quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Grupo do ex-prefeito Péricles cada vez mais longe do G5


Estavam na festa do deputado Tomba Farias os supostos ex-aliados do ex-prefeito Péricles e do grupo G5, Ritomar e Rizomar Brandão, registros fotográficos não deixam mentir que aliados do grupo G5 e do ex-prefeito Péricles Rocha, estão namorando com a candidatura de reeleição do deputado Tomba Farias.


Além de Ritomar e Rizomar Brandão, outras lideranças que foram importantes na campanha de Péricles e de alguns vereadores do G5, também deixam claro que não seguem mais o ex-prefeito Péricles nem o G5. O blog conversou no último domingo (3) com o ex-secretário de assuntos políticos Eduardo Medeiros (Dudu), quando o mesmo disse: " Não tenho compromisso com ninguém, nem com Péricles nem com o G5 e muito menos com Gustavo Carvalho. Posso até votar em Tomba, mas hoje não tenho compromisso com ninguém". Dudu ainda disse que se encontrou há poucos dias com o deputado Hermano Morais e que conversaram bastante, onde Hermano se mostrou interessado em um apoio no município de Santa Cruz.

Ex-prefeito de Tangará o Gija, brinca de política e diz que vai se filiar no PMDB nos próximos dias

O ex-prefeito de Tangará Giovanni César mais uma vez quer iludir o povo daquela cidade, o mesmo noticiou nos últimos dias que irá se filiar no Patido da Mobilização Democrática Brasileira (PMDB), mas quem disse que ele pode?

Gija está com seus direitos políticos cassados, e segundo a constituição Brasileira, partidos políticos não podem ter como filiados pessoas com os direitos políticos cassados, como é o caso de Gija.

Será que Gija quer deixar a população de Tangará pensando que ele vai ser candidato a deputado estadual? Porquê dizer ao povo que vai para o PMDB se ele não pode se filiar, nem muito menos ser candidato?

Oposição desmente chapa PMDB e PT e candidatura de Fátima fica ameaçada

Faltou combinar com os “russos” – e também com os “americanos”. É essa a impressão que se tem depois que a notícia da chapa “fechada” entre PMDB e PT foi desmentida pelos demais partidos da oposição estadual. O pior para o Partido dos Trabalhadores é que o anúncio prematuro acabou tendo um efeito inverso, mostrando a divisão interna dentro do próprio PT e a força de siglas como o PSB e o PSD, que agora passam a ameaçar a presença petista na disputa majoritária.

O problema da divisão foi visto logo no início do anúncio, quando os petistas que participaram da reunião com a Executiva Nacional do partido se surpreenderam com o anúncio de Fátima Bezerra, de que o partido já havia fechado uma aliança com o PMDB. “Fomos informados sobre os andamentos da aliança com o PMDB local, onde este partido indicará o candidato a governo conforme, inclusive, foi noticiado recentemente pela imprensa nacional”, afirmou o deputado estadual Fernando Mineiro, uma das lideranças petistas no RN, confirmando, de maneira sutil, que não tinha conhecimento dessa negociação até a reunião com a Executiva.

Se a negociação foi uma surpresa dentro do PT, o anunciou foi uma novidade ainda maior para pessebistas e pessedistas. As duas siglas esperavam integrar a chamada “chapa da oposição” e negociavam, ainda, com petistas e peemedebistas quem ficaria em qual cargo. “Conversei com várias pessoas dos dois lados e não há ainda uma definição sobre a chapa”, afirmou a deputada estadual Márcia Maia, do PSB, negando a aliança e o isolamento do partido dela.

Contudo, além de ser inesperada, a possibilidade de aliança entre PT e PMDB também foi rapidamente descartadas pelos demais partidos pelo fato de deixar fora da disputa – consequentemente, tornando-os adversários políticos – dois personagens destacados da oposição estadual ao Governo Rosalba Ciarlini (DEM): a ex-governadora Wilma de Faria, do PSB, e o vice-governador Robinson Faria, do PSD. “Nosso partido está muito forte. Nós temos hoje o nome de Wilma com possibilidade de candidatura majoritária e não é porque o PSB quer, não é porque os aliados querem, é porque a população quer”, analisou Marcia Maia, ressaltando a força do nome da ex-governadora Wilma e cobrando a presença dela na chapa oposicionista. “O fato é que hoje a população do Estado, representados por diversos segmentos sociais, quer Wilma de novo governadora”, acrescentou.

A participação de Wilma de Faria na chapa majoritária, assim, poderia até estar garantida, mas não como candidata ao Governo. Não se quiser ser candidata com apoio de oposicionistas. Afinal, o PSD e o PMDB já afirmaram por diversas oportunidades que lançarão candidatos próprios ao Executivo no próximo ano. Os pessesdistas apostam no vice-governador Robinson Faria, enquanto os peemedebistas preferem dizer que discutem “primeiro o projeto, depois o nome do partido”.

“PSD está resolvido e muito bem resolvido (terá candidato sim). Agora, os demais atores, eu não posso falar por eles”, ressaltou Robinson Faria na semana passada. Sendo assim, tanto para participar de aliança com o PSD, quanto com o PMDB, ou ainda com os dois partidos, Wilma teria que ser deslocada para o Senado. Sendo assim tiraria, justamente, a vaga destinada à Fátima Bezerra.

Querendo antecipar aos demais partidos, o PT de Fátima Bezerra acabou confirmando ainda mais a tese de indefinição da oposição estadual sobre as eleições de 2014. E como os petistas, seguindo orientação nacional, não poderão se aliar ao partidos que não estão na base de sustentação de Dilma Rousseff. Eles vão ter que esperar as demais siglas definirem seus espaços para poder traçar seus objetivos. É. Ainda não foi desta vez que a chapa foi desenhada.

Técnico do ABC pede 100% em casa para garantir vaga na Série B 2014

Quatro jogos sem vencer e cinco por jogar na Série B do Brasileiro para tentar garantir a permanência na edição do próximo ano da competição nacional. Para alcançar o objetivo, o técnico do ABC, Roberto Fernandes, dispensou a calculadora e já traçou o que o Alvinegro precisa fazer para disputar a Segundona no ano que vem.

Nove pontos é a meta do treinador nos próximos três confrontos em casa, respectivamente contra Icasa-CE, ASA-AL e Avaí-SC. “Tem que vencer os três”, disparou Fernandes que recorreu a seu arsenal de frases de efeito para descrever a situação abecedista após . “Aquele que pega no trabalho usando a sombra do passado, não é merecedor do fruto daquele trabalho”, disse.

Para ele, o Alvinegro não pode se deixar levar pelo trabalho que levou o time a seis vitórias consecutivas, tampouco se abater pela sequência de quatro jogos seguidos sem vitória. Fernandes destaca a necessidade de a caminhada pela redenção na Série B começar contra a equipe icasiana.

“Temos que fazer desse jogo uma grande decisão, com o apoio do torcedor, para conseguir vitória e se aproximar dos 40 pontos. Assim, ficaríamos, para não depender mais de ninguém, de mais seis pontos com dois jogos para disputar em casa, então é aqui no Frasqueirão que temos que garantir a permanência”, afirmou o treinador.

Na projeção do treinador, time atualmente com 36 pontos, iria a 45 e garantiria a vaga na edição do próximo ano. Além dos jogos em casa, o ABC ainda enfrenta Figueirense-SC e América-MG longe de seus domínios. “Os jogos contra essas equipes são para criar gordura”, destacou o comandante alvinegro.

Caso a projeção abecedista não se confirme e o time mantiver o aproveitamento próximo de 48% nas 20 partidas em que teve Roberto Fernandes como treinador, os potiguares conquistariam apenas mais sete pontos – duas vitórias e um empate – nos cinco jogos e terminaria a competição com 43 pontos.

A pontuação, ao menos no cenário atual, deixaria o time ainda ameaçado pelo descenso, necessitando que os rivais Atlético-GO e Paysandu não marcassem mais de sete pontos nos jogos que ainda terão pela frente para não correr o risco de ser rebaixado. “A permanência do ABC precisa ser fincada aqui dentro, aqui no Frasqueirão”, destacou o treinador.

Henrique Alves pedirá ajuda para Pedra Preta à Defesa Civil Nacional

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (6), em Brasília, o prefeito Luiz Antônio, de Pedra Preta. Eles conversaram sobre os abalos sísmicos que atingem o município do Sertão Central Potiguar e se intensificaram nos últimos dias. O prefeito apresentou um relatório prévio sobre os danos materiais causados em prédios públicos e residências, tanto da cidade como da zona rural. O ginásio de esportes, um dos mais danificados, está interditado e as aulas continuam suspensas.

Henrique Alves reconhece que, em Pedra Preta, além das dificuldades normais comuns a maioria das prefeituras, o prefeito Luiz Antônio e a população local passaram a conviver nos últimos dias com o medo e a incerteza em função de centenas de abalos sísmicos. Com base no relato preliminar apresentado pelo prefeito, o presidente da Câmara pediu um documento técnico, mais completo e detalhado, para solicitar ajuda ao Ministério da Integração Nacional. “A Defesa Civil Nacional poderá nos ajudar com recursos para reconstrução de casas, por exemplo, e auxílio emergencial que reforcem o apoio local e do governo do estado”, disse.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, reafirmou nesta quarta-feira (6), em reunião com representantes da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), a realização de uma Comissão Geral, na próxima terça-feira (12), para discutir a crise financeira dos municípios brasileiros. O presidente da Femurn e prefeito de Lajes, Benes Leocádio, reforçou o apelo dos demais prefeitos potiguares para que o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) receba um acréscimo de 2%.

Também participaram do encontro com o presidente da Câmara, os prefeitos de Pedro Avelino, Sérgio Cadó; Pedra Preta, Luiz Antônio e Jandaíra, Beto Roque. O deputado Tomba Faria acompanhou os prefeitos no encontro com Henrique Alves.  Ele disse que os relatos dos prefeitos são preocupantes e defendeu que o piso dos agentes comunitários de saúde e o reajuste do salário dos professores, se aprovados pela Câmara, sejam acompanhados de repasses do governo federal. “As prefeituras necessitam de uma fonte pagadora para não inviabilizar as administrações municipais com esses novos gastos e mais encargos”, ressaltou Tomba.

O prefeito Sergio Cadó disse que, em Pedro Avelino, a maior parte dos R$ 300 mil de FPM que recebe em três parcelas, mensalmente, fica com o próprio governo federal por causa de renegociação de dívidas com a Previdência Social e FGTS, entre outras. “Sou testemunha do esforço do deputado Henrique Alves em nos ajudar. Tudo que estamos fazendo em Pedro Avelino é com recursos de emendas do parlamentar”, reconheceu. Segundo o prefeito são obras de pavimentação, reforma de praças, poços tubulares e passagens milhadas que geram empregos locais e até impostos reinvestidos no município.

Justiça autoriza BBom, acusada de pirâmide financeira, a voltar a operar

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região autorizou a empresa BBom a retomar parcialmente suas atividades. A empresa, que oferece rastreadores de veículos e foi acusada de operar um esquema de pirâmide financeira, vai poder voltar a operar após meses parada.

A companhia não poderá mais oferecer bônus aos revendedores que não estejam diretamente ligados à venda de rastreadores.

Dessa forma, não haverá mais a suposta prática de pirâmide financeira, uma vez que a remuneração será ligada apenas aos serviços vendidos.

A liberação é temporária, enquanto a Justiça ainda não decide sobre outro pedido de desbloqueio feito pela BBom que ainda está no tribunal.

Além disso, foram liberados os pagamentos de dividas trabalhistas e tributárias, além de água, luz e materiais que sejam necessários para o funcionamento da empresa.

A empresa afirma em nota pública que “se mantém e se manterá, junto aos órgãos Governamentais e Judiciais, prestando todos os esclarecimentos técnicos necessários à demonstração de que atua, regularmente, na forma do Marketing de Rede”.

Wilma diz a Paulo Davim que PSB/RN disputará Senado ou Governo em 2014

O senador Paulo Davim, presidente do PV estadual, informou na manhã de hoje que no encontro mantido recentemente com a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, líder do PSB no Estado ficaram caracterizados pontos comuns entre as duas legendas que poderão proporcionar evolução para uma possível aliança política nas eleições de 2014. Entre os pontos detectados como de identidade entre PV e PSB, o senador cita o posicionamento político com relação ao Governo do Estado e o mesmo pensamento sobre a necessidade de construção de uma proposta que tire o Rio Grande do Norte da situação de dificuldade em que se encontra.

No encontro com Wilma de Faria, Paulo Davim diz ter externado que o PV tem como prioridade fortalecer as candidaturas proporcionais do partido objetivando aumentar a representatividade nas Casas Legislativas, entretanto, ressaltou que o PV pretende manter entendimentos com outras siglas que objetivam apresentar candidaturas ao Governo do Estado. Em resposta, a vice-prefeita de Natal, afirmou que o PSB, além desse propósito de valorizar a disputa para Câmara Federal e Assembleia Legislativa disputará vagas na chapa majoritária, que poderá ser o Governo do Estado ou Senado da República.

PV reúne-se com PMN na próxima segunda-feira  
“O encontro com o PSB representado pela sua presidenta, Wilma de Faria, foi bom e proveitoso. Pretendemos nos reunir novamente para aprofundarmos a discussão sobre os diversos temas de interesse dos partidos e da população. PV e PSB são partidos importantes no contexto estadual e certamente têm muito a contribuir para tirar o Rio Grande do Norte dessa situação de dificuldade em que se encontra”, disse Paulo Davim.

“O PV está também conversando com outros partidos e na próxima segunda-feira vai se encontrar com o PMN, legenda liderada no Rio Grande do Norte pelo deputado Antonio Jácome”, informa o senador Paulo Davim, lembrando que já conversou com PHS, PR, PEN, entre outras siglas. Ele acrescenta que nesses entendimentos o PV objetiva descobrir afinidades, pontos em comum e aspirações, para a partir daí avaliar a possibilidade de construção de alianças.

O senador potiguar, que está substituindo o titular Garibaldi Filho, entende ser urgente o a necessidade de apresentar à sociedade um programa de governo que apresente soluções para tirar o Estado das crise em que se encontra. “Temos consciência que somos um partido pequeno, com virtudes e defeitos, mas que poder contribuir muito com o futuro candidato a governador que ofereça condições de resgatar o Rio Grande do Norte e colocá-lo no caminho do desenvolvimento.

Paulo Davim conclui dizendo que os tempos mudaram e a sociedade quer verdade e ações concretas dos governantes. “Temos consciência que podemos contribuir com um candidato a governador que suas propostas sejam condizentes com o nosso pensamento e com as bandeiras do Partido Verde, não só no aspecto ambiental, mas também na ética, na saúde e na vida”, disse ele.

PEDIDO DE IMPEACHMENT
Questionado sobre o pedido de impeachment da governadora Rosalba Carlini, o senador Paulo Davim diz preferir não opinar, já que não tem informações detalhadas sobre o assunto e as razões que motivaram o pedido. Sobre a possibilidade de reeleição da governadora, o senador Paulo Davim concluiu com essa declaração: “A despeito da má-avaliação, a governadora tem legitimidade. Não sei se ela vai conseguir sucesso caso decida pela reeleição”. (JP)

Distribuição de casas resulta em condenação para ex-prefeito de Upanema

Ex-prefeito de Upanema foi condenado por ato de improbidade administrativa, conforme sentença publicada ontem (5) no Diário de Justiça Eletrônico. A decisão coube ao juiz José Herval Sampaio Júnior, da Comissão de Aperfeiçoamento da Meta 18 do CNJ. Jorge Luiz Costa de Oliveira foi denunciado por distribuir unidades habitacionais de modo irregular.

De acordo com o Ministério Público, o então prefeito teria autorizado a construção de 25 casas populares. A distribuição foi marcada por irregularidades, com algumas unidades sendo doadas em pagamento de dívidas trabalhistas provenientes da empresa da família do gestor, conforme apurou no Procedimento Administrativo nº 003/2003, que ouviu diversas testemunhas.

Para o MP, a conduta do ex-prefeito caracteriza ato de improbidade administrativa, uma vez que teria se afastado do princípio da impessoalidade da ação administrativa, buscando o ex-gestor satisfazer interesses particulares. A conduta maculou ainda a Lei Municipal nº 246/2002, que impõe à Prefeitura o dever de encaminhar à Câmara os atos de doação de imóveis pertencentes ao patrimônio do Município.

No âmbito judicial, o ex-prefeito tentou mostrar que não teve qualquer ingerência nas ações sociais da Secretaria de Ação Social, responsável pela distribuição dos imóveis. Segundo o acusado, a mencionada Secretaria fez cadastro prévio dos interessados, contemplando apenas pessoas carentes.

Decisão
Herval Sampaio afirmou que as provas acostadas aos autos permitem constatar as irregularidades. “Verifico a ocorrência de desvio de finalidade nos atos de doação de casas populares no município de Upanema/RN durante a gestão do ex-prefeito Jorge Luiz Costa de Oliveira”, afirmou o juiz. Para o magistrado, a doação dos imóveis não obedeceu ao que diz a Lei municipal nº 246/2002 e o Decreto Lei nº 271/67, ocorrendo em “desrespeito aos ditames legais e aos princípios constitucionais”.

“Ainda que as doações informais não tenha trazido dano concreto ao patrimônio público, maculam vários princípios relacionados à Administração Pública, tais como a moralidade, a legalidade, a impessoalidade e a eficiência”, completou o julgador.

O ex-prefeito foi condenado na suspensão dos direitos políticos por três anos, ao pagamento de multa civil correspondente a dez vezes o valor da remuneração percebida quando gestor e estará proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos.

TRE cassa prefeito Bruno Patriota por abuso de poder econômico em Ielmo Marinho



O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou na tarde desta terça-feira a cassação do prefeito de Ielmo Marinho, Bruno Patriota, do PSD. Por 4 votos a 2, a Corte eleitoral decidiu pelo entendimento que o gestor cometeu abuso de poder econômico durante as eleições de 2012. Com isso, além de Bruno, sai também o vice, Francenilson, e será realizada uma nova eleição na cidade.

A denúncia foi baseada no “evento social” denominado de “Ielmo Cidadã”, que teria tido um cunho político-eleitoral, distribuindo benefícios à população carente e ensejando a participação do candidato, Bruno Patriota, consequentemente, promovendo a imagem dele.
Foram favoráveis a manutenção do prefeito no cargo o relator do processo o juiz Nilson Cavalcanti e o desembargador João Batista Rebouças. Pela cassação do gestor, votaram o juiz federal Eduardo Guimarães, o juiz Artur Cortez e os juízes Verlano Medeiros e Carlo Virgílio.

“O uso do evento foi sim eleitoreiro, houve distribuição de prótese dentária, e a secretária de ação social deixou claro que os candidatos pudessem estar presentes antes da proibição eleitoral, ela não mencionou isto mas, deixou muito claro que deveria ser inaugurado antes da proibição eleitoral”, afirmou o juiz eleitoral Eduardo Guimarães.

Os advogados do prefeito Bruno e do vice Francenilson Alexandre dos Santos entram com recurso ainda hoje, a ser protocolizado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se não houver suspensão do que o TRE decidiu, assume o presidente da Câmara Municipal – José Roberto (PTB), ex-secretário municipal da Educação, até realização de nova eleição em três meses.

Prefeituras do RN, inclusive a de Santa Cruz, fecham suas portas em protesto contra o esvaziamento financeiro

A Prefeitura de Santa Cruz aderiu ao movimento SOS Municípios, idealizado pelo Deputado Estadual Tomba Farias, em parceria com a Assembleia Legislativa e Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).

Nesta terça-feira (05) e quarta-feira (06) a sede do Poder Executivo Municipal estará fechada e sinalizada como forma de protesto contra a crise financeira pela qual passam as prefeituras potiguares.

Além da Prefeitura de Santa Cruz, várias outras de todas as regiões do estado também estarão fechadas nesses dois dias. Os gestores buscam chamar a atenção do Governo Federal e do Congresso Nacional pois não há país desenvolvido com municípios em crise.

A Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, comentou recentemente a situação de dificuldade enfrentada por seu município. "Todos os meses temos feito contas, constantemente, para não prejudicar a população e, principalmente, nosso funcionalismo. Mas a queda constante do FPM preocupa, pois todos os gastos aumentaram e não justifica o FPM ser reduzido", afirmou a prefeita.

A Prefeitura de Santa Cruz conta com o apoio, compreensão e solidariedade de todos os munícipes.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Governo confirma ida de psicólogos a cidade do RN atingida por tremores

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) confirmou para a próxima segunda-feira (11) o envio de psicólogos ao município de Pedra Preta, a 149 quilômetros de Natal. Os profissionais atenderão os moradores da cidade, atingida por uma série de tremores de terra nos últimos dias. O envio de psicólogos foi solicitado pela prefeitura da cidade na última sexta-feira (1).

O chefe de gabinete da Prefeitura de Pedra Preta, Jorge Alessandro Ferreira, informa que o pedido foi motivado pela tensão que os abalos sísmicos têm causado na população. "O tremor do dia 25 de outubro, de magnitude 3,7, mexeu muito com os moradores. Só se fala nisso na cidade desde então. Queremos acalmar e orientar as pessoas", explica.


A ação da Sesap ocorrerá de forma integrada com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de João Câmara, a 74 quilômetros da capital, unidade de referência para atendimento dos moradores de Pedra Preta. De acordo com a Sesap, além de psicólogos, prestarão apoio à população enfermeiros, acupunturistas e educadores físicos do Caps realizando trabalhos de relaxamento, acupuntura, rodas de conversa e exames físicos, como aferição da pressão arterial. A secretaria acrescenta que haverá uma palestra sobre as medidas a serem tomadas para se tentar lidar com as dificuldades diante dos abalos sísmicos.

A subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, Iraci Nestor, informa que será feito um diagnóstico dos problemas e necessidades específicos aos moradores de Pedra Preta para desenvolver um trabalho adequado. “Buscaremos contribuir para que as pessoas possam conviver da melhor forma possível com a situação enfrentada em decorrência do desastre”, diz.

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) continua acompanhando a atividade sísmica que vem ocorrendo na localidade de Cabeço Preto, em Pedra Preta, desde o dia 24 do mês passado. Desde então, já foram registrados mais de 500 eventos. A maioria, porém, considerados micro tremores que não são percebidos pela população, sendo apenas registrados pelas estações sismográficas mais próximas do epicentro.

Tremores consecutivos
Na última quinta-feira, dia 31 de outubro, entre 20h e 23h, pelo menos dez tremores1 foram registrados pelo Laboratório Sismológico da UFRN. O maior deles teve magnitude 3,5. Pela primeira vez desde o início dos abalos, os pesquisadores da UFRN orientaram a população a ficar fora de suas residências.

No dia seguinte, a governadora Rosalba Ciarlini enviou uma equipe da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para Pedra Preta com o objetivo de avaliar os riscos de desabamento de residências que foram afetadas com os últimos tremores de terra que ocorreram na cidade. Uma equipe do Exército também se deslocou para a cidade.

Na ocasião, o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Josenildo Acioli, aconselhou os moradores a permanecerem em suas casas e tratou de tentar tranquilizar a população. "Não há motivo para abandono. Tomamos as precauções para ter uma resposta rápida e eficaz se necessário", afirmou.

Uma equipe do Laboratório Sismológico da UFRN também foi para a cidade nesta sexta-feira (1º). "A população está assustada, com medo. É importante que venha alguém para pelo menos orientar a população sobre como proceder em caso de um tremor mais forte", disse o prefeito de Pedra Preta, Luiz Antônio Bandeira de Souza. Segundo ele, muitos moradores dormiram fora de suas residências com medo de tremores mais fortes. "A situação é preocupante. Os tremores vêm aumentando e a gravidade aumentou consideravelmente", disse o prefeito.

Várias casas estão com rachaduras que apareceram após os tremores de terra. Além disso, uma quadra de esportes da cidade foi interditada por risco de desabamento.

Competições esportivas do SCFV promovem socialização e interação entre os alunos


Alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV) disputaram nas últimas duas semanas do mês de outubro o primeiro “Campeonato Interno de Futsal” do programa.

Visando estimular a prática esportiva de futsal, bem como, oferecer a socialização e a interação entre alunos, a Prefeitura de Santa Cruz, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou a competição que premiou as melhores equipes com troféus e medalhas.

Nesta segunda-feira (04) foi iniciado o campeonato de basquete entre os alunos do programa que praticam essa modalidade.








 Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Construção do novo aeroporto avança e Governo intensifica obras nos acessos

O Governo do Estado realizou hoje uma visita técnica ao canteiro de obras dos acessos ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante, com previsão de entrega para abril de 2014. O diretor do Departamento de Estradas de Rodagens, Demétrio Torres, afirmou que não há empecilhos à execução do projeto e a governadora Rosalba Ciarlini confirmou que a data de entrega permanece.

As obras do acesso norte, que ligará o terminal à BR 406, próximo de Extremoz, já atingiram 15% de conclusão. O Governo do Estado já concluiu o desmatamento e terraplenagem e fabrica as primeiras peças do viaduto que será erguido no local. A previsão é entregar o acesso em março de 2014.
 
Já o acesso sul, que passará por Macaíba, atingiu 5% de conclusão. Ao todo, 100 funcionários trabalham na construção dos acessos. A previsão é entregar o acesso norte em março e o sul, em maio, depois da inauguração do terminal, que já atingiu 90% de conclusão.
 
Segundo o governo, 7% dos R$ 73 milhões previstos para execução já foram aplicados na construção, a cargo da empreiteira EIT.

PSV 2014 da UERN oferta 2.180 vagas de graduação

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve), publica o edital do Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2014). Para o ano letivo de 2014 serão ofertadas 2.180 vagas iniciais nos cursos de graduação da UERN. As provas serão realizadas nos dias 2 e 3 de fevereiro do ano que vem.

O PSV será aplicado, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patú, Natal e Caicó. Uma das novidades é a ampliação do número de vagas para o curso de Medicina, que salta de 26 para 60 vagas. Outra mudança é a reserva de vaga para pessoas com deficiência. O horário de realização das provas será das 13h30 às 17h30 (horário local oficial), acrescido de uma hora para o candidato com necessidade especial. O acesso ao local de realização das provas pelo candidato ocorrerá das 12h45 às 13h15.

A solicitação de inscrição no PSV 2014 deverá ser efetuada, exclusivamente, via internet, pelo portal da UERN ou no endereço eletrônico da Comperve. As inscrições terão início às 9h do dia 18 de novembro e irão até as 23h59 do dia 6 de dezembro de 2013, conforme horário local. A Comperve alerta que para ter acesso ao Formulário de Inscrição, o candidato deverá concordar com todas as informações constantes nas orientações e fornecer o número de seu CPF, condição exclusiva e obrigatória. É inaceitável o uso do número do CPF de terceiros.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00 (cento e dez reais). O candidato pagante, para confirmar sua inscrição, deverá pagar a taxa exclusivamente através de boleto bancário, pagável nas agências bancárias e casas lotéricas. A Comperve afirma que se isentará de qualquer responsabilidade sobre pagamentos fora do prazo. O boleto gerado até o prazo final (23h59 do dia 06/12/2013) poderá ser pago até o dia 11 de dezembro deste ano.

O candidato identificado em sua ficha de inscrição como pertencente ao sistema de cota social e que declare ser pessoa com deficiência e/ou isento do pagamento da taxa de inscrição, integral ou parcial, ou ainda que solicitou atendimento especial, deverá obrigatoriamente entregar a documentação exigida no edital entre os dias 16 e 20 de dezembro de 2013, das 8h às 17h em um dos locais apontados no edital. A documentação exigida deverá ser entregue pessoalmente ou através de procuração.

Pessoas com deficiência
Cinco por cento das vagas iniciais distribuídas por campus, curso, habilitação, turno e semestre letivo da UERN são destinadas a candidatos, exclusivamente, com deficiência comprovada, através de laudo médico, por profissional cadastrado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme determina Lei Estadual nº 9.696, de fevereiro deste ano. Caso a aplicação do percentual resulte em número fracionado, deve ser considerado o primeiro número inteiro subsequente. Com isso, no PSV 2014 serão ofertadas 131 vagas para deficientes.

Cotistas
Para os estudantes cotistas, metade das vagas iniciais, 50%, distribuídas por campus, curso, habilitação, turno e semestre letivo da UERN são destinadas a alunos que tenham cursado integral e exclusivamente o ensino fundamental e médio em escola pública, de acordo com a Lei Estadual 8.258, de dezembro de 2002. As demais vagas serão preenchidas em obediência à classificação geral dos candidatos, independente da rede de ensino de origem.

Veja o edital completo aqui.

Getúlio: “Do ponto de vista jurídico, impeachment não tem razão de existir”

O deputado estadual Getúlio Rego (DEM), líder do governo Rosalba Ciarlini na Assembleia Legislativa, considera que, do ponto de vista jurídico, não há razão para o impeachment da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Segundo ele, caso haja o acatamento das razões alegadas pelo Sindicato de Saúde (Sindsaúde), haveria uma série de impeachments em praticamente todos os estados brasileiros.

“Eu estou vendo a proposta sem nenhuma consistência. As razões alegadas são reais de dificuldades (na saúde e na segurança pública). Mas se os problemas de saúde e segurança viessem a prevalecer como pedido de impeachment, seria para todos os governadores do País”, disse, afirmando que, no pedido, “não há uma só desobediência à norma constitucional e legal. Do ponto de vista jurídico, o impeachment não tem nenhum sentido de existir”, afirma.

Segundo avalia o líder governista, a matéria é vista como fraca até mesmo por quem faz oposição ao governo Rosalba Ciarlini. “Até deputados da própria oposição reconhecem isso. Ontem, o deputado Fábio Dantas (PC do B) disse isso na Assembleia”, afirmou Rego.

Tribunal determina bloqueio dos bens de Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem seu tempo. Um exemplo disso foi dado hoje, quase dois anos depois da Operação Judas, que denunciou o esquema de desvio de recursos públicos na Divisão de Precatórios do Tribunal de Justiça. Isso porque foi só na edição desta quarta-feira que a Corte de Contas publicou no seu Diário Oficial Eletrônico, o Acórdão nº 422/2013-TC, determinando a indisponibilidade dos bens dos envolvidos no esquema – dentre eles, os desembargadores aposentados Rafael Godeiro e Osvaldo Cruz.

Além da dupla de magistrados (que já haviam sido aposentados, um pela idade, outro por decisão do Conselho Nacional de Justiça), o TCE determinou também a indisponibilidade dos bens de: Carla de Paiva Ubarana Araújo Leal; Carlos Alberto Fasanaro Júnior; Carlos Eduardo Cabral Palhares de Carvalho; Cláudia Sueli Silva de Oliveira; George Luís de Araújo Leal; Glex Empreendimentos e Serviços Exclusivos Ltda; João Batista Pinheiro Cabral; Tânia Maria da Silva e  Wilza Dantas Targino.

Essa decisão, vale lembrar, já havia sido tomada na Sessão Plenária realizada no último dia 26 de setembro. Em votação unânime, o TCE concedeu medida cautelar de indisponibilidade dos bens integrantes dos patrimônios de 11 pessoas contra as quais o Relatório Conclusivo de Inspeção nº003/2012-SC, e imputa responsabilidades pelo dano ao erário de R$ 14.195.702,82, valor apurado pelo Corpo Instrutivo do Tribunal, resultante de desvios de recursos do pagamento de precatórios no âmbito do Tribunal de Justiça Estadual, no período de 2007 a 2011.

Por ocasião do julgamento, ao proferir seu voto, o conselheiro relator Carlos Thompson Costa Fernandes teceu considerações sobre os requisitos necessários à concessão da cautelar em questão, bem como sobre o dano ao erário até então apurado pelo Corpo Instrutivo e a necessidade de serem resguardados bens dos envolvidos para ressarcimento dos prejuízos causados à Fazenda Pública, em caso de futura condenação definitiva na instância administrativa, independentemente de eventuais medidas cautelares adotadas no âmbito do Poder Judiciário.

Verificou o relator, ainda, a existência nos autos de fortes indícios de responsabilidade, de cada uma das 11 pessoas contra as quais se concedeu a medida de urgência, em regime de solidariedade, pelo dano perpetrado ao erário em decorrência dos fatos até então apurados no Processo nº 852/2012-TC, em tramitação no Tribunal de Contas.

O Acórdão somente agora foi publicado na imprensa oficial em razão da necessidade de prévia efetivação da medida cautelar decretada pela Corte de Contas, por meio da averbação da indisponibilidade junto aos registros de imóveis e veículos e junto a instituições financeiras, o que poderia restar frustrado caso a publicação tivesse ocorrido imediatamente após a prolação da decisão colegiada. Além de Rafael e Osvaldo julgados no CNJ, Carla e George já foram condenados na Justiça Estadual pelo esquema.

Prefeitura de Santa Cruz faz adesão do Selo Unicef 2013/2016


A Prefeitura de Santa Cruz fez a adesão ao Selo Unicef 2013/2016. A solenidade de lançamento aconteceu na última quarta-feira (30), na Escola de Governo (Centro Administrativo), em Natal.

Representaram o município de Santa Cruz na solenidade, a secretária municipal de Assistência Social, Suelen Bulhões, e a pedagoga e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Adelma Costa.

O Selo é um símbolo de reconhecimento para os municípios que atingem bons resultados por meio de ações que proporcionam uma melhoria na qualidade de vida das crianças e dos adolescentes. Além de fortalecer a gestão municipal, o Selo também torna possível a avaliação quanto à qualidade das políticas públicas desenvolvidas em cada município.

Uma data será escolhida para a gestão municipal para fazer o lançamento da edição 2013/2016 do Selo Unifef Município Aprovado.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz