segunda-feira, 8 de outubro de 2018

De príncipe a ator pornô: confira a bancada paulista na Câmara dos Deputados



Nas eleições deste domingo, 7, os eleitores decidiram os 70 deputados federais que vão representar o estado de São Paulo na Câmara dos Deputados a partir de 2019. Cinco deles estão entre os mais votados de todo o Brasil. Eduardo Bolsonaro (PSL), filho de Jair Bolsonaro, é o recordista, com 1.843.735 dos votos (8,74%).

Em segundo está a jornalista Joice Hasselmann, também do PSL, com 1.078.666 votos (5,11%). Em terceiro aparece o também jornalista Celso Russomanno (PRB), que se reelegeu deputado federal com 521.728 votos (2,47%). Na eleição passada, ele foi o mais votado do País para a Câmara dos Deputados, com 1.524.361 votos.

O líder do MBL, Kim Kataguiri (DEM), conseguiu se eleger com mais de 465 mil votos.

Em quinto lugar está o famoso palhaço Tiririca, que se reelegeu com mais de 453 mil votos. Número bem abaixo de sua primeira candidatura, quando foi eleito com mais de 1 milhão.

A policial militar Katia Sastre (PR), conhecida por matar assaltante na porta de escola se elegeu para a Câmara com mais de 264 mil votos, sendo a sétima mais votada em SP.

O astro de filme pornô Alexandre Frota (PSL) pegou carona com Jair Bolsonaro e também conseguiu se eleger, com mais de 155 mil votos. O ator é conhecido por se envolver em polêmicas. Em 2015, foi acusado de fazer apologia ao estupro. Num programa de TV, o “Agora é Tarde”, relatou ter feito sexo com uma mulher desacordada. Depois que fez cenas com a ex-chacrete Rita Cadilac, afirmou ter sido como “transar com a avó”. Num vídeo, em tom descontraído, Bolsonaro chegou a sugerir Frota para ministro da Cultura em seu eventual governo. Com a repercussão da declaração, ele explicou que isso não acontecerá até porque pretende extinguir a pasta.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL), descendente da família real brasileira, que chegou a ser cogitado para vice na chapa de Bolsonaro, foi eleito a deputado federal com 116 mil votos. Conhecido como “príncipe”, ele é trineto da Princesa Isabel, tetraneto de dom Pedro II e hexaneto de dom João VI.

Mauricio Marques e Carlos Augusto não conseguem se eleger para ALRN



Havia em Parnamirim uma expectativa de que o município mantivesse sua cadeira na Assembleia Legislativa com a reeleição do deputado Carlos Augusto Maia (PC do B) e que c onseguisse eleger outro deputado. Entre os seis políticos diretamente ligados à política parnamirinense que disputavam para a Assembléia, o nome com maior potencial para tal era o do ex-prefeito Mauricio Marques.

Abertas as urnas, viu-se que nem Carlos nem Mauricio obtiveram êxito. Carlos teve 21.492 votos, ficando no 34º lugar geral. Mauricio somou  4.851 votos, ficando em 68º lugar.

Os outros candidatos serão analisados em uma outra matéria aqui no Portal PN.

A expectativa em relação a Carlos e Mauricio se deu porque o primeiro já é deputado, tentando portanto uma reeleição no palanque da líder das pesqujisas, Fátima Bezerra (que acabou o 1º turno em primeiro lugar). Já Maurício, como ex-prefeito e anteriormente ex-vice-prefeito e secretrário do município, era visto com peso eleitoral para chegar à ALRN.

Em relação a Mauricio, comenta-se nos bastidores políticos de Parnamirim que ele não recebeu apoios prometidos por lideranças municipais, o que explicaria sua votação aquém do esperado.

Fim de uma era: Garibaldi e Agripino perdem para Senado e Câmara Federal



Garibaldi Alves Filho (PMDB) é senador há dois mandatos, 16 anos de Senado portanto, tendo anteriormente governado o Rio Grande do Norte. Seu colega de senado José Agripino Maia (DEM) é senador em terceiro mandato, há 24 anos portanto, também tendo sido governador do Estado. Ambos não sabem o que é ficar sem um mandato há décadas.

Pois na noite do domingo, 7 de outubro de 2018, ambos experimentaram a derrota em suas ambições. Garibaldi perdeu a vaga para o Senado para o "ousider" Capitão Styvenson Valentim, capitão PM que se notabilizou pelo combate a motoristas alcoolizados na Operação Lei Seca e para a deputada federal Zenaide Maia, que faz bom mandato e ganhou notoriedade ao se posicionar contra o impeachment de Dilma Rousseff. Garibaldi teve 376.190 votos (12,93%), ficando atrás até mesmo de Geraldo Melo, o terceiro mais votado.

Agripino, que já havia desistido de tentar o Senado com medo de não se reeleger, não conseguiu nem mesmo para a Câmara Federal, onde tentava, sacrificando a candidatura do filho Felipe Maia (DEM) deputado federal até dezembro. Agripino ficou na segunda suplência de Walter Alves, atrás de Beto Rosado, primeiro suplente.

Será a primeira composição do Senado sem um membro da família Alves em duas décadas. Como pela primeira vez em 3o anos a família Maia não terá um representante no Senado ou Câmara (registrando que Zenaide Maia, apesar do sobrenome não faz parte politicamente da família Maia, que teve como patriarca Tarcisio Maia).

Com problemas de saúde, Garibaldi deverá se afastar da vida pública e ajudar no mandato do filho Walter Alves, reeleito, mas sem a tranquilidade que esperava. Já Agripino dificilmente deverá tentar algo politicamente em 2020, com vaga possibilidade de tentar novamente a Câmara Federal em 2022. Deverá juntar os cacos do DEM estadual e sem foro privilegiado, aguardar o resultados dos processos em que é réu no STF.

Fim de um era na política potiguar. A partir de 2019 a história política do Rio Grande do Norte começa a ser escrita em capítulos sem Alves e Maia como protagonistas no Congresso.

Menina de 11 anos morre baleada durante comemoração de eleição em Natal

Mikaelly Sales da Silva  — Foto: Arquivo da família

Uma menina de 11 anos morreu na madrugada desta segunda-feira (8) após ser atingida no peito por uma bala perdida durante uma briga no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal. Mikaelly Sales da Silva ajudava a mãe dela, que trabalhava como ambulante vendendo lanches e bebidas em meio a uma passeata de comemoração pela vitória do candidato Ubaldo Fernandes (PTC), eleito deputado estadual no pleito deste domingo (7).