segunda-feira, 9 de maio de 2016

Tangará - vereador campeão de votos chama Gija de Saddam Hussein, rompe com o sistema e diz que agora é 22


Pronunciamento feito pelo vereador Ricardo Vicente, no plenário da Câmara Municipal, na sexta-feira(06), mudou os rumos da política no município de Tangará. Campeão de votos nas últimas eleições municipais, Ricardo Vicente anunciou rompimento com o grupo político liderado pelo ex-prefeito de Gija, a quem chamou de Saddan Hussein, como também  alertou o  Ministério Público sobre possíveis irregularidades na gestão do prefeito Alcimar Germano, como também a existência de prática de favorecimento com vantagem financeira para familiar da ex-prefeita de Sítio Novo, Wanira Brasil. “
Após anunciar o rompimento político com o grupo governista, nesta sexta-feira(06), o vereador Ricardo Vicente fez fortes críticas ao líder da situação, Gija, acusando-o de promover transferência de eleitores para o município de Sítio Novo, na tentativa de eleger a esposa Wanira prefeita daquele município, fato que poderá ser denunciado pelo Ministério Público à Justiça Eleitoral, que possivelmente investigará o caso.
TRANSFERÊNCIA DE ELEITORES
Segundo Ricardo Vicente o ex-prefeito Gija prejudicou o projeto de reeleição dos vereadores e dos pré-candidatos ligados ao sistema governista após ter promovido a transferência do domicílio eleitoral  de pessoas que residem em Tangará, priorizando a pré-candidatura a prefeita da esposa Wanira Brasil em sítio Novo. Ricardo frisou que o município de Tangará tem três prefeitos, “um prefeito para assinar notas, um prefeito para labiar e outro gestor para gastar o dinheiro de Tangará. Me mostre uma bodega desse povo, se tiver eu renuncio ao meu mandato”, desafiou.
MOTIVAÇÃO
Durante a sua fala o vereador agora oposicionista disse que o povo de Tangará clama por mudanças, clama por quem fez pela educação, por quem fez pela saúde e por quem fez pelo projeto social, aludindo aos feitos de Jorginho Bezerra, ex-prefeito e atual pré-candidato a prefeito do município. ” Quero dizer que não vou disputar a minha reeleição, ouvi o povo e o povo me disse que quer mudança, o povo quer quem passou oito anos trabalhando por Tangará. Estou do lado do povo, não saio do lado do povo porque o povo quer quem diz e cumpre, o povo quer quem trabalhou pelo corte de terra, pela saúde, pela educação e pelo social”, destacou.
MUDANÇA NO QUADRO
Contando com o apoio de sete dos nove vereadores do município, Jorginho Bezerra continua fortalecendo o seu grupo político para as eleições que se aproximam, onde enfrentará o candidato da situação que preencherá a lacuna deixada pelo ex-prefeito Gija, que parece jogar a toalha priorizando o município de Sítio Novo, conforme comentam alguns observadores da política de Tangará.
Esses observadores afirmam que a falta de atenção de Gija para com a política de Tangará está fazendo com que seus aliados migrem para o projeto do ex-prefeito Jorginho, que em conversa com o Blog disse que existe a possibilidade de ter ao seu lado os nove vereadores que compõe o Poder Legislativo do município. ” Hoje, com a chegada de Ricardo Vicente passamos a contar com sete dos nove vereadores de Tangará, porém as nossas portas estão abertas para todos eles, esse projeto não pertence só a Jorginho, pertence a todo o povo do meu município. Não sou contra ninguém, sou a favor de tudo que possa ser bom para Tangará. Quem quiser aceitar o desafio é só se aproximar, no nosso grupo não existe radicalismo”, concluiu.

Via: Daltro Emerenciano

OAB vai ao STF contra a decisão de Waldir Maranhão, diz presidente da Ordem

A Ordem dos Advogados do Brasil informou hoje (9) que vai recorrer no Supremo Tribunal Federal da decisão do presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular as sessões da Câmara que aprovaram a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

O presidente da entidade, Claudio Lamachia, disse que  “a OAB não aceita que, neste momento em que a sociedade brasileira espera que a crise seja superada, com respeito à Constituição Federal, coloque-se em prática um vale-tudo à margem da Carta”.

“A OAB vê com extrema preocupação a decisão tomada pelo presidente interino da Câmara. Esse tipo de ação atende a interesses momentâneos de alguns grupos políticos, mas ignora as decisões legítimas já tomadas. O Brasil está na UTI política, vivendo o ápice de uma crise ética e institucional. A OAB não aceita que, neste momento em que a sociedade brasileira espera que a crise seja superada com respeito a Constituição Federal, coloque-se em prática um vale-tudo à margem da Carta”, afirmou Lamachia.

"Está faltando o birô que Robinson Faria prometeu no Walfredo Gurgel" : Sindsaúde registra 100 pacientes em macas no Walfredo Gurgel


Nesta segunda-feira (9), o sindicato dos trabalhadores da saúde (Sindsaúde) contabilizou 100 pacientes recebendo atendimento em macas no Hospital Walfredo Gurgel, sendo 62 diretamente nos corredores. É a primeira vez que o hospital atinge essa quantidade durante o governo Robinson Faria, que retoma, desta forma, índices semelhantes ao do governo anterior. Hoje, devido à superlotação, haviam cinco ambulâncias da SAMU retidas na entrada do pronto-socorro, aguardando o retorno das macas.

A quantidade total de pacientes em macas nos quatro maiores hospitais do RN é a segunda maior desde o início de junho do ano passado. O número chega à 188 pessoas em macas, um a menos do que o recorde anterior, na semana passada. No Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, mesmo com a inauguração de 36 novos leitos há duas semanas, 39 pessoas continuam em macas.

Na semana passada, o Sindsaúde recebeu uma notificação do Ministério Público, para que se pronuncie a respeito de um ofício enviado pela direção do Hospital Walfredo Gurgel. No texto, a direção denuncia o Sindsaúde por estar incentivando, através do Corredômetro, pacientes e acompanhantes a enviarem fotos e vídeos, por meio do Whatsapp, com denúncias de superlotação e da situação a que são submetidos nos corredores lotados. E chega a questionar se o sindicato estaria cometendo uma ilegalidade.

Para Temer e aliados, suspensão é desespero do governo e não tem efeito

O vice-presidente, Michel Temer, e integrantes do grupo mais próximo do peemedebista consideraram que não há efeito prático a decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

"É mais um factoide de um governo que está nos estertores. Não acho que isso seja algo sério. Esse tema está no âmbito do Senado Federal. Imagina se isso fosse passível? Toda matéria que desagradasse ia ser anulada por uma Casa ou pela outra?", ponderou o ex-ministro Geddel Vieira Lima, um dos aliados mais próximos do vice-presidente Michel Temer. 

Segundo a reportagem apurou, uma avaliação semelhante foi feita por Temer logo após vir a público a decisão de Maranhão. Em nota, o deputado do PP pede que as sessões que resultaram na autorização da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma sejam anuladas e que uma nova sessão seja realizada no prazo de cinco sessões a partir da devolução do processo do Senado. 

O deputado atendeu a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) Maranhão assumiu a presidência da Câmara interinamente após Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ser afastado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na semana passada.

A pessoas próximas, Temer considerou que o processo de impeachment na Câmara já se encerrou e que o presidente interino da Casa não tem o poder de interferir no andamento do processo. A expectativa era de que o processo fosse votado no plenário do Senado nesta quarta-feira, 11.

A decisão de Maranhão também deve ser contestada por lideranças partidárias que deverão integrar um possível governo Temer. A ideia é apresentar recursos tanto no âmbito do Congresso quanto no Judiciário.

Garibaldi: “Questão do vice de Carlos Eduardo será aprofundada após o impeachment de Dilma”


O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) afirmou há pouco que o PMDB do Rio Grande do Norte só irá discutir a indicação do vice do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) após o desfecho do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado nesta semana.

“Essa questão foi adiada pelo menos no que toca a mim que estou mais envolvido com essa questão do impeachment no Senado, tendo em vista eu estar participando, acompanhando esse processo de impeachment”, disse o senador ao Agora RN.

Nos últimos dias, intensificaram-se as articulações em torno da escolha do substituto de Carlos Eduardo para a chapa reeleitoral deste ano. Alguns nomes estão postos no cenário, sendo eles os dos deputados estaduais Hermano Morais e Álvaro Dias, o do secretário de Turismo, Fred Queiroz, e o do presidente da Fecomercio, Marcelo Queiroz.

“Acredito que não tenha nenhum fato novo e mesmo se tivéssemos nós não nos debruçaríamos agora sobre essa questão”, disse Garibaldi. “O que existe de concreto são alguns nomes que estão sendo lembrados, mas quanto a isso nada decidido. Não houve avaliação. Eu iria me adiantar ao partido, se fosse me exprimir a respeito do tema neste momento”.

Garibaldi abordou o surgimento do nome de Jaime Mariz, secretário executivo da Fecomercio e assessor de confiança dele, como um dos nomes. “Como eu lhe disse, não há como agora avaliar, dar procedência, encaminhar nenhum nome. É mais um nome lembrado, mas não há como se dizer nada sobre esse processo agora”, frisou.

EXPECTATIVA

Na avaliação de Garibaldi, as atenções desta semana estarão concentradas no cenário de Brasília, onde quarta que vem o Senado irá avaliar o impeachment da presidente. “A expectativa é essa”, disse.

Com o eventual afastamento de Dilma, o vice-presidente, Michel Temer, do PMDB, partido de Garibaldi, assume o poder central. “Exatamente quando Michel assumiria não sei. Mas, de acordo com a Constituição, logo após o afastamento da presidente”.

Ato de Maranhão contra o impeachment foi orientação de Eduardo Cunha, diz jornalista


A decisão de Waldir Maranhão de anular a tramitação do impeachment de Dilma Rousseff foi uma orientação de Eduardo Cunha (foto), afirmou o jornalista Lauro Jardim em sua coluna de O Globo, no início da tarde desta segunda-feira (9).
De acordo com a nota do jornalista, Maranhão e Cunha encontraram-se na sexta-feira em Brasília, quando o presidente afastado tocou no assunto. Cunha foi afastado do cargo e do mandato por decisão unânime do Supremo Tribunal Federal. Ele é réu no processo da Lava Jato. 
"O objetivo do peemedebista é tentar retomar o controle do processo de impeachment. Seguindo esse raciocínio, Cunha poderia ter novamente ascendência sobre o fim do governo Dilma e/ou o começo do governo Michel Temer", afirmou Lauro Jardim.
Inicialmente, Maranhão teria rejeitado a ideia, mas foi porteriormente convencido diante do argumento de que, ao fazer isso, manteria também sua coerência por ter chamado de "golpe" o processo contra Dilma, na votação do impeachment na Câmara.

Com fuga de 11 em CDP, chega a 200 número de fugitivos este ano no RN


Onze presos fugiram na madrugada desta segunda-feira (9) do Centro de Detenção Provisória (CDP) da Ribeira, na Zona Leste de Natal. A informação foi confirmada por Rogério Mendes, diretor da unidade. Com esta fuga, chega a 200 o número de fugitivos no Rio Grande do Norte somente este ano. A média, é de 11,7 fugitivos por semana. 

Prefeitura realiza em 17 de maio nova reunião com proprietários de carros de som de publicidade, por recomendação do Ministério Público


Seguindo recomendação do Ministério Público, a Prefeitura de Santa Cruz está convidando todos os proprietários de carros de som de publicidade que circulam em vias públicas do município para uma reunião agendada para o dia 17 de maio, às 09h, no Centro Administrativo (antigo PETI). No encontro serão tratados assuntos como as normas estabelecidas por órgãos ambientais que buscam o uso adequado dos equipamentos, bem como a fiscalização do serviço.

Designado pela Prefeitura de Santa Cruz para tratar sobre o assunto, Eduardo Medeiros (Secretário de Agricultura) explicou que um encontro preliminar já aconteceu e que Prefeitura de Santa Cruz estará, a partir da próxima segunda-feira (09), realizando um cadastro de todos os carros de som. 

Segundo Eduardo Medeiros, o encontro do dia 17 de maio contará com a presença de um representante do Ministério Público e é de extrema importância para que todos exerçam sua atividade de maneira que não agrida o Meio Ambiente e não traga problemas para a população.

Prefeitura de Acari divulga edital de concurso público


A Prefeitura Municipal de Acari divulgou edital do concurso público 2016 que visa o preenchimento de 132 vagas de nível fundamental, médio, técnico e superior. Os salário são de R$880,00 a R$2500.
O certame será realizado pela ACERTEL – Associação Técnico Científica Ernesto Luiz de Oliveira Júnior com provas e títulos.
Das vagas:
O Concurso Público da Prefeitura de Acari em 2016 prevê vagas para profissionais de nível:
Nível Fundamental:
Agente de Endemias, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari e Vigilante.
Nível Médio e Técnico:
Agente Administrativo, Educador Social, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Biblioteca, Fiscal de Obras e Postura, Fiscal de Vigilância Sanitária, Motorista, Orientador Social, Operador de Máquinas Pesadas, Recepcionista, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório e Técnico de Informática.
Nível Superior:
Professor de Ciências, Professor de Artes, Professor de Informática, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor de Língua Portuguesa, Professor Nível I, Advogado, Analista de Sistemas, Assessor Jurídico, Assistente Social, Bibliotecário, Bioquímico(a), Contador, Cuidador de Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais, Enfermeiro, Educador Físico, Farmacêutico,Fiscal de Tributos (Graduação em Direito, Economia, Ciências Contábeis ou Administração), Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Pedagogo, Psicopedagogo e Terapeuta Ocupacional.
Para saber as atribuições de cada cargo, acesse o anexo III do edital.
Inscrições:
O concurso da Prefeitura de Acari terá as suas inscrições abertas a partir  do dia 20 de Abril até o dia 02 de Junho de 2016 através do site http://www.atecel.org.br/
O valor das taxas de inscrições são de R$50,00 para nível fundamental, R$75,00 para nível médio e R$100,00 para nível superior.
Etapas:
A Prefeitura de Acari realizará o concurso em uma única fase de caráter eliminatório e classificatório para os cargos:
Advogado; Agente Administrativo; Agente de Endemias; Agente Social; Assistente Social; Auxiliar de Biblioteca; Atendente de Consultório Odontológico; Auxiliar de Serviços Gerais; Bibliotecário; Bioquímico; Contador; Cuidador de Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais; Enfermeiro; Educador Físico; Farmacêutico; Fiscal de Obras e Postura; Fiscal de Tributos; Fiscal de Vigilância Sanitária; Fisioterapeuta; Gari; Médico Clínico Geral; Médico Veterinário; Motorista; Nutricionista; Odontólogo/Cirurgião Dentista; Pedagogo; Psicólogo; Psicopedagogo; Técnico Agrícola; Técnico de Enfermagem; Técnico de Laboratório e Terapeuta Ocupacional; Analista de Sistemas, Assessor Jurídico, Auxiliar de Serviços Gerais, Contador, Recepcionista, Técnico de Informática e Vigilante.
Já para alguns cargos o concurso será realizado em duas etapas, a primeira prova escrita objetiva  e a segunda prova de títulos e experiências profissionais para os cargos de:
Professor de Artes; Professor de Ciências; Professor de Informática; Professor de Geografia; Professor de História; Professor de Inglês; Professor de Matemática; Professor Nível I e Professor de Português.
E o cargo da Prefeitura Municipal de Acari/RN de Operador de Máquinas, o Concurso será realizado em duas fases, sendo elas: prova objetiva e prova prática.
Para mais informações, você pode acessar a página do Concurso Público da Prefeitura de Acari RN 2016.

Mostra fotográfica homenageia mães do Instituto Juvino Barreto, em Natal


A mostra fotográfica 'Mães do Juvino' faz uma homenagem às mães do Instituto Juvino Barreto, em Natal. O lançamento acontece nesta sexta-feira (13) durante uma festa comemorativa para as mães internas do abrigo. A exposição, cuja assinatura  é do jornalista e repórter fotográfico Elias Medeiros, poderá ser visitada durante todo o mês de maio.

“Prefiro chamar esta mostra de uma corrente do bem, que nasceu quando recebi o convite do Juvino Barreto para organizar uma festa para comemorar o Dia das Mães das idosas. Movido pela solidariedade, aceitei e comecei a preparar as fotos através de visitas diárias. Assim nasceu 'Mães do Juvino'. A festa está pronta, graças a boa vontade dos cidadãos potiguares e de amigos, que ajudaram desde as molduras emprestadas, a revelação das fotos, até toda a logística para realização do evento. Chegou a hora, essa é uma oportunidade única para a visitação do espaço, que está precisando de ajuda para sua manutenção”, afirmou Elias.