terça-feira, 19 de novembro de 2013

Em nota Monik Melo diz que documento de sua renúncia é falso


























NOTA OFICIAL
Inicio esta nota oficial tranquilizando meus eleitores quanto à manutenção do meu mandato de vereador de Santa Cruz. Sou vereador e tenho total vontade de continuar exercendo este cargo de servir a população do nosso município.

Afirmo a população de Santa Cruz que não tenho como nunca tive a menor intenção de renunciar ao cargo de vereador e que fui impedido de exercer minhas funções nesta noite, por decisão arbitraria e inconsequente da Mesa Diretora da Casa e de seu presidente Samuel Palhares, na qual faço parte como 1º Secretário e não fui comunicado sobre tal situação.

Informo também que não tenho consciência de ter assinado um documento com este fim e que não faz parte de minha natureza tomar uma decisão como esta, renunciando um mandato me dado pelo povo para trabalhar pela comunidade, tanto que compareci a maioria das sessões, buscando defender os anseios da população, inclusive estive presente a esta sessão que foi lido este documento.

Vejo esta situação como uma manobra dos vereadores da oposição de Santa Cruz, que ficaram insatisfeitos com a minha decisão de ingressar na base da prefeita Fernanda Costa, e não admitem me ver ajudando a população do nosso município.

O meu setor jurídico já foi acionado para tomar as devidas providencias para anular, em um curto prazo, esta decisão.

Por fim, tenho a tranquilidade que continuarei como vereador de Santa Cruz, trabalhando pelo bem de nossa população e pelo desenvolvimento de Santa Cruz, terra que amo e que defenderei o que é melhor para nossos munícipes.

Monik Melo

VEREADOR







Informações: Blog do Édipo Natan

Monik Melo renunciou ou não? Foi levantada a hipótese de o documento ser falso


São poucas as informações que chegaram até agora, mas o que se sabe é que o vereador Monik Melo foi normalmente para a sessão como faz todas as terças feira, e chegando lá foi surpreendido pela pauta da sessão que tinha um documento onde o próprio vereador estava renunciando o seu mandato. Segundo fontes do blog, houve confusão e até a polícia foi chamada para acalmar o clima tenso que se estendia na casa legislativa.

Mineiro: “Não há prova de desvio de recursos. Querem condenar o PT”

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) defendeu mais uma vez a antiga cúpula nacional petista, condenada e presa na última sexta-feira por decreto expedido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Segundo o petista potiguar, o ato da prisão foi o “desdobramento de um processo equivocado”. Mineiro contesta o Mensalão, afirmando que não houve desvio de recursos públicos e que querem condenar não apenas José Dirceu e José Genoino, ex-presidentes do PT, mas o partido todo.

Segundo Mineiro, o único processo que existiu no mensalão foi o caixa dois. “Desdobramento de um processo equivocado. Eles deveriam ser julgados e condenados pelo que fizeram: processo de caixa dois na campanha. Como os próprios autos processuais preveem. Mas tem um regime marcado por exceção, para fazer a condenação não apenas dele, mas do partido como um todo. O que fizeram foi caixa dois. Mas tudo foi relevado, inclusive com forte apoio midiático, enquanto não tem nenhuma prova de desvio de recursos públicos no processo como um todo”, avaliou.

Fernando Mineiro voltou a afirmar que é solidário, tanto a Dirceu, quanto a Genoino. Ao serem presos, os dois integrantes da cúpula do PT fizeram gestos de resistência com o punho cerrado e o braço erguido, em posição de luta, e se disseram presos políticos.

Para mostrar sua solidariedade, Mineiro trocou o avatar no Twitter, por uma montagem com as imagens de Dirceu e Genoíno. “Lógico que sou solidário; e absurdo é serem condenados a semiaberto, e desde sexta-feira estarem presos em regime fechado”, disse ao JH.

Ainda segundo o petista, o objetivo maior da condenação e prisão dos petistas é justamente a pauta da sucessão nacional de 2014. “Esse processo vem se arrastando há oito anos. Entrou na pauta eleitoral em 2006, em 2010 e em 2012. Então é permanente. O assunto entrou nas últimas quatro eleições, foi usado fortemente nas eleições, principalmente em São Paulo”, afirmou.

INTERNAS
Sobre as eleições internas do PT, Mineiro reafirmou a vitória do atual presidente, Eraldo Paiva. “Eraldo é o presidente eleito nas normas, reconhecido inclusive pela nacional. Sobre este assunto do PED, não há novidades. O PED para nós já é página virada”, disse.

Segundo Mineiro, entretanto, houve recursos tanto da parte de Eraldo, quanto da parte de Olavo Ataíde. Ele cita as eleições em Lucrécia e Carnaúba dos Dantas como locais onde ocorreram problemas. Em Lucrécia foram retirados 15 votos da contagem, e quem coordenou a eleição lá pediu a anulação. Já em Carnaúba dos Dantas, os dados também não bateram com a votação. “E tem outros exemplos. Nós pedimos a anulação dessas votações. Fizemos ao todo nove recursos”, contou.

Mineiro conclui afirmando que o PT irá a partir de agora se preparar para fazer a disputa externa, que são as eleições de 2014. “Já que fizemos a disputa interna, que se encerrou, agora vamos nos preparar para a disputa externa”, disse.

Dirceu diz que fará mestrado e já negocia emprego em Brasília

Se for forçado a viver em Brasília e a ter um emprego fixo na capital para poder cumprir sua pena no regime semiaberto, o ex-ministro José Dirceu deve começar a trabalhar com carteira assinada em um escritório de advocacia. Os advogados Hélio Madalena e João Feitosa estão no páreo para ser o novo chefe do ex-chefe da Casa Civil da Presidência nos primeiros anos do governo Lula. Ambos são amigos antigos de Dirceu – mas outras opções também estão sendo avaliadas pelo petista.

Se a Justiça determinar que ele deve cumprir a pena em São Paulo, Dirceu pode trabalhar no próprio escritório. Além do trabalho, ele revelou ao senador Eduardo Suplicy (PT) – que esteve ontem na Penitenciária da Papuda e conversou por 1h30min com os petistas detidos – que também pretende estudar. “Ele mencionou que quer fazer um curso de mestrado em Direito”, disse o senador.

O encontro aconteceu na sala da direção do Centro de Internamento e Reeducação da Papuda. O ex-ministro também estaria avaliando começar um curso de inglês.
Segundo Suplicy, o ex-ministro revelou que preferia cumprir a pena em Brasília, já que ficaria mais perto do filho, o deputado federal Zeca Dirceu, e de sua filha Maria Antonia.
Já o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, deve começar a trabalhar em um escritório da família. Na conversa com José Genoino, Suplicy ouviu um relato que classificou como preocupante. “Ele contou que, ao tossir pela manhã, seu catarro veio junto com sangue. Ele também estava um pouco rouco.”

A esposa de Genoino, Rioco, e seus filhos, Miruna e Ronan, estão em Brasília hospedados no apartamento de uma amiga de Miruna. Segundo um amigo da família, eles preferiram não gastar dinheiro com hotel.

Miruna fez ontem um desabafo nas redes sociais e afirmou que seu pai não poderia ter viajado de avião devido às suas condições médicas.

Mesma cela. Os três petistas estão dormindo na mesma cela que, segundo Suplicy, é mais confortável que a anterior. “Existe uma cantina e um espaço onde eles podem fazer exercícios”, disse o senador.

José Agripino afirma que Dirceu e Genoíno não são presos políticos

O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia, questionou na manhã desta segunda-feira as críticas dos presos José Dirceu e José Genoíno à decretação das respectivas prisões neste feriado da República. Tanto Dirceu quanto Genoíno, condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes de peculato e formação de quadrilha, e presos na sexta-feira passada, apontaram a inexistências de provas contra eles e disseram que são presos políticos.

“Veja bem, o que mais causou espécie foram as declarações do ex-ministro José Dirceu, do ex-presidente do PT e deputado federal José Genoíno, que foram à Polícia Federal se entregar bradando um grito de guerra, ‘a luta continua’, com o punho cerrado, e a mão e o braço esticado, como que dizendo, ‘o PT vai continuar na sua prática, eu sou um injustiçado’. Ora, injustiçado e preso político num regime democrático comandado pelo governo do PT, o partido deles? Que prisão política e que crime político é esse praticado no regime democrático, num governo comandado pelo partido deles?”, questionou Agripino.

O presidente do DEM criticou o silêncio do ex-presidente Lula, que comandava o país na época que estourou o escândalo do Mensalão. Agripino também questionou a ausência de pronunciamento da atual presidente da República, Dilma Rousseff, ambos do PT.
“Então, o que me cabe ressaltar ou avaliar, é o seguinte: não se ouviu uma palavra do presidente Lula, ou da presidente Dilma sobre este assunto. Eles mergulharam completamente”, apontou Agripino.

No final de semana, circulou a informação de que o ex-presidente Lula teria mantido conversa telefônica com Dirceu e Genoíno no dia da decretação da prisão. Segundo relatos da imprensa, Lula teria dito “estamos juntos” aos dois petistas, que se entregaram na sexta à Polícia Federal e foram transferidos no sábado para a Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal. Os advogados tanto de Dirceu quanto de Genoíno reclamaram de falhas no cumprimento dos regimes, já que ambos iniciariam as penas no semiaberto, o que dá o direito de trabalhar durante o dia, permanecendo trancafiado à noite. No entanto, estão presos até agora sem direito a saírem da prisão.

Para o senador José Agripino Maia, a partir de agora, a questão será saber qual PT prevalece: o da candidata à reeleição Dilma Rousseff, que silenciou, ou o dos que se julgam presos políticos injustiçados.
“A pergunta que vai se colocar e não quer calar é: O PT é o PT dos condenados pelo Mensalão, e que dizem que a luta vai continuar, ou é o PT da candidata a presidente que não fala nada. É o PT, por exemplo, dos ‘presos políticos’, ou é o PT da presidente que não fala nada sobre este assunto? Você tem o PT que tem candidato e o PT que tem preso político, que se julga injustiçado e que diz que a luta vai continuar”, critica e ironiza o potiguar.

Para José Agripino, as prisões dos condenados no Mensalão não são politicas porque foram aplicadas com base na decretação à unanimidade dos membros da Corte Suprema judicial brasileira. “Em 2014, você vai fazer uma opção: pelo PT que tem uma candidata a presidente, ou pelo PT que tem presos políticos – como eles dizem. Ou presos mediante crimes que não foram nada políticos, e que foi por unanimidade aplicada a decretação de uma prisão pela unanimidade dos membros do Supremo? Essa é que é a grande questão”, finalizou o democrata.

Presidente da ALE, Marcelo Alecrim, receberá hoje título de cidadão de Pernambuco

O presidente da ALE, Marcelo Alecrim, será agraciado hoje, com o título de cidadão honorário de Pernambuco. A comenda será entregue por indicação do deputado Antonio Moraes durante solenidade, às 18h, no plenário do Palácio Joaquim Nabuco.

A companhia atua no Estado há mais de 10 anos e, em março de 2012, ampliou sua presença com a aquisição da rede de postos da Ello-Puma, sediada no Recife. “Estou honrado em ser reconhecido como um cidadão pernambucano, pois isso é fruto de muito empenho do trabalho desenvolvido por nossa equipe no Estado e em todo o Nordeste”, destaca Alecrim. Ele também comemora o prêmio “Empresa Empreendedora”, que a ALE conquistou, no mês passado, durante o 4º Fórum de Empreendedores, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide). O reconhecimento foi motivado pelas ações e investimentos da companhia no setor de combustíveis.

Com uma trajetória marcante, o empreendedor Marcelo Alecrim se orgulha do reconhecimento recebido nos últimos anos. Somente em 2013, já são cerca de dez prêmios, entre eles destaque para “Melhores e Maiores”, que relaciona a ALE como uma das 50 maiores empresas do Brasil.

Sobre a ALE
Filiada ao Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes), a ALE possui uma rede de cerca de 1.900 postos em 22 Estados brasileiros. Em 2012, a companhia faturou cerca de R$ 9 bilhões e prevê superar os R$ 10 bilhões neste ano, com um acréscimo de 160 novos postos revendedores em sua rede e investimentos da ordem de R$ 155 milhões. Em 2013, a empresa, que gera 14 mil empregos diretos e indiretos, deve comercializar e distribuir aproximadamente 4,8 bilhões de litros de combustíveis a 5,5 mil clientes mensalmente.

Justiça bloqueia mais de R$ 400 mil da conta do Estado

A Justiça bloqueou R$ 488.762,17 da conta do Estado do Rio Grande do Norte, por causa de atrasos no repasse de recursos para a saúde municipal de Caicó para subsidiar o custeio de medicamentos para assistência farmacêutica.

A decisão foi do desembargador Saraiva Sobrinho, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que observou que havia marcado uma audiência de conciliação entre as partes para o último dia 14 de novembro, a qual não foi realizada devido à ausência de representante do Estado.

De acordo com o magistrado, o direito à saúde é “garantia indisponível, derivado da própria força impositiva dos preceitos de ordem pública que regulam a matéria”.

“No respeitante ao risco de lesão, não se pode desconhecer a imprescindível e inadiável acesso desse numerário pelo Município-Autor, restabelecendo, sobretudo, um dos principais serviços prestados pelos Entes Federados, qual seja, a assistência total à saúde, quiçá a própria integridade física da sua população carente”, destacou o julgador.

Polícia Federal deflagra maior operação de combate à pedofilia da história

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (19) uma das maiores operações de combate à pedofilia já feita no Brasil. A Operação Glasnost como foi batizada, já expediu cerca de 80 mandados de busca e apreensão, além de 20 medidas de condução coercitiva e pelo menos um mandado de prisão preventiva. A ação ocorre em 11 estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Bahia e Goiás. Cerca de 400 policiais federais participam da operação.

Entre os alvos da operação há pessoas de todas as idades e profissões, incluindo um policial militar, um oficial da Aeronáutica, vários professores, bem como um chefe de grupo de escoteiros. Os investigados compartilhavam fotos e vídeos de crianças, adolescentes e até de bebês, muitos deles sendo abusados sexualmente por adultos, e as enviavam para seus contatos no Brasil e no exterior.

A investigação foi feita ao longo de dois anos e identificou quase uma centena de brasileiros envolvidos com a produção e o compartilhamento de imagens relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Em todos os casos em que foram identificados abusadores, foram tomadas providências imediatas, a fim de que os abusos fossem prontamente interrompidos.

De acordo com a PF além dos alvos da Operação Glasnost, mais de 200 suspeitos continuam sob investigação. Entre os suspeitos foram identificados, até o momento, três abusadores sexuais.Um deles abusava sexualmente da própria filha, de apenas 5 anos de idade, e compartilhava as imagens desses abusos na internet com outros pedófilos ao redor do mundo.

A equipe de policiais envolvidos na Operação Glasnost também identificou brasileiros residentes nos Estados Unidos. Eles estão sendo investigados com a colaboração da Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI). O resultado final da operação, incluindo o número de pessoas presas em flagrante durante o cumprimento das medidas, deverá ser divulgado ainda hoje pela PF. 







Via: Agência Brasil

Para a Prefeita Fernanda Costa, Prefeitura, SESAP e Sindicato devem unir forças para resolver situação dos profissionais da saúde

Fernanda Costa falou da reunião que teve com o Secretário Adjunto da SESAP, Marcelo Bessa de Freitas, nesta segunda (18), e nela externou a indignação da Prefeitura de Santa Cruz pela forma como esse processo vem sendo conduzido. Segundo a prefeita, em nenhum momento a gestão municipal foi comunicada da situação. “Que parceiros somos nós? Numa decisão que implica num impacto tão grande em que não fomos chamados para a discussão e nem sequer informados do que viria acontecer”, afirmou Fernanda.

O pleito que a Prefeita Fernanda Costa apresentou à Marcelo Bessa é que a gestão municipal possa participar das negociações para, principalmente, argumentar sobre as conseqüências dessa medida  e o que representa a retirada da gratificação dos funcionários. “Nessa situação estamos todos num lado só, sindicato, SESAP e Governo Municipal. O que nós precisamos é sentar com o Tribunal de Contas (TCE), que também está no seu papel de órgão fiscalizador mas nós queremos mostrar a ele que isso vai um pouco além da questão dos papéis e das leis. Existe um mérito disso tudo que é o atendimento e o beneficio à população”, acrescentou Fernanda Costa.

A Prefeita Fernanda Costa terá nesta terça-feira (19) uma importante reunião com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) e representantes do Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde).

Só em Santa Cruz o corte dos benefícios atinge a cerca de 140 profissionais.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Abraão Lincoln destitui diretório do PRB em Natal e tira Raniere Barbosa da presidência

Presidente do diretório estadual do PRB no Rio Grande do Norte, o sindicalista Abraão Lincoln (que preside a Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores – CNPA), confirmou, na manhã de hoje, a destituição de todo o diretório municipal do PRB em Natal. A destituição da comissão provisória tira a presidência do vereador Raniere Barbosa e também os cargos ocupados pelos assessores parlamentares dele.

Abraão Lincoln, que também é vice-presidente da Força Sindical Nacional e candidato a deputado federal em 2014, informou que já enviou ofício eletrônico ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) oficializando a mudança na legenda na capital. Ele convidou o pastor Valdir Trindade, atualmente suplente de deputado estadual e que já presidiu o PRB, para presidir a legenda em Natal, tendo como vice o vereador Junior Grafith.

“O nosso partido não é refém de ninguém. Não somos uma legenda de aluguel. Temos programa. Trabalhamos com base em princípios. Valorizamos quem é da casa. Valorizamos os filiados ao PRB. E exigimos respeito”, argumentou Abraão Lincoln após confirmar a mudança. O presidente estadual do PRB é pré-candidato a deputado federal com apoio da cúpula nacional da legenda, tendo a frente o ministro Marcelo Crivela.

Potiguar conquista primeiro lugar no Prêmio Jovem Cientista


Um estudante de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) foi o vencedor do Prêmio Jovem Cientista 2013 na categoria Estudante do Ensino Superior. José Leôncio de Almeida Silva, de 23 anos,  conquistou o primeiro lugar no prêmio com o projeto  “Mistura de águas salinas como alternativa para a irrigação e produção de forragem no semiárido nordestino”, orientado pelo professor José Francismar de Medeiros.

Em sua pesquisa, ele estudou a possibilidade de produzir uma nova solução de água salina a partir da mistura entre a água proveniente do aquífero calcário Jandaíra - principal manancial e uma das maiores reservas de água dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte – com a água usada no abastecimento urbano e disponível em menor quantidade.


 O projeto foi motivado pela pouca disponibilidade de recursos hídricos para a prática agrícola na região Nordeste, além dos longos períodos de estiagem no semiárido.

O experimento foi utilizado na cultura de milho e sorgo – duas das que mais crescem atualmente no Nordeste –, que são adotadas especialmente por produtores locais. “A mistura é fácil de ser feita pelo pequeno produtor, afinal utiliza água da torneira”, comentou o estudante Durante a experiência, foram analisadas as variáveis do tamanho da folha, matéria seca total e teor de proteína. Apesar dos níveis salinos terem influenciado nas outras variáveis, os teores de proteína nas plantas não tiveram variação em função do aumento da salinidade.

A mistura de águas é uma alternativa viável no cultivo e no desenvolvimento de plantas forrageiras na região semiárida do Nordeste durante períodos de estiagem, que vai de abril a novembro. “O que eu fiz foi descobrir o nível de salinidade que as plantas forrageiras toleram. E, além disso, que a mistura de águas salinas poderia ser utilizada não somente nos períodos de seca, mas também ao longo de todo o ano”, concluiu José Leôncio.

O anúncio dos vencedores aconteceu na manhã desta terça-feira (19). No total, 3.226 trabalhos concorreram na edição deste ano do prêmio que abordou o tema “água”. Além de José Leôncio, o estudante Gustavo Meirelles Lima, da Universidade Federal de Itajubá, de Minas Gerais, conquistou o 1º lugar da categoria Mestre e Doutor, e Edivan Nascimento Pereira, de Pará, garantiu a colocação na categoria Estudante do Ensino Médio.

Comissão do Senado aprova nome do Governador Aluízio Alves para aeroporto do RN

A Comissão de Educação do Senado aprovou, nesta terça-feira (19), projeto de lei da Câmara denominando “Governador Aluízio Alves” o aeroporto internacional em construção no município de São Gonçalo do Amarante (RN), região metropolitana de Natal. O relator da proposta foi o senador Gim Argelo, cujo parecer foi aprovado por unanimidade.

A empresa construtora – Inframérica – estima que a nova unidade estará em funcionamento em abril de 2014. O aeroporto de São Gonçalo terá uma estação de passageiros com 40 mil metros quadrados e estacionamento com 1.500 vagas. Atualmente, cerca de 1.300 pessoas trabalham na obra.

No início das operações, a Inframérica prevê que o Aeroporto terá capacidade para receber até 10 aeronaves simultaneamente, com um movimento inicial de 4 milhões de passageiros/ano, chegando a 6,2 milhões em 2024 e aos 11 milhões em 2038. Já no primeiro ano, serão 10 balcões de atendimentos aos passageiros e cinco esteiras de bagagens.

Shopping Via Direta está à venda anunciado por R$ 90 milhões no Bom Negócio.com

Que o Shopping Via Direta, um dos maiores da capital, estava à venda não era novidade pra ninguém. Mas sempre a informação era tratada com discrição pelos proprietários do imóvel. Há alguns anos o assunto é comentado nas rodas empresariais e por alguns corretores top de Natal, que oferecem propostas para a venda do negócio.

Agora os empreendedores não escondem mais e tratam abertamente da venda. Pedem R$ 90 milhões. E anunciaram no Bom Negócio.com: (http://www.bomnegocio.com/rio_grande_do_norte/rio_grande_do_norte/shopping_em_natal_rn_18766296.htm).

No anúncio, o shopping aparece como: Oportunidade única, localizado no maior corredor comercial da cidade com uma área total de 35.638m². À margem da Av. senador Salgado Filho – BR-101, Região de grande concentração de negócios, onde o crescimento urbano vem ocorrendo de forma ordenada e privilegiando os investimentos já estabelecidos no local”.

Já foram inúmeras as negociações, sem sucesso, com os donos do empreendimento, que chegaram a receber proposta de R$ 60 milhões. Com mais de 100 lojas, estima-se que o shopping tenha hoje um faturamento bruto superior a R$ 1 milhão mensal. Nas vésperas da realização de uma Copa do Mundo em Natal, podem crescer as chances de uma negociação bem sucedida.

Comunicado

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, comunica aos estagiários das escolas municipais de Santa Cruz que, de acordo com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o pagamento das gratificações será realizado na próxima quarta-feira (20) e quinta-feira (21).

A Prefeitura informa ainda que desde a última terça-feira (12) tentava efetuar o depósito dos valores sem obter êxito, pois a conta do IEL se encontrava indisponível. O repasse foi efetuado desde a última quinta-feira (14), quando a conta foi liberada para depósito.


Santa Cruz/RN, 18 de novembro de 2013.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

'Família está muito abalada', diz genro de vereador de Nova Cruz encontrado morto

"Toda a família está muito abalada. Ninguém esperava por um fim trágico como este". A declaração é de Babyton Alexandre, genro do vereador de Nova Cruz Luiz da Costa Prudêncio (PMDB), que foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (19) na Paraíba. O parlamentar estava desaparecido desde a manhã desta segunda-feira (18) quando saiu para buscar o genro na casa de parentes. De acordo com a polícia, o corpo foi achado em uma mata na zona rural de Jacaraú, município a 96 quilômetros de João Pessoa. Pela forma como o vereador foi encontrado, enforcado em uma árvore, a polícia suspeita que o político tenha cometido suicídio.

Anésio Góes, cabo da Polícia Militar de Jacaraú, e que participou da ação, explicou que as buscas das polícias da Paraíba e do Rio Grande do Norte se concentraram na zona rural depois que o carro do vereador foi encontrado perto da mata com a porta aberta e todos os pertences do político dentro na tarde da segunda-feira.

“Muita gente colaborou com as buscas. Até que por volta das 9h30 (horário local) nos avisaram que tinham encontrado o corpo enforcado em uma árvore. A própria família do vereador ajudou as polícias. Pelo que os parentes nos contaram, ele tinha depressão”, comentou o policial.

Segundo informações da polícia do Rio Grande do Norte, 'Luíz da Verdura' tinha sido visto pela última vez quando saiu de casa para buscar o genro na casa de um familiar. O desaparecimento foi notado pela família por volta das 11h (horário local) da segunda.

O vereador tinha 59 anos, estava no quinto mandato e deixa quatro filhos e esposa.

G4 esqueceu mais nós vamos recordar..

Vamos aqui refrescar um pouco da memória esquecida pelo G4. 

Em 2008 quando o ex-vereador Thiago (filho de Júnior dos Bodes) foi eleito pela oposição, acompanhado pela ex-vereadora Josy Palhares (cunhada de Samuel Palhares) que também foi eleita pela oposição juntamente com Thiago e com o ex-vereador Lucicláudio, os dois Thiago e Josy se passaram para a situação, desencadeando nas lideranças, eleitores e políticos da oposição, um sentimento de desprazer, angústia e acima de tudo traição. (Junior dos Bodes e Samuel Palhares, fizeram parte dessa história. E agora será que eles tem o direito de se manifestar contra a decisão do então vereador Monik Melo?)

Agora vamos falar do articulador Josemar Bezerra que trouxe da situação o vereador Pedro Dério. Em sua rede social várias palavras voltadas para um sentimento de revolta foram expressadas, subentendidas como se direcionadas ao vereador Monik Melo. Agora vamos ao ponto "G" da questão, será que os vereadores Josemar Bezerra e Pedro Dério acham que as pessoas da situação(eleitores, lideranças e políticos) são insensíveis ao ponto de não ter tido nenhum tipo de reação, quando o Vereador Pedro Dério de forma súbita deixou a base aliada, ao qual conseguiu se eleger? O G4 não precisa saber porque eles já sabem, que o sentimento de angústia, tristeza e traição que eles estão sentindo hoje, são os mesmos sentimentos que eles causaram nas pessoas e fizeram elas sentirem no passado, apenas só agora chegou a vez deles vivenciarem essa experiência indesejada por todos que fazem o mundo da política. E agora o que falar de Monik Melo? será que o erro dele não foi o mesmo erro que o de vocês?

Agentes de Endemias de Santa Cruz participam de curso básico sobre Doença de Chagas


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Vigilância Ambiental e em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), está promovendo um curso básico sobre a Doença de Chagas, destinado aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município.

A capacitação está sendo ministrada pela professora Maria Cecília e acontece em dois momentos. Na manhã desta segunda-feira (18), no anfiteatro da FACISA, os agentes receberam orientações sobre epidemiologia da doença no Brasil e no Rio Grande do Norte, o ciclo da doença, transmissão, as fases agudas e crônicas, métodos de controle e características do vetor.

Aos Agentes de Combate às Endemias foi ressaltada a importância do Programa de Controle da Doença de Chagas no município, já que Santa Cruz é área de alto risco para a doença.

O segundo momento está marcado para a próxima segunda-feira (25) com uma aula prática no laboratório da FACISA/UFRN, onde serão apresentandas as diferentes características do Barbeiro, como as cinco fases das ninfas até chegar à fase adulta. Além disso, será mostrado na prática como se faz o exame para identificar o Tripanosoma cruzi no Barbeiro, através das fezes.


Doença de Chagas

Doença causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma) conhecido como barbeiro. O nome do parasita foi dado por seu descobridor, o cientista Carlos Chagas, em homenagem ao também cientista Oswaldo Cruz. Segundo os dados recentes, esse inseto de hábitos noturnos vive nas frestas das casas de pau-a-pique, ninhos de pássaros, tocas de animais, casca de troncos de árvores e embaixo de pedras.

Como não existe vacina para a doença de Chagas, os cuidados devem ser redobrados nas regiões onde o barbeiro ainda existe. Eliminar o inseto transmissor da doença ou mantê-lo afastado do convívio humano é a única forma de erradicar a doença de Chagas.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz