quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Seca faz subir para 18 número de cidades em colapso no RN

Subiu para 18 o número de cidades em colapso de abastecimento no Rio Grande do Norte. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) anunciou nesta quinta-feira (3) que a cidade de Equador, localizada na região do Seridó potiguar, está com o abastecimento suspenso.
De acordo com a companhia, o abastecimento regular foi suspenso em virtude do esgotamento do Açude Mamão, que abastecia a região. Com a escassez de chuvas, o açude não tem mais reserva para o bombeamento de água.
Por meio de nota, a companhia informou que serão adotadas "medidas emergenciais de socorro aos habitantes da cidade", no entanto não especificou as estratégias que serão implantadas.
Ainda de acordo com a Caern, 18 cidades em colapso, oito estão no Seridó e dez no Alto Oeste. Outras 73 cidades estão sendo abastecidas em sistema de rodízio. Dos municípios em sistema de rodízio, 38 estão localizadas na região Oeste, 11 na região Agreste, 12 na Central e 13 no Seridó.

'Não dá mais para enxugar gelo', diz Sejuc sobre crise nos presídios do RN


Criação de grupos de intervenção rápida, fiscalização constante, revistas mais rigorosas, bloqueio de celulares. Em curto prazo, segundo a Secretaria de Justiça e da Cidadania do Rio Grande do Norte, estas são algumas das medidas a serem implantadas como forma de minimizar a crise que abala o sistema carcerário potiguar. Em entrevista ao G1, o secretário Cristiano Feitosa disse que “não dá mais para enxugar gelo” e que “o Estado vai retomar as rédeas das unidades prisionais”.

O Rio Grande do Norte possui aproximadamente 8 mil presos sob custódia. Mas, como não há vagas suficientes nos presídios, todas as 32 unidades que pertencem ao estado estão praticamente superlotadas. Destas, 12 foram interditadas parcialmente e não podem receber detentos sem autorização judicial. Segundo o secretário, somente com a abertura de 3.500 novas vagas é que seria possível aliviar o sistema penitenciário.
O sistema carcerário potiguar entrou na condição de calamidade pública do dia 17 de março deste ano - logo após uma onda de rebeliões que atingiu 14 presídios. O decreto, renovado em setembro, tem validade até março de 2016 e, segundo o próprio Cristiano Feitosa, deve ser renovado mais uma vez. “É o que deve acontecer. Os problemas não são fáceis de resolver. Requer tempo, um trabalho de inteligência constante e investimentos”, ressaltou.  

Governadores do Nordeste declaram apoio a Dilma e rechaçam impeachment

Um dia após o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acolher o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT), os nove governadores do Nordeste, região que mais apoiou o PT nas últimas eleições presidenciais, repudiaram nesta quinta-feira, 3, a decisão do peemedebista. Em nota, eles classificaram a abertura do processo como "absurda tentativa de jogar a nação em tumultos derivados de um indesejado retrocesso institucional".

A nota diz que o processo de afastamento, "por sua excepcionalidade, depende da caracterização de crime de responsabilidade tipificado na Constituição, praticado dolosamente pelo Presidente da República". "Isso inexiste no atual momento brasileiro. Na verdade, a decisão de abrir o tal processo de impeachment decorreu de propósitos puramente pessoais, em claro e evidente desvio de finalidade", afirmam o potiguar Robinson Farias (PSD), o maranhense Flavio Dino (PC do B), o paraibano Ricardo Coutinho (PSB), o cearense Camilo Santana (PT), o baiano Rui Costa (PT), o pernambucano Paulo Câmara (PSB), o piauiense Wellington Dias (PT), o sergipano Jackson Barreto (PMDB) e o alagoano Renan Filho (PMDB).

Os chefes de Executivos estaduais do Nordeste provocaram Cunha e afirmaram que, em vez de "golpismo", "o Brasil precisa de união, diálogo e de decisões capazes de retomar o crescimento econômico com distribuição de renda".

Com Carnatal, taxa de ocupação de hotéis chega a 80%, diz ABIH-RN


Tradicional evento da cidade, o Carnatal acontece há 25 anos e será realizado a partir de hoje até domingo, no entorno da Arena das Dunas, em Natal. Neste período, a capital potiguar deve receber milhares de turistas que vêm em busca de uma das maiores micaretas do Brasil e acabam aproveitando a viagem para conhecer as belezas do estado. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), a expectativa é que a ocupação dos hotéis chegue a 80%.
"O Carnatal antecipa a alta estação atraindo turistas para o evento, se complementando com aqueles que já estão visitando a cidade. Até o momento, registramos cerca de 72% na ocupação, mas é importante dizer que essa taxa de ocupação pode chegar a 80% em função das reservas feitas de última hora.", relatou.
O presidente da ABIH-RN, José Odécio, afirma que estimar o nível de lotação apenas em virtude do Carnatal é muito difícil, já que a alta estação e o período de férias por si só já atraem muitos visitantes. No entanto, para ele é inegável que o evento contribui bastante para a ocupação dos hotéis e para o incremento da economia local.
Segundo Odécio, o Carnatal proporciona uma grande movimentação em toda a cadeia econômica do turismo com ocupação dos hotéis, restaurantes com grande movimento, guias de turismo, bugueiros, taxistas, postos de combustíveis e supermercados, sem contar o comércio formal e informal da capital.

Mineiro diz que impeachment é “presepada” e que Dilma vai continuar presidente

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) está confiante de que a presidente Dilma Rouseff não vai cair, mesmo com a abertura do processo de impeachment. A ação do deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB/RJ) em aceitar abrir o impeachment é considerada “chantagem” para Mineiro, pelo fato de o PT não tê-lo apoiado na Comissão de Ética.
“Ele [Eduardo Cunha] sim é que vai ficar de fora e Dilma vai continuar presidente do Brasil, porque há uma reação hoje e mesmo os adversários da Dilma não vão apoiar esse golpe paraguaio”, prevê Mineiro.
E acrescenta: “Eu penso que nenhuma pessoa séria desse país, mesmo que seja forte opositor do PT da Dilma, vai levar a sério essa presepada que o Cunha fez. Na verdade é uma chantagem, é uma vingança pelo fato de que o PT não o apoiou na Comissão de Ética, ele queria que o PT o apoiasse para encobrir as suas irregularidades, os seus problemas, o PT não fez isso e ele ficou chantageando”, disse Mineiro em entrevista ao portal Agora RN.
Apesar de toda a instabilidade, Mineiro considera positivo o momento que o Brasil está vivendo, “porque o Brasil vai ficar livre desse chantageador”, referindo-se a Eduardo Cunha.
“É preciso que o Brasil dê um basta. Esse ato de ontem, mais do que prejudicial à Dilma e ao PT, foi o suicídio dele. Ele será afastado da presidência da Câmara, porque ele tem contas a prestar ao povo brasileiro, tem suas contas na Suíça, tem suas maracutaias e o PT não encobriu isso, a Dilma não se submeteu a essas chantagens”, afirma.

Primeira noite do Carnatal 2015 tem Harmonia do Samba de volta à festa


A 25ª edição do Carnatal começa nesta quinta-feira (3) e traz de volta à festa a banda Harmonia do Samba, a primeira a entrar no corredor da folia com o bloco Meu e Seu, às 18h30. O primeiro dia da micareta tem ainda os blocos Burro Elétrico e Vumbora, além do show da banda Psirico na Arena Carnatal.
Nos quatro dias da festa, nove blocos e 11 atrações musicais irão passar pelo corredor da folia. A Arena Carnatal terá sete shows durante todo o evento. A festa começa às 18h30 nesta quinta.
O bloco Burro Elétrico é o segundo a entrar no corredor da folia, às 19h, e vem sob o comando de Nonato Negão.

Às 19h30 o bloco Vumbora entra no corredor para animar os foliões ao som da banda Oito7nove4, que tem como líderes Rafa e Pipo Marques, filhos de Bell Marques.
Após a passagem dos blocos, o primeiro dia do Carnatal termina com o show de Psirico na Arena Carnatal. A apresentação começa às 23h30. O espaço contará com segurança, estrutura de banheiros, bares e alimentação, além de visão para o circuito dos trios fora do corredor da folia.
O Gshow transmite o Carnatal em tempo real a partir das 18h (horário de Natal). Às 20h (horário de Natal) os internautas poderão acompanhar a micareta ao vivo.

Com dólar em alta, cresce lucro de exportadores de melão do RN


Para os produtores de frutas irrigadas, em especial para os exportadores do melão que é colhido no sertão potiguar, a crise econômica não tem sido um mal negócio. Como quem dita as regras da exportação nacional é a moeda americana, a alta do dólar está fazendo os lucros saltarem.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Rio Grande do Norte exportou 64 mil toneladas de melão entre os meses de janeiro e outubro deste ano, com um faturamento de 41,4 milhões de dólares até então. No mesmo período do ano passado, foram para fora do país 52,4 mil toneladas do fruto e a arrecadação foi de U$ 38 milhões – o que representa um crescimento de 9% apesar de o estado enfrentar a pior estiagem dos últimos 100 anos.


“O estado enfrenta uma seca terrível. São quatro anos seguidos de chuvas abaixo da média. Mas, até agora, essa estiagem não afetou a nossa produção. Isso porque as nossas plantações são irrigadas com água de lençóis freáticos, e não diretamente das chuvas. No entanto, é claro que a situação preocupa. Se não voltar a chover logo, os poços irão secar e não teremos de onde retirar a água”, ressaltou Marcellus Fernandes, que é atendente de exportações da Agrícola Famosa, a maior produtora e exportadora de melão e melancia do país.


Sensação térmica em Natal chega a 36ºC

A sensação de aumento do calor não é uma percepção pessoal dos natalenses. As medições feitas pelo Centro Regional do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRN/INPE) mostram que 2015 pode estar mais quente. Embora não seja uma média do ano ou da estação, a sensação térmica do dia 1º de dezembro em 2015 foi a maior dos últimos três anos, chegando a 36º. A temperatura mínima, fator importante para o conforto térmico, também cresceu.

O que os meteorologistas chamam de “temperatura externa” é o calor que está presente no ar sem uma série de componentes que são muito sensíveis ao corpo humano. “A sensação térmica leva em consideração o calor retido no solo, o vento, os edifícios, pavimentação. Tudo isso forma ilhas de calor”, explicou Francisco Raimundo da Silva, doutor em Ciências Climáticas do INPE. 

Em 1º de janeiro de 2014, a sensação térmica medida por volta das 11h (meio-dia solar na capital potiguar) foi de 34 graus célsius. Um ano depois, na última terça-feira, foram registrados 36 graus de sensação térmica. Esses valores não dizem respeito a uma média da cidade, uma vez que o único equipamento consultado pelo INPE fica no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. “No centro da cidade, com prédios e gases dos carros, essa sensação deve ser muito maior”, disse.  

Governo do RN espera terminar 2015 com R$ 100 milhões nos cofres

O Governo do Estado espera terminar o ano com cerca de R$ 100 milhões em caixa. Essa é a expectativa do secretário de tributação, André Horta. Ele comenta que a união dos programas de Mutirão Fiscal, aprovado hoje (03) pela Assembleia Legislativa, e do programa de parcelamento de débitos tributários (Refis) do ICMS, vai aliviar as dívidas do Estado.
Segundo o secretário, para pagamentos à vista de dívidas administrativas há um desconto de 85% em relação a atualização do débito. Além disso, o secretário informa que há um desconto nas multas na ordem de 95%. "Nossa expectativa é arrecadar cerca de R$ 40 milhões com o Refis. É uma grande vantagem tanto para quem está em débito, quanto para o Governo, que contará com esse reforço", disse Horta.
Já em relação ao Mutirão Fiscal, a expectativa governamental é que sejam injetados cerca de R$ 60 milhões. Segundo André Horta, poderão ser negociadas dívidas em tributos como ICMS, em se tratando de negociações com o Estado, e IPTU ou ISS, do Município. "Os contribuintes poderão entrar em 2016 com cadastros limpos e regulares", reforçou o secretário.
André Horta informa ainda que Tribunal de Justiça, além de contribuir com a infraestrutura do evento, entrará como colaborador direto do mutirão, mediante as audiências de conciliação com os grandes devedores. Serão notificadas mais de 15 mil pessoas a comparecerem ao mutirão. Mas inadimplentes com Governo do Estado que não forem notificados também poderão comparecer para negociar suas dívidas.

Bandidos assaltam banco, trocam tiros com a PM e são presos


A manhã desta quinta-feira (3) foi de tensão para a população que passava pelas imediações da agência do Banco do Brasil no cruzamento das avenidas Prudente de Morais e Amintas Barros, em Lagoa Nova. Criminosos armados renderam clientes e funcionários antes mesmo da abertura da agência e realizaram o assalto. A Polícia Militar foi acionada, trocou tiros com os criminosos e prendeu parte da quadrilha. Um bandido foi ferido.

A ação teve início por volta das 9h30, quando quatro criminosos invadiram a agência e anunciaram o assalto. Armados e com coletes balísticos, os bandidos renderam vigilantes, levaram as duas armas dos funcionários do banco e recolheram malotes com dinheiro. No entanto, a Polícia Militar já havia sido acionada e foi até o local. 


Usando um Fiesta Branco roubado, os bandidos tentaram fugir seguindo até a Romualdo Galvão pela avenida Amintas Barros, mas bateram de frente em outro veículo. Em seguida, os quatro bandidos seguiram até uma rua por trás da antiga fábrica da SAM'S, mas três foram detidos, com um deles baleado. Um taxista foi preso e outro criminoso conseguiu pegar outro táxi e fugir.

Com os quatro, capturados, encontrou armas e parte do produto do roubo. Minutos depois, outro bandido que havia fugido no táxi também foi preso, na BR-101, em Cidade Satélite. O taxista nega participação no crime, mas também foi conduzido à delegacia.


Os criminosos foram levados para a Delegacia de Furtos e Roubos e, com eles, foram apreendidas seis revólveres, três coletes balísticos e munições, além de malotes com dinheiro. Pouco após as prisões, mais um homem suspeito de participação nos crimes foi preso, nas proximidades do local onde quatro foram detidos. Ao todo, sete pessoas foram levadas à Delegacia de Furtos e Roubos (Defur), entre eles dois taxistas. 

Segundo informações da Polícia, o grupo é de Joboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Os R$ 23 mil roubados foram recuperados e a proprietária do carro roubado, que foi tomado de assalto na noite de ontem, em Mirassol, reconheceu dois dos bandidos como autores do roubo.