quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Fernanda Costa visita obras em andamento no município


A Prefeita Fernanda Costa reservou a manhã desta quarta-feira (17) para visitar algumas das importantes obras realizadas pela Prefeitura de Santa Cruz em diferentes áreas, que estão sendo executadas de forma simultânea no município.

Acompanhada da Chefe do Gabinete Civil e do Secretário de Transportes e Obras Públicas, Marcela Ravena e Francisco Nogueira, respectivamente, a Prefeita Fernanda Costa visitou o canteiro de obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em fase de acabamento no bairro do Paraíso, além dos serviços de construção do terminal do Teleférico e da passagem molhada no Sitio Glória.

Em seguida, ao lado do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Santa Cruz (SAAE), Ângelo Giusepe (Zepe), a Prefeita Fernanda visitou também os serviços que a Prefeitura vem executando, através da autarquia, de melhoramento e ampliação da rede de saneamento básico e esgotamento sanitário. Uma dessas ações é a estação elevatória e ampliação da rede de água e esgoto no Conjunto Cônego Monte, bairro onde funcionará a Clínica de Hemodiálise.

Wilma de Faria se pronuncia sobre doença que a acometeu


 A ex-governadora, vice-prefeita de Natal Wilma de Faria (70), revelou oficialmente em seus perfis nas redes sociais um pouco do drama que está vivenciando devido a uma neoplasia no duodeno, uma espécie de tumor no intestino, que a afastou de suas atividades. Ela foi submetida a uma cirurgia no final do mês passado e agora revelou que está respondendo bem ao tratamento e que sua recuperação está adiantada.
 
A vice-prefeita está internada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde a primeira semana do mês de novembro. A partir de então, não se pronunciou mais publicamente sobre quaisquer assunto. Na noite de ontem (18), Wilma escreveu uma mensagem de agradecimento falando abertamente sobre seu problema de saúde, agradecendo a familiares, autoridades políticas, admiradores e amigos, elogiando ainda o trabalho dos profissionais de saúde que a atenderam.

A neoplasia de Wilma surgiu no duodeno, uma área do intestino delgado, que é a parte inicial do intestino começando pelo estômago. O tratamento do tumor depende da fase em que se encontra, da saúde, idade do paciente e outros fatores relacionados.

Seis homens são presos suspeitos de praticar arrastões na Grande Natal


A Polícia Militar prendeu seis homens e deteve uma adolescente em Parnamirim, na Grande Natal, na noite desta quarta-feira (17). O grupo é suspeito de praticar arrastões em casas na cidade. Com eles foram encontradas vários celulares, televisões, computadores, três revólveres, maconha, cocaína e uma balança de precisão. Os homens e a adolescente estavam em uma casa em Rosa dos Ventos. Três dos seis homens presos foram reconhecidos por terem assaltado a casa de uma costureira na tarde de quarta.

De acordo com a PM, o arrastão na casa da costureira aconteceu por volta das 16h30. Três homens armados chegaram ao local, anunciaram o assalto e roubaram quatro televisões, um notebook, um cortador de grama e celulares. O tio fugiu no carro da vítima. No momento do assalto a costureira estava atendendo uma cliente que até então era tratada como vítima.
No entanto, ao chegar na delegacia para reconhecer os criminosos que foram presos na noite de quarta, a costureira teve uma surpresa ao se deparar com a adolescente. A menos se passou por cliente, fingiu ser vítima do assalto, mas na verdade conhecia os criminosos e estava com eles na casa localizada em Rosa dos Ventos onde a prisão aconteceu.
Os bens da costureira foram recuperados. Os seis homens foram encaminhados para o sistema prisional e a adolsecente para o Centro de Internação para Adolescentes Infratores (Ciad).

Janela partidária’ mudará composição da Assembleia


Pelo menos dez deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte devem trocar de partido aproveitando a janela aberta por uma emenda à Constituição, cuja promulgação está prevista para hoje (18) na Câmara Federal. Em um prazo de 30 dias, os parlamentares poderão mudar de legendas sem sofrer risco de cassação por infidelidade partidária.
 
A maior parte dos legisladores potiguares que pretendem deixar suas legendas, entretanto, ainda não deixou claro seu destino. Alguns devem seguir o grupo político do presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza – atualmente do PMDB – que, pelo menos oficialmente, ainda não definiu a nova sigla. Nos bastidores, a previsão é que Ezequiel siga para o Partido Liberal (PL).
 
A ‘janela partidária’ permite que qualquer detentor de cargo eletivo troque de legenda sem incorrer em perda de mandato. O maior interesse dos políticos, nessas mudanças, é assumir a liderança das legendas e, conseqüentemente, controlar maior fatia do Fundo Partidário. Com a proibição do financiamento privado de campanha, o fundo deverá ser uma das principais fontes de recursos das campanhas municipais de 2016.  
 
Uma das legendas com maior perda nesta janela deverá ser o Partido Republicano da Ordem Social (Pros). Dos cinco representantes no Legislativo estadual, quatro já confirmaram interesse em deixar a legenda. O diretório nacional começou nesta semana um esforço para manter os quadros. 
 
Em reunião com o presidente nacional da legenda, Eurípedes Júnior, na última segunda-feira (15), o deputado Albert Dickson recebeu a incumbência de conversar com seus colegas potiguares. 
 
“Vamos conversar com cada um e passar o recado do presidente nacional. Os deputados não querem sair. Eles querem viabilidade política”, afirmou. Apesar de Dickson confirmar apenas uma tendência de assumir a presidência estadual do Pros, o site nacional da sigla já confirmou sua nomeação no lugar de Rafael Motta. 
 
Mesmo assim, a saída de Ricardo Motta (Pros) para o Partido Socialista Brasileiro (PSB) já é dada como certa, depois que seu filho, deputado federal Rafael Motta, foi expulso do partido e assumiu o diretório estadual socialista. O próprio Ricardo Motta confirmou a informação.
 
“Vamos fazer essa mudança de partido, através da PEC. Dentro do prazo legal iremos para o PSB”, disse ao NOVO.  Motta ainda garantiu que tem conversado com outros colegas e espera reforçar as fileiras do partido. 
 
Apesar da chegada certa dos Motta, o PSB tem uma saída já confirmada: a da deputada Márcia Maia, filha da vice-prefeita Wilma de Faria, que perdeu a liderança do partido para Rafael Motta e anunciou a debandada dela e das suas bases. Márcia deverá seguir para o partido que acolher Wilma. Oito legendas já a convidaram, mas ela ainda não divulgou sua decisão até o momento. 
 
Vivaldo Costa e Raimundo Fernandes – ambos do Pros – também demonstram interesse em deixar o partido. Eles confirmaram à reportagem que esperam conversar com o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza, de quem são aliados. Os dois também confirmaram que receberam convite de Ricardo Motta e estão conversando sobre o assunto. 
 
“Vou ouvir Rafael (Motta), vou ouvir Ricardo (Motta), vou ouvir também o governador Robinson Faria e o presidente Ezequiel. Principalmente o presidente e o governador, porque sou aliado politicamente dos dois. Depois de falar também com alguns prefeitos ligados a mim, lideranças e o povo de Caicó, é que tomarei a decisão de me filiar a um novo partido. Existe possibilidade de mudar de partido acompanhando Ezequiel e Robinson”, assumiu Vivaldo Costa. Nos bastidores, porém, políticos aguardam a filiação dele também ao PL. 
 
Deputados flertam com outras siglas
 
“Partido não falta para ir”, afirmou o deputado José Dias, atualmente do PSD – partido do governador Robinson Faria. O parlamentar afirmou que deixará o partido “imediatamente”, logo que a janela for aberta. Ele assumiu uma postura de oposição desde que o governador – que é seu amigo pessoal – assumiu o governo. Isso ocorreu devido especialmente à aliança de Robinson Faria com o Partido dos Trabalhadores (PT). 
 
Dias seguirá para o outro extremo na polarização política nacional. Pretende se filiar ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). “No quadro atual, minha palavra será cumprida. Sairei do PSD e vou esperar a movimentação. Não posso garantir que as condições vão ser mantidas como estão”, afirmou. 
 
O deputado afirmou que no cenário  nacional e local, o quadro é favorável, mas a depender das mudanças que ocorram no partido durante a janela, ele pode abrir mão do PSDB.  
Dias ainda confirmou que recebeu proposta para ir para o PSB, pela amizade com Ricardo e Rafael Motta, mas explicou que, do ponto de vista ideológico, a situação não deverá se concretizar.
 
O deputado Jacó Jácome (PMN) também poderá mudar de sigla e seguir para o PTN. Ele ainda não definiu seu futuro, mas confirmou a articulação nacional para o grupo assumir o partido. 
 
“Nós estamos agora só aguardando essa janela para fazer maiores definições. Poderá haver filiações novas no PTN. A priori, somente Osório Jácome (secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Natal) vai participar do partido. Continuo no PMN, porém vamos aguardar a janela e nas próximas definições podemos ter novidades”, pontuou. 
 
Já Hermano Morais (PMDB) poderá deixar sua legenda para seguir o desejo de se candidatar novamente a prefeito de Natal. Há um convite do Solidariedade, presidido pelo deputado Kelps Lima, que já lhe garantiu a chance se ser candidato na majoritária municipal. Hermano  não conseguiu apoio do PMDB, que deverá sustentar o projeto de reeleição do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) na capital potiguar. 
 
“Essa questão de mudança de partido é sempre uma coisa muito traumática e não envolve a decisão de uma só pessoa. Mas existe a dinâmica da política que exige de nós alguma tomada de posição. Estamos verificando a questão das eleições 2016 e nosso posicionamento na capital, que é nossa principal base. Estamos ouvindo pessoas de dentro e de fora do partido e nos próximos dias vamos tomar uma decisão definitiva”, concluiu Hermano. 

Em Natal motorista foge de blitz da Lei Seca, bate em carro da PM e acaba preso


Um motorista foi preso após fugir de uma blitz da Lei Seca e bater em um carro da Polícia Militar na madrugada desta quinta-feira (18). A fiscalização foi realizada no conjunto Cidade Verde, na Zona Sul de Natal. Ao todo, 22 carteiras de habilitação foram recolhidas.

Imagens da câmera de segurança da operação Lei Seca registraram o momento em que o motorista tentou fugir da fiscalização. De acordo com o capitão Styvenson Valentim, o homem tentou fugir pela contramão. Após uma perseguição, o motorista bateu no carro da PM.
"O condutor do carro, um Citroën prata, tentou fugir pela contramão quando viu que estava tendo blitz. Bateu no meio fio e estorou o pneu. O carro da PM perseguiu e ele bateu na viatura já no bairro de Ponta Negra. Ele foi preso e o carro apreendido", relatou o capitão.

Japonês da Federal’ flerta com a política e pode se tornar candidato


Marchinha e fantasias de Carnaval, flashes por onde passa e até tietagem de deputados. O agente da Polícia Federal Newton Ishii, alçado à fama por aparecer em quase todas as prisões de políticos e empreiteiros da operação Lava Jato está prestes a se deparar com mais uma grande novidade em sua vida: poderá se tornar político. Conhecido como ojaponês da Federal, Ishii esteve nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados para visitar o deputado Aluisio Mendes (PTN-MA) e recebeu seu “sexto ou sétimo convite” para se filiar a um partido e concorrer a um cargo nas eleições municipais deste ano, segundo seus amigos.
“Convites para se filiar ele tem vários. Mas até a semana que vem deve se decidir se aceita algum. Hoje, ele é um símbolo do combate à corrupção e pode aproveitar esse momento”, afirmou Fernando Vicentino, o presidente do sindicato dos policiais federais do Paraná que fez a ponte entre o japonês da federal e parte do mundo político.