quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Wilma é candidata a deputada federal

A ex-governadora do Rio Grande do Norte Wilma de Faria (PSB) já anunciou com quatro anos de antecedência o seu projeto político para 2018.
Será candidata a deputada federal e descarta totalmente a possibilidade de ser candidata a vereadora em 2016 por Natal.

Fundação registra chuva em 28 municípios do Ceará

Voltou a chover na madrugada desta quarta-feira de Cinzas no Interior e litoral do Ceará. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 28 municípios do Estado. A maior ocorreu em Icapuí (59mm), seguida de Coreaú (28mm) e Viçosa do Ceará (27mm). A previsão de mais chuvas para todas as regiões do Estado para amanhã (quinta-feira).
As chuvas desta Quarta-Feira de Cinzas tiveram pluviometria média de 23mm. Para hoje, esse índice deve ser mantido, com precipitações entre fracas e moderadas. “As chuvas desde o período do Carnaval são provocadas pela aproximação de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do norte do Ceará”, explicou o meteorologista da Funceme, Leandro Valente.
A previsão é de chuva isolada e irregular, típica dessa época do ano. A Funceme registrou ainda chuva em São Gonçalo do Amarante (17,5mm); Itapajé (17,2mm); Granja e Meruoca (17mm); Poranga (16mm); Porteiras (15mm) e Alcântaras (14mm).
Até ontem, a Funceme registrava 43mm de chuva, em média, observada neste mês de fevereiro. Esse índice indica um desvio negativo de 66%. A média do período é de 127mm. As chuvas em janeiro passado ficaram 70% abaixo da média.

América perde, mas segue líder na Copa do Nordeste


O América enfrentou o Vitória/BA, na noite desta quarta-feira (18), no Estádio Barradão, em Salvador. Com um bom saldo de gols oriundo da goleada de 5 a 1 sobre o Serrano/BA, em sua estreia na competição, o alvirrubro potiguar não perdeu a liderança do Grupo A da Copa do Nordeste após a derrota para o rubro-negro baiano, por 2 a 1.

Os donos da casa saíram na frente do placar, aos 14 minutos da etapa inicial, com um gol contra do zagueiro Zé Antônio Potiguar. O América empatou a partida com  o meia-atacante Thiago Potiguar, logo no primeiro minuto do segundo tempo, mas perdeu sua invencibilidade na temporada após o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcar pênalti aos 22 minutos. O meia Jorge Wagner converteu a cobrança em gol e deu números finais ao jogo.

O América voltará a campo no dia 22 de fevereiro, quando enfrentará o Globo, pela 4ª rodada da Copa Cidade do Natal, o primeiro turno do Campeonato Potiguar. A partida ocorrerá na Arena das Dunas e tem início marcado para as 18h30. O alvirrubro só jogará novamente pela Copa do Nordeste no dia 4 de março, quando medirá forças mais uma vez com o Vitória/BA. 

Carnaval de Caicó: Em 4 dias, polícia registra 98 ocorrências de som alto


As ocorrências registradas em Caicó, são em sua maioria de perturbação do sossego. O Núcleo de Análise e Estatística do Copom/6º BPM, contabilizou de quinta-feira (12) até o domingo (15), um total de 188 ocorrências de diversas naturezas. Dessas, 98 foram por causa de som alto.
A região da cidade onde mais a Polícia Militar foi acionada, foi a central, justamente onde está localizado o percurso dos blocos Ala Ursa e Treme-Trem, portanto onde se concentra a maior quantidade de pessoas. É aí também onde são instalados os paredões de som.
Na área Central da cidade, foram registradas 77 ocorrências. Os outros dois bairro onde mais foram atendidos chamados, foram Penedo e Paraíba, com 15 e 18, respectivamente.
No período em destaque, também foram registradas 12 ocorrências de trânsito e 19 de pessoas em atitude suspeita.
O Núcleo informou também que o sábado, (14), foi o dia com o maior número de ocorrências. Foram 66 ao todo. Na quinta (12), foram 19, na sexta-feira (13), 42 e no domingo, (15), 61.
Nesta segunda-feira (16), os policiais do Pelotão Ambiental de Caicó, fizeram a apreensão de dois paredões de som. Um deles, quando foi feita a aferição, atingiu 96 decibéis.

Presença da Força Nacional no RN é prorrogada por 180 dias


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prorrogou por mais 180 dias a permanência da Força Nacional de Segurança Pública, no Rio Grande do Norte. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União. A decisão ocorre após um pedido enviado por meio de ofício pelo governador Robinson Faria.

Segundo a Portaria 85/15, o efetivo obedecerá ao planejamento definido pelos órgãos envolvidos na operação para ajudar o estado no cumprimento das metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública.

Também de acordo com a publicação, aoperação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de segurança pública do estado (Sesed, Polícia Militar, Polícia Civil, Itep), que deverão disponibilizar a infraestrutura necessária para instalação de base administrativa, bem como permitir o acesso aos sistemas de informações e ocorrências.

Ainda segundo a portaria, se necessário, o prazo do apoio da Força Nacional ao Rio Grande do Norte poderá ser novamente estendido.

Walter Alves vai defender a redução da maioridade penal para 16 anos


Um dos temas recorrentes na Câmara dos Deputados no quesito segurança é a discussão em torno da revisão da maioridade penal. O deputado federal Walter Alves (PMDB) adiantou que vai utilizar o mandato para lutar pela redução para crimes violentos ou para aqueles praticados por reincidentes.
O parlamentar lembrou que um dos agentes facilitadores da reincidência no crime é a impunidade e que muitas vezes o adolescente infrator pratica crimes violentos como assassinatos, latrocínios [roubo seguido de morte] e estupros e termina sendo beneficiado por uma lei mais branda.
“Um dos temas que vamos trabalhar na Câmara é a redução da maioridade penal. Precisamos rever alguns conceitos e garantir uma maior punição a crimes mais graves, principalmente para esses jovens entre 16 e 18 anos que praticam crimes como adultos. Esse tema ainda precisa ser discutido e vamos defender essa bandeira. Se a sociedade mudou, as leis também precisam de mudanças”, pontuou.
Walter Alves ainda destacou que esse é um sentimento nacional. Uma pesquisa de opinião pública do do Ibope Inteligência encomendada no final do ano passado para a Rede Globo e para O Estado de S. Paulo mostrou que 83% dos brasileiros são favoráveis à diminuição da maioridade penal para 16 anos e que apenas 15% são contra.

Kalina: “Nossas primeiras medidas passam pelo resgate da credibilidade do policial”


A falta de policiamento ostensivo é apontada por especialistas em Segurança Pública como uma das razões da alta taxa de criminalidade no Rio Grande do Norte. Como no texto evangélico que fala sobre o trabalhador da última hora, os policiais norte-rio-grandeses estavam dispostos a trabalhar, faltavam-lhes as condições. “A polícia estava ávida para estar na rua e eu tenho certeza que a sociedade também estava querendo ver a polícia”, afirma a secretária de Segurança, Kalina Leite, em entrevista ao Jornal de Hoje.
Com as diárias operacionais pagas, o carnaval deste ano promete ser um dos mais seguros de todos os tempos. Cerca de 7 mil policiais estarão disponíveis para atuarem no período, entre servidores do Instituto Técnico e Científico de Polícia, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte.
Em entrevista ao Jornal de Hoje, a secretária Kalina Leite aborda o atual momento da Segurança Pública, que sente os efeitos das primeiras medidas adotadas, apontando efetivamente para uma nova mentalidade no setor.

Assaltante morre e quatro são presos após confronto com Polícia Militar em praia


Um homem suspeito de assalto morreu em confronto com a Polícia Militar e outros quatro foram presos, nesta quarta-feira (18). A quadrilha teria assaltado casas de praia, na praia de Pedra Grande, em Porto do Mangue, durante a madrugada. No entanto, acabou cercada pela polícia.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que uma das vítimas conseguiu acionar a polícia e, rapidamente, uma equipe da Polícia Militar chegou ao local e cercou a casa onde estavam os criminosos.
Os bandidos teriam reagido à voz de prisão e atiraram contra os policiais. No confronto, um dos suspeitos foi baleado. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu no hospital. O jovem foi identificado como Romário Crisostomo da Costa, de 21 anos.
Os outros quatro homens presos são: Antonio Lúcio da Silva Júnior, de 18 anos; Alison Andrade dos Santos, de 21 anos; Ediclênio Batista de Lima, de 20 anos; e Paulo Marcos de Melo, de 26 anos.