quinta-feira, 6 de abril de 2017

Entra na Lava Jato mais 4 parlamentar do RN


O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, autorizou a inclusão de mais quatro nomes do RN nos inquéritos: os senadores Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB) e seus filhos deputados federais: Felipe Maia (DEM) e Walter Alves (PMDB), respectivamente. Eles também serão investigados pelo juiz Sérgio Moro.

Prefeitura de Santa Cruz dará início nesta sexta-feira (07) a 5ª edição da Copa Bené de Futsal; mais de 700 atletas estão inscritos


Depois da realização do “Congresso Técnico”, que reuniu os representantes das 51 equipes, a Prefeitura de Santa Cruz inicia, na noite desta sexta-feira (07), a 5ª edição da Copa Bené de Futsal, uma das maiores competições da modalidade no Estado.

Nesta edição, mais de 700 atletas participarão da competição. São 51 equipes distribuídas nas cinco categorias (mirim, infantil, juvenil, adulto e máster). As disputas acontecerão durante os próximos três meses, sempre com partidas no Ginásio Poliesportivo Marcilio Furtado.

A competição será iniciada já com as obras de reforma do ginásio concluídas, como ressaltou o Secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson. “As expectativas são as melhores possíveis para mais uma Copa Bené. Mais uma vez teremos um excelente número de atletas participantes e iniciaremos a competição com o ginásio reformado e pronto para mais uma grande competição”, disse.

Congresso Técnico
Nesta quarta-feira (05) aconteceu o “Congresso Técnico”. O evento, realizado no Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha (CT), reuniu os representantes das equipes inscritas na competição e discutiu questões técnicas relacionadas à Copa Bené de Futsal.

Primeira rodada
Abertura oficial da 5ª edição da Copa Bené de Futsal acontecerá, a partir das 19h, com uma rápida solenidade que contará com a presença da Prefeita Fernanda Costa, em seguida, a bola rola e dois jogos serão realizados.

O atual campeão da categoria máster, o “Asfuso 1”, enfrentará o “Conjunto Cônego Monte”. Na segunda partida da noite, o duelo será entre o atual campeão da categoria adulto, o “Ajax Supercópia”, diante do “Adonai”.  A entrada para acompanhar os dois jogos, assim como todas as partidas da competição, é gratuita.

Para combater doenças causadas pelo Aedes Aegypti, Prefeitura de Santa Cruz entrega repelente para gestantes do Bolsa Família


As mulheres grávidas cadastradas no programa Bolsa Família em Santa Cruz começaram a receber nesta quarta-feira (05), em evento realizado no Instituto Cônego Monte, repelente para aumentar a proteção do mosquito Aedes Aegypti, que provoca a dengue, chikungunya e o zica. A entrega foi realizada pela Prefeitura de Santa Cruz, por meio das secretarias de Saúde e Assistência Social.

A ação faz parte do serviço estratégico de prevenção da ocorrência do zica vírus, do Ministério da Saúde, que busca reduzir o risco de nascimento de bebês com anomalias congênitas, como microcefalia.

Além do cadastro no Bolsa Família, a grávida deve estar realizando o pré-natal na rede municipal e ter registrado, de forma adequada, o acompanhamento das condicionalidades de saúde exigidas pelo programa.

Na ocasião, foram entregues para as gestantes dois frascos de repelente, além de uma programação especial com palestras informativas de como utilizar o produto, bem como os cuidados necessários para o combate diário do mosquito Aedes Aegypti, além de sorteios.

Sargento da PM é assassinado a tiros na Grande Natal

 Um policial militar foi baleado e morto, no final da manhã desta quinta-feira (6), no Golandim, em São Gonçalo do Amarante. Identificado como sargento José Cabral do Nascimento Junior, de 43 anos, a vítima foi atingida por disparos efetuados por um homem que fugiu em uma motocicleta. O policial trabalhava no setor de protocolo da corporação.
O major Eduardo Franco, responsável pela comunicação da Polícia Militar, disse que várias equipes estão em buscas pelos criminosos neste momento, bem como policiais estão no local para apurar as circunstâncias do crime.
Este é o nono policial militar assassinado este ano no Rio Grande do Norte – o 10º agente de segurança se a este número for somada a morte de um guarda municipal.
Secretário de Segurança Pública, Caio Bezerra lamentou a morte do sargento.


O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção á Pessoa (DHPP).

Exposição sobre “Enchente de 81” segue no Teatro Candinha Bezerra até o próximo dia 30 de abril


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza desde o último dia 01 de abril, no hall de entrada do Teatro Candinha Bezerra, a terceira edição da exposição fotográfica sobre a maior tragédia natural de Santa Cruz, a “Enchente de 81”, que completa 36 anos.

O material fotográfico faz parte do acervo histórico e cultural da Secretaria Municipal de Cultura e tem sua exibição aberta ao público das 08h às 12h e das 14h às 17h, sempre em dias úteis e de forma gratuita. A exposição continuará até o próximo dia 30 de abril.

Muitas pessoas, inclusive vários alunos de escolas do município, já visitaram a exposição nesses primeiros dias e tiveram a oportunidade de contemplar, além dos registros fotográficos da tragédia, também recortes de jornais da época, que deram destaque especial em suas páginas para a enchente, a marca deixada por ela e todo o trabalho de reconstrução da cidade.

Agentes penitenciários adotam procedimentos padrões em unidades prisionais do RN


Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte realizaram um ato público e uma assembleia na manhã desta quinta-feira (6) em frente à Governadoria. A categoria decidiu adotar procedimentos padrões nas unidades prisionais, atuando de acordo com a Lei de Execuções Penais e exercendo atividades somente se as condições para isso forem oferecidas pelo estado.
A categoria, inclusive, elaborou uma cartilha que deverá ser usada como parâmetro em todas as unidades prisionais. Nela, constam orientações como: utilizar viaturas que estejam com pneus em estado adequado para o uso; transporte de presos deve ser realizado apenas em viaturas que atendam aos padrões de segurança para a escolta; viaturas com funcionamento dos intermitentes sonoros e sinais luminosos; viaturas com a devida documentação em dia.
Nos dias de visita íntima e social, por exemplo, será permitida tão somente a entrada de alimento do visitante que esteja acomodado uma vasilha plástica transparente com capacidade máxima de um litro, ao passo que a complementação da alimentação dos apenados deverá ser fornecida exclusivamente pelo Estado, conforme estabelece a Lei de Execuções Penais.
Além disso, durante a execução do serviço, será obrigatório o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), dentre os quais destacam-se o colete balístico, armamento letal e não letal, munições letais e não letais, estando todas em perfeito estado de uso de acordo com as especificações do fabricante, especialmente no tocante às suas validades.
Outro ponto da cartilha informa que toda e qualquer atividades administrativas/burocráticas da Unidade Prisional deverão ser executadas com materiais fornecidos exclusivamente pelo Estado como, por exemplo, computador, internet, impressora, cartuchos, papel, caneta, papel, envelopes e telefone.
Os agentes adotam ainda na cartilha que "considerando o baixo efetivo de pessoal das unidades prisionais, ficam suspensos os procedimentos de escolta de apenados para estabelecimentos bancários, cartórios e velórios, por exemplo".
Esses e outros procedimentos serão adotados a partir da próxima segunda-feira (10). "Esse manual criado pela categoria segue exatamente o que determina a Lei de Execuções Penais. Os agentes penitenciários estão abandonados pelo Estado e não podem continuar arriscando suas vidas, sem serem valorizados por isso, nem muito menos bancar do próprio bolso o funcionamento de muitos serviços das unidades e ainda a compra de equipamentos de segurança", afirma Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN.
De acordo com ela, o ato realizado nesta quinta-feira em frente à Governadoria teve como objetivo também cobrar do Governo o cumprimento da pauta de reivindicações da categoria, a implantação dos níveis e ainda demonstrar o posicionamento contrário dos agentes ao projeto de reforma da previdência proposta pelo Governo do Estado e contra exclusão na lei 406 das diárias operacionais.

Prefeitura de Santa Cruz convoca aprovados em processos seletivos da Educação e Assistência Social; confira os candidatos convocados


A Prefeitura de Santa Cruz está convocando, através de dois editais de convocação, um candidato aprovado no Processo Seletivo da Assistência Social e cinco da Educação, para o cargo de professor temporário.

O Edital de Convocação nº 004/2017, referente ao processo da Assistência Social, convoca GERLANE ALRINETE DE MEDEIROS CARVALHO para exercer a função de Assistente Social, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Já o Edital de Convocação nº 004/2017, referente ao processo seletivo da Educação, convoca cinco candidatos para provimento de professores temporários do quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Educação. Os candidatos convocados são: MARIA VALDICLEIDE FERREIRA DA SILVA, MÁRCIA MIRIELI BEZERRA CÂNDIDO, ANA CRISTINA DA SILVA FARIAS,
RITA DE CÁSSIA G. RODRIGUES e ROZIMEIRE ALVES DE SOUZA.

Em ambos os processos, a convocação é para a contratação em caráter temporário e os candidatos terão dois dias, 07 de abril (sexta-feira), das 8h30 às 12h, e 10 de abril (segunda-feira), das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, para comparecerem ao setor de Recursos Humanos, na sede da Prefeitura de Santa Cruz.

Mais informações estão nos editais de convocação:
Processo Seletivo da Assistência Social (Edital de Convocação 004/2017) - http://www.santacruz.rn.gov.br/site/images/assistencia-004.pdf
Processo Seletivo da Educação (Edital de Convocação 004/2017) - http://www.santacruz.rn.gov.br/site/images/educacao-004.pdf

Alvo de ações e inquérito, ex-deputado Henrique Alves é novamente citado em delação premiada


Réu em dois processos e na mira de um inquérito na Justiça Federal, o ex-deputado e ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB) foi novamente citado em delação premiada, desta vez pelo ex-presidente da Odebrecht Ambiental Fernando Cunha Reis no âmbito da Operação Lava Jato.
Segundo o delator, a Odebrecht fez a doação de R$ 2 milhões, sob forma de caixa 2, para a campanha do peemedebista ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte em 2014. Henrique perdeu a eleição no segundo turno para Robinson Faria (PSD).

Futsal feminino recebe apoio da Prefeitura e planejamento para 2017 é debatido em reunião


A gestão da Prefeita Fernanda Costa vem se destacando nos últimos anos como a que mais investiu no esporte amador em Santa Cruz. As ações desenvolvidas através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) buscam fomentar o esporte como elemento de integração e contemplem praticantes de várias modalidades esportivas, o futsal é uma delas.

Na última sexta-feira (31), o secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, participou de uma reunião com representantes da equipe feminina de futsal de Santa Cruz. O encontro, realizado no Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha (CT), teve como objetivo o planejamento para o ano de 2017, como a participação da equipe em competições e a preparação das atletas.

A novidade, é que para o aprimoramento da parte física das jogadoras, ficou acertado na reunião que a moderna academia do CT poderá ser utilizada. Para a equipe da SEMEL, uma preparação utilizando equipamentos de ponta resultará em ganhos significativos no condicionamento das jogadoras, em aspectos fundamentais na preparação física, como: velocidade, força, agilidade, flexibilidade e resistência muscular.

Na ocasião, a comissão que representou a equipe feminina santa-cruzense agradeceu o apoio da Prefeitura para a recente participação do time no torneio realizado em Tangará, que reuniu 15 equipes representantes de várias regiões do Estado e que Santa Cruz, de forma brilhante, terminou na terceira colocação.

Segundo Jackson Jaedyson, Santa Cruz irá sediará um torneio da categoria, o tema foi discutido nesta reunião de sexta-feira (31) e, em breve, a data será confirmada.

Inscrições para concurso do Corpo de Bombeiros do RN são prorrogadas


As inscrições para o concurso público do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte foram prorrogadas até o dia 17 de abril. Tanto mulheres quanto homens podem concorrer às 70 vagas para o cargo de soldado, que exige, entre outros requisitos, diploma de ensino médio. O salário inicial é de R$ 2.904.
O edital está disponível no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). A taxa cobrada é de R$ 80 e pode ser paga até o dia 18.
O concurso será realizado em seis etapas. A primeira, uma prova objetiva de múltipla escolha, está prevista para ser aplicada no dia 21 de maio simultaneamente em Natal, Mossoró e Caicó. Depois de passarem por avaliações médicas e psicológicas, entre outras, os candidatos terão ainda que fazer o curso de formação de praças bombeiro militar, com duração média de 12 meses.
Com as promoções referentes ao quadro de praças, a remuneração pode chegar a R$ 9.472,65, valor correspondente ao cargo de subtenente nível X. Os soldados contam, também, com assistência clínica médica e odontológica. Quem se classificar pode ser indicado para trabalhar em qualquer unidade do Corpo de Bombeiros no estado.

Prefeita Fernanda Costa inicia agenda administrativa desta quarta (05) visitando obras de seu governo


A Prefeita Fernanda Costa iniciou a manhã desta quarta-feira (05) visitando algumas das obras que o seu governo vem executando. Acompanhada do secretário de Transportes e Obras Públicas e da chefe do Gabinete Civil, Francisco Nogueira e Marcela Ravena, respectivamente, a prefeita de Santa Cruz visitou a construção da nova creche, no bairro Maracujá, e a reforma do Ginásio Poliesportivo Deputado Marcilio Furtado, em fase de conclusão.

Na creche, a Prefeita Fernanda Costa pôde conferir como os serviços estão adiantados e constatar que, em breve, Santa Cruz ganhará mais um importante equipamento que ajudará no desenvolvimento da educação no município.

Já o Ginásio Marcilio Furtado passa por serviços de reparos em sua estrutura física para receber os vários eventos que integram o calendário esportivo elaborado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o primeiro deles será a 5ª edição da Copa Bené de Futsal, marcada para ter início na próxima sexta-feira (07).  A Prefeita Fernanda Costa também foi conferir de perto como está ficando o equipamento público.