quarta-feira, 1 de junho de 2016

Na busca de recursos em Brasília/DF, Prefeita Fernanda tem reuniões na FUNASA e com o Ministro Henrique Alves


A Prefeita Fernanda Costa teve nesta terça-feira (31) uma intensa agenda administrava em Brasília/DF. A gestora, acompanhada do Deputado Estadual Tomba Farias e do Vice-prefeito Joca Ferreira, participou de duas importantes reuniões, uma com Ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves e outra com o Presidente da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), Márcio Endles Lima Vale.

No encontro com o Ministro Henrique, que também contou com a presença do prefeito da cidade Passa e Fica/RN, Pedro Augusto Lisboa, a Prefeita Fernanda Costa tratou da liberação de recursos para a compra dos equipamentos do Teleférico e para a conclusão da obra de reforma, modernização, urbanização do Terminal Rodoviário de Santa Cruz.

Já era noite quando a comitiva de Santa Cruz se reuniu com o Presidente da FUNASA, Márcio Endles Lima Vale para tratar de um projeto que prevê a compra de carros compactadores de lixo e também da necessidade de liberação de recursos pelo órgão.

A Prefeita Fernanda Costa considerou as duas reuniões muito proveitosas e disse estar esperançosa em ter os pleitos do município de Santa Cruz atendidos, já que tanto o Ministro Henrique quanto Márcio Endles sinalizaram de forma positiva às solicitações do município de Santa Cruz.

Nesta quarta-feira (31), a Prefeita Fernanda Costa continuará visitando alguns ministérios em busca de recursos para o desenvolvimento de ações que beneficiem a população santa-cruzense.

Prefeitos do RN confirmam atraso na folha de pagamento


A falta de recursos vem dificultando o andamento das atividades em diversas prefeituras do Rio Grande Norte. Segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CMN) através do uso de questionários, que foi respondido por 126 das 167 prefeituras potiguares foi constatado que a crise instalada no Brasil é a responsável pelo o atraso no pagamento dos servidores em 28 cidades potiguares e que faz com que outras 71 não disponha de recursos financeiros mínimos para arcar, por exemplo, com o piso do magistério.

A redução nos recursos também vem causando o desabastecimento de medicamentos nas unidades básicas de saúde. De acordo com o levantamento a área mais prejudicada é a da saúde.

No Rio Grande do Norte cento e onze cidades afirmaram sofrer com problemas neste setor. Outro dado relevante apresentado na pesquisa é sobre a falta de recursos para a melhoria das unidades hospitalares que atinge 59 cidades do RN.

“Eleições 2016 marcarão novos tempos na política”, afirma escritora de livro sobre o tema


As eleições municipais deste ano serão as primeiras com as recentes modificações eleitorais. Fato esse que deixa ‘ansiosos’ especialistas da área, como é o caso da escritora Lígia Limeira, autora do Manual Prático das Eleições que será lançado em um evento no próximo dia 11 de junho.

“As eleições 2016 marcarão novos tempo na política. Passamos por duas ‘minis’ reformas políticas. Vamos ter mudança significativa na propaganda eleitoral. O período eleitoral vai se reduzir pela metade. Prestação de contas, financiamento de campanha, pessoas jurídicas não podem mais fazer doações”, disse em entrevista para a Rádio Cidade.
Com relação as mudanças nas propagandas, Ligia deu alguns exemplos de como elas funcionarão este ano. “O material de propaganda em bens particulares, que era de 4 metros quadrados, vai passar para meio metro. O material distribuído só pode ser de 50 cm por 40 cm. Em locais públicos serão permitidas apenas bandeiras. Aqueles cavaletes que tinham antes não poderão ser mais utilizados”.

Já sobre as alterações nas doações de campanhas, a escritora explicou que o ‘rastreio’ de onde vem o dinheiro ficou mais eficiente. “Antes, 80% das doações eram pessoas jurídicas. Agora, como apenas pessoas física pode doar, ela fica amarrada a Receita Federal. O que ela doar, tem que ser declarado. Além disso, a doação não pode ser superior a 10% do rendimento dela no ano anterior”.

Péricles Rocha e Marcos Lima, pulam fogueira e deixa a batata quente nas mãos de Gilcelly Adriano e Josemar Bezerra

Depois de muita perca de sono para decidir o passa ou repassa da candidatura na majoritária por um dos grupos políticos que fazem oposição, enfim, os que estavam mostrando menos interesse em ser candidato no pleito de 2016, agora conseguiram se livrar de vez desse "pepino".

Era nítida a ausência do ex-prefeito Péricles Rocha e também do médico Marcos Lima no município de Santa Cruz nos últimos meses onde se estava em jogo a decisão dos nomes para compor a chapa majoritária desse grupo da oposição.

Uma fonte ligada ao grupo, informou que o sentimento dos candidatos derrotados em 2012, Péricles e Marcos, foi de alívio após a decisão.