sousa, no bairro da SAMBRA, em Tangará, com a participação de toda sociedade de Tangará, famílias beneficiadas pelo programa, autoridades públicas, lideranças comunitárias e população em geral. O evento terá apresentações culturais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Assistência Social, além de atrações convidadas, com programação prevista para início às 15:00 horas.