quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Quadrilha metralha banco, arromba cofre e incendeia carro na Grande Natal

Quadrilha metralha banco, arromba cofre e incendeia carro na Grande Natal (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)

Pelo menos 20 criminosos invadiram a agência da Caixa Econômica Federal de Goianinha, na Grande Natal, na madrugada desta quinta-feira (2). Eles metralharam os vidros, entraram no banco e usaram um maçarico para arrombar o cofre. Ninguém foi preso até o momento.

De acordo com a Polícia Militar, os homens chegaram ao município fortemente armados e usaram quatro caminhonetes e motos. Eles dispararam contra a agência, quebrando os vidros. Em seguida, invadiram o prédio e arrombaram o cofre usando o maçarico. Os policiais encontraram explosivos dentro do banco, que foram deixados pelos bandidos.

A quadrilha ainda cercou a base da PM e fechou as estradas de acesso à cidade com carretas e ônibus que passavam no local, além de espalhar grampos pela pista. Um veículo foi incendiado na BR-101 para impedir a chegada de reforços policiais.

Ainda não há informações sobre o que foi levado da agência. A Polícia Militar continua realizando buscas, mas até o momento ninguém foi preso.

Convenção do PSD no domingo vai confirmar candidatura de Robinson



A convenção estadual do Partido Social Democrático (PSD), marcada para o próximo domingo, dia 05, a partir das 9h, será realizada no Hotel Holiday Inn Arena, próximo à Arena das Dunas, em Natal. Na ocasião, será homologada a candidatura à reeleição do governador Robinson Faria, assim como a chapa proporcional e as coligações do PSD.

Inicialmente, a convenção seria realizada no Complexo Cultural da UERN. No entanto, a organização do evento foi informada que o local passa por obras e ainda está em processo de emissão de licença do AVCD (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) que comprova que uma edificação está atendendo a todos os requisitos de prevenção e combate a incêndios. Sem isso, a universidade pode funcionar normalmente, mas não é liberada a realização de eventos que reúnam milhares de pessoas – como é o caso da convenção.

Diante disso, para manter a regularidade e em respeito à orientação do Corpo de Bombeiros, o presidente estadual do PSD, governador Robinson Faria, determinou a mudança de local para outro em que as licenças estivessem em dia. “Será a grande festa da democracia e esperamos a presença de todos os filiados e aliados do PSD”, destacou Robinson.

Dois PMs participaram de tiroteio que terminou com quatro mortos na Grande Natal

Caso foi em Macaíba, na Grande Natal (Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi)

Dois policiais militares participaram do tiroteio que terminou com quatro mortos em um mercadinho na cidade de Macaíba, na Grande Natal. O caso foi nesta quarta-feira (1º) e, inicialmente, foi divulgada a informação de que apenas um PM estava envolvido no confronto.

O delegado Normando Feitosa, responsável pelo caso, afirmou que os policiais são irmãos e sargentos da PM, um da ativa e o outro da reserva. Eles se apresentaram na delegacia na manhã desta quinta (2) e conversaram sobre o ocorrido, mas só serão ouvidos formalmente nos próximos dias. Os nomes dos dois não foram revelados.

Tiroteio

O tiroteio aconteceu na rua José Coelho, mais conhecida como Rua do Fio, no centro da cidade, no fim da manhã desta quarta-feira (1º). Segundo o delegado Normando, quatro homens armados chegaram ao mercadinho e mataram um jovem de 24 anos, filho do proprietário do estabelecimento. O jovem trabalhava como vigia.

Assim que os tiros foram disparados, os dois PMs, que estavam nas proximidades, reagiram e trocaram tiros com os criminosos. Três deles foram atingidos e morreram na frente do mercadinho. A mãe do jovem de 24 anos, um sobrinho dela e um empregado do mercadinho que também estavam no estabelecimento foram baleados. Feridos, os três foram levados para a UPA da cidade.

A Polícia Militar fez buscas pelo criminoso que escapou, mas apenas o carro em que ele fugiu encontrado. A polícia acredita que ele também esteja ferido.

A Polícia Civil vai investigar o motivo pelo qual os homens mataram o jovem no mercadinho.

Melhor não ter, mas sem vice não há candidatura a presidente



Melhor não ter vice. É uma bobagem em desuso na maioria dos países democráticos. Não garante votos, mas pode afugentar eleitores. Não define o vencedor de eleição, mas pode virar um grande problema para o governante que eventualmente não dê “reconhecimento”, eufemismo cujo significado é: lote de nomeações em órgãos que “furem poços”. Mas cargos majoritários exigem vices para o registro de candidato. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Os candidatos a presidente ainda não definiram os companheiros de chapa por uma simples razão: eles não têm a menor importância.

Apesar de dispensáveis, só com vices pode ser feito o registro de candidaturas a presidente e a governador na Justiça Eleitoral.

O especialista Alexandre Rollo diz que a convenção pode dar poderes à direção partidária para escolher o vice. O prazo final é o dia 15.

Três municípios do RN concentram 35% dos eleitores do estado

Natal tem 557.109 eleitores (Foto: Canindé Soares)

Três municípios do Rio Grande do Norte concentram 35,8% do total de eleitores do estado. Natal, Mossoró e Parnamirim têm, juntos, 850.312 eleitores. Em todo o estado são 2.373.619 eleitores aptos a votar nas eleições de 2018. O pleito acontece no dia 7 de outubro.

A capital potiguar é a cidade com o maior número de eleitores: 557.109. Em seguida estão Mossoró com 174.189 e Parnamirim com 119.014.

Os 14 municípios da região metropolitana de Natal têm 986.677 eleitores, o que corresponde a 41% do total de eleitores do estado.

A cidade com o menor número de eleitores no RN é Viçosa que tem 1.697 pessoas aptas a votar.

A maior parte do eleitorado potiguar é composta de mulheres. Segundo o TSE, são 1.257.039, o que equivale a 53% do total. No que diz respeito à faixa etária, as pessoas com idades entre 30 e 34 anos são maioria entre os eleitores do Rio Grande do Norte.

De acordo com o TSE, 25% dos eleitores do Rio Grande do Norte não concluíram o ensino fundamental. Além disso, 6,81% são analfabetos e 11,46% só sabem ler e escrever.

Este ano, além de eleger o novo presidente, também serão escolhidos deputados federais, deputados estaduais, dois senadores por estado e o governador.


Representantes de Santa Cruz participam de evento em Belo Horizonte/MG que discute politicas públicas voltadas para a assistência social


Santa Cruz participa do XX Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). O evento foi iniciado nesta segunda-feira (30 de julho) e segue até esta quarta-feira (01 de agosto), em Belo Horizonte/MG.

De Santa Cruz, participam do encontro a titular da Assistência Social, Dayse Martins, e a assistência social da pasta, Aline Sayonara.

A edição deste ano do evento trabalha o tema: “Os desafios à universalização do SUAS na conjuntura atual”. São três dias de programação extensa e variada, com oficinas, painéis, debates e mesas redondas.

Para a secretária Dayse Martins, trata-se de um encontro muito importante e que apresenta temas pertinentes para o fortalecimento das ações no âmbito municipal. “Está sendo uma experiência muito proveitosa. Esse evento possibilita a troca de experiência e aborda questões que certamente servirão para ampliar nossas ações em Santa Cruz, fortalecendo ainda mais as politicas públicas voltadas para a assistência social no nosso município”, avaliou a secretária Dayse Martins.

Santacruzense Ivan ferreira convida para a convenção que homologará a sua candidatura a deputado estadual


Fux reconhece ‘inelegibilidade chapada’ de Lula, mas ignora pedido contra candidatura



O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luiz Fux, rejeitou o pedido de um advogado para declarar o ex-presidente Lula inelegível desde já, mas ajustou o texto de sua decisão para incluir nele a expressão “inelegibilidade chapada”, em referência ao petista.

O despacho do ministro é de terça (31) e foi inicialmente noticiado pelo portal UOL. Depois que o teor da decisão foi tornado público, mas antes de o texto ser oficialmente publicado no Diário da Justiça Eletrônico, Fux fez o retoque.
“Não obstante vislumbrar a inelegibilidade chapada do requerido [Lula], o vício processual apontado impõe a extinção do processo”, acrescentou o ministro à sua decisão.

O vício processual a que Fux se referiu é que o pedido foi apresentado ao TSE por um cidadão comum, “despido de legitimidade ativa amparada na lei”, como o seria o caso de um partido, por exemplo.

“A decisão que dei foi meramente formal. Uma pessoa do povo promoveu um pedido de inelegibilidade do presidente. Certamente essa pessoa tem uma ideia que vários outros brasileiros têm, e entendeu que sozinha poderia promover essa ação. Eu julguei extinto o processo”, disse Fux a jornalistas na noite desta quarta (1º), em evento no TSE.

“Depois que saiu essa notícia [no UOL], eu fui verificar se a decisão tinha sido publicada [no Diário da Justiça]. Então, peguei a decisão, para não deixar dúvida, e fiz questão de colocar nela a ilegitimidade do cidadão [que fez o pedido] e, ao mesmo tempo, ser coerente com tudo aquilo que tenho defendido publicamente, que é a inelegibilidade de candidatos que já incidiram em uma condenação em segunda instância”, explicou o ministro.

Lula está preso em Curitiba desde abril, depois de ter sido condenado em segunda instância no caso do tríplex de Guarujá (SP). O PT tem dito que vai pedir ao TSE o registro de candidatura do ex-presidente -que, para Fux, é ficha-suja.
O pedido de registro de candidatura pode ser feito até o próximo dia 15.

PR se reúne com líderes do partido e anuncia apoio a Robinson Faria



Partido da República – PR reuniu na manhã desta quarta-feira (01), no auditório do Hotel Maine, em Natal, centenas de prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores e lideranças do PR para decidir o rumo do partido em 2018. O espírito republicano de respeito às bases e a lealdade ao partido, nas falas dos componentes da mesa, deram o tom da reunião.

O prefeito de Santana do Matos, Dr. Edvaldo Júnior, chamou atenção sobre como o PR conduz suas decisões. “O PR tem uma característica que é importante ressaltar: Muitas vezes divergimos acirradamente, muitas vezes convergimos com facilidade, mas sempre debatendo. Sempre houve espaço para discussão, troca de ideias e para o entendimento. Esse respeito tem que haver em qualquer sigla do RN”, argumentou.

No encerramento, o presidente estadual do PR, João Maia, anunciou a decisão do partido. “Nós vamos nos coligar na majoritária com o PSD, do Governador Robinson Faria. Eu vou fazer a campanha de reeleição do governador com exceção das cidades onde o partido, por questões locais, tiver posição diferenciada, como forma de respeito”, declarou.

João Maia fez questão de destacar que: “A maior derrota que pode acontecer nessa eleição, para nós que acreditamos na política como forma de melhorar a vida das pessoas, é que no dia 7 de outubro o número de abstenções, voto nulo ou em branco seja maioria”. 

A palavra foi concedida a cada membro da mesa, composta pelo presidente estadual do PR, João Maia, pela presidente do PR Mulher e prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, pelo prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho Medeiros, o dirigente estadual do PR, Tião Couto, deputado estadual, George Soares, pré-candidata a deputada estadual, Tereza Maia, o pré-candidato a deputado estadual, Jorge do Rosário, pré-candidato a deputado estadual Ubiracy Pascoal, o pré-candidato Igor Rafael, o prefeito de Santana do Matos, Edvaldo Júnior, o prefeito de Assú, Gustavo Soares, o prefeito de Serra do Mel, Bibiano Azevedo e ex-prefeito de Marcelino Vieira, Iramar Oliveira, filado no PR desde 1986.

Nesta quinta-feira (02), o Partido da República – PR realiza sua convenção cartorial na sede do partido.

No RN, 25% dos eleitores não concluíram o ensino fundamental

No RN, 25% dos eleitores não concluíram o ensino fundamental (Foto: Reprodução/EPTV)

Nas eleições de 2018, 2.373.619 potiguares estão aptos para irem às urnas escolherem os representantes do estado potiguar. O número oficial de eleitores foi anunciado na manhã desta quarta-feira (1º) pelo Tribunal Superior Eleitoral. De acordo com o TSE, 25% dos eleitores do Rio Grande do Norte não concluíram o ensino fundamental. Além disso, 6,81% são analfabetos e 11,46% só sabem ler e escrever.

Se comparado com os números de quatro anos atrás, nas eleições de 2014, neste ano houve no RN uma redução de 2% na quantidade de eleitores aptos. Enquanto isso, o Brasil teve um aumento de 3%, em 2018 são 147.302.354.

Dentre os eleitores que vão às urnas no dia 7 de outubro no RN, 2.365.752 votarão com biometria e 7.867 sem a utilização do sistema biométrico, o que corresponde a 0,33%.

Médicos do RN elegerão nova diretoria do CREMERN próxima semana



Médicos de todo o Estado devem participar, na próxima terça-feira dia 7 de agosto, da Eleição do Conselho Regional de Medicina do Rio Grade do Norte – CREMERN. A votação irá acontecer entre 8h às 20h, em Natal e Mossoró. 

Neste dia serão eleitos 20 conselheiros titulares e 20 suplentes para a gestão 2018-2023. A votação terá chapa única e o médico deve estar adimplente com o Conselho.  

O voto é obrigatório para todos os médicos inscritos no Rio Grande do Norte, exceto para o médico exclusivamente militar, e facultativo para os médicos com idade a partir de 70 anos.

A Comissão Regional Eleitoral do CREMERN 2018 é formada pelos médicos Glay Nogueira Fernandes Gurjão, Ricardo José Curioso da Silva e Roberto Furtado de Mendonça. Os nomes que compõem a chapa “Defesa da Medicina com Ética e Dignidade” você confere no site www.eleicoes.cremern.org.br

A eleição acontece de forma mista, sendo o voto presencial e por correspondência: Para o voto presencial, os médicos de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz votam na Sede, na Av. Rio Branco, 398, Cidade Alta - Natal/RN e os médicos que residem em Mossoró votam na Delegacia Regional do CREMERN, localizada na Rua Julita Gomes de Sena, 20, Nova Betânia, Mossoró/RN.

Para o voto por correspondência, o kit de votação foi enviado via Correios. Para saber mais sobre este tipo de voto e verificar sua situação eleitoral, acesse o endereço: www.eleicoes.cremern.org.br ou entre em contato com a Sede ou Delegacias Regionais do CREMERN (Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros).

O médico que não votar e não apresentar justificativa no prazo de 60 dias estará sujeito à cobrança de multas.

Com duas filhas com necessidades especiais, família é vítima de arrastão dentro de casa na Grande Natal

Pai trabalha com dois filhos na serraria quando foram rendidos pelos assaltantes (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)

Uma família - que possui duas filhas especiais - foi rendida e ficou na mira de ladrões durante um arrastão na noite desta terça-feira, dia 31 de agosto, no bairro Santos Reis, em Parnamirim, cidade da Grande Natal. Além de vários objetos da casa e pertences pessoais, os bandidos ainda levaram uma caminhonete Hilux, que até o momento não foi encontrada. Ninguém foi preso.

A Inter TV Cabugi esteve na residência e conversou com o dono do imóvel, que fica no primeiro andar de uma serraria. Ele contou que estava no estabelecimento, trabalhando com dois filhos, quando dois homens chegaram em uma motocicleta e anunciaram o assalto. Rendidos, o pai e os filhos subiram com os bandidos até a residência, onde a mulher e as duas filhas especiais também foram feitas reféns. Uma das filhas tem 5 anos. A outra, é uma jovem de 21.

Os bandidos pegaram o que quiseram e puderam carregar e em seguida fugiram no carro da família, também levando aparelhos celulares e joias.

O arrastão foi registrado pela Polícia Civil, que vai investigar o caso.

Prefeitura de Santa Cruz inicia obra de pavimentação asfáltica em quatro novas ruas


A Prefeitura de Santa Cruz iniciou nesta terça-feira (31) os serviços de pavimentação asfáltica em mais um trecho que contempla quatro novas ruas da cidade. A obra deverá ser concluída ainda esta semana.

Serão asfaltadas nesta etapa parte da Rua Augusto Severo, no Centro, a Rua Mossoró, no Bairro 3 a 1, além das ruas Pedro Nunes de Carvalho e Afonso Gerôncio da Fonseca, ambas no Conjunto Augusto Fernandes Pereira.

Na semana passada a Prefeitura de Santa Cruz concluiu a obra de pavimentação asfáltica em duas grandes ruas, a João Bezerra da Fonseca (rua da Rádio Santa Cruz AM), que vai da rodoviária até uma extremidade da Avenida Hugo Tavares, e a São Tomás de Aquino, já no Conjunto Cônego Monte, da outra extremidade da Hugo Tavares até o acesso, já asfaltado, do hospital regional.