domingo, 29 de setembro de 2013

Tiroteio deixa um morto e um ferido em praia urbana de Natal

Um pintor foi assassinado a tiros na manhã deste domingo (29) na praia da Redinha, na zona Norte de Natal. A vítima, Jacson Souza da Silva, de 23 anos, estava na companhia de um amigo, que também foi baleado. O autor dos disparos foi um homem que chegou a bordo de uma motocicleta vermelha. O crime foi registrado às 12h.

De acordo com testemunhas que presenciaram o crime, as duas vítimas estavam na beira da praia, quando a motocicleta se aproximou. Uma familiar do pintor Jackson Souza informou que a morte do jovem pode ter sido motivada por vingança. Ele teria sido jurado de morte.

O responsável pelos tiros fugiu a bordo da morto e até o momento não foi localizado. A outra vítima baleada foi socorrida para o hospital.

No local após o crime, a moradora do bairro da Redinha, Lúcia Maria Silva, relata que a região tem sofrido com a violência. "É um absurdo, jovens perdendo a vida assim de forma violenta, brutal, em plena luz do dia", diz a moradora.

Titular é reserva na 2ª divisão


Londres (AE) - Goleiro titular da seleção brasileira que vai buscar em casa o hexacampeonato da Copa do Mundo, mas reserva de um time pequeno que joga a segunda divisão do Campeonato Inglês. Essa contradição na carreira de Julio Cesar está com os dias contados. De acordo com o técnico do Queens Park Rangers, Harry Redknapp, a tendência é o brasileiro deixar o clube na próxima janela de transferências.

Questionado sobre se Julio Cesar fica no clube depois da janela de janeiro, Redkapp respondeu: “Acho que se o Rob Green estiver bem... O Julio Cesar precisa jogar antes da Copa do Mundo. Imagino que haverá outro lugar para ele. Tem que ter um grande clube para ele porque é um dos melhores goleiros”.

 Goleiro reserva da Inglaterra na última Copa do Mundo, Robert Green começou bem a temporada e é titular do gol do Queens Park Rangers. O cenário não deve mudar em breve, até porque Julio Cesar se machucou e vai ficar, segundo Redknapp, dois meses afastado. “O Green começou a temporada como titular e tem sido fantástico. No momento a posição é dele, se continuar jogando assim até o fim da temporada. O Julio é um grande goleiro, infelizmente ele quebrou os dedos. Então, está por fora durante oito semanas de qualquer jeito”, disse o treinador.

Para ele, Julio Cesar já deveria ter deixado o Queens Park Rangers em julho, depois que o clube londrino caiu para a segunda divisão do Campeonato Inglês. “Fiquei surpreso que, durante o verão, nenhum grande clube o tirou daqui. Realmente não acreditei. Achei que ele poderia ter ido para qualquer clube grande que precisasse de um bom goleiro”.

Júlio César foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira no ano de 2003, quando foi convocado para a Copa das Confederações para ser reserva de Dida. No ano seguinte, foi convocado também para a disputa da Copa América, realizada no Peru, agora atuando como o goleiro titular. Foi fundamental na conquista do título, principalmente ao defender um pênalti na decisão contra a Argentina.

Atuou pela Seleção Brasileira também durante as eliminatórias das duas Copas do Mundo seguintes, sendo convocado para ocupar a vaga de terceiro goleiro na edição de 2006 e de titular na edição de 2010.

Ao retornar à lista de convocação brasileira, em janeiro de 2013, quando foi lembrado por Luiz Felipe Scolari.

Copa Ecohouse: América sai atrás, mas consegue empate contra o Santa Cruz/PE

Para o Santa Cruz/PE, o confronto servia apenas para cumprimento de tabela, uma vez que o time que vinha com 100% de aproveitamento já havia assegurado a vaga na segunda fase da Copa Ecohouse. Mas o América precisa de um bom resultado na sua segunda partida dentro do grupo B e acabou arrancando um empate por 1 a 1, diante dos pernambucanos. Os gols foram marcados um em cada etapa de jogo, sendo o primeiro de Wagner colocando o tricolor na frente na etapa inicial e Daivison deixando tudo igual na etapa complementar. O resultado de hoje (29) não garante matematicamente a passagem do alvirrubro para próxima fase, mas deixa a equipe numa situação muito confortável para conseguir, por levar ampla vantagem nos critérios de desempate ante o Currais.

Tendo o meia Diego Souza, com a camisa dez, e o treinador Pintado como suas maiores atrações, o América entrou em campo contra o Santa Cruz e foi castigado por querer estudar muito o adversário, antes de abrir o seu arsenal ofensivo. Com isso, a meninada pernambucana encontrou espaço para armar alguns ataques e numa falha de cobertura do sistema defensivo do time potiguar, o atacante Wagner aproveitou para se livrar da marcação de Jamerson e invadir a área sem ser incomodado, para depois tocar e abrir o placar para o tricolor do Arruda. Esse lance ocorreu aos 16 minutos e só depois disso é que o alvirrubro resolveu acordar em campo.
 
Depois que despertou, além de rondar com mais perigo a área adversária, os potiguares tiveram uma chance real de gol aos 23, quando após a cobrança de um escanteio, uma confusão foi formada na área pernambucana, a bola sobrou para Daivison, que acertou um chute fortíssimo e viu a bola explodir no travessão. Mas a tentativa de reação parou nisso. Sentindo problema de falta de ritmo de jogo e de um melhor entrosamento, os americanos esbarraram na bem montada zaga tricolor e foram para o intervalo em desvantagem.

No segundo tempo, o América voltou um pouco mais ofensivo, com o atacante Lailson no lugar do meio-campista Serginho, mas o Santa Cruz, que já tem a vaga na segunda fase da competição garantida, passou a explorar os contra-ataques e criou oportunidade de aumentar a diferença logo no primeiro minuto. Depois, Wille em grande jogada obrigou o goleiro Clay a realizar uma defesa arrojada para evitar o empate americano.

O goleiro não contava com uma falha do zagueiro Léo Bahia, que quis driblar na frente da área, perdeu a bola para Lailson, que chegou praticamente em baixo da trave, mas chutou torto. A bola foi recuperada por Felipe Macena que cruzou e encontrou o centroavante Daivison, livre na pequena área para escorar e decretar a igualdade no placar, aos 8 minutos.

Depois disso, o Santa Cruz voltou a fazer prevalecer seu melhor entrosamento e Coronel, com um chute de longe, obrigou o goleiro Pedro a sair de sua zona de conforto e realizar boa defesa para garantir e o empate. O garoto alvirrubro voltou a ser exigido em duas oportunidades: uma na cobrança de falta de Maranhão, que o camisa um espalmou e bateu no adversário antes de ir pela linha de fundo; e no lance seguinte, Pedro dividiu uma bola no chão, tirando-a dos pés de Vinícius, que acabara de entrar em campo.

Diego Souza, contratado para reforçar a equipe na série B, pareceu um pouco acima do peso e foi bastante discreto dentro de campo, apesar de ser o atleta mais experiente dentro das quatro linhas. O camisa dez acabou sendo substituído por Rivaldo, que deu um pouco mais de movimentação ao meio-campo. Por ter esgotado o número de substituições, a equipe natalense foi obrigada a terminar o confronto com um jogador a menos, uma vez que o lateral Gamarra deixou o campo contundido.

A próxima rodada da Copa Ecohouse, prevista para o próximo domingo (6), terá os confrontos entre Fluminense (RJ) x Potiguar e Sport/PE x CSP/PB, com início previsto para as 20h.

Ficha Técnica
América 1 x 1 Santa Cruz/PE

América: Pedro, Gamarra, Jamerson (Dalberto), Alexandre e Adacar; Felipe Macena, Judson, Serginho (Lailson) e Diego Souza (Rivaldo); Daivison (Matheus) e Willen (Zé Roberto). Técnico: Leandro Sena.

Santa Cruz/PE: Clay, Iranilson, Camilo, Léo Bahia e Patrick; Léo, Coronel (Wilton), Jefferson (Bruno) e Maranhão (Kiki); Netto (Vinícius) e Wagner (Auteni). 
Técnico: Luciano Ribeiro.

Árbitro: Suélson Diógenes
Estádio: Ninho do Periquito
Gols: Wagner/SC (16'/1ºT), Daivison/AME (8'/2ºT)
 

Bastidores da política potiguar se agita com filiação de Betinho ao PP


A filiação do deputado federal Betinho Rosado ao PP movimenta os bastidores da política potiguar. O deputado federal  Betinho Rosado irá ter o comando do partido aqui no Estado, indo de encontro aos interesses do presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Motta.

Quem preside atualmente o PP no RN é o vereador de Natal Rafael Motta, filho de Ricardo Motta, que é pré-candidato a deputado federal nas  eleições de 2014. Além de Ricardo  Motta mais quatros deputados estaduais estavam prestes a se filiar ao PP.

Com o comando do PP nas mãos de  Betinho Rosado, provavelmente o grupo ligado ao deputado Ricardo Motta procure outro destino partidário, além de aumentar as chances de seu rompimento com a governadora Rosalba Cialine.

Ainda não se sabe qual, mas o deputado estadual Ricardo Motta deverá fazer opção por outra legenda que não o Partido Progressista, agora sob o comando de Betinho Rosado. Segundo fontes do jornal Hoje, Ricardo definiu que não vai brigar pelo PP, mas fazer nova filiação partidária. E está fazendo articulações neste sentido.

Um dos problemas, entretanto, é que apenas três deputados do grupo de Ricardo têm o aval da Justiça para escolher um novo partido sem o risco de perder o mandato. No caso, o próprio Ricardo e os deputados Raimundo Fernandes (ex-PMN) e Kelps Lima (ex-PR). A preocupação do grupo é quanto ao vereador Rafael Motta (PP), atual presidente da legenda. É que, para deixar o PP, Rafael precisa de justa causa. Se não, poderá perder o mandato.

Além de RicardoRaimundo, Kelps e Rafael, os deputados Gilson Moura (PV) e Vivaldo Costa (PR) também pretendiam ir para o PP. O grupo não deverá ir mais. A solução poderá ser um desses novos partidos criados recentemente. Por se tratar de legendas novas, não há risco de Rafael, Vivaldo e Gilson serem prejudicados com a perda do mandato por infidelidade partidária, conforme prevê a legislação vigente.



Via: Blog do Daltro Emerenciano

Aberta vaga para professor substituto de Ciências Sociais da UFCG


A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realiza de 30 de setembro a 04 de outubro inscrições para Processo Seletivo Simplificado visando a contratação de um professor substituto de Ciências Sociais para o Centro de Educação e Saúde (CES), campus de Cuité.

Os candidatos devem possuir conhecimento em Sociologia e Metodologia Científica. A carga horária é de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas na a Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica de Saúde do CES, nos horários das 08h às 11h e das 14h às 17h. A taxa custa R$ 50.



Via: Notícias da Serra

Telexfree deve R$ 230,1 milhões a divulgadores, aponta documento

Um documento da Ympactus Comercial, conhecida pelo nome fantasia de Telexfree, aponta que a empresa deve pouco mais de R$ 230,1 milhões a divulgadores - como são conhecidas as cerca de 1 milhão de pessoas que estão associadas à empresa. Essa lista de credores foi apresentada pelo sócio da empresa, Carlos Costa, em um vídeo divulgado na página da Telexfree em uma rede social. Essa dívida teria sido feita porque os bens da empresa estão bloqueados há três meses pela Justiça devido a suspeita de prática de pirâmide financeira. O G1 tentou contato com o advogado da empresa, Danny Gomes, na manhã desta sexta-feira (27), para saber se a Telexfree deve o valor a todo os divulgadores, mas o telefone estava desligado. Ao jornal A Gazeta, ele respondeu que "os esclarecimentos serão feitos em juízo".

No vídeo, Carlos Costa mostra a relação de credores da Ympactus que foi apresentada à Justiça no processo que pedia a recuperação judicial, negada na última segunda-feira (23). De acordo com o documento, a dívida total da empresa é de R$ 291,5 milhões. “Lógico, graças a Deus, que quem mais tem a receber aqui, o principal, são os nossos divulgadores, como eu sempre falei. O Brasil inteiro sabe, e até fora do Brasil, que retidos nossos pela Justiça nós temos na casa de R$ 600 milhões, ok? Então essa importância com certeza dá para pagar R$ 291 milhões”, disse Carlos Costa no vídeo.



Um dos maiores credores é a Telexfree Inc., registrada em Massachussets, nos Estados Unidos, com dívidas referentes à comissões de 2012, 2013 e à utilização da marca, que ultrapassam R$ 29 milhões. A um hotel, a empresa deve mais de R$ 16 milhões.

Outros grandes débitos devem ser pagos a advogados. Somando as quantias que devem ser pagas a  três escritórios de advocacia, a dívida dá R$ 120 mil. Mas os maiores credores são dois advogados específicos, a quem a empresa deve, R$ 7,5 milhões cada.

Telexfree vai recorrer
Após ter indeferido o pedido de recuperação judicial pelo juiz Braz Aristóteles dos Reis, da Vara de Recuperação Judicial de Vitória, a Ympactus Comercial, razão social da Telexfree, analisa se entrará com um pedido de apelação na Justiça, para mais uma vez tentar a voltar a operar. A recuperação judicial é um recurso previsto em lei para ajudar as empresas a evitarem a falência.

Na internet, o diretor de marketing da empresa, Carlos Costa, diz que o corpo jurídico entraria com o recurso, mas um dos advogados do grupo, Danny Gomes, disse ao G1, nesta quarta-feira (25), que ainda analisa a apelação.

A empresa teve o pedido de recuperação judicial negado pela Justiça nesta segunda-feira (23), conforme publicado no diário online do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES). Na última sexta-feira (20), a empresa havia publicado um comunicado, em sua página no Facebook, avisando que a medida visava "proteger seus divulgadores e a empresa no Brasil".

'Merecemos uma satisfação', diz neta de idosa atropelada em Mossoró, RN


“Merecemos uma satisfação”. O recado é da dona de casa Elisângela Alves da Silva, de 29 anos. E é destinado ao motorista que continua sendo procurado pela polícia após atropelar e matar duas idosas e uma criança de 7 anos na noite desta sexta-feira (27) em Mossoró, cidade da região Oeste potiguar. Elisângela é neta da aposentada Maria Adélia Alves, de 69 anos, uma das vítimas do atropelamento. Além da avó, ela ainda perdeu a tia-avó, Ediene Alves da Silva, de 73 anos, e o primo, Henrique Erick Cristian da Silva, de 7 anos.

 A dona de casa falou com o G1 durante o velório que acontece lá mesmo em Mossoró, onde serão enterradas no final da tarde deste sábado (28) a avó e a criança. Elisângela contou que o clima é de muito sofrimento, além de revolta pela forma brutal como os parentes foram mortos. A dor é ainda maior, segundo ela, pelo fato de o motorista não ter parado o carro para prestar qualquer socorro às vítimas. “Ele foi embora. Não parou, não desceu, simplesmente fugiu”, disse

O corpo de Ediene Alves da Silva, de 73 anos, só será enterrado na manhã deste domingo (29), em Caraúbas, onde mora parte da família.

O atropelamento que vitimou as duas idosas e a criança aconteceu na noite desta sexta-feira (27), em Quixabeirinha, no bairro Aeroporto II, em Mossoró. Segundo a polícia, o grupo havia acabado de sair de um culto evangélico e estava atravessando a rua quando foi atingido por um Fiat Uno de cor verde. O motorista não prestou qualquer atendimento e fugiu.


Embriaguez
Segundo o capitão Maximiliano Luiz, responsável pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) na região Oeste do Rio Grande do Norte, o motorista suspeito de atropelar e matar as duas idosas e a criança passou o dia todo bebendo e estava embriagado. "A informação é essa. Já sabemos em qual o bar que ele esteve e repassamos esta informação à Polícia Civil, que é quem está conduzindo as investigações", disse ao G1.

O capitão disse também que o motorista ainda não foi identificado, mas há informações de que ele seria natural de Melancias, uma pequena comunidade rural do município de Apodi, que também fica no Oeste do estado. “A Polícia Militar da região já foi informada de que há familiares dele que residem nesta comunidade e as buscas continuam”, acrescentou Maximiliano.

O capitão ressaltou que qualquer informação que possa levar ao paradeiro do suspeito pode ser repassada à polícia por meio do telefone 190. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.

“Mais de 70% da duração de um processo é gasto com burocracia”

A partir da próxima terça-feira (1º), todos os novos processos impetrados no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRT-RN) serão digitais com a implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (Pje-JT). Desde o dia 16 de setembro, as varas do trabalho do estado suspenderam as atividades para o treinamento dos servidores,
De acordo com o juiz auxiliar da presidência do Tribunal Superior do Trabalho, José Hortêncio Ribeiro Júnior, a mudança vai trazer mais celeridade para os processos trabalhistas.

Quais as principais mudanças que o sistema eletrônico oferece para os usuários e servidores?
O sistema Processo Judicial Eletrônico - PJe-JT traz grandes benefícios para usuários, sejam internos ou externos. A automação que é verificada com a distribuição e designação automática de audiências, a sistemática de conclusão dos autos e os diversos outros pontos trazem um gerenciamento automático do trâmite processual traz um ganho muito grande de celeridade na tramitação do processo. Apenas para melhor compreensão, registro que estudos apontam que 70% do tempo de duração do processo é gasto com atividades meramente burocráticas, como numeração de folhas, carimbos e outros atos que são considerados como tempo inútil para a atividade principal da Justiça. Com o PJe-JT temos a possibilidade de diminuir este desperdício de tempo, fazendo com que o processo chegue a um resultado final em menor tempo.

 O sistema já foi implantado em outros estados? Qual a avaliação?
Atualmente o sistema está instalado em todo Brasil. Os 24 Tribunais Regionais do Trabalho possuem o sistema PJe-JT em pleno funcionamento. São mais de 700 Varas em todo Brasil. O sistema tem demonstrado um excelente resultado na agilidade da tramitação processual.

Quais são as economias para o Tribunal Regional do Trabalho?
Ao reduzir a burocracia que envolve a tramitação em autos de papel, o PJe-JT permite economias significativas ao Poder Público. Não é exagero algum lembrar que a Justiça do Trabalho acaba gastando alguns milhões de reais em papel e insumos como furador de papel, presilhas e elásticos para os processos, além de custos com a remessa dessas pilhas e pilhas de papel de uma Vara do Trabalho para a sede do Tribunal Regional, e deste para o Tribunal Superior do Trabalho. Estima-se em quase um milhão de reais gastos anualmente só com a reparação de canteiros de portas e cantoneiras danificados pelos carrinhos que carregam processo. Além disso, o sistema PJe-JT permitirá alocar de forma mais eficiente os servidores do Poder Judiciário. Com o PJe, os servidores poderão contribuir diretamente para a atividade fim da Justiça do Trabalho, que é a de julgar processos.

Como o novo sistema vai agilizar os processos?
O sistema Pje-JT reduz o tempo despendido pela Justiça do Trabalho com tarefas burocráticas e proporciona maior organização e estrutura administrativa. A título de exemplo, quando se considerada o processo no papel, o advogado entra em uma fila para ajuizar uma ação trabalhista deixando cópias no Poder Judiciário. Ao fim do dia, as petições protocolizadas eram separadas manualmente por um servidor, que abria um expediente interno e, junto com um livro de recebimento, ia entregar a petição no dia seguinte ao órgão a que foi endereçada. Após isto, o Diretor de Secretaria expedia uma certidão de juntada da petição e mandava notificar a parte contrária, informando, caso fosse a hipótese, a data de audiência. Como se percebe, era uma organização burocratizada, que numa situação dessas tomava de 5 a 7 dias entre o protocolo e a chegada do processo na Vara do Trabalho. Com o PJe-JT chegamos a um outro modelo, em que o advogado ou parte pode acessar o sistema por meio de um certificado digital e, sem sair de casa ou do escritório, sem pegar trânsito e filas, tem sua petição imediata e automaticamente distribuía, chegando às mãos do Juiz em frações de segundos.

Como os advogados receberam as mudanças?
Toda mudança traz certa insegurança. No entanto, os ganhos imediatos que o PJe-JT traz são suficientes para a consolidação do sistema. De toda forma, é imprescindível que haja forte investimento em capacitação.

Há um prazo para que 100% dos processos sejam digitais?
Não há um prazo fixo estipulado. A migração para o Sistema PJe-JT deve ser feita levando em consideração a estrutura da Justiça do Trabalho em âmbito local e a autonomia que os Tribunais Regionais do Trabalho gozam em sua organização. Por exemplo, não posso requerer que uma Vara do Trabalho do interior, em município cuja sociedade não disponha de estrutura de comunicação adequada, passe a ocorrer exclusivamente por meio eletrônico, pois isso dificultaria sobremaneira o próprio acesso à Justiça do Trabalho. Não é isso que se quer, mas justamente o contrário: que a Justiça do Trabalho se torne ainda mais acessível ao cidadão. Por isso, a adesão e migração para o sistema PJe-JT, orientada por Resolução do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, deve ser feita conforme o entendimento dos Tribunais Regionais do Trabalho, que têm conhecimento da realidade e estrutura disponível para implantação do Pje-JT.

Implantação de programas de combate às drogas é lenta

No início de maio passado, a governadora Rosalba Ciarlini e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assinaram o Termo de Adesão ao programa federal “Crack, é possível vencer”. Natal, Caicó e Parnamirim também aderiram ao programa que pretende, até 2014, investir R$ 4 bilhões em todo país. O investimento previsto para o RN é superior a R$ 30 milhões. A maior parte desse montante – mais de R$ 22 milhões – é destinado aos eixos saúde e assistência. Quatro meses depois, o programa caminha a passos lentos.

Em todo o Estado, existem, teoricamente, 38 Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Isto porque muitos deles não funcionam a contento, a exemplo do Caps instalado na zona Norte de Natal, que enfrenta problemas estruturais há anos. Com a adesão ao programa federal, a expectativa é a de que novas unidades fossem construídas e o número de leitos aumentasse. São sete Caps Álcool e Drogas (Caps AD) distribuídos em Natal (2, sendo um em Petrópolis e outro no Conjunto Panatis), Mossoró (1), Parnamirim (1), Macaíba (1), Macau (1) e Nova Cruz (1).

A coordenadora de saúde mental da secretaria Municipal de Saúde (SMS), Marluce Ribeiro, afirma que parte da verba destinada ao Município já está assegurada. O dinheiro será destinado à construção de um Caps AD e uma unidade de acolhimento. As obras devem começar no início de 2014.

O Estado enfrente letargia no tema há mais tempo. Ainda na administração passada, foi criado um Plano Estadual de Enfrentamento ao crack e outras drogas. O projeto nunca saiu do papel. O Comitê Gestor designado para ser responsável pela elaboração e implantação do plano sequer chegou a se reunir para traçar as diretrizes do tema no Estado. O Plano foi deixado de lado com o advento do “Crack, é possível vencer”.

O Estado espera receber quatro bases móveis policiais, 80 câmeras de videomonitoramento, oito viaturas, oito motocicletas, 200 armas de condutividade elétrica e 600 espargidores de pimenta, além da capacitação de 160 policiais militares que atuarão nessas bases e 80 do Proerd.

 Dentre as bases móveis adquiridas, Natal deveria ter recebido duas no final de julho, enquanto que Mossoró e Parnamirim receberão uma base, cada uma, com entrega prevista para agosto de 2014. Cada base conta com 20 câmeras, dois carros, dois motocicletas, 50 armas de condutividades elétrica e 150 espargidores.

Na saúde, a expectativa é de que, nos próximos dois anos, quase 90 vagas para atendimento aos usuários de drogas sejam criadas.

Mas na esteira da prevenção do uso de crack e outras drogas, há exemplos positivos. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar, gera bons resultados. Somente em Natal, foram mais de oito mil alunos atendidos. Há um ano, o Governo Estadual lançou o programa “RN Vida” com dois objetivos: aderir ao “Crack, é possível vencer” e criar um centro integrado de esporte e cultura.

O centro não foi exatamente criado, mas já funciona no antigo prédio do Centro de Atenção Integrada à Criança (Caic) de Lagoa Nova. Lá, são ofertadas aulas de futsal, vôlei, handebol, natação, xadrez, canto, violão e flauta. A ideia é atender 400 alunos matriculados em 26 escolas públicas estaduais.

Números do consumo do crack por região:


 Usuários de crack no Brasil

80%
são homens e usam a droga em local

65%
não tem emprego fixo

60%
dos usuários são solteiros

40%
vivem nas ruas

30%
das usuárias já fizeram sexo para obter a droga

8
anos é o tempo médio de uso da droga

16 é a média de pedras fumadas por dia

360 mil usuários da droga em 26 capitais e Distrito Federal

370 mil usuários da droga em 26 capitais e Distrito Federal

Uma tristeza: mãe acorrenta filha para salvá-la das drogas após não encontrar assistência


Uma corrente e dois cadeados prendem a perna esquerda da menina à cadeira de metal. O corpo franzino quase não tem forças para arrastar o objeto pela sala. O atrito das correntes com o piso produz um som perturbador. Há três meses, Vanessa (nome fictício), 16 anos, é mantida acorrentada dentro da própria casa. A chave dos cadeados estão com a mãe. Foi ela quem decidiu acorrentar a filha. Uma atitude extrema e desesperada com o objetivo de tentar salvar a filha de uma outra prisão: as drogas.

 Usuária de maconha e crack há mais de quatro anos, a menina foge de casa e age com violência sempre que está livre. Acorrentada, Vanessa é mantida sob a vigilância da mãe, avô e irmãos. A história dramática é mais um exemplo do potencial de devastação das drogas e revela o lado da sociedade onde as políticas públicas de combate ao uso de entorpecentes não chegam.

“Minha filha começou a se drogar quando tinha 12 anos. No início era só maconha e não tinha tanto problema, mas, de uns tempos para cá, percebi que ela começou a usar outras drogas e ficou mais agitada e agressiva. Não era assim no início, mas ela passou a me xingar, brigar e quebrar as coisas. Eu não sabia mais o que fazer. O jeito foi acorrentar”, conta a dona de casa que prefere não expor a identidade.

A mãe perdeu as contas da quantidade de vezes que a filha fugiu de casa para se drogar. A família mora num dos bairros de maior vulnerabilidade social da zona Oeste da capital. Encontrar quem ofereça uma pedra de crack não é difícil. Trancar portas e janelas para evitar a fuga já não adiantava.

“Ela destelhava o teto e saía por cima. Pulava para casa vizinha e ia embora. Só voltava se a gente fosse atrás”, lembra a dona de casa e mãe de mais dois filhos – um jovem de 15 anos e uma menina de 12. “Quando tentava conversar, ela me esculhambava. Fazia coisa que eu nunca imaginava que seria possível”, completa.

 A adolescente fala pouco. Quando a reportagem chegou à residência, na última quarta-feira, a menina fumava um cigarro de palha enquanto assistia um programa policial na TV. Esboçou um sorriso que, por um instante, trouxe leveza ao rosto marcado pelas consequências físicas de tantos anos consumindo drogas. Pés descalços, vestia uma blusa vermelha e short jeans curto. Nas unhas dos pés, esmalte vermelho. Um piercing no nariz, anéis, pulseira e brincos enfeitam a menina.

Não há marcas ou feridas no calcanhar onde a grossa corrente está pendurada. Dois cadeados seguram a prisioneira à cadeira. Ela se movimenta pouco. Caminhar arrastando o assento é difícil. Levanta para verificar a panela que está no fogão e volta a se sentar. Onde vai, carrega o peso. Os momentos de liberdade são restritos a ida ao banheiro. À noite, a corrente e cadeados acompanham a menina no leito onde dorme.

As respostas são curtas e vazias. Às vezes, sem nexo. “Não sei o porquê estou aqui. Queria que alguém respondesse”, diz quando questionada sobre sua situação. “Se eu saísse, ia na casa de uma amiga pegar uma calça que está lá”, é a resposta sobre o que gostaria de fazer. “Levar injeção, é? Queria sim”, dispara ao comentar a possibilidade de se submeter a tratamento médico. Outras perguntas foram feitas, mas o silêncio e um olhar vazio encerraram a conversa.

“Agripino repete postura que teve com Micarla: comportamento de avestruz”

A crise financeira do Estado também foi motivo de críticas do deputado estadual Fernando Mineiro ao senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM. Na manhã deste sábado, por meio de sua conta pessoal no twitter, o petista cobrou do democrata um posicionamento sobre os problemas enfrentados pela gestão Rosalba Ciarlini, a única governadora do DEM no país.

“Com a desastrosa gestão do Dem o senador Zé Agripino repete a postura q teve diante do (des) governo Micarla: comportamento de avestruz”, disse em tom de ironia, em referência a atitude da ave em esconder a cabeça na terra. Para Mineiro, o líder democrata está evitando abordar a situação do governo potiguar para não se envolver com o desgaste rosalbista.

“Alguém aí conhece a opinião do nacionalmente falante e estadualmente calado senador Zé Agripino sobre a desastrosa gestão do Dem no RN?”, questionou o parlamentar, para completar em seguida: “O senador Zé Agripino faz ouvidos de mercador diante da desastrosa gestão do Dem”.

Segundo Mineiro, a atitude tomada pelo governo em atrasar o pagamento de parte dos servidores terá reflexo direto na economia do RN. O petista disse que, com a medida, o Estado terá cerca de R$ 80 milhões a menos em circulação nos próximos dias. Apenas em 10 de outubro está previsto o pagamento dos servidores que ficarão sem salários.

Após reivindicação dos moradores, Morro Branco recebe trailer da PM

A capital potiguar recebeu, neste sábado (28), mais um exemplo de como a responsabilidade social rende frutos. Foi inaugurado, no fim da manhã de hoje, um trailer da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM/RN) no conjunto Morro Branco, no bairro de Nova Descoberta, Zona Sul de Natal, área que há tempos passa por sérios problemas de segurança, com crescente número de assaltos aos moradores da região. Após inúmeras reclamações, e até audiência com a governadora Rosalba Ciarlini (que, ironicamente, reside na vizinhança), representantes da comunidade desistiram de contar com o apoio do poder público e tomaram a frente das ações para instalação do posto policial na localidade.

De acordo com o presidente da Associação Potiguar em Defesa da Cidadania (APDC), Mário Emerenciano, a iniciativa deixa muito claro que quando a população se mobiliza, não há obstáculo que impeça o desenvolvimento de ações voltadas ao bem da comunidade.

“Nós todos estamos de parabéns. Em um momento em que a população brasileira observa a administração pública definhando, em termos de qualidade, acho extremamente importante que a nossa comunidade dê o exemplo aos outros bairros da cidade de que, especialmente quanto à segurança pública, não vale à pena esperar pelo ‘desgoverno’ que atua no RN”, dispara.

“Não é a primeira vez que nós assumimos o comando de uma situação que deveria ser resolvida pelo poder público. A viabilização do saneamento básico de Nova Descoberta também foi uma conquista da nossa Associação. Quanto ao posto da polícia, começamos efetivamente a movimentação no mês de abril. Temos consciência de que o ideal é que seja construída uma estrutura de alvenaria, que possibilite o funcionamento ideal do equipamento, mas há uma tubulação de drenagem pluvial que passa por baixo do canteiro da rua Djalma Maranhão, onde está instalado o posto. Já solicitamos à Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura do Município (Semopi) que seja feito o desvio dessa tubulação, mas ainda estamos no aguardo do alvará para realização do empreendimento. Até que a obra definitiva possa ser iniciada, a PM nos disponibilizou o trailer, o que já é uma grande vitória”, pontua Emerenciano.

O major Rodrigues, comandante do 5º batalhão da Polícia Militar, explica que a participação popular na segurança pública é um mandamento constitucional. “A comunidade de Morro Branco fez o diferencial, não aguardou que a burocracia se desenrolasse. Sempre digo que ‘quem sabe faz a hora, não espera acontecer’, os moradores seguiram exatamente esses preceitos e mostraram a força do povo. Aí está o resultado, uma vizinhança mais segura”, afirma.

Questionado sobre como funcionará a logística desse novo posto, o oficial detalha que foi necessário um trabalho voluntário. “O efetivo da PM no Estado sofre com um déficit de aproximadamente quatro mil homens, ou seja, não havia condição alguma de deslocar policiais de outros lugares para cobrir essa área. A solução que encontramos foi trazer seis homens afastados por licença médica, que aceitaram voluntariamente assumir o posto. Essa foi uma forma de a corporação retribuir o esforço e os votos de confiança das pessoas do bairro para conosco”, salienta Rodrigues.

Presente à solenidade de inauguração do trailer da PM, o titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Raniere Barbosa, enfatizou o caráter determinado da comunidade. “Eu acredito na força social; as pessoas têm de ser presentes, compartilhar e dividir as responsabilidades no cuidado com nossa cidade. Espero que essa ação possa se multiplicar e que a população de toda a capital desenvolva esse espírito empreendedor, colaborativo. Morro Branco está de parabéns”, finalizou.

Betinho: “Estou indo para o PP. Quero dividir o comando com Rafael e Ricardo

Recém-desfiliado do DEM, o deputado federal Betinho Rosado confirmou que irá para o Partido Progressista. Ele disse que está chegando ao partido para dividir o comando com o atual presidente, vereador Rafael Motta, e com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta, que chegaria ao PP com mais quatro deputados. “Estou indo para o PP. Quero dividir o comando do partido com Rafael Motta, o vereador, e o deputado Ricardo Motta”, afirmou ao Jornal de Hoje.

Na semana passada, Betinho anunciou sua saída do DEM, partido presidido no Estado pelo senador José Agripino Maia, e que tem a governadora Rosalba Ciarlini como principal liderança política na atualidade. Na última quinta, Betinho procurou Ricardo Motta para anunciar sua ida ao PP, inclusive para presidir a legenda, após uma articulação envolvendo o presidente nacional do Partido Progressista, senador Ciro Nogueira (PI).

Ainda não se sabe qual, mas o deputado estadual Ricardo Motta deverá fazer opção por outra legenda que não o Partido Progressista, agora sob o comando de Betinho Rosado. Segundo fontes do jornal, Ricardo definiu que não vai brigar pelo PP, mas fazer nova filiação partidária. E está fazendo articulações neste sentido.

Um dos problemas, entretanto, é que apenas três deputados do grupo de Ricardo têm o aval da Justiça para escolher um novo partido sem o risco de perder o mandato. No caso, o próprio Ricardo e os deputados Raimundo Fernandes (ex-PMN) e Kelps Lima (ex-PR). A preocupação do grupo é quanto ao vereador Rafael Motta (PP), atual presidente da legenda. É que, para deixar o PP, Rafael precisa de justa causa. Se não, poderá perder o mandato.

Além de Ricardo, Raimundo, Kelps e Rafael, os deputados Gilson Moura (PV) e Vivaldo Costa (PR) também pretendiam ir para o PP. O grupo não deverá ir mais. A solução poderá ser um desses novos partidos criados recentemente. Por se tratar de legendas novas, não há risco de Rafael, Vivaldo e Gilson serem prejudicados com a perda do mandato por infidelidade partidária, conforme prevê a legislação vigente.

DESEMBARQUE
Quem conversou com o deputado estadual Ricardo Motta nesta sexta percebeu um só sentimento do presidente da Assembleia Legislativa: o de que seu grupo deverá “desembarcar totalmente” do governo Rosalba Ciarlini e ir para um novo partido. Até ontem, as informações apontavam que o grupo poderia ir para o Partido da Solidariedade, criado recentemente por Paulinho da Força Sindical.

Pesava contra esse destino o fato de o partido se situar no campo da oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff. Nenhum dos seguidores que acompanham Ricardo aceita permanecer no PP. Ontem, o presidente do PP, Rafael Motta, disse apenas que não havia sido procurado por Betinho Rosado, constituindo-se como “surpresa” a notícia de que o parlamentar iria para o PP.

Deputado levará PP a apoiar reeleição de Rosalba Ciarlini
Ainda não se sabe a reação dos vereadores Albert Dickson, Rafael Motta, Paulinho Freire, Chagas Catarino e Ary Gomes, quanto à chegada de Betinho ao PP. A ida do deputado para o partido, especialmente para presidi-lo, modifica o quadro político local, que terá mais um partido “garantido, liquido e certamente”, engrossando o palanque de reeleição da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Nacionalmente, o PP faz parte da base da presidente Dilma Rousseff, mas no Rio Grande do Norte, a legenda, sob o comando de Betinho, deverá ficar à disposição da governadora. No plano nacional, o PP tem 40 deputados federais e cinco senadores. Sua força política permitiu controlar um importante ministério, o das Cidades. Com a chegada de Betinho ao PP, tomando o controle do partido no RN, o PP deverá compor o palanque de Rosalba, ficando contra, portanto, os candidatos da presidente Dilma Rousseff no Estado.

FUTURO
Nos meios políticos, entretanto, especula-se que casal Carlos Augusto Rosado e Rosalba Ciarlini estaria por trás da tomada do PP de Ricardo Motta, através do deputado federal Betinho Rosado. No grupo de Ricardo Motta essa percepção é real e tem por base o suposto interesse do grupo que governa o Estado, principalmente visando o futuro, já que Rosalba e Carlos Augusto deverão desembarcar do DEM tão logo isso seja possível.

Assim, não é fora de cogitação a saída de Rosalba do DEM. E o PP poderá ser o destino do grupo. Segundo destaques da imprensa, Rosalba estaria apenas esperando o momento certo para se desfiliar do DEM. Uma ação de desfiliação por justa causa estaria pronta, aguardando apenas o momento certo para ser usada. Haja a vista os desentendimentos públicos e notórios entre o casal que administra o Estado e o presidente nacional do DEM, o senador José Agripino Maia.

Os desentendimentos do casal com o presidente do DEM, José Agripino, são públicos. Todos sabem que o casal e o líder democrata já não são tão aliados assim. Nos últimos tempos, a possibilidade de rompimento entre Agripino e o governo também passou a fazer parte das expectativas do cenário político. Isso porque Rosalba abandonou o DEM no momento que o partido necessitava reafirmar sua posição contrária ao governo da presidente Dilma Rousseff.

Chamada a participar de um programa em rede nacional de televisão com críticas à presidente Dilma, Rosalba preferiu se omitir, irritando Agripino. Única governadora do DEM no País, Rosalba afirmou, inclusive, na sequencia, que poderia apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Tendo o PP sob seu controle, através do deputado Betinho, esse apoio fica muito mais próximo. Resta saber quanto Rosalba deixará o DEM para ir para o PP.

Chagas: “Estou com medo de uma saída em massa do PP”
O vereador Chagas Catarino, do PP, reagiu na manhã deste sábado à chegada do deputado federal Betinho Rosado à legenda. Um dos iniciadores do atual momento de crescimento do PP no Rio Grande do Norte, ao lado do vereador Albert Dickson, quando ambos se elegeram vereador em 2008, formando uma bancada que antes inexistia na Casa, ele afirmou que está com receio que haja uma debandada geral de políticos com a chegada de Betinho Rosado na legenda. Segundo Chagas, a chegada de Betinho, do jeito que está acontecendo, com a destituição do atual presidente estadual do partido, vereador Rafael Motta, poderá pôr a perder a articulação que visa trazer cinco deputados estaduais para a legenda.

“Estamos tranquilos porque queremos que o PP fique grande e forte, mas não aceitamos a destituição de Rafael Motta em prejuízo ainda da articulação que está trazendo cinco deputados para o PP”, afirmou Chagas. “Com a chegada de Betinho, muita gente vai sair do partido, não vai querer, e o partido vai perder”, completou o vereador, afirmando que o PP estava bem articulado por Ricardo Motta, que iria crescer passando a ter uma bancada com cinco deputados estaduais, além dos cinco vereadores que já tem na Câmara Municipal de Natal.

“Estou com medo de uma saída em massa do partido. Porque muita gente acompanha Ricardo. Estamos um pouco tensos, e para a gente chega a ser ultrajante. Não aceitamos perder Ricardo Motta”, completou. “Fico feliz pelo fato de muita gente estar querendo vir, mas venha para ser filiado, porque o PP está bem articulado”, comentou.

“Não é bom para o PP acompanhar o governo desastroso de Rosalba”
O vereador Chagas Catarino disse que não fará bem para o PP “acompanhar esse governo desastroso de Rosalba” Ciarlini, numa referência ao fato de que o PP, sob o comando do deputado federal Betinho Rosado, deverá acompanhar a governadora Rosalba Ciarlini. “Se depender da minha vontade, o PP não acompanhava esse governo desastroso. Não é bom para o PP apoiar Rosalba. Se a gente quer fazer uma bancada federal, e uma boa bancada estadual, não seria bom apoiar Rosalba. Não concordo. Agora, vou pela maioria”, afirmou o vereador.

Segundo Chagas Catarino, o governo Rosalba tem gestão reprovada por mais de 90% da população, o que intimida o PP a ir para uma campanha de rua pedir votos para ela. “Gestão com mais de 90% de reprovação intimida o partido a entrar para uma campanha de rua. Acho que vai ser uma repercussão negativa muito grande. E eu como sou do partido quero muito bem ao PP, o que eu puder defender eu defendo”, afirmou.

Quanto ao futuro partidário, ele disse estar esperando uma definição dos líderes do PP no Estado, vereador Rafael Motta, e no município de Natal, vereador Paulinho Freire. “A gente está na espera. Esperamos conversar em breve com Rafael e Paulinho, e também com Ricardo que é o maior articulador e está trazendo muita gente boa para o partido. Vamos nos reunir com Rafael e Paulino para ver como vai ficar e saber as diretrizes”.

Instado a dizer se estaria descartado deixar o PP, o vereador disse que dependerá das diretrizes dos presidentes da agremiação em nível estadual e municipal. “Acho que deixar o PP vai depender muito do presidente estadual, do municipal e de Ricardo Motta. Não tivemos conversas, mas temos certeza que o partido vai ser reunir para tomar uma decisão”.

Jakelyne Oliveira, a Miss Mato Grosso, vence Miss Brasil 2013; Miss RN fica no top10


Jakelyne Oliveira, representante de Mato Grosso, foi eleita na noite deste sábado (28), a Miss Brasil 2013, no Minas Centro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Muito emocionada, a nova mulher mais bonita do Brasil foi coroada por Gabriela Markus, a Miss Brasil 2012. O segundo lugar ficou para Janaína Barcellos, do Minas Gerais, e o terceiro, para Priscila Santiago, a Miss Bahia.

A vencedora irá representar o Brasil no Miss Universo 2013 em Moscou, ganhou um vestido de gala e um carro zero quilômetro. A segunda e a terceira colocadas embarcam, com tudo pago, rumo a um dos destinos mais badalados do México, a Riviera Nayarit.

Veja como ficou a tabela da série B após a 25ª rodada; Times potiguares tiveram bons resultados

Palmeiras-SP 56 25 17 5 3 49 20 29 74,7
Chapecoense-SC 46 24 14 4 6 44 24 20 63,9
Paraná-PR 45 25 13 6 6 42 20 22 60,0
Joinville-SC 42 25 12 6 7 40 26 14 56,0
Sport-PE 40 25 13 1 11 40 40 0 53,3
Icasa-CE 39 25 12 3 10 38 42 -4 52,0
Avaí-SC 38 25 10 8 7 36 32 4 50,7
América-MG 36 25 9 9 7 36 33 3 48,0
Figueirense-SC 35 24 11 2 11 41 38 3 48,6
10º
Ceará-CE 35 25 9 8 8 37 31 6 46,7
11º
Boa Esporte-MG 35 25 9 8 8 23 28 -5 46,7
12º
Bragantino-SP 33 25 9 6 10 24 25 -1 44,0
13º
Guaratinguetá-SP 31 25 9 4 12 27 34 -7 41,3
14º
Oeste-SP 31 25 8 7 10 26 37 -11 41,3
15º
Paysandu-PA 27 25 7 6 12 27 37 -10 36,0
16º
América-RN 27 25 6 9 10 27 36 -9 36,0
17º
Atlético-GO 26 25 7 5 13 23 33 -10 34,7
18º
São Caetano-SP 24 25 6 6 13 31 38 -7 32,0
19º
ASA-AL 23 25 7 2 16 27 47 -20 30,7
20º
ABC-RN 23 25 6 5 14 25 42 -17 30,7