terça-feira, 11 de julho de 2017

Quadrilha explode carro-forte em cidade no interior do RN

Carro-forte foi atacado por criminosos próximo à cidade de São Pedro do Potengi. (Foto: Divulgação / PM)

Bandidos atacaram um carro-forte e explodiram o veículo, no final da tarde desta terça-feira (11), na rodovia estadual RN 203. O assalto aconteceu próximo à cidade de São Pedro do Potengi.
A informação foi confirmada pelo comandante do policiamento do interior da Polícia Militar, coronel Wellington Arcanjo.
A quadrilha, composta por pelo menos oito bandidos, teria atirado contra o carro-forte e conseguiu interceptar o veículo. Em seguida, retiraram os vigilantes e então explodiram o carro para ter acesso ao dinheiro.
No entanto, ainda não se sabe se os assaltantes conseguiram roubar os malotes e nem quanto teria sido levado. Várias equipes da Polícia Miltiar foram deslocadas para a região e realizam diligências para tentar localizar e prender os criminosos.

Bandidos roubam arma e colete de vigilante da Unicat em Natal

Vigilante da Unicat foi rendido pelos bandidos, na tarde desta terça-feira (11). (Foto: Kléber Teixeira / Inter TV Cabugi)

Dois homens armados realizaram um assalto na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), no bairro do Tirol, em Natal. Os criminosos renderam o vigilante que trabalhava no prédio, na tarde desta terça-feira (11), e roubaram a arma e um colete que ele usava.
A Unicat é responsável pelo abastecimento e distribuição de medicamentos à população do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, os assaltantes estavam armados, inclusive, um deles portava uma arma longa.
A arma levada do vigilante foi um revólver, com seis munições. Policiais do 1º Batalhão da PM foram acionados logo após o roubo e realizam diligências para tentar localizar os suspeitos. Até o momento, ninguém foi preso.

MPF em Brasília defende manutenção da prisão do ex-ministro Henrique Alves



O Ministério Público Federal emitiu parecer contrário à concessão de habeas corpus ao ex-ministro Henrique Eduardo Alves. Ele foi preso preventivamente em 6 de junho, em decorrência da Operação Sepsis, como garantia da ordem pública e por conveniência da instrução criminal.
Acusado dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, Alves teria se associado a Eduardo Cunha, Fábio Ferreira Cleto, Lúcio Bolonha Funaro e Alexandre Rosa Margotto, com o objetivo de obter vantagens indevidas na concessão de recursos oriundos do FI-FGTS e das carteiras administradas do FGTS para diversas empresas.
Segundo o MPF, as informações trazidas nos autos que embasaram a decretação da prisão preventiva demonstraram a complexa engenharia criminosa estabelecida pelos envolvidos e, alinhada a enorme influência política e ao poder econômico do ex-ministro, ex-presidente da Câmara dos Deputados e parlamentar, por cerca de 40 anos, trazem elementos suficientes para colocar em risco, neste momento processual, a ordem pública, econômica e a conveniência da instrução criminal.
Para o MPF, é iminente o risco dele, se posto em liberdade, trabalhar diretamente para eliminação ou ocultação de provas, bem como orientar a conduta de terceiros ou familiares, o que causará dificuldades na tramitação do processo. Em parecer, o MPF destaca que já foram apurados elementos probatórios que demonstram que Alves não cessou sua conduta delituosa mesmo após a deflagração da chamada “Operação Lava Jato”. Além disso, não haveria qualquer ilegalidade na prisão, pois se sustenta na presunção concreta e extrema plausibilidade da reiteração delitiva, bem como pela possibilidade de o crime de lavagem de dinheiro e de ocultação de valores estar ocorrendo no presente momento.
O MPF ressalta ainda a gravidade das condutas de Alves, que teria recebido pagamentos milionários ilícitos em contas no exterior. Entre eles estariam R$ 52 milhões referentes à propina de 1,5% no caso Porto Maravilha, que envolveu R$ 3,5 bilhões em recursos públicos.
No parecer, o MPF considera Alves uma pessoa perigosa, criminoso em série, que pode continuar os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, por isso não merece outras medidas cautelares diversas da prisão, nem a monitoração eletrônica, medida que não tem capacidade de indicar se o monitorado está incorrendo na prática de algum novo crime, se considerado seu modus operandi, mas apenas indicar onde ele se encontra.
A previsão é que, nesta semana, o pedido de habeas corpus seja analisado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Operação do MP e PM prende chefe de facção fugitivo de Alcaçuz

Resultado de imagem para alcaçuz rn

Um homem apontado como um dos chefes de uma facção criminosa que atua no Rio Grande do Norte foi preso na manhã desta terça-feira (11), em Natal, durante uma ação conjunta realizada pelo Ministério Público Estadual e Polícia Militar. Segundo o MP, Iranilson dos Santos Silva, o Cicinho, foi preso por volta das 9h30 no bairro de Lagoa Nova, na Zona Sul da cidade.
Ainda de acordo com o MP, Cicinho fugiu do Presídio Estadual Rogério Coutinho Madruga, o Pavilhão 5 de Alcaçuz, no dia 14 de janeiro deste ano, em meio às rebeliões que terminaram com a morte de 26 detentos.
“Ele era um dos criminosos mais procurados pelas forças de segurança pública do Rio Grande do Norte. Iranilson dos Santos Silva é considerado de altíssima periculosidade e já foi condenado a mais de 22 anos de prisão pela prática de vários crimes”, ressaltou o Ministério Público.
No momento da prisão, os policiais do Batalhão de Choque da PM constataram que Iranilson dos Santos Silva portava documento falso. O paradeiro dele chegou ao conhecimento do Gaeco por meio de denúncia anônima, repassada imediatamente aos policias do Batalhão de Choque, que efetuaram a prisão.
Iranilson dos Santos Silva será apresentado novamente ao sistema penitenciário, onde deve continuar o cumprimento da pena.
O Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) disponibiliza o telefone (84) 3606-8082 para que a população colabore com informações que possam levar criminosos à prisão.

Chuva deixa Natal e interior do RN em alerta de perigo, diz instituto

Inmet emite alerta de perigo por causa da chuva em Natal (Foto: Reprodução/ Inmet)

Por causa das chuvas que caem desde a noite desta segunda-feira (10) na cidade, Natal está em ‘Alerta Laranja’. O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que em razão do acumulado de precipitações considera a possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. As unidades de Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Norte e de Natal foram avisadas.
Entre as 0h e 9h desta terça-feira (11), os meteorologistas registraram 30,8 milímetros de chuvas na capital potiguar. Na região de Calcanhar (a quina do estado), próximo a Touros, foram 71 milímetros. O 'Alerta Laranja' é emitido quando há entre 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia.
De acordo com o Inmet, o alerta foi dado por causa de uma 'nebulosidade compacta' entre Fernando de Noronha e Natal. "São nuvens profundas. O alerta foi enviado para a Defesa Civil porque essa chuva pode causar alagamentos e deslizamentos de terra, principalmente em cidades litorâneas, como é o caso de Natal", diz Ednaldo Correia, chefe da Seção de Previsão do Tempo do órgão, em Recife.
O alerta abrange as regiões Central, Oeste, Leste e Agreste potiguar.
A Defesa Civil do Rio Grande do Norte, porém, informou que o monitoramento de chuva é um trabalho que exige operação de 24 horas e o órgão não tem condições de fazer isso. "Não temos efetivo nem estrutura suficiente para monitorar. A chuva geralmente causa problemas nas grandes cidades, como é o caso de Natal, que conta com Defesa Civil própria", declarou o assessor técnico Marcus Morais. Ele substitui o coordenador Eliseu Dantas, que está de férias.
A coordenadora da Defesa Civil de Natal, Alana Sales, informou que 10 agentes trabalham nesta terça-feira, na capital, em monitoramento de áreas de risco e lagoas.
Em apenas uma hora, caíram 10,8 milímetros em Natal. Para o Inmet, a quantidade é suficiente para emitir o Alerta Laranja na capital potiguar. "A maré cheia, junto com a quantidade de água, traz problemas como alagamentos na cidade", informou Ednaldo Correia.
Segundo as previsões do órgão federal, as chuvas devem continuar nos próximos dias, com menor intensidade. As rajadas de ventos estão menores e são mais pontuais que na semana passada, informou o Instituto.
"O período está com uma característica diferente neste ano. Os anos anteriores estavam abaixo da média, agora estamos acima. Só em um dia chuveu 140 milímetros, quando a média esperada para o mês é de 196,9", concluiu o meteorologista.

Fátima Bezerra ocupa presidência e barra votação da reforma trabalhista



A senadora do Rio Grande do Norte pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Fátima Bezerra está neste momento ao lado de outros senadores de oposição ocupando a Mesa Diretora do Senado Federal, que planeja votar ainda nesta terça-feira 11 o texto da reforma trabalhista, uma das propostas polêmicas apresentadas pelo governo de Michel Temer.
Diante do fato, o presidente da Casa Legislativa, senador Eunício Oliveira (PMDB), suspendeu a sessão e determinou que as luzes do plenário fossem apagadas até que os parlamentares da oposição desocupassem os lugares da Mesa. Neste momento, o painel eletrônico marcava a presença de 49 dos 81 senadores no plenário.
Além de Fátima, as demais senadoras que estão ocupando a Mesa são Gleisi Hoffmann (PT-PR), Lídice da Mata (PSB-BA), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Regina Sousa (PT-PI). Pelas regras do Senado, qualquer senador pode abrir uma sessão, desde que haja quórum, e foi exatamente isso que as oposicionistas fizeram.
Contrárias à reforma trabalhista, elas aproveitaram a primeira hora da sessão para passar a palavra para outros parlamentares que discursavam contra a proposta enviada pelo governo. Por volta de meio-dia, quando Eunício chegou ao plenário, ele quis ocupar a cadeira que cabe a ele na mesa, a da presidência da Casa.
No entanto, Fátima não quis ceder o espaço para o presidente. Ele usou o microfone da senadora, apesar da resistência dela, para avisar que cortaria o som dos microfones se ele não pudesse se sentar. Após essa confusão, Eunício suspendeu a sessão. Após isso, a senadora Lídice da Mata então deixou a cadeira que estava ocupando na mesa e foi para a parte do plenário onde fica a maioria dos parlamentares. As outras quatro se mantiveram nas cadeiras onde se sentam os integrantes da Mesa Diretora.

Natal amanhece com chuva e trânsito lento em várias avenidas

Na BR-101, na área urbana de Natal, céu escuro por conta das nuvens carregadas deixou a sensação de ainda ser madrugada quando o dia amanheceu  (Foto: Anderson Barbosa/G1)

A terça-feira (11) amanheceu chuvosa em Natal. Por volta das 6h20, a sensação era de madrugada na BR-101, na área urbana da cidade. Por causa do céu coberto de nuvens carregadas, os postes da rodovia permaneciam acesos. A visibilidade ruim também exigia atenção redobrada dos motoristas que passavam pelo local. O trânsito é lento em várias avenidas.

Rua Poty Nóbrega tem ponto de alagamento que impede a passagem de veículos (Foto: STTU)

Segundo a Defesa Civil e a STTU, até às 14h apenas dois pontos monitorados precisaram ser interditados. Um deles foi no cruzamento da rua Poty Nóbrega com a rua José Gonçalves, no bairro de Lagoa Nova. O outro foi no cruzmento da rua Mipibu com avenida Hermes da Fonseca, no bairro Petrópolis.

Na avenida João Medeiros Filho, a maior e mais movimentada da Zona Norte, um buraco se abriu em uma das faixas. Na manhã desta segunda (10), um carro chegou a cair dentro e ficou preso. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) isolou a área para providenciar o reparo.

Desfile cívico de “7 de Setembro” contará história de Santa Cruz; escolas recebem subtemas que serão desenvolvidos


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última sexta-feira (07), no auditório da Escola Municipal Miguel Lula de Farias (antigo CCI), o primeiro encontro de planejamento do desfile cívico de “07 de Setembro” em Santa Cruz. Como acontece desde o inicio da gestão da Prefeita Fernanda Costa, o desfile apresenta um tema que é desenvolvido pelas escolas e instituições participantes e o escolhido para esse ano foi: “Revisitando a História do município de Santa Cruz”.

No encontro, que contou com a presença de representantes de escolas do município, o tema teve uma excelente aceitação. Na ocasião, os participantes assistiram a uma palestra proferida pela historiadora e doutoranda, Ana Tereza Umbelino, que relacionou os pontos do município históricos do município de Santa Cruz/RN, desde o surgimento do povoado Santa Rita da Cachoeira, sua emancipação política, chegada da energia de Paulo Afonso, figuras importantes que contribuíram com o crescimento da cidade, tragédia como a enchente de 1981, fatores econômicos e políticos, bem como sua atual ascensão no tocante ao turismo religioso.

Após a palestra, os representantes receberam os subtemas que serão abordados no desfile cívico em Santa Cruz, seguindo a temática central deste ano.

O desfile contará com a participação das escolas das redes municipal, estadual, privado e federal de ensino. Como nos últimos anos, o evento acontecerá no período da tarde, a partir das 15h.